Ir para conteúdo

Nasa descobre "Nova Terra"


Lucas Fernando

Recommended Posts

NOTÍCIAS

Nasa descobre "Nova Terra" fora do Sistema Solar
Novo planeta tem tamanho parecido com o nosso e também orbita uma estrela similar ao Sol


mltIpvJ.jpg
Divulgação/Nasa


A missão Kepler, lançada pela Nasa em 2009, tem como objetivo descobrir planetas novos fora do sistema solar, inclusive planetas considerados habitáveis, com as mesmas condições da Terra. Os chamados exoplanetas orbitam uma estrela com tamanho e temperatura semelhantes ao Sol e podem conter até mesmo vida.

OO8jbkz.jpg
Kepler-452b e sua estrela são um pouco maiores que a Terra e o Sol
Divulgação/Nasa


Nessa quinta-feira um novo planeta foi encontrado - o mais parecido com o nosso até agora. A Nasa confirmou o descobrimento do Kepler-452b, um planeta que possui características quase idênticas às da Terra. Ele está localizado na "pequena zona habitável" de seu sistema solar, o que significa que sua distância até a sua estrela possibilita a presença de água em estado líquido na superfície.

O novo planeta é 60% maior que a Terra em diâmetro, e apesar de ainda haver poucas informações sobre sua superfície acredita-se que ela seja rochosa. Apesar de ser maior, seu ano é apenas 5% mais longo, tendo 385 dias.

Ele orbita a estrela Kepler-452, que tem seis bilhões de anos de idade (1.5 bilhão de anos mais velha que o Sol). Possui a mesma temperatura que o Sol, apesar de ser 10% maior e 20% mais brilhante. Sua distância do planeta é a mesma que a distância entre o Sol e a Terra.

O chefe do Centro de Pesquisas da Nasa, Jon Jenkins, que liderou a descoberta do Kepler-452b, diz que o planeta pode suportar formas de vida.

— Nós podemos pensar no Kepler-452b como um primo maior e mais velho da Terra. É fantástico pensar que ele passou seis bilhões de anos na zona habitável, mais tempo que a Terra! É uma oportunidade substancial para que vida seja desenvolvida no planeta, já que todos os ingredientes e condições presentes na Terra também estão presentes nele.

ijx6PLe.jpg
O telescópio Kepler é responsável por descobrir novos planetas
Divulgação/Nasa


O administrador das missões de ciência da Nasa, John Grunsfeld, afirmou que o Kepler 452-b é o mais perto que já encontramos de um novo planeta Terra.

— No 20º aniversário da descoberta de que provou que existem outras estrelas parecidas com o Sol, o explorador de exoplanetas Kepler descobriu o planeta e a estrela que mais se aproximam da Terra e do Sol até hoje. Esses resultados animadores nos deixa um passo mais perto de encontrar a Terra 2.0.

O Kepler-452b está localizado a 1.400 anos-luz de distância, na constelação Cygnus.

Desde que o Kepler foi lançado ao espaço, em 2009, ele já descobriu 4.661 novos corpos celestes, sendo 1.030 novos planetas. Desses 1.030, 12 são considerados habitáveis, com as mesmas condições da Terra. O Kepler-452b, porém, é o mais próximo do nosso planeta que os outros 11, principalmente pela semelhança entre as estrelas.

Fonte: R7


1.400 anos-luz?!

Conheço um atalho por onde podemos levar duas horas menos :rofl:

Link para o comentário

1.400 anos-luz?!

Conheço um atalho por onde podemos levar duas horas menos :rofl:

A piada é boa :muttley:,só podia ser já que saiu da cabeça de chespirito, mais é bom resaltar que o ano luz é uma medida de distancia e não de tempo

Editado por gustavo lins
Link para o comentário

Mesmo que um foguete viajasse na velocidade da luz, seria impossível chegar ao planeta. Para se ter uma noção da distância, 1 segundo-luz equivale a 300.000 km, aproximadamente. Multiplicando estes 300 mil por 31.536.000 segundos que têm um ano...

Aliás, é curioso o fato do ser humano conseguir fazer esse tipo de descoberta, sendo que o planeta está há uma distância inatingível.

Link para o comentário
João A pão de ló!

Me lembra aquele episódio do Bob Esponja. O Patrick empurra a Fenda Do Bikini... :lol: vamos empurrar Kepler!!! :muttley:

Link para o comentário

Sinceramente, não acho que precise de tópico próprio.

Até porque já foram descobertos outros planetas parecidos com a Terra, com possíveis condições de vida e também com o telescópio Kepler. Mas realmente esse planeta se assemelha mais até pelo período de translação.

Impossível chegar até lá, pelo menos com o que temos hoje. Mas realmente é uma excelente descoberta.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...