Ir para conteúdo

O valor dos Estaduais!

Barril do Chavinho

Recommended Posts

Barril do Chavinho
Postado

Bom pessoal, como sabemos atualmente todos dão uma grande importância - e com razão -, à Libertadores e a Copa do Brasil no primeiro semestre, com isso os Estaduais perderam o valor de 20, ou até mesmo 10 anos atrás. Antigamente tinhamos torneios poderosos, algumas vezes até mais forte que o Brasileirão, tanto é que tinha maior tempo de duração. Agora eu pergunto: qual é o valor dos estaduais? Ainda os times tem a mesma gana pelo fato de ser um titulo, ou mais para não deixarem os rivais comemorarem? O que deve ser feito para fortalecer esses campeonatos?

Minha opinião:

Os times ainda dão valor a competição. Porém muito se diz quando perde: "É que estávamos focados na Libertadores (ou Copa do Brasil)". Isso quer dizer que eles ligam sim, porém não é o mesmo valor de antes. Também tem muito o lado do regulamento da competição, os estaduais são grandes demais para o calendário que temos, talvez a diminuição no número de times em São Paulo para 12 e no Rio para 8 seria mais adequado. O que vemos hoje são os times jogando com "mistão" para poupar os jogadores para fases mais avançadas das competições. Outra solução que acho que poderia dar certo para valorizar os estaduais, seriam tirar a Copa do Brasil do primeiro semestre e colocá-la no segundo, assim os times da Copa jogariam folgado o estadual, e somente a minoria - 5 times - que jogam a Libertadores estariam menos interessados nesse campeonato, que por sua vez também daria uma valorização na Copa do Brasil, que assim no segundo semestre teria os 5 clubes que jogaram a Libertadores também.

Outro fato que mostra a perda do valor dos estaduais são: eles nem sempre confirmam a condição do time campeão, no campeonato brasileiro. Por exemplo, o Atlético Paranaense fez um início brilhante de Estadual, ficou 14 partidas invictos se não me engano, chegou a final e perdeu o titulo, mesmo assim poderia ser cotado como um bom time para o nacional, porém hoje briga para não cair. Se há tempos atrás achavamos que o campeão estadual de um estado forte (SP, RJ, RS e MG) entraria mais badalado no brasileirão, nos dias de hoje não acontece. Vejam o outro Atlético, o mineiro como exemplo. Por mais que ele seja campeão estadual, sabemos que por sua história, fica dificil em acreditar no titulo do Galo no brasileirão, já o mesmo não acontece com o Cruzeiro, que sempre entra forte no nacional, isso deve-se ao fato de suas boas campanhas em edições anteriores do Campeonato Brasileiro, e não no estadual do mesmo ano.

Bom, é isso aí. Espero que todos deixem suas opiniões.

• Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• E.R

8

• Barril do Chavinho

8

• Fabão

4

• Freddie Mercury

3

Usuários que mais postaram nesse tópico

Postado

Os estaduais realmente não precisam ser tão longos, pois há poucos times realmente competitivos.

Em São Paulo e no Rio são 4 times. Em outros estados é ainda pior, normalmente se tem 2 ou no máximos 3 times competitivos.

O ideal para os grandes times seria estaduais de tiro curto. Já para os pequenos, quanto maior e mais longo for o estadual, melhor.

Uma coisa que acho ruim é a disputa de torneios em paralelo. Isso sempre acaba desvalorizando um dos campeonatos, pelo fato do time priorizar o outro. O ideal seria ajustar o calendário para que isso não ocorra.

Postado (editado)

No atual formato do calendário brasileiro, não há como ter campeonatos estaduais. Querem fazer campeonatos nacionais de pontos corridos imitando a Europa? Façam-o decentemente então. Adeque o calendário para que a temporada seja disputada entre setembro e maio e extingua os Estaduais.

Atualmente os Campeonatos Estaduais só atrapalham a preparação dos clubes.

Agora, se o Campeonato Brasileiro fosse mata-mata, aí sim viabilizaria a disputa dos Estaduais.

Editado por Freddie Mercury
Postado

O problema é que tem times demais no Campeonato Brasileiro. Se fossem apenas 16 equipes, com 3 caindo e 3 subindo, teríamos as Séries A, B e C fortes e o maior torneio nacional do país começando após o fim da Libertadores.

E, claro, a Sul-Americana, teria que ser disputada paralelamente a Libertadores, com a Copa do Brasil no segundo semestre.

Cada estadual deveria ter 12 clubes, exceto o Campeonato Paulista, que deveria ter 16 equipes. Campeonato Estadual jamais deveria ser em pontos-corridos, como é em SP.

A fórmula mais simples é a do Rio de Janeiro.

Postado (editado)
O problema é que tem times demais no Campeonato Brasileiro. Se fossem apenas 16 equipes, com 3 caindo e 3 subindo, teríamos as Séries A, B e C fortes e o maior torneio nacional do país começando após o fim da Libertadores.

E, claro, a Sul-Americana, teria que ser disputada paralelamente a Libertadores, com a Copa do Brasil no segundo semestre.

Cada estadual deveria ter 12 clubes, exceto o Campeonato Paulista, que deveria ter 16 equipes. Campeonato Estadual jamais deveria ser em pontos-corridos, como é em SP.

Edu, aqui não é Europa. Lá são só 4, 5 equipes de expressão, o resto só briga por Copa da Uefa ou para não cair.

Se nós pegarmos os clubes grandes do Brasil que estão na primeira divisão, levando em conta a torcida, estrutura e títulos, já dá mais que 16 clubes, veja: Atlético/PR, Atlético/MG, Botafogo, Coritiba, Corinthians (que subiu), Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Goiás (que tem muita estrutura), Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.

Enquanto lá na Europa você vê um Lyon e uma Internazionale que se tornaram soberanos, quase hors-concours na França e Itália, respectivamente; ou Barcelona e Real Madrid, Chelsea e Manchester se alternando nos títulos espanhol e inglês.

Não dá para imitar a Europa aqui. É diferente.

Postado

Na minha opinião, existem 12 clubes grandes (Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional e Grêmio) . Os demais tem estrutura, mas não tem o número de títulos e jogadores cedidos para a seleção brasileira quanto os verdadeiros 12 clubes grandes.

Mas com apenas 16 times na Série A, sempre teria 2 ou 3 grandes na Série B, fortaleceria tanto a Série A, quanto a Série B.

Com 16 clubes, 4 indo para a Libertadores e 3 caindo para a Série B, teríamos uma disputa muito intensa e acabaria com a tal zona da pasmaceira.

--

JANEIRO - PRÉ-TEMPORADA (da terceira semana de janeiro até a segunda semana de fevereiro)

FEVEREIRO - começo dos estaduais (uma semana após o Carnaval)/pré-Libertadores na terceira e quarta semana do mês

MARÇO - estaduais /Libertadores (sem clubes mexicanos) / Copa Pan-Americana (com clubes mexicanos e clubes dos EUA)

ABRIL - estaduais / Libertadores / Copa Pan-Americana

MAIO - estaduais / Libertadores / Copa Pan-Americana

JUNHO - Campeonato Brasileiro / Libertadores / Copa Pan-Americana

JULHO - Copa do Mundo / Copa das Confederações / Copa América / Olimpíadas (inter-temporada)

AGOSTO - Campeonato Brasileiro / Libertadores / Copa Pan-Americana

SETEMBRO - Copa do Brasil / Campeonato Brasileiro

OUTUBRO - Copa do Brasil / Campeonato Brasileiro

NOVEMBRO - Copa do Brasil / Campeonato Brasileiro

DEZEMBRO - Copa do Brasil / Campeonato Brasileiro (Campeonato Brasileiro acaba no segundo domingo do mês, a Copa do Brasil acaba na terceira semana do mês, antes do Natal)

Férias (da terceira semana de dezembro até a terceira semana de janeiro)

Barril do Chavinho
Postado

Eu colocaria 18 clubes na primeira divisão então, com dois subindo e dois caindo, no máximo três.

E planejaria um calendário da mesma forma que o Edu colocou, daí os torneios seriam da seguinte forma:

Estadual: SP com 14 times e os demais Estados com 12.

Brasileiro: 5 primeiros na Libertadores, do 6º ao 10º na Pan-Americana.

Copa do Brasil: Campeão na Libertadores, vice na Pan-Americana.

----

Libertadores: 5 vagas direta para o Brasil e para a Argentina. 3 vagas diretas para Paraguai e Uruguai. 2 vagas diretas para Peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Chile e Equador. 1 vaga direta para o campeão. Uma vaga para cada um dos 10 países à pré-Libertadores, mais um para o campeão da Pan-Americana e o vice da Libertadores passada, algo mais ou menos assim (porque teria que dar 12 times na pré, para definir as três vagas restantes).

----

Pan-Americana: 5 vagas de Brasil e Argentina. 4 vagas de México, EUA, Paraguai e Uruguai. 3 vagas para Peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Chile e Equador. Primeira fase com 11 grupos de 4, classificam os dois primeiros de cada chave, mais os dois melhores 3º colocados, e juntam-se aí os 8 terceiros colocados da chave de grupos da Libertadores.

Postado

é claro que sim, a rivalidade local é muito mais 'charmosa' e mais interessante

o problema é que esse campeonato esdruxulo de pontos corridos para o Nacional, vai acabar matando os Estaduais e já matou os Regionais

saudade demais de mata-mata na 1ª divisão, e ainda por cima, canalizaram tudo isto pra 2ª e 3ª divisões... Era tão interessante o sistema de classificação da 2ª divisão, em 2005, quando o Santa subiu pra 1ª

22 clubes (acho)

classificavam-se os 8 primeiros, constituindo 2 grupos de 4 (1º, 3º, 5º, 7º) (2º, 4º, 6º, 8º)

passavam 2 de cada grupo, num quadrangular final

era ótimo...

:(

Maldita CBF, sejam amaldiçoados até a 7ª geração os que aprovaram pontos corridos no Nacional!

mas, voltando aos estaduais haha'

eu curto muito campeonato estadual, num estado como o meu que tem 3 grandes forças (Santa, Sport e Náutico) e sempre tem time do interior que morde valendo no certame (Central, Porto, Salgueiro), é muito interessante.

E graças aos céus voltou a fórmula consagrada do campeonato pernambucano, com 2 turnos, e final entre os vencedores dos turnos.

Postado

eu acho legal pq aí é certeza q os 4 grandes jogarão entre si... qdo dividiam em grupos, isso não acontecia...

mas neste ano o campeonato foi horrível... a fase de grupos só serviu pra enrolar... todo mundo sabia q iam se classificar Fla, Flu, Vasco e Bota...

eu curto muito campeonato estadual, num estado como o meu que tem 3 grandes forças (Santa, Sport e Náutico) e sempre tem time do interior que morde valendo no certame (Central, Porto, Salgueiro), é muito interessante.

em PE é mto legal mesmo... único estado q tem 3 grandes forças...

Postado

Paraná, Goiás e Santa Catarina também tem.

--

O modelo ideal é o Campeonato Carioca 2006, com 12 participantes, semifinal e final das Taças Guanabara e Rio em jogo único e mais as finais (se necessário).

Postado (editado)
Na minha opinião, existem 12 clubes grandes (Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional e Grêmio) . Os demais tem estrutura, mas não tem o número de títulos e jogadores cedidos para a seleção brasileira quanto os verdadeiros 12 clubes grandes.

Mas com apenas 16 times na Série A, sempre teria 2 ou 3 grandes na Série B, fortaleceria tanto a Série A, quanto a Série B.

Com 16 clubes, 4 indo para a Libertadores e 3 caindo para a Série B, teríamos uma disputa muito intensa e acabaria com a tal zona da pasmaceira.

Olha como é pouco, se são 12 clubes grandes, então teríamos só 4 "pequenos". Em um certame de 16 equipes, três caindo é muita coisa, pois representaria, aproximadamente, 20% dos times do campeonato rebaixados.

Eu sou a favor de 24 equipes (levando em conta seu critério, teríamos 12 grandes, 5 intermediários e 7 "pequenos") , com mata-mata e caem quatro e sobem quatro times.

Postado

Paraná, Goiás e Santa Catarina também tem.

é verdade, me esqueci...

mas em GO, não acho... e em SC são 4 clubes q disputam historicamente (Figueirense, Avaí, Joinville e Criciúma)...

Postado

Ah, seria muito bom a volta do "Torneio Rio-São Paulo". Muito mais competitivo.

:)

Postado

Não há mais espaço no calendário. Pode reparar que desde que implantaram os pontos corridos, o Rio-São Paulo acabou.

Postado

Não há mais espaço no calendário. Pode reparar que desde que implantaram os pontos corridos, o Rio-São Paulo acabou.

É verdade, o último foi em 2002, mesmo ano do último campeonato brasileiro de mata-mata.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Raphael
      70

Bolão CH - 2ª Edição (Maio/2025)

2. Helenaldo
      1909

NOVELAS

3. Professor Inventivo
      2331

Exibições de Chaves no SBT

4. Doutor Chimoltrúfio
      70

Bolão CH - 2ª Edição (Maio/2025)

5. Doutor Chimoltrúfio
      2331

Exibições de Chaves no SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...