Ir para conteúdo

GRAMÁTICA

Featured Replies

Postado

Perdendo tempo eles não estão, já que estão ganhando dinheiro.

Mas o certo é "microondas", não?

Continua até o dia 31/12/12

Editado por COELHO RICOCHETE

Postado
  • Autor

Colocaram uma placa bem grande (uma faixa de um poste ao outro) perto de casa escrito "Promoção - Duas Pizza Grande - R$ 10,00". Fiquei intrigado, está certo a concordância?

Postado

Colocaram uma placa bem grande (uma faixa de um poste ao outro) perto de casa escrito "Promoção - Duas Pizza Grande - R$ 10,00". Fiquei intrigado, está certo a concordância?

Não sei como é a questão de plural no italiano, mas, desde que "pizza" já foi incorporada ao nosso idioma deve ser colocada no plural, e seu adjetivo "grande" também.

PS.: Você comeu muito trigo, Victor? :assobiando:

Postado
  • Autor

Aliás, era "Duas Pizzas Grande". Malz ae :P

Postado

Se fosse "Duas pizzas (de) tamanho grande", estaria correto.

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor

Qual é o certo:

"O que está havendo entre mim e você"

"O que está havendo entre eu e você"

Postado

Eu acho que a 2ª frase :yes:

Postado

Eu acho que é a primeira

Postado

A segunda, com certeza. Mas não sei explicar. :joinha:

Editado por William Desley

Postado

Mas não seria melhor "O que está havendo entre nós"?

Postado

Eu acho que é a segunda.

Postado
  • Autor

Eu também não sei... Conclui o ensino médio e ainda tenho dúvidas quando ao uso de "mim" e "eu" :D

Postado

É comum surgir equívocos no uso dos pronomes pessoais, principalmente os do caso oblíquo. Contudo, uma dica importante fará com que não haja mais dúvidas a respeito desse assunto:

De acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais. Veja:

1. Isso fica entre eu e ela. (Errado)

1. Isso fica entre mim e ela. (Certo) ou

2. Isso fica entre mim e ti.

Os pronomes do caso oblíquo exercem função de complemento, enquanto os pronomes pessoais do caso reto, de sujeito. Observe:

1. Ela olhou para mim com olhos amorosos (olhou para quem? Complemento: mim.).

2. Por favor, traga minha roupa para eu passar (quem irá praticar a ação de passar? Sujeito: eu.).

Vejamos a pergunta que dá título ao texto: Entre eu e você ou entre mim e você? Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.

Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc. Veja:

a) Ele trouxe bolo para mim e para ti.

b) Ninguém está contra mim.

c) Você pode fazer isso por mim?

d) Sobre mim e você há uma nuvem de muitas bênçãos.

Agora, observe:

Preciso dos ingredientes para mim fazer o bolo. (Errado)

Existe a preposição “para”, no entanto, o pronome “mim” está exercendo o papel de sujeito da segunda oração: para mim fazer o bolo. Logo, o emprego do pronome oblíquo está equivocado. O certo seria:

Preciso dos ingredientes para eu fazer o bolo. (Certo)

Por Sabrina Vilarinho

Graduada em Letras

fonte: www.brasilescola.com

Editado por Baratinha

Postado
  • Autor

Antes eu ficava bastante no PC mais agora entro não tanto como antes...

*mas :joinha:

Postado

*mas :joinha:

Entendi Professor victor :P

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Nunca passava pela nossa cabeça esses episódios ex-raros do Chapolin serem tão saturados pelas retransmissoras do SBT como está acontecendo agora...
  2. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Agora vão queimar a carreira do Isack Hadjar como se a culpa não fosse do próprio carro que eles fazem...
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Terça-feira, 02 de dezembro de 2025 Horário de Brasília 17:30 - O castigo vem a cavalo - parte 3 (1976) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 28/11/2024, outra em 19/03/2025, e a mais recente em 27/06/2025. 18:01 - A venda da vila - parte 1 (1976) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 29/11/2024, outra em 19/03/2025, e a mais recente em 27/06/2025.
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    O francês Isack Hadjar irá para a equipe Red Bull para ser companheiro de equipe de Max Verstappen em 2026. E o piloto inglês de 18 anos, Arvid Lindblad, será o novo piloto da Racing Bulls. Fonte : https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2025/12/02/rb-anuncia-novato-ingles-arvid-lindblad-como-piloto-para-a-f1-2026.ghtml

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.