Ir para conteúdo

GRAMÁTICA

Featured Replies

Postado
  • Autor

Nada disso de professor, só quis corrigir o erro porque muitas, muitas mesmo, pessoas confundem o "mais" (de adição) com o "mas" (conjunção adversativa, de oposição, contraste de ideias, assim como contudo, porém, no entanto, todavia, entretanto, não obstante).

Só pra exemplificar:

"O mundo precisa de mais amor" -> usa-se "mais", nenhuma ideia está opondo a anterior ou a próxima.

"Eu gosto do Chaves, mas odeio o SBT" -> usa-se "mas", porque, mesmo que você goste do Chaves, não é por isso que deve gostar também do SBT.

Editado por Victor235

Postado
  • Autor

Onde tô me achando?

Postado

Nada disso de professor, só quis corrigir o erro porque muitas, muitas mesmo, pessoas confundem o "mais" (de adição) com o "mas" (conjunção adversativa, de oposição, contraste de ideias, assim como contudo, porém, no entanto, todavia, entretanto, não obstante).

Só pra exemplificar:

"O mundo precisa de mais amor" -> usa-se "mais", nenhuma ideia está opondo a anterior ou a próxima.

"Eu gosto do Chaves, mas odeio o SBT" -> usa-se "mas", porque, mesmo que você goste do Chaves, não é por isso que deve gostar também do SBT.

Eu só tava brincando :P

Postado
  • Autor

Em nenhum momento estou me achando, nem tenho razão para fazer isso. Só achei que estivesse ajudando em apontar um erro pro Luis. Se alguém não o fizesse, ele continuaria escrevendo errado até algum professor riscar suas provas.

Postado
  • Autor

agora começou a fazer drama...

Eu acho que a única pessoa que quer se aparecer por aqui é você, implicando com outras pessoas por opiniões que estão só na sua cabeça. É a segunda vez que você vem mexer com quem tá quieto.

Postado
  • Autor

"Quieto", corrigindo tudo e a todos, deve estar quieto mesmo. Não vou nem discutir, pessoas assim quebram a cara sozinhas...

Pelo menos não sou hipócrita. Onde já seu viu colocar na assinatura uma imagem zuando uma pessoa e vim falar de outra que tentou ajudar.

E desde quando o Luis é "tudo e todos"?

Editado por Victor235

Postado

Calma rapazes... Talvez esse estres seja excesso de internet :P

Editado por Baratinha

Postado

exatamento isso que to falando....

Postado
  • Autor

Só me defendi. Esse cara adora provocar...

  • 6 meses depois...
Postado

Pessoal, estou com uma dúvida. Vejam se está correta esta frase:

"Fomos nós quem apresentou a dança"

Postado

Fomos nós quem aprensentamos a dança

Penso eu que deve ser assim

Postado

Pessoal, estou com uma dúvida. Vejam se está correta esta frase:

"Fomos nós quem apresentou a dança"

@Seu Furtado, estudei sobre a concordância verbal com o uso do pronome relativo quem como sujeito no ano passado. Tendo como base tais conhecimentos (além do que acabei de ler em minha Gramática :P), tentarei responder a sua dúvida e explicar mais sobre o assunto. Entretanto, gostaria logo de avisar que não tenho certeza se minha explicação está totalmente correta. :joinha:

No caso que você citou, quem é o sujeito da segunda oração (quem apresentou a dança) desse período composto. "Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo pode concordar com o antecedente do pronome ou com o próprio pronome (3ª pessoa do singular)"[1].

Logo, no seu exemplo, o verbo apresentar pode concordar tanto com o termo nós (ficando, assim, apresentamos), quanto com o próprio pronome relativo quem (ficando, assim, apresentou). Assim, nesse caso, as duas frases seguintes estão corretas:

1. Fomos nós quem apresentamos a dança.

2. Fomos nós quem apresentou a dança.

Portanto, a frase "fomos nós quem apresentou a dança" está correta, sim. :)

[1]ABAURRE, M. L. M.; PONTARA, M. Gramática — Texto: Análise e Construção de Sentido — Volume Único. São Paulo: Moderna, 2006.

Postado

Caramba, que menino inteligente. shuahsaushauhsuasuausausuausaushasu

  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Haaland está fazendo uma ótima Copa do Mundo e foi legal os jogadores da Noruega fazendo a comemoração da remada junto com a torcida depois do final do jogo de hoje.
  2. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    22/06/2026 21h00 - 23h00 🇸🇯 Noruega 3 x 2 Senegal 🇸🇳 Jogaço !!! Ambas as seleções confrontaram pra valer, é de grande reconhecimento o esforço de Senegal, mas Noruega foi melhor e saiu com a vitória, e de 3 gols deles... 2 de quem?! Haaland !!! 👏🏻
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Pois é, o segundo tempo do jogo da França só começou ao mesmo tempo do primeiro tempo do jogo entre Noruega e Senegal.
  4. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Seu Artério em Fórum Único Chespirito
    Além de que a versão de 75 começava naquele enquadramento também
  5. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    22/06/2026 18h00 - 19h00 (1° Tempo) 19h00 - 21h00 [Jogo Suspenso ⛈️] 21h00 - 21h50 (2° Tempo) 🇲🇫 França 3 x 0 Iraque 🇮🇶 Mbappé fez mais 2 gols dos 3 de hoje, ele segue se aproximando do Messi na artilharia. O 2° Tempo foi bem mais animado, com muito mais pressão da seleção francesa, que garantiu sua classificação para as oitavas.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.