Ir para conteúdo

Debates sobre São Paulo

Seu Madruga Veste Preto

Recommended Posts

Seu Madruga Veste Preto
Postado

Tópico destinado a discussões referentes ao estado mais importante do Brasil e a sua capital o São Paulo.

Debatam aqui os mais variados temas referentes a este estado.

Deem preferência a assuntos realmente relevantes para a população.

Todos do fórum estão convidados, incusive moradores de outros estados.

Barril do Chavinho
Postado

O Estado de São Paulo é bom para se viver na minha opinião, eu que vivo numa cidade não muito longe da capital - 125km - e que tem 200 mil habitantes não tenho do que reclamar, o estado gera grande quantidade de empregos, tem bons lugares para lazer, claro, bem menos exuberante que de estados do nordeste ou Rio. O que atrapalha aqui é o trânsito, na minha cidade nem tanto, mas na capital é um caos aquilo lá, sem falar dos motoboys...

Alías, as pistas do estado estão ótimas, em relação a outros estados - principalmente em Minas que é terrível - então deixo aí a pergunta no ar: É válido pagar os pedágios, como fazemos, para ter essas pistas em boas condições?

Queria saber principalmente a opinião de quem mora em outros estados, que tem pistas ruins e não pagam o pedádio.

Postado
Rodízio de veículos volta a vigorar segunda-feira em São Paulo

da Folha Online

Suspenso desde o último dia 24 de dezembro devido à redução do tráfego durante as festas de fim de ano e das férias escolares, o rodízio de veículos volta a vigorar na próxima segunda-feira (12) na cidade de São Paulo

A operação restringe a circulação de segunda a sexta-feira, nos horários de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h--, no chamado centro expandido de São Paulo (formado pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê e as avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Inácio de Anhaia Melo, Juntas Provisórias e Bandeirantes).

O rodízio afeta dois números de placas por dia --a frota da cidade é de aproximadamente 6 milhões de veículos. A multa para o motorista que despeita o rodízio é de R$ 85,12 e acarreta ainda quatro pontos na carteira.

Posto isso pra puxar o assunto "rodízio veicular". Mesmo com o aumento das restrições e da região a ser evitada pelos motoristas, os índices de lentidão continuam altos. O rodízio que vigora em São Paulo é a melhor opção para conter os congestionamentos?

Meu parecer:

Restringir apenas 2 finais de placa por dia é pouco. Deve-se ampliar para 4 finais de placa, para que carros fiquem dois dias da semana impossibilitados.

Outra alternativa é criar estacionamentos em terminais de ônibus e em estações de trem e de metrô. Assim, o motorista deixará sua caranga neles (Deus queira que estejam bem vigiados) e seguirá o trajeto pelo transporte público.

Outro problema são os semáforos. A maioria não é inteligente e é mal regulada. Perto de casa, há a bifurcação de duas avenidas, a resultante leva o motorista à Marginal Tietê ou à outra cobiçada avenida. Os dois semáforos das avenidas que se bifurcam favorecem o motorista de uma delas, pois encontrará sinal verde quando chega à avenida resultante. Esta fica cheia de carros de uma avenida da bifurcação, e os motoristas da outra fecham o cruzamento para se aglomerarem na avenida resultante (que está com o sinal vermelho). Semáforos inteligentes seriam eficazes, já que em cruzamentos, a via com mais tráfego terá prioridade.

Postado
O Estado de São Paulo é bom para se viver na minha opinião, eu que vivo numa cidade não muito longe da capital - 125km - e que tem 200 mil habitantes não tenho do que reclamar, o estado gera grande quantidade de empregos, tem bons lugares para lazer, claro, bem menos exuberante que de estados do nordeste ou Rio. O que atrapalha aqui é o trânsito, na minha cidade nem tanto, mas na capital é um caos aquilo lá, sem falar dos motoboys...

Alías, as pistas do estado estão ótimas, em relação a outros estados - principalmente em Minas que é terrível - então deixo aí a pergunta no ar: É válido pagar os pedágios, como fazemos, para ter essas pistas em boas condições?

Queria saber principalmente a opinião de quem mora em outros estados, que tem pistas ruins e não pagam o pedádio.

Pedágio deveria ser proibido. Se já há uma porção de impostos automotivos, e que não são nem um pouco baratos, porque ainda é necessário pagar uma taxa pra transitar? Além de privar o direito de ir e vir, a gente é cobrado duas vezes. Uma pelo governo, que embolsa o imposto e pela concessionária, que embolsa o pedágio.

Postado

. Pedágio - sou totalmente favorável às concessões de rodovias, e à cobrança de pedágio. Usou, nada mais justo que se pague. Porém, em algumas rodovias paulistas o valor é abusivo.

. Trânsito paulistano - não tem solução, e não tem rodízio de carros que resolva. Pelo contrário, quem pode passa a possuir 2 carros, e ainda bota ambos nas ruas no dia que não estão no rodízio (ou em regiões onde o rodízio não atua).

Postado

Infelizmente, é a única forma de manter as rodovias conservadas, já que se depender do Estado elas "sucumbirão" ao tempo (que dramático!).

Com rodovias exemplares, surge a questão: se há buracos e má conservação, o motorista se acidentará ou terá o carro quebrado. Se a rodovia está "lisinha", o motorista terá mais liberdade para aumentar a velocidade, causando risco aos demais condutores.

Conservar ou não conservar? Eis a questão. :ponder:

Postado
Com rodovias exemplares, surge a questão: se há buracos e má conservação, o motorista se acidentará ou terá o carro quebrado. Se a rodovia está "lisinha", o motorista terá mais liberdade para aumentar a velocidade, causando risco aos demais condutores.

Conservar ou não conservar? Eis a questão. :ponder:

Fiscalização eletrônica de velocidade. :reverencia:

Com radares fixos e móveis, e multa pesada. Proibição do direito de dirigir caso infrinja várias vezes.

Seu Madruga Veste Preto
Postado

Alguém sabe qual é o pedágio mais caro de São Paulo pra automóveis?

Aqui no Rio existe um trecho de rodovia chamado Via lagos que liga a BR-101 a Região dos Lagos. O valor cobrado nos fins de semana nesta mer** é absurdo, mais de 15 reais pra carros comuns. Durante a semana é 8,50.

Existe algum mais caro que esse por ai?

Postado

Aqui no Rio existe um trecho de rodovia chamado Via lagos que liga a BR-101 a Região dos Lagos. O valor cobrado nos fins de semana nesta mer** é absurdo, mais de 15 reais pra carros comuns. Durante a semana é 8,50.

Se eu não me engano, na Regis Bittencourt o pedágio é 11 e alguma coisa. mais caro que isso, nunca vi.

Pedágio é uma coisa positiva, falo isso pelo contraste entre as estradas do governo e as privatizadas em MG e SP. Não abusando do preço, é a forma mais fácil de garantir segurança no trânsito.

Postado

Sim.

Pedágio da rodovia dos Imigrantes (São Paulo - São Vicente) / Anchieta (São Paulo - Santos): R$ 17,00. Para veículos comerciais, é cobrado esse valor por eixo. É cobrado apenas no sentido capital-litoral.

Dos bi-direcionais, o mais caro é o pedágio de Araraquara da SP-310, que custa R$ 10,40 em cada sentido. Para veículos comerciais, é cobrado esse valor por eixo.

Motos são isentas...

Seu Madruga Veste Preto
Postado

Aqui nessa Via Lagos funciona assim: Você paga na ida e na volta. No périodo de meio-dia de sexta até o meio dia de segunda é cobrado um valor ae mto próximo de 15 reais, no resto da semana é 8,50. Motos também pagam. Tudo isso num trecho de apenas 54 km

Postado

Acho justo a cobrança do pedágio. Ando em rodovias pedagiadas e dá vontade de andar mesmo, não se vê um buraco.

Postado

Com radares fixos e móveis, e multa pesada. Proibição do direito de dirigir caso infrinja várias vezes.

Isso quando motoristas inescrupulosos não fazem o favor de tampar a placa, como acontece muitas vezes.

O engraçado é que, na captura, a própria polícia infringe a lei de velocidade para alcançar o fugitivo. Mas isso perdoo. :closedeyes:

Postado

Isso quando motoristas inescrupulosos não fazem o favor de tampar a placa, como acontece muitas vezes.

O engraçado é que, na captura, a própria polícia infringe a lei de velocidade para alcançar o fugitivo. Mas isso perdoo. :closedeyes:

Se um cara foge a 100KM/h a polícia teria de ser moralista suficiente pra correr a 80KM/h só por quê é a lei? Por Deus, Paulo, o errado aí não é a polícia. Uma coisa que acho absurda aqui no RJ é a polícia ter a disposição um monte de Gol 1.0!!! Acho que pelo menos alguns modelos deveriam ser mais parrudos, aí em SP é assim também?

Postado

Apesar da frota em SP ser nova, é possível ver um ou outro Gol 1000 ou uma Caravan com espaço interno para abrigar uns 10 delinquentes, hehe! Mas é raro. E policial deve ultrapassar o limite de velocidade, afinal, deixar o criminoso fugir é infração pior!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Roberto Macêdo
      189

Bolão CH - 2ª Edição (Maio/2025)

2. O Pirata Alma Negra
      1544

Exibições de Chapolin no SBT

3. Eu acho...
      189

4. O Pirata Alma Negra
      189

5. E.R
      226

MasterChef Brasil

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...