Ir para conteúdo

Preconceito

9 votos

  1. 1. Você é a favor das cotas raciais?

Por favor entre ou registre-se para votar na enquete.

Featured Replies

Postado

Tópico destinado a discussões sobre as formas de Preconceito que encontramos em nossa sociedade, tais como racismo, xenofobia e homofobia.

===

A Constituição Brasileira de 1988 diz:

Artigo 37 (capítulo)

VIII- a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

A lei constitucional estabeleceu a reservas de vagas para deficientes físicos, o qual passou a ser adotado em diversos concursos públicos, com a ressalva de que o emprego ou cargo não exija plena aptidão física. Isto marca o inicío da reserva de vagas para grupos específicos no Brasil. Com o tempo, outros grupos sociais passam a pleitear a cotização de vagas para "garantirem" uma participação mínima em certos setores da sociedade como as universidades públicas.

Nas universidades, a adoção de reserva de vagas começa em 2000, com a aprovação da lei estadual 3.524/00[2], de 28 de dezembro de 2000. Esta lei garante a reserva de 50% das vagas, nas universidades estaduais do Rio de Janeiro, para estudantes das redes públicas municipal e estadual de ensino. Esta lei passou a ser aplicada no vestibular de 2004 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

A lei 3.708/01[3], de (9 de novembro, a confirmar) 2001, institui o sistema de cotas para estudantes denominados negros ou pardos, com percentual de 40% das vagas das universidades estaduais do Rio de Janeiro. Esta lei passa a ser aplicada no vestibular de 2002 da UERJ e da UENF.

Outras universidades, tais como a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) também aderem a tal sistema, tendo como critérios os indicadores sócio-econômicos, ou a cor ou raça do indivíduo.

Existe também uma lei federal, que é a Lei 10.558/2002, conhecida como "Lei de Cotas", que "Cria o Programa Diversidade na Universidade, e dá outras providências". Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10558.htm

Além dessa lei, há também o Decreto 4.876/2003, que "Dispõe sobre a análise, seleção e aprovação dos Projetos Inovadores de Cursos, financiamento e transferência de recursos, e concessão de bolsas de manutenção e de prêmios de que trata a Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002, que instituiu o Programa Diversidade na Universidade". Link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4876.htm. Esse decreto foi alterado pelo Decreto 5.193/2004, que "Dá nova redação aos arts. 3º, 4º, 5º, 8º e 9º do Decreto nº 4.876, de 12 de novembro de 2003, que dispõe sobre a análise, seleção e aprovação dos Projetos Inovadores de Cursos, financiamento e transferência de recursos, e concessão de bolsas de manutenção e de prêmios de que trata a Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002, que instituiu o Programa Diversidade na Universidade". Link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5193.htm

Vale destacar ainda o "Estatuto da Igualdade Racial", como é conhecida a Lei 12.288/2010. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm

Fonte:

Wikipédia

Editado por Will CH

Postado

Sou totalmente contra. A pessoa tem que ter uma vaga pela sua capacidade, não pela sua etnia. Acho um absurdo!

Postado

lol tbm sou contra preconceito de todos os tipos e uma duvida

conta como preconceito uma escola expulsar um aluno por causa de um moicano?? (lalalala processei eles)

Postado

Não se combate preconceito com mais preconceito, sei lá ainda sou contra essas cotas.

Postado
  • Autor

A princípio sou contra, mas é complicado, porque seríamos hipócritas em não admitir que até mesmo nos dias de hoje os negros ainda tem de trilhar um caminho com mais obstáculos para serem bem-sucedidos. Um exemplo disso é termos na Câmara Municipal de São Paulo apenas dois vereadores negros: Netinho de Paula e Agnaldo Timóteo, ambos artistas e que devem grande parcela dos seus votos aos fãs.

Sou a favor de que todos sejam tratados com igualdade, pois somos todos iguais, mas infelizmente não é assim que acontece.

Postado

Sim com certeza, apesar do Brasil ter avançado muito contra o preconceito ainda existe muito e isso tem que acabar.

Postado

Não se combate preconceito com mais preconceito, ...

Verdade . inclusive muitos podem até vir aqui e concordar ,mas quem poe isso em prática ? quem nunca teve ou foi vítima de preconceito ? ou melhor, porque as pessoas tme preconceito ? fora os que não fazem idéia do que significa essa frase. ou os que ainda não estão preparados para por isso em pratica. lamentável , mas é verdade.

Postado

"Preconceito" é a palavra da moda.

Postado

As cotas são nada mais do que um meio de preconceito,

"só entrou pelas cotas".

Postado
  • Autor

"Preconceito" é a palavra da moda.

Espero que um dia somente a palavra esteja na moda.

Postado

A princípio sou contra, mas é complicado, porque seríamos hipócritas em não admitir que até mesmo nos dias de hoje os negros ainda tem de trilhar um caminho com mais obstáculos para serem bem-sucedidos. Um exemplo disso é termos na Câmara Municipal de São Paulo apenas dois vereadores negros: Netinho de Paula e Agnaldo Timóteo, ambos artistas e que devem grande parcela dos seus votos aos fãs.

Sou a favor de que todos sejam tratados com igualdade, pois somos todos iguais, mas infelizmente não é assim que acontece.

Mas o vestibular é um dos poucos processos na nossa vida que é totalmente transparente. O aluno entra exclusivamente pelo seu desempenho no exame, e cor, religião, orientação sexual, etc são totalmente transparentes ao exame.

Sou contra a política de cotas. É uma mera gambiarra para um problema social e histórico.

Postado

Pra encerrar minha "cota" :D nesse assunto depreconceito só digo mais uma coisa :

" Os leões só comem os negrinhos eos Missionários " :assobiando:

chaves22.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Venda da Esquina
  2. João Rusconi

    SBT

    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Uma pena. Ainda existem inúmeras crianças que não tem acesso à streaming ou tem boa internet pra acessar o Youtube. A TV aberta ainda é a única opção de muita gente. O próprio Silvio dizia que o telespectador do SBT Brasil hoje, era o telespectador do Chaves e BDC há 20 anos, que a criança é o telespectador mais fiel... Acho importante o SBT acompanhar essa nova geração, pra que essa geração no futuro tenha o SBT como a emissora favorita, assim como muitos de nós que crescemos assistindo. Pra mim, tem 3 erros cruciais nesse BDC. Os apresentadores, os poucos desenhos (e os poucos são extremamente infantis) e principalmente o horário. Acho curioso que o tal Aqui Agora (ou Tá na Hora) ganhou inúmeras oportunidades. Mudança de horário, apresentadores (Datena, Marcão, Geraldo, Brandi...), mas o BDC não. Antes de tirar de vez, poderiam testar o infantil em outro horário, talvez ali próximo do almoço, às 11h, mesmo que local. Agora será das 2h às 14h de jornalismo seguido, tá quase uma Record.
  3. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Jueves 11 de diciembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 239 (1979): La que nace pa Cleopatra no pasa de Julio César El Chavo Episodio 52 (1974): Ramoncito pt.2 Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 161 (1977): Una mosca en el café / El fantasma del piel roja El Chavo Episodio 202 (1978): Don Ramón zapatero pt.3 Como siempre sí salió algo mal
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Em "Êta Mundo Melhor", Candinho revela a Samir que é seu pai.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
    A Capcom anunciou o jogo Mega Man : Dual Override no The Game Awards 2025.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.