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Ataques de hackers causam problemas no Speedy, diz Telefônica


José Antonio

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A Telefônica divulgou nota nesta quinta-feira (9) para explicar as dificuldades de acesso enfrentadas pelos clientes do Speedy nesta semana. A Telefônica informa que, nos últimos dias, parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet aos seus clientes, informou a empresa.

A dificuldade de acesso em São Paulo, que teve início na segunda-feira (6), se estende até esta quinta (9). No site de microblogs Twitter, diversos internautas relatam os problemas enfrentados. Segundo o Procon-SP, os consumidores que ficaram sem acesso ao serviço de banda larga Speedy poderão pedir abatimento na conta proporcional aos dias que não conseguiram conexão.

Na nota desta quinta, a empresa afirmou que as ações externas - provocadas por hackers - desestabilizaram os servidores DNS (Servidor de Nome de Domínio, em português). Esses servidores funcionam como um mapa da internet: quando o usuário pede para acessar o site www.forumch.com.br, por exemplo, o servidor traduz o comando em um código numérico chamado endereço IP. Sem o DNS, o internauta não consegue, ao digitar o endereço, ser encaminhado para o site que está tentando acessar.

Essas ações externas caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet (portais, websites etc), continua a nota. Apesar de dificultar a navegação, a Telefônica afirma que esse problema não interrompe serviços de mensagem e de trocas de arquivo por meio de redes peer-to-peer (P2P).

No texto, a companhia disse adotar todos os procedimentos conhecidos para detecção e proteção contra esse tipo de ação e minimização e correção dos seus efeitos. Não há um prazo para o funcionamento normal do Speedy, mas a empresa afirma empreender esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rápido possível. A Telefônica também disse lamentar o transtorno.

'Normalizado'

Na quarta (8), a companhia divulgou uma nota afirmando que o serviço estava normalizado. A Telefônica informa que, desde as 21h30 de terça (07/04), o Speedy encontra-se funcionando dentro dos padrões de normalidade, disse a empresa. No texto, a Telefônica confirmou que haviam sido detectadas dificuldades de navegação entre clientes do serviço. A empresa mobilizou suas equipes para normalizar a situação no menor prazo possível, o que, efetivamente, ocorreu na noite da terça-feira, diz a nota.

Fonte: G1

Editado por José Antonio
  • 3 semanas depois...
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Quem também estava precisando era a Brasil Telecomhehe , alem de filtrar download do emule é outros p2p vem detonando na conta de telefone.

Verdade, eu venho tendo problemas com a Brasil Telecom a umas duas semanas atrás.

Além da conecção não ser nem um pouco instável quando faço downloads a transferência fica muito baixa, parece até net discada.

Postado

Mas o fato da conexão não ser nem um pouco instável é bom...

Postado
Mas o fato da conexão não ser nem um pouco instável é bom...

Desculpe, mais como isso pode ser bom?

Postado
Mas o fato da conexão não ser nem um pouco instável é bom...

Desculpe, mais como isso pode ser bom?

Ué, você gosta de conexão instável?

Eu não, prefiro uma conexão bem estável...

  • 1 mês depois...
Postado

Agora cancelaram a venda por causa dos tantos problemas.

Telefônica suspende venda de Speedy

A Telefônica vai suspender (já suspendeu) temporariamente a comercialização do serviço de banda larga Speedy a partir da meia-noite desta segunda-feira (22/06), de acordo com nota divulgada pela companhia.

Ainda segundo o comunicado, a Telefônica recebeu notificação da Anatel contendo o teor integral do despacho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por volta das 18 horas desta segunda.

A assessoria de imprensa da Telefônica informou ao G1 que a empresa vai “recorrer, administrativamente, diretamente na Anatel, com efeito suspensivo, para entender melhor a decisão e implantá-la da melhor maneira possível”.

Confira a nota divulgada pela Telefônica nesta segunda (22):

A Telefônica tomou conhecimento, nesta segunda-feira (22/06), por meio de publicação no Diário Oficial da União, de despacho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinando, entre outras medidas, a suspensão temporária da comercialização do serviço Speedy.

Ao longo do dia, a empresa buscou obter, junto à Anatel, acesso aos termos do processo em trâmite na Agência, contendo o informe e a fundamentação do ato e mais informações sobre a natureza e extensão das medidas. Por volta das 18 horas, a Telefônica recebeu notificação da Anatel contendo o teor integral do despacho, sem, no entanto, ter tido acesso aos demais documentos.

Em atendimento às determinações da Anatel, a Telefônica informa que está tomando as medidas necessárias para suspender temporariamente a comercialização do serviço, por meio de sua central de atendimento, a partir da 0h desta terça-feira (23/06). A empresa também está tomando medidas para suspender a comercialização do serviço, no menor prazo possível, por meio de outros canais de vendas.

A empresa esclarece que a decisão da Anatel não impacta nem interrompe os serviços prestados aos atuais usuários do Serviço Speedy.

A Telefônica reafirma, desta forma, seu permanente respeito às instituições e à legislação brasileiras e à regulamentação do setor de telecomunicações.

O Procon-SP informa que a Telefônica é campeã de reclamações registradas pelos consumidores, sendo que, atualmente, o Speedy "desponta como um dos principais questionamentos". Por isso, o órgão de defesa do consumidor oferece a partir desta terça-feira um espaço em seu site oficial para que os consumidores que tiveram, ou ainda têm, problemas com o serviço denunciem e qualifiquem as dificuldades enfrentadas.

Ainda de acordo com o Procon-SP, os consumidores que quiserem poderão comparecer pessoalmente nos postos do Poupatempo, ou enviar suas solicitações por carta (Caixa Postal 3050, CEP: 01061-970/SP) ou pelo fax (011) 3824-0717, de 2ª a 6ª, das 10h às 16h.

Indisponibilidade

Em sua determinação, a Anatel fixa multa de R$ 15 milhões à Telefônica, além dos R$ 1 mil para cada novo acesso comercializado, caso a empresa não apresente em 30 dias um plano para garantir a disponibilidade de serviço e não informe aos interessados sobre a suspensão da venda do serviço.

Segundo a agência, a empresa deve dizer aos possíveis futuros clientes que, "em razão da instabilidade da rede de suporte ao serviço Speedy, a Anatel determinou a suspensão, temporariamente, da sua comercialização". Nos testes realizados pelo G1, apenas a primeira atendente informou sobre essa suspensão, sem mencionar o motivo ou a Anatel.

Na decisão divulgada no “Diário Oficial da União”, a Anatel afirma que a interrupção da venda do serviço vai “desde a data de notificação da decisão até que a empresa declare que foram implementadas medidas que assegurem a efetiva regularização do serviço e que a Anatel a comprove”.

Reclamações

As determinações da Anatel foram motivadas pelas reclamações de clientes do Speedy, que recentemente enfrentaram instabilidade. Em setembro do ano passado, um “apagão” no serviço afetou usuários domésticos, além da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o Detran, a Receita Federal e delegacias de São Paulo.

As reclamações, afirma a Anatel, motivaram a abertura de procedimentos para apuração de descumprimento de obrigações, considerando as consequências das diversas interrupções. A agência lembra que deve ser comunicada sobre os motivos das falhas e as ações para normalização do serviço, caso o problema dure mais de três dias consecutivos e atinja mais de 10% dos assinantes. Além disso, afirma ainda que o assinante tem direito de resposta “pronta e eficiente” as suas reclamações pela prestadora de serviço.

Durante as falhas da empresa, os usuários se manifestaram contra a Telefônica principalmente no Twitter. No dia 8 de abril, por exemplo, algumas das mensagens postadas no serviço de microblog foram: “2 dias sem internet em casa. O Speedy só pode estar de brincadeira. E ainda falam q é problema na area .... o revolta!!!”, “eu sou um dos usuários q estão com problema no Speedy desde segunda” e “posso processar a telefonica pela queda nas minhas visitas por causa do #Speedy #fail ?”.

Segundo a agência de notícias Reuters, a Telefônica tem cerca de 2 milhões de clientes do serviço Speedy.

Ainda segundo a Reuters, a Telefônica, que anunciou investimentos de R$ 2,4 bilhões no Brasil em 2009, foi alvo de abertura de ação civil pública pela Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo que pede multa à empresa de R$ 1 bilhão por danos materiais e morais causados nos últimos cinco anos pela "má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários".

Fonte: G1

Postado

Ainda bem que no início do ano passado largamos o speedy aqui em casa depois de alguns problemas e assinamos o Virtua da net.

Nunca tivemos problemas com o Virtua além de pagarmos o mesmo valor para uma internet muito mais rápida.

Na época tinha dado um problema no Speedy e ficamos uma semana sem internet. Depois de enrolar por dias, veio um técnico e não conseguiu arrumar, disse que ia voltar no dia seguinte e não voltou. Reclamamos e nada. Só apareceu um técnico aqui em casa depois que o Virtua já estava instalado e o Speedy cancelado.

Essa telefônica é uma porcaria!

Postado (editado)

São Paulo tá subordinada ao monopólio do Speedy. Ou é isso ou é Virtua.... aqui no RJ tem o Velox, que eu não tenho o que reclamar tirando o atendimento e a demora infernal para se transferir a linha de uma residência para outra. Com relação à conexão, funciona do jeito que deve e não tem essas porcarias de Traffic Shaping que Virtua adora fazer. Em 2007 passei 3 meses com Virtua e largamos sem ter de pagar rescisão devido ao mal funcionamento do serviço... ao menos eles nos livraram da recissão.

Editado por Rapha
Kiko Botones Forever
Postado

Quando eu tinha Speedy, ela caiu e ficou várias horas sem internet. E diziam que era veloz e que ''nunca caia''. Mas passou uma reportagem no SBT ou na Globo recentemente, dizendo que o Speedy ainda tá vendendo normal e que sendo proibida de vender o Speedy.

Brnochavesmaníaco
Postado

Nossa, o Speedy não tem nada de "speedy".

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