Ir para conteúdo

CURIOSIDADE: "Nhonhô" de Machado de Assis

Featured Replies

Postado

Bom provavelmente a maioria das pessoas aqui já deve ter lido o conto "Um Homem Célebre" do brilhante Machado de Assis... Leitura obrigatória de quase todos os vestibulares das universidades do Brasil...

"Um Homem Célebre" conta a história de um pianista frustrado chamado Pestana, compositor de polcas, um estilo musical irreverente do século 19 (algo semelhante com o que foi o rock nos anos 60 com os Beatles)... Esse estilo chamado "Polca" revolucionou os bailes dançantes no Rio de Janeiro e era mal visto pelas autoridades...

Bom as suas "polcas" tinham nomes que causavam polêmica, afetavam a sociedade, e eram direcionados aos políticos e mandantes... Em certo momento do conto, enquanto Pestana está a tocar em um baile, uma mulher lhe pede uma música chamada "Bula comigo, Nhonhô" de autoria do protagonista.

Bom, tendo-me chamado atenção o título da polca, por refêrencia ao personagem de Edgar Vivar... Fui pesquisar e encontrei que: "Não bula comigo, Nhonhô" é um frase que as mulheres diziam quando estavam sendo assediadas por homens do alto escalão, algo como: "Não vem com conversa fiada, seu nobre!"...

E pesquisando sobre Nhonhô, encontrei que eram chamados assim, os jovens da alta sociedade... filhos de nobres... que andavam em meio aos pobres...

:ponder:

pers_nhonho.jpg

Será que o Bolaños se inspirou nos contos machadinos para dar nome ao Nhonho? :lol:

Postado

HuahuAHUAHAUAaHAUhauHAuah

Será isto inspiração, ou só piração? :lol:

Postado
  • Autor

"As duas coisas"

:surfing:

Postado

Boa descoberta... A comparação faz sentido, apesar das palavras terem origens diferentes... "Nhônhô" é uma variação de "Senhor"... O "Nhonho" veio de "Ñoño", bobo, tonto...

Postado

Ñoño em espanhol quer dizer bobo, sem graça.

-Olha ele, olha ele...

Postado

No livro Memórias póstumas de Brás Cubas, que também é do Machado, e na minha opinião, o melhor dele, o Brás, personagem principal, também é chamado de Nhonhô.

Postado

Como foi criado um tópico só para curiosidades, então vou fechar este aqui. O mesmo texto encontra-se aqui: http://forumch.com.br/index.php?showtopic=...st=0#entry29621

Comentem lá!

Postado no Fórum Principal.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Hoje só foi bom pelo primeiro episódio. Até que os outros dois demoraram pra passar nesse horário.
  2. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Exibições muito previsíveis essas ein, pelo amor de Deus
  3. Medeiros CH
    Medeiros CH respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Pior, eles terminaram o Aqui Agora pra exibir Notícias Impressionantes, nem quiseram encher linguiça esperando começar o episódio
  4. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Ah... Saturações em família.
  5. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Logo deve vir o episódio da sinuca, esse faz tempo que não passa nas afiliadas. Nesse lote velho, parece que só o Chapolin tá colorido

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.