Jump to content
Sign in to follow this  
Danton 2013

Ação de Graças 2015

Recommended Posts

Danton 2013

Olá pessoal do FUCH, criei esse tópico com o objetivo de falar sobre o Dia de Ação Graças, uma data muito importante em alguns países do mundo, entre eles Canadá e Estados Unidos. É um feriado observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos no ano.

Dia-de-A%C3%A7%C3%A3o-de-Gra%C3%A7as-%E2

ORIGEM:

Nos Estados Unidos da América

Primeiramente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, eram festivais em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida e atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

No entanto, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu este dia será celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso dos Estados Unidos, para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru". Além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data.

No Canadá

Enquanto alguns pesquisadores afirmam que "não há nenhuma narrativa convincente sobre as origens do dia de Ação de Graças canadense", a primeira ação de graças canadense é muitas vezes lembrada em 1578 pelo explorador Martin Frobisher. Frobisher, que estava tentando encontrar a Passagem do Noroeste para o Oceano Pacífico, realizou a sua festa de Ação de Graças não para a colheita, mas em agradecimento por sobreviver à longa viagem da Inglaterra através dos perigos de tempestades e icebergs. Em sua terceira e última viagem ao extremo norte, Frobisher realizou uma cerimônia formal em Frobisher Bay na ilha de Baffin (atual Nunavut) para dar graças a Deus em um serviço ministrado pelo pregador Robert Wolfall eles celebraram a Comunhão.

As origens do Dia de Ação de Graças canadense também às vezes são lembrados pelos colonos franceses que vieram para a Nova França com o explorador Samuel de Champlain, no início do século XVII, que comemorou as suas colheitas de sucesso. Os colonos franceses na área tiveram tipicamente festas no final da época de colheita e continuou durante toda a temporada de inverno, até mesmo compartilhar comida com os povos indígenas da região.

Como os colonos chegaram no Canadá a partir da Nova Inglaterra, no final do outono, celebrações de Ação de Graças se tornou comum. Novos imigrantes no país, como os irlandeses, escoceses e alemães também acrescentou suas próprias tradições para as celebrações da colheita. A maioria dos aspectos dos EUA de Ação de Graças (como o peru), foram incorporados quando houve o Império Unido Legalista, começaram a fugir dos Estados Unidos durante a Revolução Americana e se estabeleceram no Canadá.

Ação de Graças é agora um feriado estatutário na maioria das jurisdições do Canadá, com exceção das Províncias atlânticas do Canadá de Ilha do Príncipe Eduardo, Terra Nova e Labrador, Nova Brunswick e Nova Escócia.

Então, vocês irão comemorar essa data comemorativa?! Compartilhe suas idéias, notícias, opiniões a respeito do Dia de Ação de Graças!

Edited by Danton 2013
  • Like 1

Share this post


Link to post
Don_aCHiles

Como você disse: EUA e Canadá.

Aqui ninguém comemora.

Parecido com o "Dia da Bandeira" para os EUA.

Edited by Don_aCHiles

Share this post


Link to post
Danton 2013

Como você disse: EUA e Canadá.

Aqui ninguém comemora.

Parecido com o "Dia da Bandeira" para os EUA.

Mas tem gente no Brasil que comemora.

Share this post


Link to post
Yoshi Toupeira

Como você disse: EUA e Canadá.

Aqui ninguém comemora.

Parecido com o "Dia da Bandeira" para os EUA.

Comemora sim, é que tem um trecho da Wikipédia que o Danton não botou. ;)

Share this post


Link to post
Danton 2013

Comemora sim, é que tem um trecho da Wikipédia que o Danton não botou. ;)

Pois é, amigo.

Share this post


Link to post
Chapolin

Nem sabia que aqui no Brasil tinha gente que comemorava :ponder:

Share this post


Link to post
Yoshi Toupeira

No Brasil é comemorado na quarta quinta-feira de novembro (26/11/2015), Lei 5510.

Share this post


Link to post
Giovani Santos

Mas creio que muitos não dão bola pra ação de graças ou nem saibam que data se comemora e o que é.

Minha família não comemora.

Edited by Giovani Santos

Share this post


Link to post
Danton 2013

A minha também não. Mas de tanto assistir episódios com temática de Ação de Graças, não me esqueço desse feriado.

Share this post


Link to post
Chapolin

Eu só conheço o dia de Ação de Graças devido às séries ou desenhos que assisti com esse tema.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Don_aCHiles

Mesmo assim, isso aqui nem é feriado.

Assim como a maioria, só conheço por conta de séries que vejo.

Share this post


Link to post
SâmaraCH

Também conheço por causa de séries ou filmes que vi. Não sabia que tinha gente que comemorava aqui no Brasil.

Pra falar a verdade nem sabia qual era o mês correto que se comemorava.

Acho bem interessante e importante esse tipo de comemoração.

  • Like 1

Share this post


Link to post
SâmaraCH

Cenas memoráveis do cinema sobre o Dia de Ação de Graças:

NOTÍCIAS

Esse dia foi louco: cenas memoráveis do cinema sobre o Dia de Ação de Graças

thanksgiving_0.jpg?itok=bPnf2dhj

Um dos feriados mais celebrados nos Estados Unidos (e bastante visto nos cinemas) é o Dia de Ação de Graças. Apesar de não ser comemorado no Brasil, por lá as pessoas viajam para reencontrar entes queridos, reúnem a família em volta da mesa para comer peru e celebram as graças recebidas durante o ano. O dia costuma ser mais tradicionalmente comemorado mais do que o Natal no país.

Como a maioria dos americanos tem uma veia patriota, não é surpresa que muitos filmes tenham como tema central, ou alguma cena que envolva o Dia de Ação de Graças. Então veja a lista das cenas mais memoráveis do cinema sobre o feriado:

"Perfume de Mulher"

Al Pacino, em um de seus melhores papeis, interpreta um veterano de guerra cego que fica sob os cuidados de um estudante universitário que quer ganhar um dinheiro extra no feriado.

"Um Sonho Possível"

Baseado em uma história real, Sandra Bullock (que ganhou um Oscar com o papel) acolhe um jovem sem-teto e traumatizado, que depois cresce para se tornar jogador de futebol americano pela NFL.

"Feriados em Família"

Depois de perder o emprego, se relacionar com seu futuro ex-chefe e descobrir que sua filha vai passar o feriado com o namorado, Claudia Larson se vê tendo que passar o Ação de Graças com a família. O filme foi dirigido por Jodie Foster e tem Robert Downey Jr. no elenco.

"Brokeback Mountain"

A cena é curta, mas o filme é polêmico. Jake Gyllenhaal e Heath Ledger vivem um amor proibido e precisam esconder isso de todos.

"Ação de Graças do Charlie Brown"

Snoopy e seus amigos já comemoraram vários Ações de Graça juntos, e neste filme não é diferente (além de fofo, claro).

Batanga

Edited by SâmaraCH
  • Like 2

Share this post


Link to post
Danton 2013

Tem também especiais de Ação de Graças do Popeye, Simpsons, Futurama, Hey Arnold, Rugrats, Doug, Tom & Jerry, Todo Mundo Odeia O Chris.

Share this post


Link to post
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...