NOTÍCIAS
Superman (2025) - Vou fazer minha crítica com spoilers sobre o filme que assisti no cinema ontem à tarde.
Para começar, ao contrário do que alguns trailers indicavam, com a presença do Krypto e um visual mais colorido de Metrópoles, não é um filme com um tom mais infantil.
Pelo contrário, temos aqui a presença do Lex Luthor mais violento da história do cinema, que mata um fã do Superman a sangue frio enquanto faz tortura psicológica contra o herói, em outros momentos vemos o vilão interpretado por Nicholas Hoult (que tem uma boa atuação - nada de espetacular como canais sobre cultura geek ficaram falando nos últimos meses - mas sem dúvidas que é um bom ator - já tinha acompanhado outros trabalhos dele no cinema - também bons -, mas que, na minha opinião, é jovem para o papel - vai ter gente dizendo que não, até por ter como referência o ótimo trabalho de Michael Rosenbaum na série "Smallville") aprisionando suas ex-namoradas, prendendo crianças (como o filho do Metamorfo) e animais (como o Krypto), entre outras barbaridades. De fato, apesar de não ser o melhor vilão de filmes de super herói, esse Lex Luthor, em comparação com o que vimos de Gene Hackman, Kevin Spacey e Jesse Eisenberg nos outros filmes do herói, é sim a melhor versão do Lex Luthor vista no cinema.
O diretor James Gunn faz um belíssimo trabalho em termos de escolha do elenco, visual da cidade de Metrópoles, bom trabalho de direção de câmeras (pegando ângulos diferentes de quando o Superman está lutando ou voando), está fazendo a melhor versão da Fortaleza da Solidão no cinema (com a inclusão dos robôs, que são ótimos personagens), a ousadia de fazer uma luta contra o monstro Kaiju (numa cena que parece retirada dos quadrinhos) e de incluir personagens interessantes como Senhor Incrível e Metamorfo nesse filme.
Porém, o filme tem dois problemas, na minha opinião, o primeiro é sobre a questão da mensagem que os pais biológicos de Kal-El (Superman) enviaram para ele, de que ele deveria dominar a Terra. Que eu saiba, isso nunca aconteceu nos quadrinhos. Jor-El (interpretado nesse filme por Bradley Cooper) critica os moradores do planeta Terra no final da mensagem (que Superman nunca tinha visto, até a Engenheira - personagem de María Gabriela de Faría - decodificar o resto da mensagem). Isso faz com que, no final do filme, Superman trocar o vídeo que costumava ver na Fortaleza da Solidão com os pais biológicos para vídeos com seus pais adotivos - Jonathan Kent e Martha Kent, que felizmente não morrem nesse filme (algo que eu temia que acontecesse antes de ver o filme).
O outro problema do filme é uma espécie de mensagem subliminar contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já que vejo muitos críticos de cinema e youtubers de canais importantes, querendo associar com um dos vilões do filme, Vasil Glarkos, interpretado de forma caricata pelo ator Zlatko Burić.
De fato, até a voz do presidente de Boravia, lembra um pouco a do israelense. Mas não tem nada a ver essa associação, já que o personagem ataca civis diretamente.
Outra coisa no filme, que na minha opinião, não funciona, é o fato de uma mulher linda como a personagem Eve (interpretada pela belíssima atriz Sara Sampaio) ficar atraída por Jimmy Olsen (interpretado pelo sem graça e sem sal Skyler Gisondo).
O filme poderia ter mais cenas no Planeta Diário, personagens como Perry White tem pouco tempo de tela.
Outra coisa que não me agradou foi nas lutas do Superman contra o seu clone, Ultraman / Martelo de Boravia, o Lex Luthor ficar dando ordem de comandos para o vilão, como se fosse aquele jogo de batalha naval, e uma equipe que trabalha com o vilão ficar dando orientações ao lado dele.
Bom, agora vou falar dos pontos positivos do filme, além da fotografia, do bom gosto no figurino e da boa direção de cenas de lutas e de ação, gostei muito de alguns personagens, atuações e participações especiais.
David Corenswet está ótimo como Superman - e aqui vemos uma diferença grande entre Clark Kent (inclusive no visual, na forma de andar, no cabelo) e Superman, ele tem muita química com a Lois Lane (tanto nas cenas em que eles brigam, como nas cenas românticas) e também na amizade com personagens como Senhor Incrível e nas cenas com os pais em Smallville. Temos muitas cenas em que o Superman apanha ou é torturado e o ator consegue expressar bem os momentos de dor. Também tem outra cena em que Clark fala para Lex o quão humano ele é (talvez a melhor cena de David Corenswet nesse filme).
Rachel Brosnahan faz um bom trabalho como Lois Lane, ela tem o visual adequado para a personagem, e boa química com David Corenswet. Embora eu ainda prefira o trabalho da atriz Margot Kidder, no filme de 1978, que ainda considero a melhor versão da personagem no cinema.
Mas a Rachel Brosnahan tá muito melhor que a Amy Adams e melhor também que a Kate Bosworth.
Outro ponto positivo desse filme é o herói Senhor Incrível (Mr Terrific) bem interpretado pelo ator Edi Gathegi. Os poderes do personagem são incríveis, ele é extremamente inteligente e ainda tem cenas cômicas ao longo do filme - como a cena em que a porta da garagem onde está sua nave demora para abrir e na última cena pós-créditos do filme em que conversa com o Superman.
Guy Gardner, um dos Lanternas Verdes, me surpreendeu positivamente, achei que seria um babaca, mas é um personagem bem desenvolvido pelo roteiro, e que acaba ajudando muito o Superman em um momento decisivo do filme.
Isabela Merced, umas das estrelas da série "The Last of Us" faz um bom trabalho como Mulher Gavião, que também tem uma cena importante na reta final do filme.
Além da participação especial da Supergirl (Milly Alcock), que vai até a Fortaleza da Solidão, pegar Krypto de volta (ela é a verdadeira dona do cão, que ela tinha deixado com o primo na Terra, para ir para outros planetas), também temos uma participação especial de Pacificador (John Cena) dando uma entrevista para a televisão para criticar o Superman.
É um filme que vale a pena ser visto no cinema, apesar de ter alguns defeitos. O elenco é muito bom e James Gunn fez um filme visualmente impecável e bem acima da média de outros filmes do gênero de super-herói.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora