Ir para conteúdo

As melhores músicas de 2012


Victor235

Recommended Posts

Proposta do tópico: elaborar um top (quantidade de poisções à sua escolha) que contenha as melhores músicas lançadas ao longo de 2012 (inclui dezembro de 2011), com comentários sobre elas. Os usuários também podem comentar sobre o ranking de outros usuários, numa saudável discussão musical.

Começando:

382102_383486611736053_14318302_n.jpg

AS 30 MELHORES MÚSICAS DE 2012

Resolvi elaborar uma lista com as trinta melhores músicas lançadas em 2012 (e mais uma ou outra lançada na segunda metade do ano passado, mas que se destacou neste). Trata-se de opinião pessoal minha, mas fiz um comentário sobre cada música explicando os motivos delas estarem na posição em que estão. São 26 músicas nacionais, duas em inglês e duas em espanhol,

apresentadas em ordem decrescente. Inclui também algumas das muitas músicas desconhecidas que acho por aí. E obviamente a segunda parte da lista é bem melhor que a primeira. Muita gente não vai concordar com nada, que seja, mas aí vai:

282966_383487025069345_1996941476_n.jpg

30. CRISTIANO ARAÚJO - QUANDO TEM QUE ACONTECER

A música que ocupa o último lugar desta lista não tem nada demais. Incluí esta composição de Nivardo Paz por gostar sobretudo do verso "Quando estamos amando a gente sempre faz umas loucuras pra alimentar o amor, ou pra tentar esquecer (...) e tudo na vida acontece quando tem que acontecer". Mas a melhor música do Cristiano é antiga: "Você vai ficar em mim".

Onde conheci: CD

227183_383487168402664_1207414998_n.jpg

29. LUCAS & LUAN - INVENTEI AMORES

Esta composição de Flavinho Tinto/Nando Marx/André Vox também foi gravada por Roby & Roger e Davi & Fernando. Mas só esta versão do Lucas & Luan conseguiu ser cantada da forma como deveria, e é por isso que ela está na lista. Pela forma que a dupla canta o refrão "Eu tento, invento, alguém pro seu lugar / Se fecho meus olhos, você ainda está la / Eu minto pra mim que consigo te esquecer / Mas todo caminho me leva até você", sobretudo no início de cada linha, com aquela forma de cantar rapidamente as primeiras palavras de cada verso, além da letra.

Onde conheci: Nativa FM

61411_383487271735987_335707135_n.jpg

28. VICTOR & LEO - NÃO ME PERDOEI

Composição do Victor Chaves para o álbum "Ao Vivo em Florianópolis". Destaque para a introdução e solo da canção, além de partes da letra.

Onde conheci: Blognejo

230246_383487361735978_794880358_n.jpg

27. ZÉ RICARDO & THIAGO part. ISRAEL NOVAES - SINAL DISFARÇADO

Eu mesmo me pergunto o que esta música faz aqui. A letra é péssima, totalmente comercial, quatro acordes... Mais um arrocha com paradinha no final do primeiro verso, com aqueles tan... tan--tan-tan-tan-tan antes de entrar o refrão e tudo mais. Mas para mim esta foi a verdadeira música que ocasionou o fenômeno que diz que todas as duplas tem que gravar músicas no ritmo arrocha. Uma pena que 90% das músicas deste ritmo apresentam letras muito ruins e superficiais, apesar de o ritmo ser bastante interessante. Como o ritmo se destacou muito ao longo do ano, jamais eu incluiria músicas como aquelas que falam de carro na lista, contudo, incluí esta que é cantada de uma forma legal e tem um bom ritmo, apesar da letra.

Onde conheci: Youtube

262605_383487468402634_1978006920_n.jpg

26. JOÃO BOSCO & VINÍCIUS - QUÍMICA

Segundo single do DVD da dupla João Bosco & Vinícius gravado na casa de seu empresário, Euler Coelho. Música levada praticamente apenas no piano, executado pelo produtor Dudu Borges, que praticamente gravou 10 entre 10 sucessos sertanejos que contém arranjos no piano ao longo do ano. Aliás, esse novo CD/DVD do JB&V me fez voltar a gostar bastante deles, tem até pout-pourri usando harpa.

Onde conheci: Youtube

316518_383487598402621_902474769_n.jpg

25. RONNY & RANGEL - INDESCRITÍVEL

Nada demais na música. Mas talvez a que marque o "fim" da carreira dos um pouco desconhecidos Ronny & Rangel. Após lançarem várias músicas boas para se ouvir, como "Vida do meu coração", "Parei", "Invencível" e "A felicidade não espera", a dupla gravou esta, "Indescritível", que contém uma letra bacana sobre alguém que não perde por esperar para encontrar seu amor, e decide "fugir desse lugar agora para ir correndo te encontrar". O problema é que depois disso a dupla entrou numa cilada gravando diversas porcarias como "As mina pira", "Vou sim" e "Uma noite créu e tchau" e outras que nada tem a ver com o verdadeiro estilo deles. Como se gravar qualquer coisa apenas para aparecer na mídia ajudasse. Para mim só atrapalhou. Vou ser

obrigado a parar de acompanhar o trabalho deles, que eu seguia desde 2008.

Onde conheci: Saudades FM

546672_383487715069276_1260990651_n.jpg

24. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - TÔ VENDO A HORA

Faixa do CD "Esquenta pra balada" do George Henrique & Rodrigo, dupla que tem como "pai" a dupla Bruno & Marrone, que os lançou após assistirem uma apresentação deles. Na ocasião, Bruno disse ter sido "a melhor apresentação ao vivo" que ele já havia assistido, e resolveu gravar um projeto para eles (obviamente, lucrando em cima). A ideia foi uma novidade: gravar um DVD num posto de gasolina. A ironia é que a grande maioria das faixas são românticas, com arranjos bonitos (o que é ótimo, mas fugiu da proposta do DVD). Dentre as mais animadas, fico com "Tô vendo a hora". Poderia ser também a "Reflexo".

Onde conheci: CD

64021_383487795069268_770183683_n.jpg

23. PAULA FERNANDES part. JUANES - HOY ME VOY

Esse ano é moda falar do Brasil, país em desenvolvimento. E isso se refletiu no cenário musical. Maná com Jorge & Mateus, Pitbull gravando "Eu quero tchu"... Mais o destaque ficou para a bela "Hoy me voy", cantada pelo colombiano Juanes e a nossa Paula Fernandes.

Onde conheci: CD

154731_383487948402586_1951334824_n.jpg

22. ROBSON & JULIANO - SIMPLES ASSIM

No meio de diversos lançamentos no mínimo duvidosos, a dupla desconhecida Robson & Juliano abriu mão das modinhas e gravou uma música romântica bem legal. Com um clipe que também ficou legal. Por isso, posição 20.

Onde conheci: Universo Sertanejo

603208_383488128402568_231016097_n.jpg

21. MARISA MONTE - AINDA BEM

Todo ano gosto de alguma música sem fazer ideia que ela está na trilha de alguma novela da Globo, e meses depois descubro que a mesma faz sucesso justamente por causa da Globo. Até

"Esse cara sou eu", do Roberto Carlos, está estourada simplesmente por causa da novela. "Ainda bem" apresenta um ritmo e uma letra interessantes.

Onde conheci: Saudades FM

77018_383488258402555_1039578746_n.jpg

20. VICTOR & MATEUS - LEMBRANÇAS E SINAIS

Uma onomatopéia que pode até passar despercebida, e que para alguns pode tornar a letra da música sem continuidade. Como "nosso amor é bem mais forte e ninguém no mundo tem tanta sorte" se "o sonho acabou"? Simples, o uso da expressão "mas, tique-taque, o relógio tocou" marca a passagem da música que fala sobre o sucesso do casal com algo que tenha mudado radicalmente a vida dele. E aí sim, "o sonho acabou". Detalhe legal. Voz da dupla também.

Onde conheci: Nativa FM

3495_383488338402547_772576332_n.jpg

19. ISRAEL & RODOLFFO part. JORGE & MATEUS - MARCA EVIDENTE

Os álbuns "sertanejo universitário" (que nunca existiu, e não vou me extender se não digito um livro aqui) do começo do gênero (2007, 2008) sempre apresentavam guarânias, resgatando um

ritmo bastante usado por duplas antigas. Aí veio "Chora, me liga" e todo mundo começou gravar batidão (algo que também já existia). Aí veio "Eu quero tchu", e a já citada "Sinal disfarçado", e todo mundo começou gravar arrocha (que também já existia, no Nordeste, e em sua versão sertaneja em álbuns do João Neto & Frederico e Léo Magalhães). Mas as guarânias foram deixadas de lado, até mesmo em pout-pourris de modões. Entretanto, Israel & Rodolffo gravaram esta, ao lado de Jorge & Mateus. De guarânia boa também teve "Sem você", com Christian & Cristiano e "Nossas memórias", de Paulo Vitor & Felipe, regravada no DVD do Bruno & Marrone com George Henrique & Rodrigo.

Onde conheci: Universo Sertanejo

603353_383488458402535_289515096_n.jpg

18. A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE - ORAÇÃO

Duas estrofes. Repetidas por seis minutos. O que parece ser uma má ideia acabou se tornando um grande sucesso. Pois a música contém a essência que era necessária para ela. E isso bastou em apenas duas estrofes. Sem contar o clipe sensacional que aqueles estudantes e músicos gravaram para ela, clipe este que acabou chamando mais atenção que a própria música em si.

Onde conheci: Youtube

316514_383488588402522_658625740_n.jpg

17. BRUNO & MARRONE - EU NÃO VOU ACEITAR

Mais uma gravação de piano do Dudu Borges. Pelo menos com ele ganhando duzentão para cada DVD que produz, o repertório de todo mundo fica com ao menos uma música romântica com piano, o que já é válido. O refrão de "Eu não vou aceitar" não é nada mais do que a repetição desta frase. Contudo, a interpretação de Bruno e o instrumental da música trouxeram a ela o que era necessário.

Onde conheci: Blognejo

556310_383488938402487_573835366_n.jpg

16. JESSY & JOY - iCORRE!

Conheci jogando SongPop com o Vanderzinho. Excelente música em espanhol, sobretudo no pré-refrão "Tu, libreto de siempre tan predecible. Ya me lo se". Não sei porque, mas bem que a dupla Marcos & Belutti podiam regravar em português.

Onde conheci: SongPop

61454_383489061735808_858290801_n.jpg

15. VICTOR & LEO part. ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO - QUANDO VOCÊ SOME

Participação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano no álbum do Victor & Leo em Florianópolis. Música relativamente simples, mas com ótima letra e interpretação da parte de todos.

Onde conheci: Nativa FM

28772_383489218402459_768591157_n.jpg

14. A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE - CANÇÃO PRA NÃO VOLTAR

O primeiro álbum desta banda já citada apresenta muitas canções boas, a maioria delas resgatadas de gravações antigas da banda. Mas para mim a que mais chamou a atenção, além do

single "Oração", foi "Canção pra não voltar".

Onde conheci: Youtube

262654_383489375069110_762684276_n.jpg

13. FUN. - SOME NIGHTS

Também conheci jogando SongPop. Contudo, a parte da música executada no jogo nunca havia me chamado a atenção. Certo dia, resolvi assistir videoclipes nos canais BIS e Multishow. Diante

de mais de uma hora cheia de músicas americanas com letras idênticas ou piores que nosso funk carioca e mais um monte de bobagens, começou tocar essa música. Logo de cara gostei da parte acapella do início, e parei para ouvir. Gostei bastante da música e da letra. Finalmente um pop americano novo e que vale a pena ouvir.

Onde conheci: Songpop/TVZ

12237_383489511735763_1657528620_n.jpg

12. GRUPO BOM GOSTO - PATRICINHA DE OLHO AZUL

Pagode, hip-hop, não sei dizer. O fato é que a música "Patricinha de Olho Azul", que se não me engano foi gravada primeiramente por um rapper, é excelente. Foge dos usuais "eu te amo" ou

"tenho um carro caro" e conta a história de uma mulher que se apaixona por um homem, sem saber que se trata "de um pobre sofredor, que só tem um barraco dentro da favela". O rapaz então decide contar este segredo, e, "se ela ficar de caô", o caso terminará. Se ela não se importar com isso, ambos se casarão.

Onde conheci: Saudades FM

548836_383489621735752_636967647_n.jpg

11. KLEO DIBAH & RAFAEL - ANJO

As composições desta dupla são ótimas. Conseguem fazer músicas agitadas e comerciais sem apelar, como por exemplo "Me beija" (Você é tão difícil / Insiste em viver num erro que te faz

sofrer / Isso é um desperdício / Ficar se desmanchando em lágrimas sem merecer / Te vejo na balada / Um tanto quanto abalada [...]). É letra boa em cima de batidão, com rimas

interessantes. Mas não incluí esta na lista, e sim a faixa "Anjo". Fugindo do estilo da citada anteriormente, apresenta também uma letra muito boa. Sem contar o visual do DVD da dupla, com

aquela ideia de gravar a noite numa fazenda, iluminando as árvores. Aliás, o DVD no geral é muito bom. Bem naquele estilão "2007", quando o novo sertanejo começava a estourar. Aí foi

ficando ruim, na medida que alguém que resgate algo que na época era tão criticado seja agora louvado, em novo contexto, após cinco anos. Mas KD&R é bom sim. Vieram pra ficar.

Onde conheci: Sertanejo Diário

156182_383489768402404_1406882448_n.jpg

10. MATOGROSSO & MATHIAS - PERDOA

Música originalmente gravada pela Banda Calypso. Mas a regravação na voz dos grandes Matogrosso & Mathias ficou tão a cara deles que podemos jurar que foi feita pra eles. Já a

versão da banda Calypso, não ficou a cara do Calypso. A regravação caiu bem melhor que a primeira gravação. Apesar do Chimbinha ser guitarrista, foi a versão do MT&M que incluiu riffs interessantes, além de excelente interpretação, sobretudo nos dois primeiros versos.

Onde conheci: Universo Sertanejo

547497_383489891735725_1567762918_n.jpg

09. JORGE & MATEUS - CICLO

Até eu assistir o DVD de Jorge & Mateus em Jurerê, sabia que o Matheus era músico. Mas pra falar a verdade nunca botei fé nesses cantores que gravam DVD tocando violão/guitarra só em

uma ou outra música, e param de tocar do nada e o som continua saindo... Contudo, pude ver ele se dedicando na introdução e solo da música "Ciclo". Introdução e solo de um minuto não é

coisa que se vê em álbum sertanejo hoje em dia não. Ponto pra eles. Sem contar a letra sensacional: uma pessoa conversando com sua mãe sobre acontecimentos da vida.

Onde conheci: DVD

14575_383490028402378_1740704973_n.jpg

08. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - RECEITA DE AMAR

Talvez o melhor dedilhado gravados neste ano, contido aqui na introdução e nos primeiros versos de "Receita de Amar". A faixa também conta com boa interpretação de GH&R e uma letra

que chama a atenção de uma mulher para que ela repare nos fatores que fazem com que seu caso tenha o que é necessário para se amar de verdade.

Onde conheci: MP3 Sertanejo ou Sertanejo Diário

563845_383490171735697_1060990102_n.jpg

07. LUCAS LUCCO part. ISRAEL & RODOLFFO - PREVISÕES

Música que começa comentando sobre a profecia maia para o fim do mundo. Fugindo das modinhas, utiliza aquele ritmo dois pra baixo dois pra cima, tipo Zé Ramalho. Conta a história de alguém que passa a refletir sobre o fim dos tempos, mas percebe que seu amor por alguém é tão verdadeiro que ele não deve se preocupar com isso, e sim que "seu amor hoje está aqui e amanhã pode não estar". Ele não acredita em previsões, mas garante que é com seu amor e quer estar, tendo o mundo acabado ou não.

Onde conheci: Sertanejo Diário

76760_383490325069015_629464594_n.jpg

06. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - QUANDO AMANHECER

Introdução sensacional, apesar daquele assovio que algum engraçadinho resolveu dar durante a gravação. A letra da canção também me agrada muito. Fala sobre o término de um relacionamento, que foi feita de maneira incorreta, sem olhar nos olhos, frente a frente. O George Henrique tem toda a razão e cantou muito bem a faixa ao lado do segunda voz da dupla.

Onde conheci: CD

293290_383490405069007_436211499_n.jpg

05. BRUNO & MARRONE - JÁ NÃO SEI MAIS NADA

De novo o Dudu Borges. Mas a introdução da música é ótima. Quando começo ouvi-la, já deixo o volume bem alto, para prestar atenção no piano (embora eu toque violão e guitarra, gosto muito de ouvir piano/teclado em canções que não são músicas instrumentais de piano). E o utilizado na introdução desta é muito bom, sem contar a interpretação de sempre do Bruno.

Onde conheci: CD

15361_383490515068996_549196227_n.jpg

04. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - UM SÉCULO SEM TI

Versão de versão. Gravada originalmente por um cantor latino chamado Chayanne. Depois, regravado em português pelo Matogrosso & Mathias. Agora, regravado com a mesma versão de MT&M, nas vozes de GH&R. Mas, ah, se todas as músicas fossem assim. Espero que a dupla não se "corrompa", igual tantos por aí que começam bem e se vendem a um mercado estúpido para obter sucesso imediato. O correto é esperar, construir uma carreira sólida, do que ir gravando porcaria, igual tantos fazem que nem preciso citar. George Henrique & Rodrigo são muito bons e estão no caminho certo. Apesar de aquela participação na música "Namorar pra quê?", de outra dupla, já me deixar com calafrios, hehe. Pelo menos até a música comercial que gravaram, o arrocha "Amigo da onça", não ficou ruim. Que em 2013 saibam mesclar música comercial sem ser ruim com músicas boas, e não apenas a primeira opção.

Onde conheci: CD

399184_383490655068982_857890851_n.jpg

03. GOTYE feat. KIMBRA - SOMEBODY THAT I USED TO KNOW

Esta eu já havia ouvido aqui, lá, lá... E tinha vontade de baixá-la. Mas sempre esquecia. Até que no último mês do ano, fiz isso. A partir da primeira vez que a ouvi por vontade própria,

'viciei' na hora, fiquei o dia todo ouvindo e tocando ela no violão. Aí fui olhar a tradução e vi que, além da música ser foda, a letra também é. Terceiro lugar então.

Onde conheci: Diário FM

179571_383490755068972_1437278798_n.jpg

02. DANIEL - PRA SER FELIZ

O cantor Daniel matou a pau nesta faixa. Eu até jurava que ele a havia gravado para cantar no Teleton, teria tudo a ver. Mas a Globo não permitiu que ele participasse, esqueceu que além de

"jurado" ele é, sobretudo, cantor e figura pública. A letra da música é ótima, foge de temas comuns e fala sobre a superação de adversidades da vida, e indaga sobre o que realmente é

necessário para que uma pessoa viva com felicidade.

Onde conheci: Saudades FM

382150_383490898402291_1024981152_n.jpg

01. BRUNO & MARRONE - ENTRADA FRANCA

As composições da Fátima Leão costumam ser boas. Mas essa ficou melhor ainda. Compara um relacionamento com uma sala de teatro. O melhor verso é "Mas nos palcos dessa solidão, sem você na plateia ninguém vai me ouvir / E por mais que eu aumente o som, você, de braços cruzados, não vai me aplaudir / Sei que as frases são balas perdidas quem alguem deixou cair

entre os vãos das poltronas / E o silencio é o bilhete de entrada do arrependimento de quem abandona". Sem contar o verso final, "Vem, que longe dos seus olhos qualquer filme é triste.

Se a solidão me vaia, o amor insiste em decorar os palcos pra outra canção". Sensacional. Assim que é a vida. Não há mais o que falar. E ainda dizem que sertanejo é ruim.

Onde conheci: CD

306_383491058402275_1896319392_n.jpg

BÔNUS:

EDUARDO COSTA - ANJO PROTETOR

VINÍCIUS LOYOLA part. DANIEL - FORA DE MIM

JOÃO BOSCO & VINÍCIUS part. KLEO DIBAH & RAFAEL - ESSA NOITE

JORGE & MATEUS - O QUE É QUE TEM

LOUBET - PALPITE/SERÁ QUE TE PERDI?

Também gostei bastante do álbum de um cantor chamado Loubet. Uma voz forte e diferenciada, com ótimos arranjos no violão. Mas deixei ele de fora da lista por causa das letras. Dou muita importância a elas na hora de avaliar músicas, embora as dele são boas dependendo do ponto de lista.

Obrigado a todos que "perderam tempo" lendo isso, agora percam mais um pouco comentando!

Imagens em breve.

Antes que alguém pergunte: sim, perdi mó tempo fazendo isso.

POR FAVOR ME PREMIEM DE ALGUMA FORMA PELO POST MAIS TRABALHOSO DO ANO /vamp

Editado por Victor235
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Chapolin
      46

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    2. Marcelo Jungbluth
      2950

      Pica Pau

    3. E.R
      313

      MARVEL / DC

    4. gustavo lins
      46

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    5. E.R
      278

      Futebol Inglês

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...