Ir para conteúdo

GRAMÁTICA

Featured Replies

Postado

Perdendo tempo eles não estão, já que estão ganhando dinheiro.

Mas o certo é "microondas", não?

Continua até o dia 31/12/12

Editado por COELHO RICOCHETE

Postado
  • Autor

Colocaram uma placa bem grande (uma faixa de um poste ao outro) perto de casa escrito "Promoção - Duas Pizza Grande - R$ 10,00". Fiquei intrigado, está certo a concordância?

Postado

Colocaram uma placa bem grande (uma faixa de um poste ao outro) perto de casa escrito "Promoção - Duas Pizza Grande - R$ 10,00". Fiquei intrigado, está certo a concordância?

Não sei como é a questão de plural no italiano, mas, desde que "pizza" já foi incorporada ao nosso idioma deve ser colocada no plural, e seu adjetivo "grande" também.

PS.: Você comeu muito trigo, Victor? :assobiando:

Postado
  • Autor

Aliás, era "Duas Pizzas Grande". Malz ae :P

Postado

Se fosse "Duas pizzas (de) tamanho grande", estaria correto.

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor

Qual é o certo:

"O que está havendo entre mim e você"

"O que está havendo entre eu e você"

Postado

Eu acho que a 2ª frase :yes:

Postado

Eu acho que é a primeira

Postado

A segunda, com certeza. Mas não sei explicar. :joinha:

Editado por William Desley

Postado

Mas não seria melhor "O que está havendo entre nós"?

Postado

Eu acho que é a segunda.

Postado
  • Autor

Eu também não sei... Conclui o ensino médio e ainda tenho dúvidas quando ao uso de "mim" e "eu" :D

Postado

É comum surgir equívocos no uso dos pronomes pessoais, principalmente os do caso oblíquo. Contudo, uma dica importante fará com que não haja mais dúvidas a respeito desse assunto:

De acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais. Veja:

1. Isso fica entre eu e ela. (Errado)

1. Isso fica entre mim e ela. (Certo) ou

2. Isso fica entre mim e ti.

Os pronomes do caso oblíquo exercem função de complemento, enquanto os pronomes pessoais do caso reto, de sujeito. Observe:

1. Ela olhou para mim com olhos amorosos (olhou para quem? Complemento: mim.).

2. Por favor, traga minha roupa para eu passar (quem irá praticar a ação de passar? Sujeito: eu.).

Vejamos a pergunta que dá título ao texto: Entre eu e você ou entre mim e você? Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.

Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc. Veja:

a) Ele trouxe bolo para mim e para ti.

b) Ninguém está contra mim.

c) Você pode fazer isso por mim?

d) Sobre mim e você há uma nuvem de muitas bênçãos.

Agora, observe:

Preciso dos ingredientes para mim fazer o bolo. (Errado)

Existe a preposição “para”, no entanto, o pronome “mim” está exercendo o papel de sujeito da segunda oração: para mim fazer o bolo. Logo, o emprego do pronome oblíquo está equivocado. O certo seria:

Preciso dos ingredientes para eu fazer o bolo. (Certo)

Por Sabrina Vilarinho

Graduada em Letras

fonte: www.brasilescola.com

Editado por Baratinha

Postado
  • Autor

Antes eu ficava bastante no PC mais agora entro não tanto como antes...

*mas :joinha:

Postado

*mas :joinha:

Entendi Professor victor :P

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: MS - Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - O boxeador ferido / O extrato de energia vital (1977) OBS: Episódio exibido incompleto. 11:17 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - De médico, Chapolin e louco, todo mundo tem um pouco (1975) 11:22 - Dando tratos à bola / A vingança (1977) 11:45 - A dona da ilha dos homens (1976) OBS: Episódio exibido incompleto. 11:59 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV SIM ( ES) - Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 13:01 - Parabéns, sargento! / O julgamento / O bandido Mata-Fácil (1973) OBS 1: Abertura não exibida. OBS 2: Minuto inicial do episódio pulado. 13:17 - Não confunda "a casa está caindo de velha" com "a velha está caindo da casa" (1974) 13:36 - Irmãos gêmeos (1975) 13:55 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves.
  2. Elias Augusto
    Elias Augusto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    E se a Globo tivesse comprado os direitos literários, como ficaria a situação das séries clássicas?
  3. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Jueves 13 de noviembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 212 (1978): Érase un hombre a una nariz pegado El Chavo Episodio 26 (1973): Los insectos Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 126 (1976): Historia de una vieja mina abandonada que data del siglo XVII y que está a punto de derrumbarse El Chavo Episodio 181 (1977): Corren a Don Ramón pt.2
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Inglaterra 2 x 0 Sérvia
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.