Ir para conteúdo

Ofensa deve ser retirada de rede social em até 24 horas, decide STJ

Featured Replies

Postado

Ofensa deve ser retirada de rede social em até 24 horas, decide STJ

Após denúncia, retirada deve ser preventiva para posterior análise. Se não cumprir determinação, provedor pode responder por omissão.

Mariana Oliveira, G1

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que mensagens ofensivas publicadas em rede sociais, como Orkut e Facebook, devem ser retiradas do ar em até 24 horas após a denúncia por parte de algum internauta.

Segundo o tribunal, a retirada é preventiva e deve ser feita até a análise sobre a veracidade da denúncia. Se não retirar a mensagem, o provedor pode "responder solidariamente com o autor direto do dano, em virtude da omissão praticada". A decisão afirma que o provedor poderá ainda adotar "as providências legais cabíveis contra os que abusarem da prerrogativa de denunciar".

A decisão foi tomada na última terça-feira (19) dentro de recurso em ação movida por internauta do Rio de Janeiro que afirmou que o Orkut, mantido pelo Google Brasil, levou dois meses para retirar do ar um perfil falso "que vinha denegrido" a imagem da internauta.

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Google pagasse uma indenização de R$ 20 mil por danos morais, que foi posteriormente reduzida para R$ 10 mil na segunda instância. O Google recorreu, mas o STJ manteve o valor e estipulou o prazo de 24 horas para retirada de mensagens.

Em nota, a empresa afirmou que falta regramento no país para questões relacionadas à internet. "O Google acredita que ainda há uma a jurisprudência inconsistente no país, mas que o Marco Civil traz uma orientação mais atual para lidar com estas questões. Além disso, é importante ressaltar que não cabe à plataforma tecnológica emitir juízo de valor e praticar a censura na web", afirmou.

Postado

Parece que no Google não tem ninguém pra ler as denúncias e tomar providência. Eu sou testemunha disso pois meu primeiro perfil no Orkut foi roubado em 2008, eu denunciei, deixei outra denúncia no fórum de reclamações do Google e até hoje nada. Minha primeira conta de Orkut e do Gmail continuam existindo mas eu não posso entrar, pois a senha foi trocada. O curioso é que quando uma empresa reclama de um link pra download, este já é removido rapidinho... :ponder:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Nova Mutum (MT) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:05 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:05 - A volta da pistola paralisadora (1977) 11:23 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:28 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:28 - No escurinho do parque... / O mau das fotografias é que saem tremidas! (1977) OBS 1: 2mins e 13segs finais do episódio não exibidos. OBS 2: Episódio terminado abruptamente e sem vinheta de encerramento às 11h46. ——————————————————————————————— Chapolin: Sinop (MT) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:05 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:05 - O ovo de Colombo (1978) 11:28 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Irmãos gêmeos (1975) 11:19 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: MS - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - ? (197?) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Alterosa ( MG) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - ? (197?) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - História de bruxas (1976)
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Foi excelente o "Qual é a música?" com os dubladores. Cecília fez a Chiquinha, a Dona Neves, e uma personagem de anime que eu esqueci. A Patrícia pediu que ela fizesse sua voz mais famosa sem dizer quem era a personagem, e a reação do auditório foi instantânea, de longe a voz que mais gente identificou.
  3. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Cleberson em Sites e Podcasts CH
    Vejo muito o pessoal divulgar notícias no Twitter com o link para o site, assim eles ganham receita com as propagandas da página quando a pessoa clica para saber a notícia completa. Como você não tem equipe, acho que é legal focar em uma coisa e fazer bem feita, do que tentar todas as redes sociais e ficar sobrecarregado. Sobre o Youtube, existe um canal chamado "O Brasil que deu certo" onde eles comentam sobre televisão, realities e outras coisas aleatórias. O foco deles é lives para comentar os assuntos do dia ou da semana, porque assim ganham com superchats, como o E.R falou, e também não precisam editar. Acho que pode funcionar sim, aproveita o momento e manda ver
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Cleberson em Sites e Podcasts CH
    De qualquer maneira, quando fizer reportagens no blog, pode publicar o link da notícia aqui no fórum, no tópico correspondente, EX : notícia sobre o SBT no tópico do SBT, notícia de novelas no tópico das novelas, para o pessoal aqui poder clicar lá na notícia e aumentar o número de acessos ao blog. Podia se especializar mais em notícias sobre o SBT mesmo e trazer conteúdo sobre CH - por exemplo, audiência de cada exibição do Clube do Chaves, audiências do SBT naquele dia, etc, fazer um blog que seja fácil de acessar até por celulares antigos, de navegação simples. E usar o X (Twitter) para divulgar mais o blog. O podcast, acho que você pode fazer sozinho mesmo, um audiocast de cerca de 20 minutos por dia com novidades sobre SBT e sobre televisão lá no YouTube, algo rápido e simples de produzir, opiniões (EX : o que você acha da ideia de ter a novela Avenida Brasil 2, opinião sobre a mudança de horário da novela do SBT que estava sendo exibida localmente para horário nacional, afinal quase todo dia tem alguma novidade sobre o SBT). E tentar monetizar esse seu canal no YouTube, já que é conteúdo próprio, tentar alcançar número de inscritos para que esse canal possa ser monetizado. Para os seus seguidores que tem dinheiro para poder te ajudar, você coloca o Pix na tela do vídeo, e no começo e no final do vídeo, fala para quem ter condições de ajudar, fazer doação via pix para ajudar o trabalho. Eu acho o formato de áudio mais simples, mais rápido para produzir e subir os vídeos no canal do YouTube. Como se fosse um programa de rádio mesmo. O nome do canal podia ser o do seu blog e você poderia deixar a chave pix no canto inferior da tela para quem quiser te ajudar financeiramente. Depois que o canal crescesse também podia ter assinantes do canal (aquele pessoal que tem renda alta) e poderia pagar uma assinatura de 5 reais ou 10 reais por mês, que nem vários canais do YouTube fazem. Aí podiam ter direito a superchats e outras ferramentas. Para os não assinantes, alguns podiam fazer superchats com doações ou superstick. E divulgar os áudios (ou vídeos) do seu canal nos fóruns CH. Ah, e sempre priorizar notícias do dia, ou alguma novidade exclusiva que você conseguir. Comentar as exibições CH em áudio, fazer comentários sobre, por exemplo, o que achou do Teleton 2025, o que achou do programa que estreou no SBT (EX : Viva a Noite, com Luis Ricardo), etc. Conteúdo sem enrolação, feito para ser ouvido por quem usa o YouTube no celular e para as pessoas compartilharem por Telegram e WhatsApp.
  5. Cleberson
    Cleberson respondeu ao tópico de Cleberson em Sites e Podcasts CH
    Já pensei nisso de podcast, o difícil é conseguir gente, sobre patrocinadores já tentei tbm e é difícil, na verdade precisava de uma equipe pra ajudar, mais isso tudo envolve dinheiro que é o que não tenho no momento.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.