Ir para conteúdo

QUADRINHOS & GIBIS

Featured Replies

Postado

PD576-02_zpsipntnbdx.jpg

PD576-05_zps1bfhmla2.jpg

Na historinha: Mesmo que o gibi ainda seja dos anos 60, só eu que acho que agora faz sentido o Seu Madruga chamando aquele aparelho de câmara no episódio do fotógrafo?

Na tirinha: É impressão minha ou o antepenúltimo e o penúltimo quadrinhos estão invertidos?

Postado
  • Autor

Também reparei nesse "câmara". Não sei se escreveram errado ou se na época usavam o termo também.

Realmente, esses quadrinhos com posições invertidas deixariam a tira melhor.

Postado

Entre "Câmera" ou "Câmara" da no mesmo. Essa confusão existe porque "camera", assim sem acento é como os americanos (EUA) chamam a máquina fotográfica. Já a palavra "câmara" veio da Europa e significa quase o mesmo , se refere a compartimentos como: a câmara de gás, a câmara dos Deputados, a câmara de combustão (das máquinas)e a câmara obscura (das máquinas fotográficas antigas). Só que hoje em dia com tantos aparelhos importados e o Inglês cada vez mais presente no nosso ia a dia se adotou o termo inglês "Câmera" para as máquinas fotográficas e "Câmara" para os deputados.

Um dia desses me lembrei que aqui em casa tinha uma meia dúzia de gibis dos anos 70, nunca mais os vi. Tinha vontade de postá-los aqui no fórum também.

Postado
  • Autor

Obrigado pelas informações, Pasquale.

Procure esses gibis aí em sua casa!

Postado
  • Autor
mesdosquadrinhosFCH_zpsgglevysv.jpg

A Abril resolveu tirar uma folga em 2009. Duas HQs de "Pato Donald Extra! 02" foram publicadas originalmente em uma mesma edição do Pato, o número #2170 (de 1999), e republicadas sem alterações nesta edição extra. Tudo bem que é repetida, mas nem pra pegarem uma de um número e outra de um mais distante. Coincidentemente, eu li essas edições com uns três, quatro dias de diferença, sem saber que o conteúdo delas é em sua maioria os mesmos.

Aliás, esta que saiu nessas duas vezes com o nome "A volta do Pato Donald" talvez poderia se chamar "A volta do Pato Patola". Eu acho que já vi outra HQ com esse personagem, apesar de no Inducks ele não estar marcado. Pra quem não sabe, o Patola é um ladrão muito parecido com o Donald, abrindo margens para confundirem um com o outro (o Donald chegou a ser preso).

Compare:

PD2170-03forum_zpsw2hismfx.jpg

PDEX02-04_zpstdpzmaqz.jpg

PD2170-05_zpskn9y1ksl.jpg

PDEX02-03_zpskqbnjtsy.jpg

----

PD2170-01_zps9o7s9aor.jpg

PD2170-06_zpss8t0digl.jpg

PD2170-07_zpsk9htnsxb.jpg

----

PDEX02-01_zps48viddew.jpg

PDEX02-02_zpstg5kuvyp.jpg

Postado

PD2170-01_zps9o7s9aor.jpg

Até nos gibis da Disney/Abril tem esse negócio de capas semelhantes.
via Pato Donald #2245, julho de 2002
Scan0001.jpg
Postado

Desviando um pouco o foco dos posts do Victor kkk:

Fiquei sem internet ontem durante boa parte do dia, aí peguei um gibi "Turma da Mônica" do meu irmão que está aprendendo a ler... E dei boas risadas até. kkkk

Fazia muito tempo que não lia, realmente é algo mais infantil do que gibis Disney... Por isso abandonei. Mas sim, são muito bons também. :)

Postado

Achei engraçado essa tirinha do tio patinhas :cleopatra:

Achiles,esse ano me deram duas revistas novas da turma da Mônica,eu não gostei,mas resolvi ficar com elas para tentar dar uma chance que fosse. Os traços estavam horríveis e parecia tudo muito computadorizado e as caras e bocas estavam sinistras. Mas algumas histórias e cenas, poucas,ainda salvam.

Tem gente que diz que dês de 2007 tá ruim,mas eu acho que as coisas ficaram horríveis assim que mudaram para a Panini.

Postado

Achiles,esse ano me deram duas revistas novas da turma da Mônica,eu não gostei,mas resolvi ficar com elas para tentar dar uma chance que fosse. Os traços estavam horríveis e parecia tudo muito computadorizado e as caras e bocas estavam sinistras. Mas algumas histórias e cenas, poucas,ainda salvam.

Tem gente que diz que dês de 2007 tá ruim,mas eu acho que as coisas ficaram horríveis assim que mudaram para a Panini.

Mais não foi nesse ano de 2007 que a Panini começou a publicar? :ponder:

Postado
  • Autor

Não apenas as semelhantes, como também as repetidas. Muitas capas que usam são idênticas a capas já usadas. As vezes mudam um pouco os traços e as cores, em outras só repetem sem mudar nada.

Postado

Esses erros são comuns, tenho um gibi que veio com a página que continha o final da HQ, sem ela, repetindo a página anterior.

Postado
  • Autor

Foi difícil ler a edição que comprei de "Disney Especial Reedição # 26 - Os Cientistas", de fevereiro de 1985.

A lombada do gibi estava danificada, corroída e por isso a cada virada de página elas iam esfacelando-se e descolando da lombada.

Eu não escaneio gibis grossos para não estragar a lombada (pois força-se ela, mesmo com a tampa do scanner aberta, o que a danifica e pode fazer as páginas soltarem). Porém, como as páginas desta edição já estavam assim (como se fossem um monte de gibis finos empilhados, e tudo solto dentro da capa), digitalizei as primeiras páginas e coloquei no Inducks, afinal o problema que poderia acontecer já tinha ocorrido e o gibi já estava frágil antes.

Seguem os scans, aproveitem porque é difícil encontrar scan desse título, justamente para preservar as edições:

DER26-01_zpso2jtsmeu.jpg

DER26-02_zpsnonewtjg.jpg

DER26-03_zpstrvw1ds5.jpg

(o resto dos números estava muito colado na próxima página)

DER26-04_zpsspfrpaem.jpg

DER26-05_zps3qsicnwk.jpg

DER26-06_zpste8b0auy.jpg

DER26-07_zpsuwalevsg.jpg

DER26-08_zpsarwasv5f.jpg

DER26-09_zpsys2e4phx.jpg

DER26-10_zpsuooiqdji.jpg

DER26-11_zps1bg1zrs7.jpg

DER26-12_zpseeafe9mb.jpg

DER26-13_zpssh211mgr.jpg

(muito boa)

DER26-14_zpsatdcwgrp.jpg

DER26-15_zpsoimf9zbp.jpg

DER26-16_zpsx2nt1dbe.jpg

DER26-17_zpsvolo3l8n.jpg

DER26-18_zpszfslrtpn.jpg

DER26-19_zps5rmoz84h.jpg

DER26-20_zps16yeh6ot.jpg

DER26-21_zpsaipxa5vy.jpg

DER26-22_zps7zeqom6b.jpg

DER26-23_zps4tnafbgx.jpg

DER26-24_zpsofkd1hnq.jpg

DER26-25_zpsctazpt4t.jpg

DER26-26_zpspianaedf.jpg

DER26-27_zpsedpls9ua.jpg

DER26-28_zpsxhuwbiy3.jpg

Postado

Não prestei tanta atenção no desenho, mas não me apareceu mal.

E eu li um Almanaque, então por ser republicação talvez tenha sido por isso, terem pegos histórias boas e eu ter gostado. :P

Essas duas que você tem eram Almanaques?

Postado
  • Autor

#09 - ESPECIAL DE NATAL

POST ESPECIAL DE NATAL

NDO1s-06_zpsiqkg9j69.jpg

O "Natal de Ouro Disney" (1s) # 06, de 1984, traz 19 histórias.

Porém, a seleção delas foi extremamente fácil de se fazer. Simplesmente 13 histórias foram republicações do "Disney Especial # 26 - Natal", de 1976. As outras 6 saíram do "Disney Especial # 20 - Natal", de 1975.

Ou seja, o gibi traz apenas republicações de "Disney Especial" (com o mesmo layout e tudo), ou seja, republicação de republicação.

Há também uma falha: "O velho álbum de recortes" (HQ que mostra que Vovó Donalda usava o nome de Pata Abigail quando jovem) sequer é uma história de Natal. Deveria estar numa coletânea sobre cinema ou algo do tipo.

Detalhe também para um concurso do Iô-iô. Todos os premiados fora de SP e RJ deveriam retirar os prêmios pessoalmente em São Paulo capital.

Voltando ao gibi, apesar das "reprises", valem muito a pena ler. Só histórias boas, criativas e com saídas diferentes.

NDO2s-06_zpsdlevskxx.jpg

Ao contrário do que acontece em "Natal de Ouro Disney" (2s) # 06, deste ano. Com uma leitura rapidíssima devido ao material de três tiras por páginas e sem muitos detalhes, as histórias, que são todas inéditas, por outro lado são geralmente sem graça e lotadas de clichês, alguém que aparece na trama se revela no final ser o Papai Noel, essas coisas que se mata a charada na segunda página.

Natal-Barks_zps6dkkkgtk.jpg

Uma outra edição de Natal, esta sim fantástica, é a coletânea com todas as histórias do tema escritas por Carl Barks. Três dessas histórias também estão no gibi que abre esse post. Uma outra saiu na primeira edição do "Almanaque Disney".

Como é de praxe, as traduções das histórias antigas foram alteradas, uma página como exemplo:

O%20trenzinho%20da%20alegria%20-%20tradu

Tem coisas que não fazem diferença, porém algumas traduções novas fazem as originais perderem sentido. É óbvio que a preocupação do Tio Patinhas era perder uma bala, que custa dinheiro, e não o tiro em si. A tradução antiga nesse caso era melhor.

Postado

Essas traduções e reprises, são idênticas aos casos que acontecem nos seriados CH. Acho bem interessantes essas observações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    Adriane Galisteu explicou como vai ser o Super Paiol de "A Fazenda 17" na semana que vêm :
  2. E.R
    Tirando os episódios com mais de uma parte e os perdidos mundiais, ainda falta serem exibidos : . A despedida do Chapolin . Para fugir da prisão . O cão raivoso . A prometida . O mistério do Mandarim Celeste . A casa de chá do luar de 8 de Agosto de 1984 . O pistoleiro da Marreta Biônica . Cleópatra
  3. leloedi
    TVN do Chile, mesmo canal que há uns anos atrás soltou isso aqui: Os caras devem ter um acervo de dar inveja a qualquer um. E se essa página antiga na Wikipédia estiver correta (créditos ao pessoal do outro fórum que encontraram ela), esse episódio deve vir do primeiro lote que a emissora adquiriu ainda em 1976! Ou talvez não. Segundo também a Wikipédia, a TVN só começou a transmitir a cores em 1978. E como eles transmitiram CH até 1986, é bem provável que eles tenham adquirido mais de um lote de episódios neste intervalo de tempo. Agora, em qual dos dois veio o do necrotério só Deus sabe.
  4. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Martes 4 de noviembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 207 (1978): La función debe continuar pt.2 El Chavo Episodio 17 (1973): Quién será el nuevo jefe / El lechero Episodio 6 a. (1973 R.1972): Dr Chapatín: Las tarifas del doctor Obs 1: Similar a la tarde de ayer, la emisión fue 1h30 antes del horario habitual. Obs2: El sketch del Dr. Chapatín fue exhibido SOLO EN LA MADRUGADA. Confieso que nunca estuvo en mis planes ver un sketch de relleno en una madrugada y de feriado Al menos esta vez dieron el sketch completo, sin recortar el inicio
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.