Ir para conteúdo

Chespirito critica a obra Guernica

Featured Replies

Postado

Mais uma notícia achada pelo Antonio Felipe e postada na CHBR News:

O ator e escritor Roberto Gómez Bolaños "Chespirito", de passagem por Bogotá, Colômbia, onde lançou suas obras na Feira do Livro de Bogotá, criticou a obra Guernica, do pintor espanhol Pablo Picasso, por considerá-lo "pouco sério em suas representações".

Chespirito disse que, em sua opinião, as formas e o fundo da pintura que representa a tragédia ocorrida em uma localidade espanhola não transmitem a dor do povo e sim o contrário.

"Parece que o vilarejo está festejando o ataque", comentou, em declarações que coincidiram com o 70º aniversário do ataque à Guernica, na Guerra Civil Espanhola, que ocorreu em 26 de abril de 1937.

"Quem tentar me convencer de que Guernica não é uma caricatura terá que fazer um grande esforço, por que ao vê-la detalhadamente, não parece outra coisa", disse o escritor.

Fonte: http://www.larepublica.com.pe/index.php?op...84&Itemid=0

Postado

Ah, sou fã de Chespirito, mas ele também não é Deus, analisando só a forma muitas pinturas são horríveis, mas há também que se analisar o conteúdo, o significado.

Para quem não conhece, a obra Guernica é esta:

guernica-784569.jpg

Postado

Obra-prima de Picasso.

Chespirito perdeu uma boa chance de ficar calado.

Postado

Prefiro o desenho de uma criança do C.A.! <_<

Como que essas coisas são chamadas de obra de arte? :huh:

Postado

Prefiro a velha Chiforumpila!

Postado
Prefiro a velha Chiforumpila!

ahuuhhauhaau

essa foi boa

auhauhaauhaua

Postado

Eu também! :P

Pra mim, eles chamavam muita coisa de "arte"... ;)

Prefiro uma 'Cholofômpila'. :lol:

Postado

Chespirito perdeu uma boa chance de ficar calado. [2]

Francamente, acho q msm q naum seja uma beleza admiravel a olhos, o conteúdo e o significado , pelo menos na minha humilde opinião conta mto, se o desenho eh feio , naum quer dizer necessariamente q tenha um conteúdo tb insignificante :)

Postado

Putz! Concordo em gênero, numero e grau com o Chespirito!

Desde quando isso eh obra de arte!!

Postado

Putz, povo não entende nada de arte e quer comentar...

Eu também não entendo patavinas :P

Mesmo assim, dá para ver que se trata de algo que deu trabalho para ser feito. Comparar com desenhos de crianças ou coisas do tipo é sacanagem...

E o Chespirito não disse que isso não é arte! Vocês estão confundindo, ele só disse que vê o significado do quadro de outra maneira! ;)

Postado

Eu também! :P

Pra mim, eles chamavam muita coisa de "arte"... ;)

Prefiro uma 'Cholofômpila'. :lol:

Na minha opinião,o desenho da Cholofômpila ficou idêntico...digo..( :P ) Ficou muito mais bonito do que essa "obra de arte".E eu estou falando sério! ;)

Postado

Chespirito perdeu uma boa chance de ficar calado. [3]

Na verdade a obra de arte se encontra muito mais no plano subjetivo que na idéia inical do artista...se Chespirito não consegue identificar a profundidade da obra pelo menos deveria respeitar e ficar quieto.

Postado

Para a arte é um coisa fenomenal, porém para as pessoas "comuns" como Chespirito e nós, essa pintura é horrivel... =/

Postado

Melhor ler isso que ser cego. ._.'

Mas então, cabe aqui uma breve explicação. Guernica é a obra-prima fundamental de Pablo Picasso, e retrata o horror da Guerra Civil Espanhola, travada entre a Direita Católica Fascista (nacionalista e monárquica) e a Esquerda Popular , republicana e comunista.

Foi vencida pela Direita,que contou com a ajuda da Alemanha (Hitler -> nazifascismo), Itália (Mussolini -> fascismo) e da Igreja Católica (anti-comunista).

E Guernica retrata exatamente esse período de terror, de dor do povo espanhol. É o nome de um município espanhol, que foi bombardeado na época.

A obra é gigante (se não me engano, uns 25 m²), pintada em preto-e-branco. Diz-se que foi pintada assim porque Picasso ficou sabendo do ataque pelos jornais impressos, já que estava em Paris quando do acontecimento.

E eu tô sem saco algum pra dissertar sobre o cubismo, então encerro aqui.

E antes que digam, não, não quero me mostrar, mesmo porque não sei muito sobre essas coisas. Apenas tive aula sobre isso ontem, e vim repartir com vocês. =D E não falem tanto das coisas sem saber, beijomeliga.

edit: Aliás, a idéia da obra não é ser bonitinha, perfeitinha. É justamente a disformidade dos desenhos que mostra o caos gerado pela guerra, e a dor das famílias, e talz e pans e blém. Típico dos pintores da época.

Postado

Apenas por curiosidade, a Angelines Fernandez trabalhou em guerrilhas pelo exército popular durante a Guerra Civil espanhola. Obrigado Francisco Franco, que mandou ela pra nós. B)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Jurei já ter visto ele a umas semanas nas regionais.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Não, é uma geração nova.
  3. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Porcaria esse episódio do mosquito biônico, um dos maiores porres da série clássica... Só não peço a versão de 75 porque essa tá sendo reprisada toda santa manhã por 80 regiões diferentes
  4. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Os três episódios de hoje foram exibidos com o Lote Velho. O do mosquito biônico já havia sido transmitido pelas afiliadas sem a IA?
  5. Dekatotas
    Dekatotas respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Ao que parece é Lote velho sim.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.