Ir para conteúdo

O Brasil tem público e não um povo!

Featured Replies

Postado

Oq vocês acham dessa afirmação aí?

Postado

Não concordo e nem discordo. Muito pelo contrário.

Postado

Entendo que ele quis dizer que é um público por só assistir, e não agir, como seria um povo.

Mas cada tópico bão que você tá criando, heim Ducador? :rolleyes:

Postado

O Ducador tá mandando ver!

É cada tópico! :lol:

Postado

Eu concordo com essa frase.

E complemento o que o Fabão disse dando como exemplo as centenas de casos escandalosos de crimes como pedofilia, assassinatos e corrupção que recheiam os noticiários da nossa TV. Nesses casos, inclusive, a própria mídia ajuda a "sensacionalizar" os fatos. Isso contribui para a atitude passiva do espectador/cidadão, criando a sensação de que o simples fato de passar na TV o isenta ou deixa de se fazer necessária a sua cobrança às autoridades por justiça.

Postado
  • Autor

Primeiramente, gostaria de dizer que eu só quero melhorar o andamento do Venda da Esquina!Com tópicos de debate e tal!Já recebi um aviso do Spider...e desculpem por não ter explicado melhor o tópico!!!

Entendo que ele quis dizer que é um público por só assistir, e não agir, como seria um povo.

Mas cada tópico bão que você tá criando, heim Ducador? :rolleyes:

Eu concordo com essa frase.

E complemento o que o Fabão disse dando como exemplo as centenas de casos escandalosos de crimes como pedofilia, assassinatos e corrupção que recheiam os noticiários da nossa TV. Nesses casos, inclusive, a própria mídia ajuda a "sensacionalizar" os fatos. Isso contribui para a atitude passiva do espectador/cidadão, criando a sensação de que o simples fato de passar na TV o isenta ou deixa de se fazer necessária a sua cobrança às autoridades por justiça.

Concordo com o Fabão eo CHanfle!. As pessoas realmente pensam que pelo fato de passar na tv, elas não precisam ir atrás da justiça! E é lógico que do jeito que está só é benéfico pro governo!Enquanto o povo for ignorante,eles irão ser eleitos!

Mas eu queria saber o porquê de uma minoria da nossa população que tem cabeça o suficiente para entender os nossos problemas não vai à luta? Porque eu tenho vontade de lutar por este país,de deixar minha marca, de conquistar oq se chama de justo pela lei e tal...oq eu poderia fazer?

Postado

Concordo com a afirmação.

O povo sempre foi espectador dos acontecimentos históricos no Brasil. Não venham me falar que os caras-pintadas tiraram o Collor do poder, ou que as Diretas foi algo fundamental para o final da ditadura, isso é conversa fiada.

Nosso processo de independência foi um dos poucos que o povo não participou, acabou sendo um acordo entre Brasil (D.Pedro I) e Portugal (D.João VI), o famoso acordo entre pai e filho.

As Diretas teve sua importância? claro que teve! Mas não foi fundamental para o final da ditadura. Desde o final dos anos 70, o retorno dos presidentes civis e das eleições diretas já vinha sendo arquitetada pelos políticos brasileiros, com a lei da anistia e da liberação da organização dos partidos políticos.

Postado

Na verdade, historicamente falando, nenhuma das rebeliões, revoltas e revoluções de cunho popular não deu certo, COM EXCEÇÃO do golpe de 64, da qual a classe média e rica apoiou com toda a força, mas depois que os militares tomaram o poder, o movimento perdeu o apoio.

Temos alguns bons exemplos de rebeliões populares que fracassaram, como a cabanagem (a unica das rebeliões de provincia que contou com participação popular direta), a conferencia do Equador, dentre outros mais.

Agora em processos históricos, como a independência e o fim da monarquia e instauração da república, a população não teve participação direta e nem indireta, tanto que, no dia da proclamação da república, o povo pensava que era apenas um desfile militar. Talvez a participação popular nos eventos do Brasil de forma essencial tenha surgido mesmo apenas durante a era vargas.

Mas ainda hoje a opinião publica não tem força sequer pra prender um rico, quanto mais pra mudar o país, isso se chama falta de participação Popular.

Se formos observar bem, a maioria dos países que são desenvolvidos hoje, tiveram muitas revoluções, revoltas e guerras civis na sua história. Isso, historicamente falando, é realmente necessário para desenvolver uma sociedade.

Postado

Totalmente fracassada.

O processo de abertura política foi iniciado no governo Geisel, porque você acha que essa manifestação já foi feita no final da ditadura? O povo foi tardio.

Postado
Na definição de povo não consta nada que ofereça suporte ao defendido aí acima. Povo é apenas um conjunto de pessoas de determinada cultura ou local, não necessariamente ativistas ou revolucionários.

Mas a afirmação já me dá total suporte ao que eu disse. Eu entendi isso, fica complicado saber o que o Ducador quis dizer com essa afirmação.

Postado

O grande problema é que a sociedade brasileira é muito conformada. O próprio "jeitinho brasileiro" diz isso naquele ditado "pra tudo se dá um jeito". Fica claro que o brasileiro aceita qualquer imposição que a ele é feita. E é isso que me irrita mais. Esse" jeitinho" malandro e conformista que corrói nossa sociedade de toda forma.

Postado

Eu fiz um trabalho de sociologia certa feita e fiz a seguinte análise:

Lima Barreto já salientou: O Brasil não tem povo, tem público. Apesar de antiga, a frase ainda faz-se presente. O povo comporta-se como uma platéia em um magistral teatro, contemplando um drama de longos atos. Alguém até levanta-se de seu assento e critica os personagens e cenários. A crítica é vazia, é acompanhada por outros espectadores e fica por isso mesmo. Criticar é muito fácil. Mas buscar meios de mudar, ninguém o faz.

Postado
Se formos observar bem, a maioria dos países que são desenvolvidos hoje, tiveram muitas revoluções, revoltas e guerras civis na sua história. Isso, historicamente falando, é realmente necessário para desenvolver uma sociedade.

Brasileiro tem medo de guerra.

Uma das principais críticas que sempre fazemos aos americanos é a mania de guerrear. E uma das coisas que o pessoal que enaltece a nação mais gosta de falar é que aqui não tem guerra, é um país de paz.

Não acrescentou nada. Ainda questiono isso de que o povo necessariamente deve agir.

Povo pode englobar um significado de nação. Há um comprometimento muito maior com a pátria do que um público, que está mais ligado à pessoa que apenas assiste. O povo "faz parte" da nação, não é um mero espectador.

Não considero que público e povo sejam sinôminos. Não no contexto que o DucadorCH colocou. Em outros contextos pode ser (um órgão público deveria ser um órgão do povo).

Postado

ô gente sem cultura xD . essa frase é do Lima Barreto. A idéia é realmente criticar a sociedade brasileira por nao mosrar participação nas mudanças politicas pelas quais o país passou, como, mais especificamente no caso dessa frase, a proclamação da República. Ela nem é tão complicada pra não entenderem, mas enfim...

  • 10 meses depois...
Postado

Eu concordo com a frase, sim.

Mas também temos que ver que a maioria absoluta do povo é sofrida e trabalhadora, logo, não tem muito tempo disponível para acompanhar a questão política. Também temos que levar em consideração de que boa parte do povo não teve a educação necessária.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R

    SBT

    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Após ter bons resultados com dois programas especiais exibidos em novembro e dezembro de 2025, o Viva a Noite vai voltar a programação fixa do SBT em 2026. Luís Ricardo vai apresentar a nova versão. Ele já comandou as novas versões em 2025 e foi elogiado por grande parte do público nas redes sociais. O SBT ainda tem dúvidas em relação ao dia da semana. A TV da família Abravanel, no entanto, decidiu lançar uma enquete em seu canal no YouTube para perguntar em qual dia da semana o telespectador gostaria de ver o novo Viva a Noite. A noite de sábado foi dada como uma opção. Fonte : https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2026/01/apos-teste-bem-sucedido-viva-a-noite-vai-voltar-ao-ar-no-sbt-depois-de-19-anos.shtml - O SBT devia mudar a grade de sábado, colocar o Programa da Virginia de 20h45 às 22h30 e o Viva a Noite das 22h30 às 0h30 - já o Esquadrão da Moda deveria acabar.
  2. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Cuiabá: 11:00 A bola de cristal (1977) Nova Mutum: 11:07 Cristovão Colombo / Vovô Matusquela (1975) TV Alterosa Centro-Oeste: 11:00 O louco (1975) TV Sim: 11:00 ? 11:2? Don Juan Tenório / Os marcianos (1975)
  3. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Vou dar uma olhada sim, já haviam comentado sobre essa exibição. Eu estou procurando mais da Globo que SBT, mas de ambas vale. Cara, essa gravação é muito importante. Fui ver e ela está com locução de título e estúdio completa. No VHS e DVD isso foi cortado.
  4. Eu acho...
    Pessoal, talvez a primeira fase de Chespirito tenha sido exibida na Bolívia em 1980. Buscando nos guias de programação do jornal Presencia, encontrei uma exibição de Chapolin em 10/01 de 50 minutos (o normal era 30) e com "Chespirito" escrito abaixo: Para comparação, essas são as guias de programação do canal nas quintas da semana anterior e das 4 semanas posteriores: Não houve nenhuma alteração nos outros dias (isso é, quando há guia). Pensei que poderia ser até um erro de digitação, mas os erros desse jornal são pequenos, como "El Chavo del 6" ou "Dona Chepa". Nada que envolvesse uma palavra completa a mais. Ainda não verifiquei os guias de 1979, talvez isso ajude a esclarecer se houve mesmo alguma exibição naquela época.
  5. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Compreensível, @Doutor Chimoltrúfio. Tivemos novidades no começo, mas logo se tornou uma ciclo infinito de repetições. Obrigada por ter mantido as anotações durante todo esse tempo!

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.