Ir para conteúdo

Aspectos técnicos dos programas de Chespirito

Featured Replies

Postado

Tópico destinado à discutir a técnica dos programas de Chespirito em todas as épocas.

Postado

Como assim? o.o

É pra gente discutir sobre coisas como materiais dos quais feitos os cenários, os efeitos especiais, etc? Se for isso, eu achei o tópico legal! :D

Postado
  • Autor

Sim, Cisko. Materiais do cenário, efeitos, posição das câmeras, maquiagem etc. :joinha:

Postado

Ahhh bom!

Então eu já vou deixar claro que eu sempre adorei o fato de os cenários tenham sido feitos de isopor e papelão! E também sempre adorei os efeitos chroma key mal-feitos!

Imaginem CH com os cenários feitos materiais da melhor qualidade e os efeitos especiais perfeitos? Nossa, ficaria escroto!

E lembrem-se: a imperfeição às vezes é MUITO melhor que a perfeição! ;)

Postado
  • Autor

Uma grande dúvida que eu tenho é: como era feito o chroma-key nos anos 70?

Pergunto isso pois sei que a Televisa não tinha o Scanimate (máquina usada em 70/80 para fazer efeitos e vinhetas, muito usada pelo SBT)!

Postado

Ahhh bom!

Então eu já vou deixar claro que eu sempre adorei o fato de os cenários tenham sido feitos de isopor e papelão! E também sempre adorei os efeitos chroma key mal-feitos!

Imaginem CH com os cenários feitos materiais da melhor qualidade e os efeitos especiais perfeitos? Nossa, ficaria escroto!

E lembrem-se: a imperfeição às vezes é MUITO melhor que a perfeição! ;)

Exato. Mesmo depois de alcançar grande sucesso e dinheiro, o Chespirito não mudou os cenários simples feitos de isopor que caracterizaram suas séries.

Postado

Sim, os cenários de madeira, a casa do Seu Madruga se mexendo seriam falhas em qualquer outro seriado, mas, em CH fazem a série ter um detalhe especial

Postado

A magia do Chaves está no humor simples e nas coisas simples. Não precisava ser produzido igual aquelas séries dos Estados Unidos, só precisava de talentosos atores, a ingenuidade e a simplicidade.

Viva o mestre Chespirito!!!!! :reverencia:

Postado

Uma grande dúvida que eu tenho é: como era feito o chroma-key nos anos 70?

Pergunto isso pois sei que a Televisa não tinha o Scanimate (máquina usada em 70/80 para fazer efeitos e vinhetas, muito usada pelo SBT)!

Li que para fazer era necessário simplesmente gravar a cena num fundo azul, depois sobrepor essa cena no vídeo do episódio e tirar a cor azul da cena. Por isso os personagens em chroma key não vestiam roupa azul.

Postado
  • Autor

Li que para fazer era necessário simplesmente gravar a cena num fundo azul, depois sobrepor essa cena no vídeo do episódio e tirar a cor azul da cena. Por isso os personagens em chroma key não vestiam roupa azul.

Victor, isso eu já sabia, a minha dúvida é com que equipamento eles faziam o efeito. :joinha:

Postado

Aí já não sei :P

Postado

pessoal, falando nesse topico, eu tenho 2 fotos toscas pra te mostrarem ,pode ser?, se alguem permitir eu posto os chroma-keys toscos...

Postado
  • Autor

Mostra aí, Lote90.

Postado

Mostra aí, Lote90.

ok, vou mostrar, ai vai elas:

o final do episodio não se enrugue couro velho que te quero pra tambor (1979)

Clique para exibir

as piadas do tio ramon (1973)

Clique para exibir

o que acharam?

Postado
  • Autor

Bem interessante as imagens, Lote90. O que me intriga é qual equipamento eles usavam para fazer estes efeitos em pleno 73.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    26/06/2026 - Tarde Brasília 13:19 - Chapolin: A volta da corneta paralisadora(1975)
  2. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    O dinheiro saturado pela 5°vez
  3. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chama-se ponto de comercial editado e não utilizado.
  4. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Não sei porque a imagem desse é inferior em quase todos os lotes O bom é que no Lote Quico removeram o insert na parte da Chiquinha e o Seu Madruga dentro de casa
  5. Dekatotas
    Dekatotas respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Só as melhores exibições

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.