Ir para conteúdo

Semelhanças entre os personagens de A Grande Família e Chaves

Featured Replies

Postado

Já reparam que Chaves e o seriado A Grande Família tem suas semelhanças? Principalmente no perfil dos personagens já que a história é completamente diferente. Aqui irei fazer um comparação entre os personagens de Chaves e os personagens de A Grande Família.

granfam01_lineu.jpgprofessor-girafales-1.jpg

LINEU SILVA ------------> PROFESSOR GIRAFALES

Lineu é o chefe da família Silva. É um homem culto, assim como o Professor Girafales. Tem momentos de soberba também e a única diferença entre os dois é que Lineu é muito certinho e Girafales, nem tanto.

granfam01_nene.jpg272951-chaves8.jpg

NENÊ ------------> DONA CLOTILDE

Nenê é a esposa de Lineu e mãe de Tuco e Bebel. Assim como a Dona Clotilde, é uma pessoa bondosa e tem mão cheia no cozinha. E vive defendendo Agostinho em seus trambiques, assim como Clotilde faz com o Seu Madruga. A única diferença entre elas é que Nenê não é tão feia e velha como a Bruxa do 71.

granfam01_bebel.jpgQuico.jpg

BEBEL ------------> QUICO

Bebel é a primeira filha e esposa de Agostinho Carrara. Ela sempre foi muito mimada pelos pais, como Quico é pela Dona Florinda. Além disso, por vezes, Bebel é mesquinha como o bochechudo Quico. Ela também tem comportamento infantil. A única diferença entre os dois é que Bebel, além de mulher é adulta, e Quico, é uma criança.

granfam01_agostinho.jpgmadruga.jpg

AGOSTINHO CARRARA ------------> SEU MADRUGA

Agostinho Carrara é o marido de Bebel e pai de Floriano. Ele sempre faz muitos trambiques, é preguiçoso e sempre está com aluguel atrasado, lembrando muito o grande Madruga. Mesmo assim, Agostinho é uma pessoa boa e por vezes, se mete em confusões pelo bem da família, exatamente como Seu Madruga faz com Chaves. E também, Agostinho teve uma infância muito dificil e sua mãe era chacrete e o pai, sumiu de casa quando ele era pequeno.

granfam01_tuco.jpgchaves-seriado.jpg

TUCO ------------> CHAVES

Tuco é o caçula da família. É um rapaz preguiçoso, porém constantemente fala bobagens e faz confusões, assim como o Chavinho. A diferença entre Tuco e Chaves é que ele tem cerébro e Chaves, não. Tuco é um pouco Seu Madruga também, pois já teve diversos empregos e é muito preguiçoso.

granfam01_beicola.jpgsr_Barriga3-300x200.jpg

BEIÇOLA ----------------> SENHOR BARRIGA

Beiçola é o dono da pastelaria em frente a casa da família Silva. Vive cobrando o aluguel de Agostinho e ameaçando de despejo. Além disso, também cobrava do finado Seu Floriano as cervejas que Agostinho tomava e colocava em sua conta. A diferença entre os dois, é que Barriga é uma boa pessoa, já Beiçola nem tanto, pois vive fazendo intrigas e chacotas.

granfam01_flor.jpgDonaFlorinda.jpg

SEU FLORIANO ---------------------> DONA FLORINDA

Seu Floriano era o pai de Nenê e já é falecido (o ator Rogério Cardoso morreu em 2003). Floriano vivia implicando com Agostinho, como Seu Madruga e Dona Florinda. Também vivia fazendo piadinhas sobre os outros com Tuco. A diferença entre os dois é que Floriano é uma pessoa de bom coração, já a Dona Florinda por raras vezes mostra bondade.

EU QUEM FIZ O TEXTO!

Postado

Muito bom texto e tópico Furtado, mais não é por nada não.....................mais eu não consigo ver nenhuma semelhança da ''A Grande Família'' com o ''Chaves''. :mellow:

Postado
  • Autor

Muito bom texto e tópico Furtado, mais não é por nada não.....................mais eu não consigo ver nenhuma semelhança da ''A Grande Família'' com o ''Chaves''. :mellow:

É que só acompanhando muitos episódios dos dois seriados tu consegue fazer um paralelo. Nos primeiros episódios, isso era mais evidente ainda.

Postado

É que só acompanhando muitos episódios dos dois seriados tu consegue fazer um paralelo. Nos primeiros episódios, isso era mais evidente ainda.

Eu tb gosto de ''A Grande Família'', mais mesmo assim...........não vejo semelhança :assobiando:

Postado
  • Autor

Eu tb gosto de ''A Grande Família'', mais mesmo assim...........não vejo semelhança :assobiando:

Como eu disse, tem que ver muito pra começar a associar.

Sou um grande fã de A Grande Família, vi quase todos os episódios, desde 2001.

Editado por Seu Furtado

Postado

A diferença está nos olhos de quem vê.

Postado

A diferença está nos olhos de quem vê.

Não seria ''A Semelhança está nos olhos de quem vê''? :headscratch:

Postado

Achei muito bom seu texto, Seu Furtado :aplausos:

Postado
  • Autor

Achei muito bom seu texto, Seu Furtado :aplausos:

Obrigado, Alan.

Eu fiz isso sem pesquisar nada, só na base de um telespectador e fã que acompanha bastante os dois seriados.

Postado

Não seria ''A Semelhança está nos olhos de quem vê''? :headscratch:

Isso, isso, isso! ^^

Assim como "Uma família da Pesada" tem também várias comparações com "Os Simpsons"...

Postado

Ah eu achei interessante a comparação sim! Seu Madruga e Agostinho devem ser parentes..kkk

Postado

ótimo tópico!

Sempre reparei na semelhança do Agostinho com o Seu Madruga. Dois mitos.

E eu lembro que até chorei quando o Rogério Cardoso morreu... gostava (e ainda gosto) bastante de A Grande Família.

Postado

Se você não sabe A Grande Família foi gravada originalmente em 1972, e todos os personagens da versão original são os mesmo da atualidade.

Portanto nem é cópia, pois nessa época nem sonhavam que Chaves ia chegar no Brasil...

O Lineu não tem nada a ver com Professor, e nem dava pra ser cópia, pois o professor só foi criado em 1973.

Postado

chaves sempre é referência

Postado

Se você não sabe A Grande Família foi gravada originalmente em 1972, e todos os personagens da versão original são os mesmo da atualidade.

Portanto nem é cópia, pois nessa época nem sonhavam que Chaves ia chegar no Brasil...

O Lineu não tem nada a ver com Professor, e nem dava pra ser cópia, pois o professor só foi criado em 1973.

É, porém a estética e a "levada" da segunda versão é diferente da original. E ninguém falou em cópia, só semelhança :mellow:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Eu acho... em Fórum Único Chespirito
    Seidl faz o professor e Marta fez a Celina também.
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    O Chelsea anunciou a demissão de Enzo Maresca, técnico italiano que levou a equipe à conquista da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, em julho de 2025. A equipe começou bem o Campeonato Inglês, mas o desempenho não se sustentou. Em dezembro de 2025, venceu apenas dois dos oito jogos que disputou. Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2026/01/seis-meses-apos-conquistar-o-mundial-de-clubes-chelsea-demite-enzo-maresca.shtml
  3. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Eu acho... em Fórum Único Chespirito
    Parece coisa do Raul Seixas.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.