Ir para conteúdo

Direito à greve e aos protestos

Featured Replies

Postado

Duas coisas:

Todo cidadão ou segmento da sociedade tem direito de protestar. Assim como todo funcionário de empresas ou autarquias públicas ou privadas têm, assegurado pela constituição, o direito à greve.

Mas, acho o seguinte: um protesto só é válido quando:

1. Não interefere de maneira negativa no dia-a-dia do cidadão, como por exemplo, um protesto trancando uma rodovia

2. Não usa de violência

3. Não põe em risco a segurança das pessoas ou dos serviços básicos

E as greves, só são válidas, na minha opinião, quando:

1. Não afetam setores essenciais à vida das pessoas e à segurança, como: educação, previdência, saúde, segurança pública, controle de tráfego aéreo, emissão de documentos, fiscalização de aduanas, transporte público, saneamento básico.

2. Têm uma motivação realmente importante.

3. Os grevistas não tentam impedir o acesso dos servidores ao trabalho, quando estes não querem fazer greve.

Exemplos de serviços afetados por greves, com prejuízo a todos:

. educação: alunos ficam sem aula e têm que recuperar depois

. previdência: aposentados e trabalhadores não conseguem marcar perícias, encaminhar aposentadoria...

. saúde: enfermos não são atendidos

. segurança: ficamos à mercê dos bandidos, sem policiamento nas ruas

. controle de tráfego aéreo: caos nos aeroportos

. emissão de documentos: como os passaportes

. fiscalização de aduanas: matérias-primas não entram no país em ritmo normal, causando perdas na indústria e até problemas para nós, como a fabricação de remédios

. transporte público: passageiros ficam à pé

. saneamento básico: os serviços de água e esgoto não podem executar serviços como conserto de fugas d'água, etc

Um exemplo de greve absurda é a dos municipários de Porto Alegre: já ganham muito e ainda reclamam. O pior é que essa greve tem motivação política. E ainda estão fazendo piquetes em frente a postos de saúde e unidades do serviço de água e esgoto da cidade, causando problemas para a população.

Por isso, sou a favor de mudanças na lei de greve.

E vocês, o que pensam?

Postado

tá certo que alguns exageram, mais tem algumas greves boas(pelo menos pra mim)

EX:

quando tem greve de onibus, não tem aula :surfing:

Postado

O pior tipo de greve é a dos bancários. Aí você tem que pagar uma conta e acaba não podendo ou então enfrenta filas gigantescas em casas lotéricas p/pagar.

Tem que ter mudanças na lei de greves sim. :joinha:

Postado

Esse ano vai haver um possível congelamento salarial que pretende igualar os salários dos professores do Centro-Sul com os da Amazônia Legal e do Nordeste.

Os professores de todo o Brasil estão fazendo pra fazer uma greve, e gente como Eu, Charles, Cheves, vamos ser afetados por causa dessa porcaria chamada Greve. Claro, trabalhador tem seu direito, mas acho que eles têm de reinvidicar sem prejudicar outras pessoas. A Greve do funcionarismo público pretende ser em escala NACIONAL. Vocês tem noção do que é todas as escolas Federais do Brasil pararem? Aqui no RJ a UFRJ, o Cefet/RJ [Que eu e Cheves estudamos], o Cefet-Química, o Pedro II[Que o Cheves estuda], as Faetecs [Onde Charles estuda], a UERJ estão tudo apoiando.

Acho um absurdo esse treco de greve. Se fosse uma paralisação, como houve uma no meu colégio semana retrasada, até vai, um dia parado para fazer manifestos, agora parar um, dois ou até mais meses? [Que foi o que aconteceu em 2005, onde o Cefet parou em setembro e voltou no fim de dezembro] Isso é absurdo total! Falta de consideração com os alunos, que vão ser os únicos prejudicados. ¬¬

EX:

E você acha isso legal? No meu caso, eu to no primeiro ano, embra fosse pra tá no segundo, se eu tivesse no terceiro e essa maldita greve aparecer, eu não iria poder me matricular numa faculdade porque meu histórico iria atrasar. Tudo porque? Por causa de uns maldito trocados pra encher a bolsa daqueles professores que só querem ficar coçando o saco durante a greve, que duvido muito que muitos deles vão a manifestos.... isso me deixa p***.... e o que me mais deixa p*** é a passividade de uns alunos que ao invés de se manifestarem a favor ou contra, só tão dando graças a Deus por causa da greve porque vai ficar em casa, como você, Lombriga de Barriga... <_<

Postado
Esse ano vai haver um possível congelamento salarial que pretende igualar os salários dos professores do Centro-Sul com os da Amazônia Legal e do Nordeste.

Os professores de todo o Brasil estão fazendo pra fazer uma greve, e gente como Eu, Charles, Cheves, vamos ser afetados por causa dessa porcaria chamada Greve. Claro, trabalhador tem seu direito, mas acho que eles têm de reinvidicar sem prejudicar outras pessoas. A Greve do funcionarismo público pretende ser em escala NACIONAL. Vocês tem noção do que é todas as escolas Federais do Brasil pararem? Aqui no RJ a UFRJ, o Cefet/RJ [Que eu e Cheves estudamos], o Cefet-Química, o Pedro II[Que o Cheves estuda], as Faetecs [Onde Charles estuda], a UERJ estão tudo apoiando.

Acho um absurdo esse treco de greve. Se fosse uma paralisação, como houve uma no meu colégio semana retrasada, até vai, um dia parado para fazer manifestos, agora parar um, dois ou até mais meses? [Que foi o que aconteceu em 2005, onde o Cefet parou em setembro e voltou no fim de dezembro] Isso é absurdo total! Falta de consideração com os alunos, que vão ser os únicos prejudicados. ¬¬

EX:

E você acha isso legal? No meu caso, eu to no primeiro ano, embra fosse pra tá no segundo, se eu tivesse no terceiro e essa maldita greve aparecer, eu não iria poder me matricular numa faculdade porque meu histórico iria atrasar. Tudo porque? Por causa de uns maldito trocados pra encher a bolsa daqueles professores que só querem ficar coçando o saco durante a greve, que duvido muito que muitos deles vão a manifestos.... isso me deixa p***.... e o que me mais deixa p*** é a passividade de uns alunos que ao invés de se manifestarem a favor ou contra, só tão dando graças a Deus por causa da greve porque vai ficar em casa, como você, Lombriga de Barriga... <_<

palma palma não criemos cânico

cê acha que eu falto todo dia

eu sou o que menos falta lá

uma folguinha de vez em quando n faz mal :surfing:

Postado

mas tbm tem aqueles q fazem greve por bobagem e acabam atrapalhando um monte de gente sem um bom motivo

Postado

Direito de fazer greve todos têm, mas desde que isso não interfira no cotidiano das pessoas.

Editado por Arnold

Postado
  • Autor

Sim, e legal são os grevistas, que ficam até meses sem trabalhar e a gente pagando...tem mais que cortar o ponto dessa gente.

interefirea

:huh:

Postado

Sim, e legal são os grevistas, que ficam até meses sem trabalhar e a gente pagando...tem mais que cortar o ponto dessa gente.

interefirea

:huh:

Rapidez na digitação. :closedeyes:

Postado

Sou contra a greve protegida pela Constituição, salvo os casos em que não interferem em nosso cotidiano.

Se quer pedir salário melhor, não vá atrapalhar a vida de quem num tem nada a ver!

No caso dos protestos, se forem civilizados, tudo bem! Mas se for como o que teve pelo G8 em São Paulo, num dá!

Postado

Po, ótimo topico.

Resumindo, o que foi dito é:

"O trabalhador deve ter direito a greve... só não pode fazê-la".

O problema é que o povão acha que um gordo fica sentado com as pernas pro alto na mesa do sindicato comendo donuts sonhando em ser o Arnold Schwarznegger e num momento ele pensa: "uhm... vamos fazer greve". Não pessoal, esse é o Homer Simpson, não é o trabalhador brasileiro.

Greves são sempre últimas alternativas, usadas apenas depois de todos os processos que vocês chamam dde "protestos que não afetem ninguem".

E é comprovado que protesto que nao afeta ninguém também não é ouvido por ninguém.

Sou a favor de greve sim. Não é culpa dos trabalhadores que pare a segurança, a saúde, a educação, os meios de transporte. A culpa é do governo que não respeita a classe operária.

Greves não existiriam se o governo se prestasse a dar respeito a essas pessoas. Como a greve da educação que teve ano retrasado, que parou alguns colegios (o meu por exemplo) por 3 meses.

Tinha necessidade de parar por 3 meses? De quem é a culpa? Dos professores que estavam recebendo um reajuste de 0,1% depois de anos sem reajustes? Ou do governo que deixou essa situação se propagar, apostando em propagandas anti-trabalhistas difundidas pelos meios de comunicação?

Seria muito bom se, apenas com protesto e manifestações que não afetassem o cidadão, fosse possível reinvidiicar seus diireitos e ser ouvido. Infelizmente não é.

E só uma ultima coisa: quem faz greve é a classe trabalhadora. Acho que são poucos aqui que não se inserem (como filhos em maioria) nessa classe ou não são afetados pelas greves. Ficar contra, dando entrevista pra RJTV dizendo que "é um absurdo", não adianta nada. A única maneira de agilizar esse processo é lutando lado a lado pelos direitos dessas pessoas que são exploradas por esse governo, pois isso sim é o absurdo.

Eu sei que eu via pais e alunos (e ainda vejo) reclamando, fazendo até panfletinho de "vamos parar essa greve", quando na verdade eles deveriam estar apoiando os professores, ajudando-os a conseguir seus objetivos, porque o bem do professor acaba sempre revertido para o aluno, assim como o bem dos medicos são revertidos para os cidadaos, ou o bem de todos os funcionarios publicos. É por isso, até, que o movimento estudantil está tão fraco ultimamente. Os estudantes em geral estão seguindo a tendencia desse pessoal alienado.

Ficam assistindo Malhação, vendo Jornal Nacional e não tão nem aí pro que tá acontecendo ao seu redor, aí quando forma opinião é opinião infundada e alienada. É até por isso que em parte eu não culpo o pessoal ser anti-greve. As pessoas são treinadas nessa sociedade a ser papagaio de Rede Globo, a ter a opinião formada por revistas como Contigo!, Comigo!, Caras!, Bocas!, ou, até pior, Veja, e vai falar um bando de baboseira que não condiz com o proprio interesse dessas pessoas.

Eu sei que eu disse que era ultima coisa, mas só pra concluir. Esses reajustes minimos, arrochos salariais, etc, pra quem ainda não percebeu, é preparação do governo pra privatizar tudo que resta de público no Brasil. Torço pra conseguir pelo menos me formar por uma UFRJ, UFF, UERJ... porque se eu tiver que ter diploma da Estácio, vai ser triste.

Postado

"Greve de quê? Professor? Isso não é nada. Eu fico preocupado quando é greve de motoristas."

César Maia. :closedeyes:

O direito de greve é uma conquista dos trabalhadores. Foi feito há muitos anos, a realidade hj é outra, precisa ser atualizado. :lambada:

Postado

O que é o Programa de Aceleração do Crescimento?

É a vontade do governo em fazer crescer o bolo do empresariado.

Como se faz isso?

Dentre outras coisas, congelando salários do funcionalimo público.

Mas o congelamento não vai gerar muitas greves e protestos?

Sim, por isso querem restringir o direito de greve.

Postado

tá na moda fazer greve, já tá ridículo... daqui a pouco ninguém mais vai levar a sério... <_<

Postado

Assino embaixo do que disse o Antônio Felipe.

Cheves, já vi greves com o apoio dos alunos na USP, por exemplo, e o resultado não foi nada agradável. As reinvidicações eram várias, tanto por parte dos alunos, como dos professores. O problema é que, depois de 2 meses, o governo oferece 5% de aumento para os professores e eles encerram a greve do nada, mesmo sem atender a nenhuma das demais reinvidicações. Ou seja, de que adiantou para os alunos aqueles 2 meses parados?

Reposição de aula? Que bonito, fica 2 meses parado, e repõe 15, 20 dias... Em suma, além de encerrarem a greve por qualquer migalha, ainda não se dão ao trabalho de repor todo o conteúdo perdido depois. Tem como apoiar, se eles também só pensam no próprio umbigo?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    SBT vai falir se exibir esse clipe
  2. matheus153854
    matheus153854 respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
  3. Medeiros CH
    Medeiros CH respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Só lembro da exibição com IA e as bordas vazando tudo, e o corte antes do clipe foi totalmente seco naquela ocasião
  4. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Não foi dessa vez...
  5. Pitron272
    Pitron272 respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.