Este tópico me traz algumas lembranças que... "me dão coisas" em relação à minha (curta) história neste fórum.
Eu fiz minha primeira conta em 2004 ou 2005, com este mesmo nick, não apenas pra participar das discussões gerais e me informar, mas também porque havia um grande tópico sobre episódios perdidos, e eu ficava intrigado com o assunto. Pra quem é um pouco mais novo, nessa época haviam voltado alguns poucos perdidos em 2003, mas, no geral, a lista do que continuava perdido era bem grande. Eu estava começando a entender o assunto, afinal eu era criança nos anos 90 (nasci em 89), e não tinha nem idéia de que tinha esse papo de episódios que deixaram de ser exibidos... *no entanto*, eu tinha lembrança clara de alguns episódios bem específicos que, de fato, eu nunca mais havia visto. Dois de Chapolin (ou melhor: 3, já que um era dividido em duas partes) e um de Chaves.
Naquela época, reinava no meio a palavra de algumas pessoas, e a lista de perdidos era baseada principalmente em registros de parte dessas pessoas. Tinha gente falando de ter visto o último episódio do Chapolin no SBT, coisa do tipo, e nada que estivesse fora dos tais registros era levado muito em conta. Esse caso do último episódio do Chapolin é um exemplo que me vem à mente, porém não o único. Sempre existiram pessoas bobas inventando histórias, mas também sempre existiram fãs e entusiastas com histórias reais que apenas queriam colaborar. Empolgado, resolvi compartilhar minhas memórias - memórias estas extremamente vívidas - e também fui rapidamente esnobado por alguns dos "influentes" que comandavam o fórum. Depois disso, se não me engano, o fórum passou por alguma situação que fez ele precisar ser refeito ou coisa parecida, pois lembro que tive de refazer meu cadastro quando decidi postar novamente (por favor, alguém me ajude com este detalhe, não lembro bem o que rolou). É o cadastro com o qual estou postando agora, que incrivelmente ainda existe, mesmo depois de tanto tempo de inatividade. Nessa segunda visita, compartilhei parte das minhas memórias de novo, dessa vez recebidas com um pouco mais de seriedade.
O grande "X da questão" pra mim é o que me toquei *DEPOIS* da minha segunda visita, e que confirma ainda mais, pelo menos pra mim, que minhas memórias estavam sim corretas, inclusive com detalhes extras. Vamos partir do princípio, no entanto. Pois bem: quando cheguei em 2004 ou 2005, lembrava bem da noite em que passou o episódio (ou melhor: suas duas partes) do Juleu e Romieta no SBT, o primeiro que nunca mais vi e fiquei sabendo, então, que era perdido. Lembrava e continuo lembrando de muitos detalhes do contexto no qual eu vivia na época, da casa onde morávamos, posição dos móveis na sala, da televisão, coisas do tipo. A primeira memória que me fazia questionar o que estava na lista e o que não estava, no entanto, era um episódio que eu ainda tenho plena certeza de que assisti no SBT, possivelmente em idos de 1996, quando tinha de 6 pra 7 anos, ou 1997, quando tinha de 7 pra 8, e morava em Pelotas/RS (ou seja: sinal gaúcho do SBT): *a versão de 1978 da confusão de bolos.* Me chamava muito mesmo a atenção, primeiro porque nunca mais vi, segundo porque não constava na lista, e terceiro porque a versão normal seria a de 1974 e eu DEFINITIVAMENTE não tinha lembranças marcantes dessa versão. Eu consigo lembrar até hoje, assim como da noite em que passou o especial com Juleu e Romieta, de detalhes do dia em que vi essa versão, e inclusive suponho que tenha sido em idos de 1996/97 mesmo pois recordo que era fim de tarde, e verificando grades aqui, Chaves de fato passava às 17h30, horário que bate com firmeza com minhas memórias.
Mas o que eu lembrei bem depois de 2008, quando voltei neste fórum, é o que pra mim simplesmente encerra a discussão de dúvida do que lembro. Quando eu estive aqui pela primeira vez, em 2004/2005, constava na lista dos perdidos o que seria o segundo episódio de Chapolin que eu havia visto na década de 90 e nunca mais vi: o da peruca de Sansão. Comentei isso na ocasião, inclusive. Quando eu vi o título na lista, achei que se tratava do que eu vi de fato e lembrava bem, ainda mais que dizia ter sumido nos anos 90. Meu conhecimento de CH em 2004/2005 não era profundo, eu tinha acesso à internet há pouco mais de 3 anos e estava descobrindo boa parte das informações. Tudo que eu sabia era proveniente da minha experiência assistindo à TV e do que eu lembrava. Sim, meus amigos mais jovens, havia uma época em que a gente guardava tudo na cuca e era isso, morria ali. Hoje em dia simplesmente não existe mais isso, então espero que a partir desse fato vocês possam entender como as coisas que estou relatando se desenrolaram pra mim. Eu desanimei com a valetada... digo, esnobada de 2004/2005, não segui mais ativamente o meio CH, em 2008 tentei de novo, daí larguei de novo porque já era outra fase da minha vida, e fui observando de longe - via TV - a partir daí. Acompanhei a volta de perdidos ali em 2012, esse tipo de coisa, mas não participei de fóruns. E foi nesse interim que eu acreditei que o tal episódio perdido do Sansão lá da lista fosse o que eu vi, até porque não parei pra me informar mais.
Só que não. Mal sabia eu que eu tinha mais uma memória bem especial e que confirmava que eu estava bem da cuca, obrigado, e lembrava mesmo do que eu havia visto. Em 2018 CH foi pro Multishow. Vibrei com a notícia, até porque tinha acesso ao canal. Maravilha, episódios vão, vêm... chegou no da peruca e - opa! Não era esse o episódio que eu lembrava. Sim, esse eu conhecia, mas sinceramente nem lembrava mais direito (novamente, assim como a versão de 74 da confusão de bolos, não tinha lembrança especial do episódio). Fui dar uma olhada online e aí veio a surpresa: o que eu vi na década de 90 não foi (apenas) o da peruca de Sansão. O que eu vi, lembrava, e lá em 2004/2005 comentei que recordava ter visto, era *o da história de Sansão e Dalila, de 1976*! Reitero que quando vi o título naquela longa lista de muitos anos antes, achava que era o tal episódio. Quando chegou o episódio em questão no Multishow, eu lembrei de cada detalhe, mesmo supostamente não tendo como ter visto antes, já que não constava na tal lista e não teria sido exibido no SBT. Mas eu nunca nem vi esse episódio online em espanhol que fosse! Era exatamente o que eu lembrava, parte por parte, só que sem a dublagem MAGA. Até a parte do templo sendo derrubado. Me frustrou muito, inclusive, ver o episódio chegando e não estar com a dublagem clássica, já que outros haviam aparecido dublados no Multishow. Diga-se de passagem, tive a mesma expectativa e frustração quando chegou a temporada de 78 e a confusão de bolos também veio sem MAGA, mas novamente o episódio era aquele velho familiar, rolando ali de novo na minha frente pra confirmar o que eu lembrava. Chapéu do Quico incluso. Passada a frustração inicial, pelo menos pude ter absoluta certeza de que sim, minhas lembranças estavam corretas.
Eu só posso finalizar dizendo que não espero, novamente, anos depois, que todo mundo acredite 100%. Mas, assim como falei em 2004/2005, e lembro de ter repetido em 2008, digo: não tenho absolutamente nada a ganhar inventando nada disso, e estou à disposição pra dar mais detalhes, dentro do que consigo lembrar. Pra mim são memórias preciosas, até porque o período da minha vida que vai até 98, 99 é basicamente o período *mais feliz da minha vida*, principalmente entre 95-99. Talvez até por isso essas memórias sejam tão vívidas. Ainda hoje lembro bem de outras ocasiões, como por exemplo quando passou a parte 2 do Seu Madruga fotógrafo ali em idos de 2000, que foi a última exibição do episódio por um bom tempo, pelo que eu recordo. Eu era uma feliz criança de 9 pra 10 anos, prestes a sair com a mãe pro Centro à tarde (estudava pela manhã). Um dia muito agradável, por sinal! Novamente: detalhes vívidos. Não posso obrigar ninguém a confiar na minha memória, mas eu a mantenho bem ativa pra me lembrar de quando a vida era diferente, as pessoas menos intolerantes (se vocês acham que não, é porque esqueceram de quando ninguém no dia-a-dia ficava saltando no pescoço um do outro por questões ideológicas), o mundo mais colorido, todo mundo vivia sossegado sem internet e celular tomando conta 24h, ... e a gente curtia nossa inocência vendo CH na TV. O mundo era mais seguro, literal e figurativamente. Lamento viver em outro mundo hoje em dia, mas pelo menos consigo lembrar do que eu sentia quando vejo a alegria nos olhos da minha filha. É diferente pra ela também, mas pelo menos ela não sabe. Meu obrigado a quem leu até aqui.
Luís.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora