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Fórmula 1 2012 - Sebastian Vettel tricampeão


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Postem aqui todas as notícias sobre a temporada 2012 da Fórmula 1.

Editado por chapolin
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Pilotos :

. RBR - Sebastian Vettel / Mark Webber
. McLaren - Jenson Button / Lewis Hamilton
. Ferrari - Fernando Alonso / Felipe Massa
. Mercedes - Nico Rosberg / Michael Schumacher
. Force India - Paul di Resta / Nico Hulkenberg
. Lotus - Vitaly Petrov / Robert Kubica ou Romain Grosejan
. Sauber - Kamui Kobayashi / Sérgio Perez
. Williams - Kimi Raikkonen / Pastor Maldonado
. Caterham - Jarno Trulli / Charles Pic ou Heikki Kovalainen
. STR - Jaime Alguersuari / Sebastien Buemi
. Marussia - Timo Glock / ?
. Hispania - ? / ?

--

Pilotos com situação indefinida :
. Bruno Senna
. Nick Heidfeld
. Pedro de la Rosa
. Rubens Barrichello
. Vitantonio Liuzzi
. Karun Chandhok
. Daniel Ricciardo
. Narain Karthikeyan
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Maiores vencedores da história da Fórmula 1 :

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. Michael Schumacher - 7 títulos

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. Juan Manuel Fangio - 5 títulos

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. Alain Prost - 4 títulos

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. Ayrton Senna - 3 títulos

KoP35.jpg

Outros pilotos com 3 títulos : Niki Lauda, Jackie Stewart, Nelson Piquet e Jack Brabham.

E o brasileiro Emerson Fittipaldi tem 2 títulos mundiais.


--

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Os campeões recentes :

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. 2011 - Sebastian Vettel
. 2010 - Sebastian Vettel
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. 2009 - Jenson Button
. 2008 - Lewis Hamilton
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  • 3 semanas depois...
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http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/11/apoiado-por-chavez-maldonado-tenta-fincar-bandeira-da-venezuela-na-f-1.html

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Com a sigla PDVSA, Pastor Maldonado leva para os boxes de um mundo capitalista os ideais da Revolução Bolivariana de Hugo Chávez. A marca da “Petróleos de Venezuela”, estampada no boné e na camisa do piloto e também nos carros da equipe, está ali não à toa. Pouco antes de ir para a pista pela primeira vez com a Williams, Pastor Maldonado viu seu nome publicado nos cadernos de política dos jornais venezuelanos devido ao apoio que receberia do governo em sua temporada de estreia na Fórmula 1.

Ele, no entanto, nega ter sido abraçado pelo “socialismo moderno”, como Chávez costuma definir. O apoio, ele diz, é de toda uma nação.

- Não é um apoio do Hugo Chávez. É um apoio da Venezuela. É um presidente que gosta muito de esporte, mas, se não fosse ele, seria outro. Podemos ver os resultados da Venezuela em qualquer esporte. Em todas as disciplinas. No futebol, melhorou muito. No Pan-Americano, conseguimos muitas medalhas. E, sobretudo, no automobilismo. Não é só comigo. Eu levo a bandeira de um piloto da Venezuela que conseguiu chegar à Fórmula 1. A maioria de nossos pilotos é apoiada pelo governo. É um apoio socialista porque não se concentrou em uma pessoa, mas em distintos talentos.

Mesmo sem um grande resultado na temporada de 2011, ele não tem medo de ficar sem o apoio do governo para 2012.

- Eles creem nos talentos do país. Nossos pilotos na GP2 não ganharam, mas eles continuaram acreditando e apoiando. Acreditam que podem fazer algo, quem sabe na F-1. É um apoio incondicional. Somos como um grande grupo de atletas que estão longe um do outro, mas que levam a bandeira de um só país.

Pastor Maldonado afirmou que seu país é apaixonado por automobilismo. O venezuelano diz ter em suas mãos a chance de fazer o esporte crescer em sua terra natal.

- Acredito que é um grande esporte, uma grande vitrine para todo o país. O Brasil sabe muito bem disso. Não se trata de uma aventura de automobilismo. É uma vitrine para promover turismo e projetar o país para o futuro. A Venezuela viu assim. Nós gostamos muito de automobilismo, mas não ainda tivemos a oportunidade de nos consagrar dentro dele. Tenho que me agarrar a essa chance e aumentar essa cultura na Venezuela.

Pastor Maldonado afirma ser muito querido em seu país. Não só por seu talento. Segundo ele, a Williams sempre teve uma série de aficionados no país.

- Depois de quase 30 anos sem ter um piloto na Fórmula 1, nós conseguimos. Não tive bons resultados nesse ano, mas estar em uma equipe tão grande quanto Williams ajudou bastante (a virar ídolo no país). A Williams sempre teve muitos fãs na Venezuela. Até pelo (Juan Pablo) Montoya, que era colombiano, mas era muito querido lá. E, agora, estou aqui e dou graças a Deus por isso todos os dias. E vou trabalhar para conquistar os mesmos resultados que tive no passado – disse o piloto, campeão na Fórmula Renault.

Pastor Maldonado afirma que espera que seu país receba em breve um GP de F-1.

- Temos muitos bons circuitos, mas temos de atualizá-los. Não tenho dúvida de que, no futuro, a Venezuela estará no calendário da Fórmula 1.

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Kimi Räikkönen está de volta à Fórmula 1. O piloto finlandês, campeão da categoria em 2007, acertou um contrato de duas temporadas com a Renault – que se chamará Lotus a partir de 2012.

O acerto de Räikkönen com a Renault deixa o futuro de Bruno Senna ameaçado na equipe. O brasileiro, que ocupou o lugar do alemão Nick Heidfeld nas últimas corridas desta temporada, concorre com o russo Vitaly Petrov pela outra vaga na escuderia.

No último fim de semana, os boatos sobre a volta de Räikkönen se intensificaram durante o GP do Brasil. Eric Boullier, chefe da atual equipe do piloto Bruno Senna, confirmou que o finlandês estava na lista de candidatos a guiar um dos carros da escuderia na próxima temporada.

Nos últimos meses, também houve fortes especulações de que Räikkönen poderia substituir Rubens Barrichello na Williams. O piloto visitou a fábrica da equipe e admitiu conversas com membros da escuderia.

Räikkönen, de 32 anos, deixou a Fórmula em 2009 e tem 18 vitórias na categoria. Desde então, ele continuou ligado ao mundo da velocidade – desta vez, como piloto de rali e também na Nascar Truck Series e na Nationwide Series. A Renault demonstrou interesse em contratá-lo após a confirmação de que o polonês Robert Kubica não terá condições de pilotar no início da próxima temporada.


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Virgin anuncia Charles Pic para 2012

A Marussia Virgin confirmou no último domingo (27) a sua dupla de pilotos para 2012. O alemão Timo Glock terá como companheiro de equipe Charles Pic, que substitui o belga Jérome D’Ambrosio.últimas duas temporadas pela GP2, Pic conquistou três vitórias, quatro pole positions e terminou na quarta posição no campeonato de 2011. Na semana passada, o francês participou dos testes de jovens pilotos em Abu Dhabi e o chefe da Marussia Virgin, John Booth.- Obrigamos ele a passar por uma série de testes para avaliar o seu potencial. Foi a primeira vez dele em um carro de F-1, e ele ficou extremamente concentrado no que precisava fazer. Ele melhorou constantemente em todas as áreas, mas a sua simulação de corrida particularmente chamou a minha atenção - explicou o dirigente.Com 21 anos, Charles Pic agradeceu pela chance de correr na Fórmula 1.- O time me deu uma oportunidade fantástica para aprender novas coisas, mas eu também sabia que tinha que impressionar a equipe e mostrar que estava pronto para o trabalho. Fiquei satisfeito com o meu desempenho, e, obviamente, a equipe também - afirmou o piloto.- Estou ansioso para trabalhar duro em todas as áreas no inverno para garantir que estou pronto para os testes e meu primeiro GP - acrescentou.


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A Hispania surpreendeu e anunciou nesta segunda-feira o espanhol Pedro de la Rosa como titular da equipe para 2012. O veterano piloto de 40 anos assinou um contrato de duas temporadas com a escuderia. O piloto iniciará os trabalhos com a nova equipe a partir de janeiro. De la Rosa ressaltou que a oportunidade de correr em uma equipe espanhola o motivou a aceitar a proposta.

- Estou em um ótimo estágio em termos de amadurecimento e estou preparado para este desafio, que me motiva bastante. Quando decidi me juntar, três fatores foram decisivos: meu desejo de retornar as competições, o fato de a Hispania ser uma equipe espanhola e conhecer as pessoas por trás desse projeto.

Pedro de la Rosa já participou de sete temporadas da Fórmula 1. O espanhol correu em 1999 e 2000 pela Arrows e nos dois anos seguintes pela Jaguar. Em 2005 retornou a categoria substituindo de Juan Pablo Montoya no GP do Bahrain. De la Rosa voltou a ocupar o lugar do colombiano em 2006 no GP da França, desta vez até o fim da temporada. Já em 2010, começou como titular da Sauber, mas foi substituído nas últimas provas pelo alemão Nick Heidfeld.

- O objetivo da equipe sempre foi o de se reforçar em todos os aspectos: economicamente, tecnicamente e desportivamente. Sem dúvida, a adição de Pedro de la Rosa para o próximo ano será um alicerce fundamental no desenvolvimento do nosso projeto. Somos uma equipa jovem que precisa continuar progredindo e com a chegada dele estou convencido de que vamos fazer exatamente isso. Além de ser uma grande pessoa, ele é um piloto experiente e de prestígio na Fórmula 1. Tenho certeza que ele vai se adaptar perfeitamente e que juntos vamos conseguir grandes feitos - comemorou Colin Kolles, chefe da equipe Hispania. No comunicado, a escuderia agradeceu o apoio da McLaren, onde de la Rosa ocupava o cargo de piloto de testes.
  • 2 semanas depois...
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FIA mantém calendário com 20 GPs e com Brasil no fechamento em 2012

Apesar de várias incertezas, corridas nos Estados Unidos e no Bahrein são mantidas na próxima temporada. Austrália abrirá o ano em 18 de março

Por GLOBOESPORTE.COM
Paris

O Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ratificou o calendário de 2012 da Fórmula 1 com 20 corridas, assim como a versão inicial divulgada em agosto. O GP do Brasil continua a encerrar a temporada no dia 25 de novembro, uma semana após a prova nos Estados Unidos, em Austin, que esteve ameaçada de cancelamento.

Bernie Ecclestone, chefe comercial da categoria, aumentou o prazo para os organizadores da prova na capital do Texas acertarem as questões contratuais. O GP do Bahrein, ainda em dúvida por causa da instabilidade política no país, também está no calendário. A corrida foi cancelada em 2011 cerca de um mês antes de sua realização. A Austrália volta a abrir o ano, em 18 de março.

A temporada terá sete pares de corridas seguidas, conhecidas como dobradinhas, três a mais do que em 2011. As dobradinhas em 2012 serão Austrália-Malásia, China-Bahrein, Alemanha-Hungria, Bélgica-Itália, Japão-Coreia do Sul, Índia-Abu Dhabi e Estados Unidos-Brasil.

Confira o calendário aprovado pela FIA para a temporada 2012 da Fórmula 1:

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/12/fia-mantem-calendario-com-20-gps-e-com-brasil-no-fechamento-em-2012.html
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Pelo menos vai ter o GP de Bahrein ano que vem, ele é um dos meus preferidos, pena que nessa teporada de 2011 teve uma guerra lá, e não puderam correr lá!

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Bicampeã, RBR corre para lançar RB8, carro de 2012, antes do primeiro teste

Equipe austríaca quer apresentar modelo no dia 5 de fevereiro em sua sede
Por GLOBOESPORTE.COM

Londres

Ao contrário dos últimos anos, a RBR corre contra o tempo para apresentar seu novo carro, o RB8, antes da primeira sessão de testes coletivos da Fórmula 1, em Jerez de la Frontera. De acordo com a revista francesa "AutoHebdo", a equipe austríaca planeja lançar o modelo em 5 de fevereiro de 2012, em uma cerimônia em sua fábrica, na cidade inglesa de Milton Keynes.

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 começam em 7 de fevereiro no circuito localizado no sul da Espanha. O projetista Adrian Newey quer levar o novo carro para lá, o que contraria sua prática nos últimos anos, quando atrasou o lançamento para ter mais tempo de trabalho no projeto.

- Adrian e o pessoal estão correndo para ter o carro pronto no início do próximo ano - disse Vettel.

A Lotus (ex-Renault-Lotus) deve lançar seu novo carro, que terá o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean ao volante, um dia depois, em 6 de fevereiro. Já a Williams ainda não tem data marcada, mas a "AutoHebdo" afirma que a apresentação do FW34 seria realizada em Doha, no Qatar, pela primeira vez fora da Europa. A equipe inglesa tem uma instalação técnica no local e ainda luta para fechar patrocínio com o Banco Nacional do Qatar.
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/12/bicampea-rbr-corre-para-lancar-rb8-carro-de-2012-antes-do-primeiro-teste.html
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http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/12/bruno-senna-nao-afasta-chance-de-aceitar-vaga-de-piloto-reserva-em-2012.html#esporte-formula-1
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Após perder a vaga de titular na Lotus para o francês Romain Grosjean, Bruno Senna ainda considera a possibilidade de aceitar uma vaga de terceiro piloto em 2012. A prioridade do brasileiro é conseguir uma dos cockpits restantes, mas, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport", disse estar avaliando a chance de ser reserva com tempo para andar nos treinos de sexta-feira.

- Aceitar a vaga de terceiro piloto seria uma função semelhante à de certas pessoas neste ano, que pilotaram nos treinos livres de sexta-feira. Isso permite que você esteja ativo e faça algo relevante com a equipe. Tem de ser com a equipe certa, mas pode ser uma opção - disse.

O brasileiro não afastou a possibilidade de continuar na Lotus como terceiro piloto. Ele retornaria à função do início da temporada 2011, quando Nick Heidfeld e Vitaly Petrov eram os titulares. No entanto, ainda não está claro se a equipe poderá oferecer tempo de pista, especialmente com o retorno de Raikkonen e a presença do inexperiente Grosjean na equipe.

- Ainda existe chance disso. Tenho um bom relacionamento com os engenheiros e todos na equipe. Mas precisamos discutir os termos e ver o que mais está no mercado.

Chefe da Lotus, Eric Boullier confirmou que Bruno Senna é uma das opções para a vaga de terceiro piloto. Ele quer ter um piloto com experiência de corridas de Fórmula 1 como reserva.

- Bruno pode ser uma possibilidade se não achar uma vaga em outro lugar. Ele é muito bom com seu conhecimento técnico e precisamos ver como lhe daríamos algum tempo de pista nas sextas-feiras. Mas precisamos equilibrar esta questão com a equipe, porque nossos dois pilotos (Raikkonen e Grosjean) não estão acostumados com as regras da Fórmula 1.
  • 2 meses depois...
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http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/03/chefao-da-f-1-nao-tera-prejuizo-se-o-gp-do-bahrein-cancelado-em-2012.html

Chefão da F-1 não terá prejuízo se o GP do Bahrein for cancelado em 2012

Bernie Ecclestone diz que taxa será paga de qualquer forma pelo governo

Por GLOBOESPORTE.COM
Londres

Chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone não terá prejuízo em 2012 mesmo que seja forçado a cancelar o GP do Bahrein de última hora, assim como em 2011. Ele fez a revelação em entrevista ao jornal inglês "The Telegraph" para afastar as especulações de que estaria apoiando a realização da corrida apenas por motivos financeiros.

- O Bahrein pagará a taxa mesmo se a corrida não for realizada. O dinheiro já está no banco, inclusive. Não estamos indo para lá apenas para sermos pagos. Não tem nada a ver com isso. Temos um contrato e o estamos respeitando. E não acredito que as pessoas assumiriam um risco se elas achassem que a situação estivesse complicada - disse.

Segundo o jornal inglês, o governo do Bahrein paga US$ 40 milhões (R$ 69 milhões) para receber a corrida. No ano passado, Bernie Ecclestone não recebeu o valor após o cancelamento da corrida por causa da instabilidade política no país. Neste ano, os protestos continuam, mas os dirigentes locais estão garantindo a realização da prova em 22 de abril.


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http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2012/03/apos-19-anos-na-f-1-barrichello-assina-com-kv-e-vai-correr-na-indy.html

Após 19 anos na F-1, Rubinho assina com a KV Racing e vai correr na Indy

Recordista de participações na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens guiará ao lado do amigo Tony Kanaan por toda a temporada 2012

Por Alexander Grünwald
São Paulo

O recordista de participações na Fórmula 1 vai correr na Fórmula Indy em 2012. Dono de 11 vitórias, 14 poles, 68 pódios e dois vice-campeonatos na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens Barrichello iniciará nesta temporada uma nova fase em sua carreira, mudando-se para os Estados Unidos. Ele disputará todas as corridas – inclusive as provas em circuitos ovais – na equipe KV, com o carro número 8, como companheiro de seu amigo de longa data, o baiano Tony Kanaan, que renovou por dois anos. O patrocínio para a nova empreitada será de uma empresa brasileira, a mesma que apresentou, no fim do ano passado, uma proposta para que o piloto seguisse na Fórmula 1 pela Williams.

- Essa é uma nova fase na minha vida, e muito feliz. Quando o convite veio, fui com a cabeça aberta. Mas, como piloto profissional, competitivo, você quer fazer as coisas bem feitas. Me adaptei muito rápido e tive muito apoio de toda a equipe. No final daquele primeiro dia de testes, recebi o convite e começamos a correr atrás dos parceiros que pudessem viabilizar isso. Aos 39 anos de idade, aos 39 do segundo tempo, só tenho a agradecer por esta oportunidade – frisou Barrichello, sem esconder o sorriso no rosto.

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Rubens Barrichello posa com o novo macacão e o carro que usará nesta temporada (Foto: Carsten Horst)

O envolvimento de Rubens com a Indy começou quando ele recebeu um convite de Tony, no fim de janeiro, para testar o novo chassi que a categoria adotará neste ano, o DW12, após sete anos utilizando o mesmo carro. A intenção, segundo eles, era ter a opinião de um piloto experiente como Barrichello na busca pelo melhor acerto da nova máquina. Inicialmente programado para andar por dois dias no circuito de Sebring, nos Estados Unidos, Rubens fez também um terceiro dia de testes, quando foi o mais rápido da sessão.

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O brasileiro anunciou sua decisão ao lado do amigo Tony Kanaan (Foto: Carsten Horst)

- Não começo do zero, pois tenho uma experiência longa no automobilismo. Será o meu 34º ano, o que faz com que eu comece em um patamar que não é o zero. Mas tenho muito o que aprender com o Tony. É impressionante como ele é rápido com pneu frio. O motor turbo é uma nova experiência. O uso dos freios de carbono é algo que carrego da Fórmula 1. Então, tem coisas do zero e coisas que estão andando. Mas no oval, por exemplo, não tenho ideia de como é o acerto, precisarei aprender. Meus companheiros serão importantes para isso.

Sem vaga na Fórmula 1 após a confirmação de Bruno Senna na Williams e diante do bom desempenho em seu primeiro contato com um carro da Indy, piloto e equipe deram início às negociações. Durante este processo, a presença de Tony Kanaan, piloto da KV desde o ano passado, pesou na decisão. Amigos desde a infância, ele e Rubens são sócios no IBK, uma entidade que atende instituições de caridade no Brasil. Dentro das pistas, já conquistaram oito vezes as tradicionais 500 Milhas de Kart. Compartilhando o mesmo box, a cooperação mútua no aspecto técnico, onde ambos são reconhecidamente fortes, pode fazer a diferença.

- Vou fazer todas as provas, estou entrando nessa com muita força, muita coragem e muita determinação. Estou feliz em anunciar esta nova parceria com meu ‘irmão’ Tony e com o Jimmy Vasser. Agora vou poder guiar o meu carro, porque até então era o carro do Tony. Agora posso ter o meu para abusar mais. O Tony, para mim, é a razão de eu estar fazendo isso. Eu tentei comprar o número 11, mas ele não vendeu. O Eduardo, que desenhou meu capacete, me perguntou se dava para botar o número oito - disse.

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Rubens Barrichello testou o carro da equipe KV Racing em Sonoma (Foto: Divulgação/KV Racing)

No último fim de semana, Barrichello e a KV voltaram a trabalhar juntos em uma nova sessão de treinos, desta vez na pista de Sonoma, também nos Estados Unidos. O desempenho não foi similar ao do primeiro encontro. Àquela altura, no entanto, um acordo já estava encaminhado para a disputa da temporada 2012 da Indy. Algo que fez com que Barrichello, que completa 40 anos em maio, precisasse vencer também um grande adversário: o receio da esposa Silvana com os perigosos circuitos ovais.

- A situação da Silvana era verdade, era uma coisa que havia prometido a ela. Imaginava correr 25 anos na F-1 e depois numa Stock Car, no Brasil. Muitas vezes, assistindo às corridas do Tony e do Felipe Giaffone, víamos algumas batidas e ela me fez prometer que não faria isso. Tenho que agradecer a ela, pois foi daí que se desenvolveu o negócio - confessou.
  • 2 semanas depois...
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http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/03/15/em-crise-de-audiencia-f-1-enfrenta-desafio-de-concorrer-com-rubinho-na-indy.htm

Concorrência com Rubinho na Indy ameaça agravar crise de audiência da F-1

A audiência da Fórmula 1 está em queda, e não é só no Brasil, onde o desinteresse cresce a cada decepção dos pilotos locais. A hegemonia de Sebastian Vettel no ano passado fez cair os números em outros mercados estratégicos, como Inglaterra, Itália e China. Neste ano, a categoria ainda terá que lidar com a concorrência da Fórmula Indy, que terá mais atenção devido à presença de Rubens Barrichello.

Rubinho passou 19 anos na Fórmula 1, e pela primeira vez será um concorrente de peso para a Rede Globo, detentora dos direitos da categoria no Brasil. A emissora tem visto a audiência das corridas cair nos últimos anos, principalmente devido à falta de vitórias dos pilotos brasileiros.

A informação é do “Global Broadcast Report”, documento divulgado pela Formula One Management (FOM). Segundo o relatório, o Brasil teve 76,8 milhões de telespectadores no ano passado, 11 milhões a menos do que em 2010, sem falar nos 119 milhões que assistiram à Fórmula 1 na Globo em 2007, por exemplo.

Ainda assim, o Brasil continua sendo, pelo terceiro ano seguido, o maior mercado de televisão no mundo para a Fórmula 1. Em parte, devido ao fraco crescimento dos outros territórios. Só mesmo a Alemanha registrou crescimento, e se manteve como maior mercado da Europa e terceiro maior do mundo, atrás de China e Brasil.

A boa audiência na Alemanha é facilmente explicada pelo domínio de Vettel. Assim como as quedas na França, Itália e Espanha têm o mesmo motivo. O caso espanhol é o mais crítico: a emissora La Sexta cancelou seu contrato com a Fórmula 1 dois anos antes, alegando falta de recursos. Ao todo, a audiência global da Fórmula 1 caiu de 527 milhões para 515 milhões de telespectadores em 2011.

O desafio de reverter esses números negativos em 2012 não será fácil. Pelo menos no Brasil, a Fórmula 1 terá uma concorrência sem precedentes com a Fórmula Indy, por causa de Barrichello. O especialista em marketing esportivo Rafael Plastina, da agência Sport Track, aposta que os torcedores irão se dividir.

“Vai haver uma concorrência maior. O Rubinho teve rótulo de pé-frio que a própria Globo colocou nele, mas quem gosta de automobilismo vai acompanhar sim. A grande sorte é que as corridas não são nos mesmos horários”, observou o marqueteiro.

Na verdade, a Fórmula 1 terá apenas seis das suas 20 etapas em datas coincidentes com corridas da Fórmula Indy, e nenhuma delas terá choque de horário com a outra categoria.

Por outro lado, duas dessas provas de Fórmula 1 são de madrugada, enquanto a Fórmula Indy tem um horário bem mais convidativo. Mais um fator que deve acirrar a concorrência por espaço na mídia e interesse do público.

Para o Grupo Petrópolis, que neste ano entrou na Fórmula 1 como patrocinador da Ferrari e de Felipe Massa, o público da categoria é fiel e segura o otimismo da empresa nessa empreitada, Além disso, a crise pode ser revertida na pista.

“O GP do Brasil de 2008, por exemplo, alcançou mais de 30 pontos com Felipe Massa na disputa pelo título. Então, depende muito do que acontecer na pista, mas a audiência da Fórmula 1 tem sua base preservada com os fãs do esporte, que são bastante fieis”, explicou o diretor de marketing Douglas Costa.

A Globo e também a Bandeirantes, que transmite a Fórmula Indy, foram procuradas para comentar a respeito da concorrência entre as categorias, mas não divulgaram posicionamento. A temporada da Fórmula 1 começa no próximo domingo com o GP da Austrália, e a Indy estreia no dia 25 de março, em S. Petersburgo.

"O que atrai é a imprevisibilidade e a emoção, e se você fica naquela mesmice, até a Globo vai perder a audiência".
Rafael Plastina, especialista em marketing

"A F-1 já há muito tempo é o segundo esporte na preferência do público brasileiro e tem um público absolutamente fiel, o que garante boa audiência mesmo nos períodos de oscilação".
Douglas Costa, diretor de marketing do Grupo Petrópolis, que patrocina a Ferrari
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http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/03/button-vence-na-australia-brasileiros-se-chocam-e-abrem-mal-temporada.html

Button vence na Austrália; brasileiros se chocam e abrem mal a temporada

Massa e Bruno batem a dez voltas do fim e abandonam a prova; inglês da McLaren ultrapassa Hamilton, segura o campeão Vettel e cruza em primeiro

Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

Para Jenson Button, a temporada 2012 da Fórmula 1 começou com um passeio no Albert Park. O piloto da McLaren superou o companheiro Lewis Hamilton na largada e, sem sustos, puxou a fila durante as 58 voltas para vencer o GP da Austrália. O domingo de sonho para o inglês foi de pesadelo para os brasileiros. Felipe Massa e Bruno Senna, que já tinham ligado o sinal de alerta na véspera, com posições ruins no grid, tiveram uma corrida para esquecer. A dez voltas do fim, os dois se enroscaram na pista e abandonaram a disputa. Dos boxes, viram o pódio em Melbourne ser completado pelo campeão Sebastian Vettel, com sua RBR em segundo, e pelo pole position Hamilton, que chegou a ser pressionado por Mark Webber nas voltas finais, mas segurou o terceiro lugar.

O campeonato já se anunciava complicado para os brasileiros, e o desfecho na Austrália ajudou a confirmar as previsões pessimistas. Massa, que largou em 16º, e Senna, o 14º, travavam uma amarga disputa pela 13ª posição com Daniel Ricciardo, da STR, enquanto seus companheiros de equipe corriam lá na frente – Alonso chegou em quinto, e Pastor Maldonado estava em sexto até a última volta, quando bateu. A Ferrari de Felipe tocou a Williams de Bruno, os carros se engancharam, e a etapa de abertura da temporada terminou de forma triste para os dois únicos representantes do país no grid. Ambos classificaram o choque como "acidente de corrida" *.

000buttton.jpgAplauos de Vettel para Button: o inglês superou o atual campeão na abertura da temporada

A superioridade de McLaren e RBR sobre as demais equipes, demonstrada nos testes de pré-temporada, foi confirmada nesta etapa de abertura. A escuderia inglesa mostrou estar com ligeira vantagem sobre a rival e poderia ter emplacado uma dobradinha se Hamilton não tivesse perdido a posição para Vettel com a entrada do safety car na metade final da prova. Mesmo com o mau desempenho da Ferrari nos testes, Fernando Alonso conseguiu chegar na quinta posição - a diferença do espanhol para Webber, no entanto, foi de 17s.

No próximo fim de semana os pilotos voltam à pista para o GP da Malásia. O treino classificatório e a corrida estão marcados para às 5h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.

Button assume a ponta na largada

A liderança do pole position Lewis Hamilton durou poucos metros. Button largou melhor que o companheiro de McLaren e assumiu a ponta logo na primeira curva do circuito de Albert Park. Quem também fez ótima largada foi Nico Rosberg, da Mercedes, pulando de sétimo para quarto. Bruno Senna teve sua Williams tocada pela STR de Daniel Ricciardo e precisou parar nos boxes já na primeira volta.

A expectativa de Michael Schumacher em finalmente conseguir um resultado expressivo nessa nova fase da carreira acabou com apenas 12 voltas. Após largar em quarto, melhor posição desde seu retorno às pistas, o heptacampeão vinha se mantendo entre os primeiros colocados até sofrer com problemas no câmbio da Mercedes e deixar a corrida. Outro que saiu frustrado logo no início foi Romain Grosjean, da Lotus. Terceiro no grid, o francês perdeu muitas posições na largada, foi tocado por Pastor Maldonado na segunda volta e saiu.

00001button.jpgJenson Button passeia no Albert Park: vitória tranquila para o inglês neste domingo

Os dois carros da McLaren mostraram superioridade na primeira metade da corrida. Depois da primeira parada nos boxes, enquanto Button manteve um bom ritmo na liderança, Hamilton acabou perdendo segundos preciosos atrás da Sauber de Sergio Pérez, que ainda não havia feito o pit stop e se encontrava na segunda posição.

Safety car movimenta a prova

Na 36ª volta, a entrada do safety car para a retirada do carro de Vitaly Petrov, da Caterham, que quebrou na reta principal, movimentou a prova. Quem se deu bem foi Sebastian Vettel. O alemão se aproveitou da nova regra que permite a parada nos boxes com o safety car na pista e ganhou a posição de Lewis Hamilton. Com o limite de velocidade em razão da bandeira amarela, o inglês, que havia feito seu pit stop uma volta antes da paralisação da corrida, voltou atrás do alemão. Na primeira volta após a relargada, Button abriu mais de três segundos para a RBR de Vettel.

Massa e Bruno se chocam

A dez voltas do fim, Felipe Massa e Bruno Senna, que já não vinham fazendo boa corrida, tiveram um fim melancólico. Na disputa pela 13ª posição, com Daniel Ricciardo, da STR, a Ferrari e a Williams se tocaram e ficaram enganchadas. Massa deixou a prova, enquanto Bruno seguiu para os boxes para fazer reparos no carro e abandonou pouco depois.

No pelotão da frente, Button administrou a vantagem na liderança com tranquilidade, mostrando seu talento em poupar o desgaste dos pneus e cruzou a linha de chegada em primeiro. Vettel assegurou o segundo lugar e comemorou muito. Hamilton chegou a ser pressionado por Webber, mas conseguiu manter o terceiro lugar. Apesar do pódio, o campeão mundial de 2008, que tinha festejado a pole no sábado, saiu com cara de poucos amigos.

Companheiro de Bruno na Williams, Maldonado fazia prova espetacular até a última volta. O venezuelano estava na sexta colocação, próximo da Ferrari de Alonso, quando perdeu o controle do carro e bateu forte. Também na volta final, Sergio Pérez, da Sauber, e Nico Rosberg, da Mercedes, se tocaram na luta pelo oitavo lugar e causaram uma grande confusão. Enquanto Rosberg ficou para trás, Pérez conseguiu segurar as STRs de Ricciardo e Jean-Eric Vergne e a Force India de Paul di Resta. Os quatro protagonizaram uma chegada incrível, com apenas quatro décimos de diferença entre o oitavo e o 11º colocados. Desfecho bem diferente do de Button, que passeou nas 58 voltas e abriu a temporada com uma vitória tranquila.

Confira o resultado final do GP da Austrália, em Melbourne (307,574 quilômetros):

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 58 voltas em 1h34m09s565
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2.139
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 4.075
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 4.547
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 21.565
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 36.766
7 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 38.014
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 39.458
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 39.556
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 39.737
11 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 39.848
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 57.642
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas

Não completaram:

Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 4 voltas / abandono
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 11 voltas / abandono
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 16 voltas / abandono
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 21 voltas / mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 47 voltas / câmbio
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 56 voltas / acidente
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 57 voltas / acidente
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - não participou/fora do limite de 107%
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - não participou/fora do limite de 107%

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m29s187, 56ª volta

* http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/03/bruno-senna-classifica-choque-com-massa-como-acidente-de-corrida.html
Postado
NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/03/alonso-faz-o-impossivel-e-leva-ferrari-vitoria-na-malasia-bruno-senna-e-6.html

Alonso faz o impossível e leva Ferrari à vitória na Malásia; Bruno Senna é 6º

Espanhol tem exibição brilhante na chuva e segura vantagem na pista seca. Surpreendente Pérez termina em segundo. Senna pontua e Massa fica em 15º

Por GLOBOESPORTE.COM
Kuala Lumpur, Malásia

Nem o mais otimista dos ferristas poderia imaginar o que aconteceu no GP da Malásia deste domingo. Nem o próprio Fernando Alonso. Em uma corrida tumultuada no circuito de Sepang, o bicampeão mundial deixou os rivais para trás, segurou a pressão de um surpreendente Sergio Pérez, da Sauber, e levou o tão criticado carro da Ferrari a uma improvável vitória. O espanhol, que chegou a sugerir o encerramento da prova durante a paralisação pela forte chuva, satisfeito com a quinta colocação, guiou com perfeição na pista molhada e manteve o ritmo no piso seco para cruzar em primeiro lugar. Com o resultado, o espanhol assumiu a liderança do campeonato com 35 pontos, cinco à frente de Lewis Hamilton, terceiro colocado na prova.

fernandoalonso2_reu.jpg

O brasileiro Felipe Massa teve um domingo bem mais complicado que o do companheiro de Ferrari. O brasileiro chegou apenas na 15ª posição. Mas o país teve motivos para festejar. Bruno Senna fez uma boa corrida e se aproveitou das confusões dos rivais ao longo da prova para levar sua Williams ao sexto lugar, somando oito pontos na classificação. O pódio foi completado por Pérez, que fazia corrida brilhante, mas errou a poucas voltas do fim, quando pressionava Alonso, e Lewis Hamilton, que largou na pole mas só conseguiu chegar em terceiro.

sergioperez_reu.jpg

Primeiro colocado no GP da Austrália, Jenson Button jogou fora as chances de vitória ao errar quando tentava ultrapassar o retardatário Narain Karthikeyan, da HRT. O inglês precisou parar nos boxes para trocar o bico da McLaren e terminou apenas em 14º. Destino semelhante teve Sebastian Vettel. O bicampeão mundial teve o pneu furado ao tentar superar uma HRT e ficou apenas com o 11º lugar. Seu companheiro de RBR, Mark Webber, foi o quarto colocado. Uma das melhores equipes nos treinos de Sepang, a Mercedes foi uma das mais lentas no piso molhado. Michael Schumacher, terceiro no grid, foi apenas o 10º na corrida, três posições à frente do compatriota Nico Rosberg.

Os pilotos voltam à pista daqui a três semanas, para o GP da China no dia 15 de abril, com transmissão de treino e corrida pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Chuva movimenta corrida em Sepang

O forte calor malaio deu lugar a uma chuva tímida momentos antes da largada em Sepang, fazendo os pilotos optarem por pneus intermediários e movimentando o início da prova. Logo na primeira curva, Button tentou ultrapassar Hamilton, mas não obteve o mesmo sucesso do GP da Austrália. O pole position espalhou o companheiro de equipe e conseguiu manter a liderança.

Quem fez ótima largada foi Romain Grosjean, pulando do sétimo para o terceiro lugar. Entretanto, o francês se chocou com Schumacher na curva 4, e os dois acabaram rodando. Voltas depois, ele perdeu o controle da Lotus, atolou na brita e foi o primeiro a abandonar a prova. Massa ganhou duas posições na primeira volta e pulou para 10º. Bruno Senna, assim como em Melbourne, teve problemas na primeira volta: o brasileiro rodou na curva 7 e precisou seguir para os boxes.

Prova fica paralisada por 50 minutos por causa da chuva

A chuva se intensificou, e os pilotos tiveram que antecipar os pit stops para colocar os compostos de chuva forte. Massa foi para os boxes na terceira volta, o mesmo feito por quase todos os pilotos na passagem seguinte. A chuva aumentava cada vez mais até a direção de prova decidir pela entrada do safety car na sétima volta. Duas depois, por falta de condições, foi dada bandeira vermelha e a corrida foi interrompida. Nesse momento, Hamilton liderava, seguido por Button e Perez. Massa se encontrava na oitava posição e Senna, com duas paradas nos boxes, era apenas o 23º.

Pilotos param nos boxes após relargada e Pérez assume liderança

Após 50 minutos de paralisação, a corrida foi reiniciada sob bandeira amarela e o safety car permaneceu na pista ainda por cinco voltas. Na relargada, Hamilton manteve a ponta, enquanto Button seguiu direto para os boxes, para colocar pneus intermediários, estratégia adotada por diversos outros pilotos como Rosberg, Raikkonen e Senna, em razão da melhora de condições da pista. Na volta seguinte, Hamilton, Alonso, Webber e Massa, também fizeram suas paradas. O inglês demorou no pit stop e voltou atrás do companheiro de McLaren e da Ferrari de Alonso.

Mas a estratégia de Button foi por água abaixo logo na sequência, quando o campeão mundial de 2009 se precipitou ao ultrapassar o retardatário Karthikeyan. O inglês tocou o carro da HRT e precisou voltar para os boxes para trocar o bico da McLaren. Nesse momento, com estratégias acertadas, Pérez colocava a Sauber na liderança. Mas logo depois, o mexicano foi superado por Alonso, o mais veloz na chuva.

Alonso brilha na chuva, segura Pérez e leva Ferrari à vitória

Com melhor tempo atrás de melhor tempo, o espanhol abria vantagem na liderança. Mas a pista começou a secar e quem passou a ser o mais rápido foi Pérez. O mexicano emplacou uma sequência de melhores voltas e a vantagem para Alonso caiu vertiginosamente. A cinco voltas do fim, a diferença entre os dois era de menos de dois segundos. Pérez tinha a chance de fazer história conquistando a primeira vitória da Sauber, a primeira do México desde Pedro Rodriguez, em 1970. Mas o jovem piloto, mais rápido na pista, ouviu dos mecânicos do rádio que "segunda posição era importante para equipe". Parece que a mensagem desconcentrou o mexicano, que errou, saiu da pista e viu Alonso abrir novamente. Daí em diante, o bicampeão mundial tratou de administrar a vantagem até receber a bandeira quadriculada. A vitória do espanhol levou a equipe Ferrari ao delírio. No boxe da Sauber, lágrimas de felicidade de Peter Sauber, dono da escuderia, pela segunda posição de Pérez. O pole position Lewis Hamilton cruzou em terceiro e fechou o pódio.

fernandoalonso1_reu.jpg

Confira o resultado final do GP da Malásia, em Sepang:

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 2h44m51s812
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 2s263
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 14s591
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 17s688
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 29s456
6 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 37s667
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 44s412
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 46s985
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 47s892
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 49s996
11 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 1m15s527
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m16s826
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m18s593
14 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m19s719
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m37s319
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 2 voltas

Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 11 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 52 voltas


NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/03/mexicano-perez-lamenta-perdi-o-controle-do-carro-e-luta-pela-vitoria.html

Mexicano Pérez lamenta: ‘Perdi o controle do carro e a luta pela vitória’

Piloto da Sauber, que perseguiu Alonso nas últimas voltas, admite erro, mas festeja segunda colocação na Malásia: ‘Foi um grande dia para a equipe’

Por GLOBOESPORTE.COM
Sepang, Malásia

Nas últimas voltas do GP da Malásia, todos os olhos estavam no carro branco do mexicano Sergio Pérez. Com a chance de colocar seu país no alto de um pódio da F-1 pela primeira vez desde 1970, o piloto grudou em Fernando Alonso e estava pronto para dar o bote. Mas perdeu o controle da sua Sauber, saiu da pista e viu cair por terra a chance de vitória. Apesar da festa nos boxes pela segunda colocação, Pérez admitiu que o triunfo esteve muito próximo.

- Era muito possível. Perdi o controle do carro e perdi a luta pela vitória. Eu sabia que tinha de ser rápido para ultrapassar Alonso, porque meus pneus estavam se degradando. Estava procurando uma maneira de passar, mas abri demais e peguei a parte molhada da pista – explicou Pérez.

perez1.jpg

A útlima vitória do México na Fórmula 1 tinha sido na Bélgica, em 1970, com Pedro Rodriguez. O segundo lugar de Pérez, no entanto, acabou tendo sabor de conquista para a Sauber.

- Foi um grande dia para a equipe. Eles me chamaram na hora certa para o pit stop. As condições faziam com que fosse muito difícil manter o carro na pista, e eles foram incríveis. É apenas a segunda prova, mas espero que a gente continue evoluindo para brigar mais na frente – disse o mexicano.

Os pilotos voltam à pista daqui a três semanas, para o GP da China, no dia 15 de abril, com transmissão de treino classificatório e corrida pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
  • 4 semanas depois...
Postado (editado)

Eu sou meio novato por aki :)

Esse terreno baldio, por acaso é o terreno baldio da esquina??? hehehe

Bom, se eu fosse escolher qual é os 2 programas que mais assisto na tv seriam o chaves (e chapolin) e a F1.

Eu vou atualizar aqui as notícias.

O próximo GP da esquina, digo da F1 será no Bahrein. Será esta semana, com transimissão ao vivo pelo sportv e rede globo (ou rede bobo como queiram chamá-la).

Contudo a coisa está muito complicada por la. Veja a notícia:

NOTÍCIAS
A polêmica do GP do Bahrein

o GP do Bahrein que deverá ocorrer neste final de semana, talvez seja o mais conturbado da história.

O país passa por uma instabilidade política que vem se arrastando por mais de um ano. O resultado disso é guerras civis e violência em toda a parte!

No ano passado, por segurança, Bernie Ecclestone decidiu cancelar o GP. Porém a decisão que o chefe da Formula 1 tomou para este ano é diferente.

Mesmo que muitos são contra a realização desse GP, muitos outros são a favor. Pedro de La Rosa, presidente da Associação de Pilotos (GPDA), acredita que o não cancelamento do evento “não seja uma preocupação”, disse ele em entrevista a revista Autosport. “Nosso ponto de vista é que não sabemos da situação do Bahrein suficientemente para ter uma opinião forte sobre isso. Então confiamos nas pessoas que fizeram toda essa pesquisa, que são da FIA” concluiu ele.

Felipe Massa, vencedor de duas edições do Bahrein, também está confiante em correr por lá sem grandes riscos. “Eu me preparei para esta corrida da mesma maneira que fiz para as outras. Vim aqui pelo esporte”, garantiu ele.

Manifestações e desenhos violentos para se referir a realização da F1 no Bahrein

Por outro lado, jornalistas e outros estão muito preocupados com a decisão tomada pela FIA. “Apenas Bernie Ecclestone e o governo do país querem a prova” lamentou Téo José em seu blog.

Pelo visto, muitos por lá, no Bahrein, a F1 não será bem-vinda. Durante toda a semana tem havido grandes protestos contra a realização do GP. Além das passeatas, os manifestantes utilizam cartazes e faixas de desenhos associando a Fórmula 1 e a violência. Os mais radicais se mobilizam para tentar realizar um “Grande Prêmio de sangue”!

Algumas equipes que se estabeleceram nas imediações do circuito, já presenciaram situações difíceis. Um funcionário da equipe Force India, por exemplo, deixou o país após uma bomba ter explodido perto de seu carro.

Embora os pilotos dizerem que estão tranquilos e que estão focados apenas na corrida, não passa de “papo furado”. Eles podem estar preparados para os perigos de uma corrida, mas ninguém em sã consciência diria estar tranquilo no meio de tanta violência e possíveis ataques terrorista. Afinal, se o poderoso chefão da F1 diz que vai ter a corrida e pronto, quem dentro do circo da F1 se ousaria em dizer em público o contrário?

De qualquer forma, o GP em Sehkir está programado para iniciar nesta sexta-feira as 4h e a corrida será no domingo as 9h, horário de Brasília.

Bahrein-Al-Jazeera1.jpg

(manifestante fazendo uma referencia violenta com o simbolo da F1)

Fonte: http://www.superdanilof1page.com.br/noticia/bahrein-seguranca.php

:)

Editado por danilo-cs
Postado

Estou gostando muito do inicio dessa temporada 2012, as corridas estão parecendo muito equilibradas, com nenhum total favorito como ano passado :D

Fiquei feliz também com a decisão do "chefão" da FIA de realizar a corrida de Bahrein, mesmo com todos esses protestos, mas fico com medo da pouca segurança dos pilotos lá <_<

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