Ir para conteúdo

Debates sobre São Paulo

Featured Replies

Postado

Tópico destinado a discussões referentes ao estado mais importante do Brasil e a sua capital o São Paulo.

Debatam aqui os mais variados temas referentes a este estado.

Deem preferência a assuntos realmente relevantes para a população.

Todos do fórum estão convidados, incusive moradores de outros estados.

Postado

O Estado de São Paulo é bom para se viver na minha opinião, eu que vivo numa cidade não muito longe da capital - 125km - e que tem 200 mil habitantes não tenho do que reclamar, o estado gera grande quantidade de empregos, tem bons lugares para lazer, claro, bem menos exuberante que de estados do nordeste ou Rio. O que atrapalha aqui é o trânsito, na minha cidade nem tanto, mas na capital é um caos aquilo lá, sem falar dos motoboys...

Alías, as pistas do estado estão ótimas, em relação a outros estados - principalmente em Minas que é terrível - então deixo aí a pergunta no ar: É válido pagar os pedágios, como fazemos, para ter essas pistas em boas condições?

Queria saber principalmente a opinião de quem mora em outros estados, que tem pistas ruins e não pagam o pedádio.

Postado
Rodízio de veículos volta a vigorar segunda-feira em São Paulo

da Folha Online

Suspenso desde o último dia 24 de dezembro devido à redução do tráfego durante as festas de fim de ano e das férias escolares, o rodízio de veículos volta a vigorar na próxima segunda-feira (12) na cidade de São Paulo

A operação restringe a circulação de segunda a sexta-feira, nos horários de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h--, no chamado centro expandido de São Paulo (formado pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê e as avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Inácio de Anhaia Melo, Juntas Provisórias e Bandeirantes).

O rodízio afeta dois números de placas por dia --a frota da cidade é de aproximadamente 6 milhões de veículos. A multa para o motorista que despeita o rodízio é de R$ 85,12 e acarreta ainda quatro pontos na carteira.

Posto isso pra puxar o assunto "rodízio veicular". Mesmo com o aumento das restrições e da região a ser evitada pelos motoristas, os índices de lentidão continuam altos. O rodízio que vigora em São Paulo é a melhor opção para conter os congestionamentos?

Meu parecer:

Restringir apenas 2 finais de placa por dia é pouco. Deve-se ampliar para 4 finais de placa, para que carros fiquem dois dias da semana impossibilitados.

Outra alternativa é criar estacionamentos em terminais de ônibus e em estações de trem e de metrô. Assim, o motorista deixará sua caranga neles (Deus queira que estejam bem vigiados) e seguirá o trajeto pelo transporte público.

Outro problema são os semáforos. A maioria não é inteligente e é mal regulada. Perto de casa, há a bifurcação de duas avenidas, a resultante leva o motorista à Marginal Tietê ou à outra cobiçada avenida. Os dois semáforos das avenidas que se bifurcam favorecem o motorista de uma delas, pois encontrará sinal verde quando chega à avenida resultante. Esta fica cheia de carros de uma avenida da bifurcação, e os motoristas da outra fecham o cruzamento para se aglomerarem na avenida resultante (que está com o sinal vermelho). Semáforos inteligentes seriam eficazes, já que em cruzamentos, a via com mais tráfego terá prioridade.

Postado
O Estado de São Paulo é bom para se viver na minha opinião, eu que vivo numa cidade não muito longe da capital - 125km - e que tem 200 mil habitantes não tenho do que reclamar, o estado gera grande quantidade de empregos, tem bons lugares para lazer, claro, bem menos exuberante que de estados do nordeste ou Rio. O que atrapalha aqui é o trânsito, na minha cidade nem tanto, mas na capital é um caos aquilo lá, sem falar dos motoboys...

Alías, as pistas do estado estão ótimas, em relação a outros estados - principalmente em Minas que é terrível - então deixo aí a pergunta no ar: É válido pagar os pedágios, como fazemos, para ter essas pistas em boas condições?

Queria saber principalmente a opinião de quem mora em outros estados, que tem pistas ruins e não pagam o pedádio.

Pedágio deveria ser proibido. Se já há uma porção de impostos automotivos, e que não são nem um pouco baratos, porque ainda é necessário pagar uma taxa pra transitar? Além de privar o direito de ir e vir, a gente é cobrado duas vezes. Uma pelo governo, que embolsa o imposto e pela concessionária, que embolsa o pedágio.

Postado

. Pedágio - sou totalmente favorável às concessões de rodovias, e à cobrança de pedágio. Usou, nada mais justo que se pague. Porém, em algumas rodovias paulistas o valor é abusivo.

. Trânsito paulistano - não tem solução, e não tem rodízio de carros que resolva. Pelo contrário, quem pode passa a possuir 2 carros, e ainda bota ambos nas ruas no dia que não estão no rodízio (ou em regiões onde o rodízio não atua).

Postado

Infelizmente, é a única forma de manter as rodovias conservadas, já que se depender do Estado elas "sucumbirão" ao tempo (que dramático!).

Com rodovias exemplares, surge a questão: se há buracos e má conservação, o motorista se acidentará ou terá o carro quebrado. Se a rodovia está "lisinha", o motorista terá mais liberdade para aumentar a velocidade, causando risco aos demais condutores.

Conservar ou não conservar? Eis a questão. :ponder:

Postado
Com rodovias exemplares, surge a questão: se há buracos e má conservação, o motorista se acidentará ou terá o carro quebrado. Se a rodovia está "lisinha", o motorista terá mais liberdade para aumentar a velocidade, causando risco aos demais condutores.

Conservar ou não conservar? Eis a questão. :ponder:

Fiscalização eletrônica de velocidade. :reverencia:

Com radares fixos e móveis, e multa pesada. Proibição do direito de dirigir caso infrinja várias vezes.

Postado
  • Autor

Alguém sabe qual é o pedágio mais caro de São Paulo pra automóveis?

Aqui no Rio existe um trecho de rodovia chamado Via lagos que liga a BR-101 a Região dos Lagos. O valor cobrado nos fins de semana nesta mer** é absurdo, mais de 15 reais pra carros comuns. Durante a semana é 8,50.

Existe algum mais caro que esse por ai?

Postado

Aqui no Rio existe um trecho de rodovia chamado Via lagos que liga a BR-101 a Região dos Lagos. O valor cobrado nos fins de semana nesta mer** é absurdo, mais de 15 reais pra carros comuns. Durante a semana é 8,50.

Se eu não me engano, na Regis Bittencourt o pedágio é 11 e alguma coisa. mais caro que isso, nunca vi.

Pedágio é uma coisa positiva, falo isso pelo contraste entre as estradas do governo e as privatizadas em MG e SP. Não abusando do preço, é a forma mais fácil de garantir segurança no trânsito.

Postado

Sim.

Pedágio da rodovia dos Imigrantes (São Paulo - São Vicente) / Anchieta (São Paulo - Santos): R$ 17,00. Para veículos comerciais, é cobrado esse valor por eixo. É cobrado apenas no sentido capital-litoral.

Dos bi-direcionais, o mais caro é o pedágio de Araraquara da SP-310, que custa R$ 10,40 em cada sentido. Para veículos comerciais, é cobrado esse valor por eixo.

Motos são isentas...

Postado
  • Autor

Aqui nessa Via Lagos funciona assim: Você paga na ida e na volta. No périodo de meio-dia de sexta até o meio dia de segunda é cobrado um valor ae mto próximo de 15 reais, no resto da semana é 8,50. Motos também pagam. Tudo isso num trecho de apenas 54 km

Postado

Acho justo a cobrança do pedágio. Ando em rodovias pedagiadas e dá vontade de andar mesmo, não se vê um buraco.

Postado

Com radares fixos e móveis, e multa pesada. Proibição do direito de dirigir caso infrinja várias vezes.

Isso quando motoristas inescrupulosos não fazem o favor de tampar a placa, como acontece muitas vezes.

O engraçado é que, na captura, a própria polícia infringe a lei de velocidade para alcançar o fugitivo. Mas isso perdoo. :closedeyes:

Postado

Isso quando motoristas inescrupulosos não fazem o favor de tampar a placa, como acontece muitas vezes.

O engraçado é que, na captura, a própria polícia infringe a lei de velocidade para alcançar o fugitivo. Mas isso perdoo. :closedeyes:

Se um cara foge a 100KM/h a polícia teria de ser moralista suficiente pra correr a 80KM/h só por quê é a lei? Por Deus, Paulo, o errado aí não é a polícia. Uma coisa que acho absurda aqui no RJ é a polícia ter a disposição um monte de Gol 1.0!!! Acho que pelo menos alguns modelos deveriam ser mais parrudos, aí em SP é assim também?

Postado

Apesar da frota em SP ser nova, é possível ver um ou outro Gol 1000 ou uma Caravan com espaço interno para abrigar uns 10 delinquentes, hehe! Mas é raro. E policial deve ultrapassar o limite de velocidade, afinal, deixar o criminoso fugir é infração pior!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Chapolin
    Chapolin respondeu ao tópico de Rodrigo Colorado em Venda da Esquina
    Bem, depois do "mês do terror" (Que venho fazendo todos os anos, "anualmente", desde 2021) eu acabei não assistindo nada em novembro, e agora em dezembro voltei a assistir, o último exatamente antes de eu acessar agora o FUCH, que foi: Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros (1994) Continua excelente, está na minha lista de filmes favoritos Ainda não assisti a versão estendida dele (Acho que é estendida). Eu achei "Plataforma do Medo" (2004) um ótimo filme (Até melhor que imaginava). É um filme que merece ser mais reconhecido, re-descoberto, e muito melhor que muita filme que andam lançando nestes últimos anos (É muita tranqueira sendo lançada ultimamente, chanfle! ) Para quem não viu fica a recomendação e obrigado @Pavi por ter me recomendado ele
  2. leloedi
    Não tem horário pra tudo isso. Só o "Refeição Indigesta/Natal Noite de Paz" tem quase 27 minutos, sem contar abertura e créditos. As duas versões da Festa a Fantasia tem 43/44 minutos (não me lembro quanto que tem a versão de 1990, mas deve ser nessa faixa). Provavelmente vem um esquete Herbert Richers mesmo, ou algum episódio dos anos 70. Ou os dois. Isso considerando que eles vão exibir a esquete dos Caquitos. Porque eles podem também passar só o episódio do Natal como fizeram no ano passado.
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Exibições Internacionais
    Chapolin e Chaves: Univision - Sábado, 20 de dezembro de 2025 Horário de Brasília 16:00 - Chapolin: Onde estão os passarinhos? (1977) 16:30 - Chaves: Sem pichorra não tem festa, primeira parte (1976) OBS: Episódios reprisados pelo canal no domingo entre 05h00 e 06h00 (Horário de Brasília).
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Juninho (atacante / Pumas)
  5. Chapolin
    Chapolin respondeu ao tópico de Samurai em Fórum Social
    Palma, palma, não priemos cânico! Apareci hoje por aqui e já respondi a sua MP também

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.