Ir para conteúdo

Reforma ortográfica na língua portuguesa

Featured Replies

Postado

Assim como as outras reformas, muita gente chiou (na última, tiraram acentos de palavras como "almôço", questionaram "como vou saber se é verbo ou substantivo?"), indagaram sobre a necessidade de se fazer isso (realmente, principalmente para Brasil e africanos, que sofrem com a fome e a pobreza). No entanto, essa discussão foi sanada com o passar das gerações e hoje ninguém reclama da última intervenção. Agora chiamos para que, no futuro, nossos filhos nos chamem de gagás analfabetos (haha, meu pai escreve LINGÜIÇA!! E é LINGUIÇA!!). Como Diogo Mainardi, da Veja, diz, os brasileiros não sabem escrever corretamente, agora que não vão mesmo!

O jeito é se acostumar.

Postado

Eu acho que é um tiro no pé os concursos já cobrarem a nova ortografia. Nem todos os professores de cursinhos terão tempo hábil para se qualificarem e nisso, quem se favorece é a indústria das apostilas...

Postado

É.. isso está sendo implementado agora, mas creio e que seja visando gerações futuras, que vão aprender a ler e escrever do jeito novo.

A população atual dos países que falam português dificimente irão mudar seu jeito de escrever a curto prazo!

• 2 semanas depois...
Postado

w sequer é letra latina!

e escrever linguística consequência é absurdo,em çportugalse escreve mas é ruim

pois güi é diferente de gui...

continuarei a usar trema mesmo depois de 2013!

muitos diferenciais caíram nos anos 70 , modêlo e modelo por exêmplo,agora vão cair todos n só não caem casos como de e dê por serem respectivamente átono e tônico.

e uma reforma e ainda que unifique alíngua vai vender muitos dicionários

Postado

Bem, ja estao vendendo os livros com as modificações.

Mas tem um certo tempo, pra adaptar totalmente.

Mas eh loucura o vestibular ja pedir o uso correto, ¬¬

Postado

Lula aprovou a reforma para facilitar sua vida: FATO!

Postado

até 2013 tem que aceitar as duas formas,menos documentos oficiais,a regra hífempor exêmplo ainda não foi divulgada,o queé um problema.

o máximo que podem cobrar é questão específica da reforma,e lula não sabe escrever o próprio nome...

• 1 mês depois...
Postado

Eu gostei de terem acabado com o trema :) , mas algumas coisas não gostei. Por exemplo : tô acostumado a escrever forno microondas e agora dizem que o certo é forno micro-ondas. <_< Escrever benfeito também é muito bizarro.

14wstva.jpg

9u2q9c.jpg

2w1sjgl.jpg

Postado

Pra mim, essa reforma foi uma bela falta do que fazer e ótimo motivo pra vender livro.

Postado

Tem algumas coisas meio bizarras, mas quem ta se ferrando nessa reforma são os que escrevem em português de portugal.

Somem quase todos os "C's" de palavras como acção e afecto, sendo essas agora escritas da maneira brasileira, ação e afeto.

Somem tbm quase todos os "P's" de palavras como óptimo e Egipto, passando essas também a serem escritas da forma brasileira, ótimo e Egito

Postado

pra mim ta otimo eu nao costumo acentuar , nada do que escrevo.....

Postado

Adorei a reforma, voo é escrito à maneira portuguesa, em compensação o Manuel, como o Charles disse, vai escrever tal qual os brasileiros a partir de agora. Quem lê bastante a Wiki já pode notar alguns artigos com um "pt_AO1990" em algumas palavras, diferenciando de "pt" e "pt_BR".

Gostei bastante da reforma, só não gostei do sumiço do trema.

acentos agudos de ditongos são completamente inúteis... vc continua falando "heroico" do mesmo jeito... não é nem "héroico" e nem "heroicô"...

E não pode ser "herôico"? :rolleyes:

Para mim o acento nesses casos servia justamente para distinguir se o som é de "ó" ou de "ô". Confesso que a palavra sem o acento me soa como "herôico".

Uma pena também que tirem o trema. Também era ótimo para distinguir o u mudo do u com som.

Isso tem a ver com o sotaque, Paulistano fecha o "E" e o "O", ficando "Ê" e "Ô", ao contrário dos cariocas, que falamos "É" e "Ó" naturalmente. ;)

Postado

Na verdade, toda essa coisa é meramente cultural. O que aconteceu foi uma imposição cultural. Já pensou se resolvessem aproximar a grafia japonesa com a brasileira? Claro que, com o tempo, agente ia acabar acostumando (ou japoneses usam numerais e algumas letras da forma ocidental de grafar), mas não ia ser nem mais fácil nem mais difícil depois, ia ser uma questão de costume. Independente da língua e de suas regras, as pessoas que nascem na cultura a apreendem naturalmente. E esse é o problema: a reforma impositiva não é natural, e a acostumação com ela é um passo difícil e pouco eficaz. Traduzir português brasileiro para português de Portugal é mais fácil que reformar a língua, mesmo porque os gajos falam de forma completamente diferente, então na oralidade não muda nada.

Postado
conectardigital.com_acordo2.jpg

vsdr7t.jpg

Falar heroi sem acento é muito estranho. A vida inteira falei "super-herói". Ainda bem que mantiveram o herói.

34zlrv8.jpg

E já tão vendendo o novo dicionário Aurélio, com as correções ortográficas.

Postado

Putz, então quando postarmos sobre o episódio do "Astro cai na vila" teremos que tirar o acento do perdôo! :(

Eu particulamente gosto de colocar acentos, mas será bom para aqueles que não conseguem de jeito nenhum, vai simplificar!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. E.R

SBT

E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Galvão Bueno confirma que vai narrar jogos da Copa do Mundo 2026 no SBT.
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
    Lançado há poucos dias, "Mortal Kombat : Legacy Kollection" rapidamente se transformou em motivo de frustração para muitos fãs. E vem sofrendo com sérios problemas técnicos — e, diante disso, alguns jogadores começaram a receber reembolsos diretamente da PlayStation Store. Os relatos, que surgiram em fóruns como o Reddit, apontam que diversos usuários conseguiram o estorno do valor pago, algo raro para lançamentos digitais da Sony. Os principais problemas relatados envolvem atraso nos comandos (input lag) e falhas de desempenho, especialmente nas versões de console. O estúdio responsável, Digital Eclipse, já reconheceu as falhas e afirmou estar preparando correções. Em comunicado nas redes sociais, a equipe disse estar “ciente das reclamações sobre áudio e atraso nos controles” e prometeu um novo patch em breve. Fonte : https://meups.com.br/noticias/sony-da-reembolso-problemas-mortal-kombat/
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Quando o SBT for exibir episódios clássicos e muito queridos pelos fãs, como os episódios do churros, deveriam fazer chamadas especiais todas as semanas para o público saber quais episódios vão ser exibidos naquela semana, igual aconteceu com o "Chaves Especial" em 2003.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Venda da Esquina
    Falta apenas 1 semana para conhecermos a "Zootopia : Better Zoogether", a nova atração do Animal Kingdom que será inaugurada no dia 7 de novembro de 2025 A Disney divulgou algumas imagens da atração, inclusive o animatrônico do Clawhausero, que fica no teatro junto com os visitantes. "Zootopia : Better Zoogether" será um showzinho em 3D de aproximadamente 9 minutos. Fonte : https://www.vaipradisney.com/blog/disney-divulga-imagens-nova-atracao-zootopia/
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    Ao final do programa de ontem de "A Fazenda 17", a apresentadora Adriane Galisteu anunciou que a próxima semana do reality show terá uma eliminação dupla. "Tenho uma surpresa : semana que vem vai rolar uma roça surpresa : O Super Paiol. Uma roça surpresa com quatro peões e eliminação dupla". Fonte : https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/11/04/a-fazenda-17-adriane-galisteu-anuncia-roca-surpresa-e-eliminacao-dupla.htm

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.