Ir para conteúdo

RapidShare fecha as portas após 13 anos


José Antonio

Recommended Posts

RapidShare fecha as portas após 13 anos

RbnTNeA.jpg

SÃO PAULO – Um dos mais antigos serviços de armazenamento de arquivos está encerrando suas operações. O suíço RapidShare, criado em 2002, disse que a partir do dia 31 de março o serviço fica inativo, quando também contas e arquivos serão todos apagados.

A queda do site que já teve “centenas de milhões de usuários” e constou entre os 50 sites mais populares do mundo é representativa. O site, bem como seus pares, enfrentaram frequentes disputas judiciais com indústrias que controlam os direitos autorais de obras como músicas, livros e filmes.

O caso mais emblemático foi o do fechamento do Megaupload, em 2012, e o da perseguição ao seu fundador, Kim Dotcom. O empresário foi acusado de infringir direitos autorais com seu site.

Um ano após o Megaupload ser fechado, surgia o Mega, site de armazenamento de arquivos baseado em um sistema de criptografia – em um momento em que Snowden e as revelações sobre as invasões de privacidade do governo americano estavam em alta. A página recebe 50 milhões de usuários únicos diariamente e é responsável por 4% de todo o tráfego online do mundo.

Após o fim do Megaupload, sites que ofereciam serviço semelhante começaram a ser duramente pressionados. O próprio Rapidshare foi obrigado pela Justiça alemã a monitorar o conteúdo armazenado por seus usuários. Se infringisse direitos autorais, o arquivo deveria ser removido.

Meses depois, o site publicou um “guia antipirataria” e disse preocupada com o uso indevido do seu serviço para troca de conteúdo protegido por copyright. “O RapidShare tem enfrentado suas próprias controvérsias, mas há anos ele tem trabalhado diligentemente em várias frentes para distinguir-se como uma empresa importante e responsável neste setor em crescimento”, disse na época.

Sem dar muitas explicações, o site publicou um aviso no site e agradeceu seus usuários pelos “anos de confiança”.

Como alternativas ao Rapidshare, hoje existem inúmeros serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, como Google Drive, Dropbox, Microsoft Onedrive, Mega, Depositfiles, Box, MediaFire e WeTransfer.

http://blogs.estadao.com.br/link/rapidshare-fecha-as-portas-apos-13-anos/

Link para o comentário

É, atualmente todos os links que eu abria desse servidor, nenhum prestava. :triste:

Então, tchau. Foi bom enquanto durou. :cry2:

Link para o comentário

Acho que o primeiro vídeo que baixei foi no RapidShare :ponder:

Link para o comentário

Acho que o primeiro vídeo que baixei foi no RapidShare :ponder:

Usei muito em 2009, quando baixava os episódios na CHBR e no Portal Chaves. Bons e velhos tempos...

  • Curtir 1
Link para o comentário

Usei muito em 2009, quando baixava os episódios na CHBR e no Portal Chaves. Bons e velhos tempos...

Igual a mim, só que eu fui em 2010 :D. Aqueles episódios de 40/ 50 MB né, e em RMVB? Ô tempo massa... :cry2:

Link para o comentário

Apesar de utilizar muito naquela época, sempre detestei pela complexidade para fazer download (eu era muito leigo na época) e também por só permitir um download de cada vez, assim como o Megaupload. Ao contrário do Mediafire, que permitia baixar vários arquivos de uma só vez, e assim eu não perdia tanto tempo na Lan House :D

Clássico:

rapidshare1.jpg

Link para o comentário

Não vai fazer falta nenhuma, vivia excluindo arquivos, o download era extremamente lento, e ainda permitia baixar pouca coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Não vai fazer muita falta, atualmente era lento e muito limitado.

Usei muito em 2009, quando baixava os episódios na CHBR e no Portal Chaves. Bons e velhos tempos...

Idem. Só que comecei lá por 2011 eu acho :P

Link para o comentário

Eu usava bastante entre 2009-2011 pra baixar os episódios no CHBR, bons tempos, embora atualmente todos os links que eu acessava estavam inativos.

Foi bom, enquanto durou, embora o MEGA seja bem melhor.

Link para o comentário

Já foi melhor.

Foi lá onde eu baixava os patches pra Brasfoot 2009 do extinto Linha Lateral... bons tempos.

Mas ultimamente tava um chute nas bolas, excluiu muitos arquivos a toa.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...