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Após a Prefeitura do Rio de Janeiro publicar, na última segunda-feira, uma resolução que prevê a redução média de 20 % nas viagens de ônibus na cidade, passageiros de diversas regiões relatam aumento no tempo de espera nos pontos e criticam as condições dos veículos na cidade.
— Pego ônibus fora do horário de pico, por volta de 14h, e mesmo assim preciso esperar mais de 30 minutos para pegar ele. Tem vezes que chego a aguardar por 50 minutos — explica, Félix da Silva, passageiro da linha 371 (Praça Seca x Praça Tiradentes) sob operação da viação Novacap.
A garçonete Graziele Ramos, também convive com os problemas de atraso na linha 371. Segundo a moradora do bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, o problema do itinerário não é a quantidade de veículos, mas o intervalo entre eles.
— Hoje (terça-feira) aguardei por 40 minutos no ponto (Praça Tiradentes). Ao invés de um ônibus, chegaram três ônibus, então vai lotar um e os outros dois vão seguir vazios. Não dá para entender essa lógica — desabafa Graziele.
Algumas dessas adversidades enfrentadas diariamente pelos passageiros são refletidas em dados publicados no painel da Secretaria Municipal de Transporte (SMTR). Na plataforma, é possível acessar o relatório de multas aplicadas.
Somente no primeiro semestre de 2025, a inoperância ou mau funcionamento do sistema de ar condicionado foi a razão de 1.223 multas no município, enquanto o mau estado dos bancos foi responsável por 452 multas.
Os números representam um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, a inoperância ou mau funcionamento do sistema de ar condicionado representou 619 multas, enquanto o mau estado dos bancos foi responsável por 74 multas
No começo de julho foi dado início do uso obrigatório do cartão Jaé para pessoas com direito a gratuidade (idosos, estudantes da rede pública e pessoas com deficiência). Além disso, este é o último mês em que o RioCard vai valer para os transportes municipais para todos os passageiros.
A partir do dia 2 de agosto de 2025, será implementado o novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Jaé.
A mudança é uma tentativa de “quebrar a caixa preta” dos transportes, afirma o prefeito Eduardo Paes, já que a empresa Riocard TI é administrada pelos próprios empresários que operam as linhas de ônibus do Rio de Janeiro.
Embora a migração seja feita em duas etapas, ela demonstra ser mais uma adversidade ao usuário do transporte público municipal.
Usuários enfrentam postos lotados, atrasos no recebimento dos cartões Jaé e desinformação.
Na tentativa de melhorar a situação, a prefeitura tem inaugurado novos postos de atendimento, ampliado a capacidade e aumentado o horário de funcionamento. Mesmo assim, ainda não conseguiu integrar os modais municipais com os estaduais (metrô, trem e barcas).
Fonte : https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/07/16/menos-onibus-e-mais-labuta-passageiros-sofrem-com-atrasos-e-condicoes-dos-onibus-no-rio.ghtml
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