Ir para conteúdo

O Brasil tem público e não um povo!

Featured Replies

Postado

Oq vocês acham dessa afirmação aí?

Postado

Não concordo e nem discordo. Muito pelo contrário.

Postado

Entendo que ele quis dizer que é um público por só assistir, e não agir, como seria um povo.

Mas cada tópico bão que você tá criando, heim Ducador? :rolleyes:

Postado

O Ducador tá mandando ver!

É cada tópico! :lol:

Postado

Eu concordo com essa frase.

E complemento o que o Fabão disse dando como exemplo as centenas de casos escandalosos de crimes como pedofilia, assassinatos e corrupção que recheiam os noticiários da nossa TV. Nesses casos, inclusive, a própria mídia ajuda a "sensacionalizar" os fatos. Isso contribui para a atitude passiva do espectador/cidadão, criando a sensação de que o simples fato de passar na TV o isenta ou deixa de se fazer necessária a sua cobrança às autoridades por justiça.

Postado
  • Autor

Primeiramente, gostaria de dizer que eu só quero melhorar o andamento do Venda da Esquina!Com tópicos de debate e tal!Já recebi um aviso do Spider...e desculpem por não ter explicado melhor o tópico!!!

Entendo que ele quis dizer que é um público por só assistir, e não agir, como seria um povo.

Mas cada tópico bão que você tá criando, heim Ducador? :rolleyes:

Eu concordo com essa frase.

E complemento o que o Fabão disse dando como exemplo as centenas de casos escandalosos de crimes como pedofilia, assassinatos e corrupção que recheiam os noticiários da nossa TV. Nesses casos, inclusive, a própria mídia ajuda a "sensacionalizar" os fatos. Isso contribui para a atitude passiva do espectador/cidadão, criando a sensação de que o simples fato de passar na TV o isenta ou deixa de se fazer necessária a sua cobrança às autoridades por justiça.

Concordo com o Fabão eo CHanfle!. As pessoas realmente pensam que pelo fato de passar na tv, elas não precisam ir atrás da justiça! E é lógico que do jeito que está só é benéfico pro governo!Enquanto o povo for ignorante,eles irão ser eleitos!

Mas eu queria saber o porquê de uma minoria da nossa população que tem cabeça o suficiente para entender os nossos problemas não vai à luta? Porque eu tenho vontade de lutar por este país,de deixar minha marca, de conquistar oq se chama de justo pela lei e tal...oq eu poderia fazer?

Postado

Concordo com a afirmação.

O povo sempre foi espectador dos acontecimentos históricos no Brasil. Não venham me falar que os caras-pintadas tiraram o Collor do poder, ou que as Diretas foi algo fundamental para o final da ditadura, isso é conversa fiada.

Nosso processo de independência foi um dos poucos que o povo não participou, acabou sendo um acordo entre Brasil (D.Pedro I) e Portugal (D.João VI), o famoso acordo entre pai e filho.

As Diretas teve sua importância? claro que teve! Mas não foi fundamental para o final da ditadura. Desde o final dos anos 70, o retorno dos presidentes civis e das eleições diretas já vinha sendo arquitetada pelos políticos brasileiros, com a lei da anistia e da liberação da organização dos partidos políticos.

Postado

Na verdade, historicamente falando, nenhuma das rebeliões, revoltas e revoluções de cunho popular não deu certo, COM EXCEÇÃO do golpe de 64, da qual a classe média e rica apoiou com toda a força, mas depois que os militares tomaram o poder, o movimento perdeu o apoio.

Temos alguns bons exemplos de rebeliões populares que fracassaram, como a cabanagem (a unica das rebeliões de provincia que contou com participação popular direta), a conferencia do Equador, dentre outros mais.

Agora em processos históricos, como a independência e o fim da monarquia e instauração da república, a população não teve participação direta e nem indireta, tanto que, no dia da proclamação da república, o povo pensava que era apenas um desfile militar. Talvez a participação popular nos eventos do Brasil de forma essencial tenha surgido mesmo apenas durante a era vargas.

Mas ainda hoje a opinião publica não tem força sequer pra prender um rico, quanto mais pra mudar o país, isso se chama falta de participação Popular.

Se formos observar bem, a maioria dos países que são desenvolvidos hoje, tiveram muitas revoluções, revoltas e guerras civis na sua história. Isso, historicamente falando, é realmente necessário para desenvolver uma sociedade.

Postado

Totalmente fracassada.

O processo de abertura política foi iniciado no governo Geisel, porque você acha que essa manifestação já foi feita no final da ditadura? O povo foi tardio.

Postado
Na definição de povo não consta nada que ofereça suporte ao defendido aí acima. Povo é apenas um conjunto de pessoas de determinada cultura ou local, não necessariamente ativistas ou revolucionários.

Mas a afirmação já me dá total suporte ao que eu disse. Eu entendi isso, fica complicado saber o que o Ducador quis dizer com essa afirmação.

Postado

O grande problema é que a sociedade brasileira é muito conformada. O próprio "jeitinho brasileiro" diz isso naquele ditado "pra tudo se dá um jeito". Fica claro que o brasileiro aceita qualquer imposição que a ele é feita. E é isso que me irrita mais. Esse" jeitinho" malandro e conformista que corrói nossa sociedade de toda forma.

Postado

Eu fiz um trabalho de sociologia certa feita e fiz a seguinte análise:

Lima Barreto já salientou: O Brasil não tem povo, tem público. Apesar de antiga, a frase ainda faz-se presente. O povo comporta-se como uma platéia em um magistral teatro, contemplando um drama de longos atos. Alguém até levanta-se de seu assento e critica os personagens e cenários. A crítica é vazia, é acompanhada por outros espectadores e fica por isso mesmo. Criticar é muito fácil. Mas buscar meios de mudar, ninguém o faz.

Postado
Se formos observar bem, a maioria dos países que são desenvolvidos hoje, tiveram muitas revoluções, revoltas e guerras civis na sua história. Isso, historicamente falando, é realmente necessário para desenvolver uma sociedade.

Brasileiro tem medo de guerra.

Uma das principais críticas que sempre fazemos aos americanos é a mania de guerrear. E uma das coisas que o pessoal que enaltece a nação mais gosta de falar é que aqui não tem guerra, é um país de paz.

Não acrescentou nada. Ainda questiono isso de que o povo necessariamente deve agir.

Povo pode englobar um significado de nação. Há um comprometimento muito maior com a pátria do que um público, que está mais ligado à pessoa que apenas assiste. O povo "faz parte" da nação, não é um mero espectador.

Não considero que público e povo sejam sinôminos. Não no contexto que o DucadorCH colocou. Em outros contextos pode ser (um órgão público deveria ser um órgão do povo).

Postado

ô gente sem cultura xD . essa frase é do Lima Barreto. A idéia é realmente criticar a sociedade brasileira por nao mosrar participação nas mudanças politicas pelas quais o país passou, como, mais especificamente no caso dessa frase, a proclamação da República. Ela nem é tão complicada pra não entenderem, mas enfim...

• 10 meses depois...
Postado

Eu concordo com a frase, sim.

Mas também temos que ver que a maioria absoluta do povo é sofrida e trabalhadora, logo, não tem muito tempo disponível para acompanhar a questão política. Também temos que levar em consideração de que boa parte do povo não teve a educação necessária.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Melhores jogadores do Campeonato Brasileiro 2026 até o momento : 1. Everson (Atlético-MG) 2. Nathan Mendes (Vitória) 3. Gustavo Gómez (Palmeiras) 4. Léo Pereira (Flamengo) 5. Nicolás Acevedo (Bahia) 6. Luciano Juba (Bahia) 7. Viveros (Athletico-PR) 8. Danilo (Botafogo) 9. Carlos Vinícius (Grêmio) 10. Lucho Acosta (Fluminense) 11. Andreas Pereira (Palmeiras) Técnico : Odair Hellmann (Athletico-PR)
  2. E.R
    Racing 2 x 3 Botafogo
  3. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Seu Artério em Parque de Diversões
    Parece mais o Rafael Portugal
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Quarta-feira, 15 de abril de 2026 Horário de Brasília 17:30 - O dia da amizade (1977) 18:00 - Quem semeia moeda, colhe tempestade! (1977)
  5. E.R
    SEMIFINAIS . Paris Saint Germain x Bayern de Munique . Arsenal x Atlético de Madrid

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.