Ir para conteúdo

Você é a favor do Dia da Consciência Negra?

Featured Replies

Postado

Sou contra assim como sou contra um negro poder ganhar mais pontos em um vestibular, por exemplo.

Direito iguais, já :paz:

Postado
Preconceito onde?

[2]

Será que é difícir entender que Dia da Consciência Negra não é o dia "Negros são melhores que os brancos"?

Não adianta fazer de conta que não existiram no passado coisas absurdas que foram feitas contra os negros, como a escravidão e marginalização. E os resultados disso refletem até hoje. Dados da wiki:

. Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

. O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

O propósito da data a meu ver é refletir sobre essa exclusão racial e buscar meios de diminuir isso.

Só posso te dizer obrigado, porque eu já tava ficando com raiva de tanta idiotice sendo dita nesse tópico.

O que deveria ser feito o tempo todo, não num dia feriado que trás muito prejuízo em algumas localidades.

Uma data específica ajuda. Coloca muito mais em evidência a discussão.

É, faz-se umas reportagens, mostra-se uns dados, fala-se de Zumbi, capoeira e Bahia. O resto do ano a população negra continua sofrendo da mesma forma, negros que em sua maioria nem se reconhecem como tal. Talvez ajude um pouquinho, mas prejudica muito mais (considerando-se que nada mais é feito) deixando a sensação de que assim algo já foi feito em relação à situação do negro no Brasil.

Prejudica em que?

As pessoas nesse tópico estão se mostrando extremamente infantis ao usarem um discurso manjado de "é racismo/é preconceito" sem conseguir argumentar nem de uma forma minima.

Totalmente contra. Branco fazer racismo contra negro é crime... E negro praticar racismo contra o branco não é... Isso só demonstra que o Negro tenta ser superior ao Branco...

Onde está o racismo, meu amigo?

O problema é que em qualquer assunto relativo as raças (o termo está errado, mas assim todo mundo entende) as pessoas começam a levantar bandeiras de igualdade para todos sem serem capazes de entender o que igualdade significa. Quem tiver um mínimo intelecto, que reflita:

"A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se eqüivalessem." - Rui Barbosa

Postado

Claro que eu sou a favor, quanto mais feriados, melhor. :joia:(consegui até finalizar a minha monografia nesse feriado) :)

Postado

Engraçado é que o branco não pode praticar racismo contra o negro, mas o que ocorre quando o negro é racista com o branco?

Postado
Engraçado é que o branco não pode praticar racismo contra o negro, mas o que ocorre quando o negro é racista com o branco?

Isso é verdade, mas eh mto menos ressaltado o racismo contra o branco, do que contra o negro. Talvez pq ele seja menor, mas que ocorre, com certeza ocorre, ngm pode negar.

Postado
Seria a favor se fosse feriado aqui. Como não é...

Fim do tópico. O resto da discussão é água.

Postado

Se quiserem fazer o feriado da consciência branca, que não seja durante as férias, hein, pelo amor de Deus! Feriado durante férias e fim de semana é a pior coisa que existe.

Postado

Aqui em Sorocaba foi feriado, e eu não fui a escola, vlw negros!!

Postado

Recomendo a leitura deste artigo do Sebastian (aquele mesmo, da C&A), publicado na Zero Hora de domingo:

É verdade que o Brasil cometeu alguns erros históricos acerca da sua relação com o povo negro. É certo que o nosso país demorou em assinar a carta de alforria, muito embora só o tenha feito por pressões externas e por motivos mercantilistas. É, no mínimo, angustiante recordar o quanto os negros sofreram ao longo do tempo escravagista. E ainda sofrem, mesmo forros e belos, vistas as manifestações de racismo e discriminação pelo mundo afora.

Todavia, não costumo comemorar o 20 de novembro como uma celebração. Prefiro lembrar da saga e a luta de Zumbi dos Palmares pela quebra das correntes. Também não defendo a idéia de que se destine, em algumas partes do Brasil, um feriado pela consciência negra. Na minha avaliação, tudo isso também pode ser discriminatório. Penso, sim, que devemos aprender com as lições do passado, sem festejos, nem fogos de artifício. Afinal, será também o Dia do Índio feriado? Por acaso este povo, que já habitava as nossas terras muito antes dos brancos, também não sofreu aberrações, estupros, contaminações e uma série de desmandos?

Na verdade, já pude notar diversas manifestações de preconceitos raciais, seja de brancos a negros, negros a brancos, amarelos a brancos, brancos a vermelhos, e todo um azar de um arco-íris ilusório e malévolo. Estas práticas inconscientes não são propriedade de nenhuma raça específica, e sim de uma alma em conflito consigo mesma. A alma que deixa de ser alma para ser meramente um corpo.

Será que o leitor pode imaginar o quanto um artista negro e bailarino como eu pode sofrer discriminações? No entanto, a minha postura diante da vida não admitiu que eu sofresse esses manifestos. Simplesmente não me permiti receber desafetos racistas, mesmo sabendo que muitas pessoas tentariam me oferecer. Afinal, você recebe aquilo que você se dá. Eu me dou muito bem comigo mesmo e recebo em troca e gratuitamente a simpatia das pessoas e o reconhecimento pelo meu trabalho.

Quantos irmãos da mesma pele têm a síndrome do vitimismo? Muitos são olhados com admiração e respeito, entretanto a memória celular da nossa raça, às vezes, cisma que esses olhares são de desprezo e nojo. “Por que aquela pessoa está me olhando?”, dizem. E eu sempre respondo que é bem melhor serem vistos do que ignorados.

Orgulho-me de ser um cidadão do mundo. E de ter nascido preto. Seria assim se eu tivesse nascido palestino, normando, japonês, anglo-saxão, tuaregue ou aborígine. A Deus agradeço por ter nascido brasileiro de Minas Gerais, mas o faria se fosse argentino da Recoleta ou espanhol de Barcelona. Minha filosofia é sentir-se confortável dentro do corpo que escolhemos para nascer.

No dia da consciência negra (e que pode ter outra conotação de negro visto como sombrio) e que deveria se chamar dia da consciência do valor dos negros para o Brasil, procurei conclamar meus irmãos – nunca nos chame de “pessoas de cor”, quem tem cor é aura – a que busquem a felicidade suprema de dentro para fora. E que, verdadeiramente, conhecessem a beleza de ser um ser íntegro, e sem pele. E que, finalmente, se libertassem da escravidão interior da mentira da inferioridade.

• 3 semanas depois...
Postado

sou contra sim....

todos nós somos uma raça só...."BRASILEIRA"

Postado

Tá... é contra a Consciência Negra mas fala que a raça é uma só: Brasileira...

Nós existe só brasileiro no mundo, e sim humano em geral!

A propósito, Chavinhos, você ta dando raiva ressuscitando tópicos antigos, evite isso :joinha:

Postado

Eu sou a favor devido o nome do feriado já insinuar "Consciência Negra", é o dia para as pessoa que são preconseituosas com as pessoas negras, pensarem bem como agem com as pessoas de etnia diferente, ;):joinha:

Postado

Aqui no Rio também é comemorado...sou totalmente contra, pois fica parecendo q os negros são coitadinhos e precisam de um dia especial para comemorarem....

Postado

bom amigo uma ves na sala de aula fisemos debates sobre negros e seus direitos.

esse dia é para nós lembrar das atrocidades que foram feitas com os negros no passado e nao culpar os brancos de hoje por isso. para nao esquecermos dos seus sofrimentos, afim de que nunca mais se faça novamente. da mesma forma que o natal é para lembrar o nascimento de jesus, a pascoa sua morte e resureiçao, etc.

jesus nao cupou a humanidade por ter escolhido a sua morte pois sabia que isto era necesario para que hoje as pessoas pudesem invocar seu nome e serem atendidas segundo a sua fé. assim como o holocausto dos judeus, foi necessario para que eles se ajuntasem e formacem uma naçao novamente.

nada acontece sem a permisao de deus e para tudo tem seu proposito. esse uniao de culturas formaram nosso país e isto nao podemos negar, e se cria algo quando se precisa, assim como criou se o dia da mulher por causa de um masacre de mulheres numa fabrica, o dos negros pelo passado.

em nada prejudica os brancos nisso, nem faz os negro pensarem mal dos brancos. quem sente se culpado é por que tem culpa, concordam! entao os brancos nao precissam se estressar e nem os negros julgarem.

outra coisa, nao falam dos indios tambem, que foram os verdadeiros brasileiros e acabaram sendo exterminados praticamente. assim como os negros sofreram no passado e precisam serem reconhecidos. os missionarios e discipulos que morreram apredejados, xicoteados... PARA QUE POSSAMOS VIVER EM HARMONIA NADA MELHOR QUE SERMOS OTIMISTA, BUSCANDO A FELICIDADE NO COLETIVO.

eu sei que muitas pessoas nao gostao desse pabo de biblia, por que criaram uma ideologia errada e carregam isto para o resto da vida, ate entenderem o verdadeiro sentido das coisas e da vida e muitos acabam nem entendendo. valeu, esperem que entendam o que eu quis dizer. um abraço!!!!

Completando o que eu disse antes, devemos respeitar as diferenças de qual quer tipo, tanto racia, social, cultural, etc.

pergunto agora para quem é homen: gostariam de ter só homen na fase da terra, craro que nao , ne...

tve haver respito pelo que é diferente de min, pois ninguem é vigual a ninguem.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Essas pulgas já brincaram muito aqui no estado. Já morreram umas cinquenta delas.
  2. Professor Inventivo

SBT

Professor Inventivo respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Acho que não só os antigos produtos mexicanos da boa audiência. Capaz que se reprisar um programa Silvio Santos ou até mesmo o Gugu vai dar boa audiência também. As produções novas do SBT são muito fracas e a maioria é só jornal. Enquanto isso, o público vive só das lembranças do que a emissora foi um dia.
  3. Eu acho...

SBT

Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Verdade, esqueci que ela também passou pelo facão. Corrigindo: Tem alguém lá dentro que não aguenta ver produtos mexicanos fazendo mais sucesso que as produções do SBT. E o ciclo se repete: colocam um produto na grade → produto tem boa audiência → produto ganha mais horários na grade → começam os cortes e/ou atrasos → audiência cai → retiram alguns horários do produto → tiram o produto do ar de vez
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: TV SIM ( ES) - Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 12:56 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 12:56 - Cristóvão Colombo / Vovô Matusquela (1975) ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 13:16 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:16 - Buffalo Bill (1976) 13:38 - Cyrano de Bergerac (1978) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 13:38 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:38 - Doutor Chapatin e o contrabando / Com essas pulgas não se brinca de pula-pula! (1978)
  5. Cleberson

SBT

Cleberson respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Viva a Noite será na sexta às 23h

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.