Ir para conteúdo

Polícia mata 34 grevistas e causa comoção na África do Sul

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
MARIKANA, África do Sul, 17 Ago (Reuters) - A polícia sul-africana matou na quinta-feira 34 grevistas que participavam de um protesto na mina de Marikana, num confronto que também deixou 78 feridos e 259 detidos, segundo a polícia, provocando comoção no país.

"Os policiais precisaram empregar a força para se proteger de um grupo que os atacava", disse a porta-voz policial Riah Phiyega nesta sexta-feira. Foi o incidente mais sangrento na África do Sul desde o fim do regime do apartheid.

"Banho de sangue", "campo de extermínio" e "assassinato na mina" foram algumas das manchetes dos jornais locais nesta sexta-feira, com fotos chocantes de policiais fortemente armados, brancos e negros, caminhando casualmente entre os corpos ensanguentados de homens negros que jaziam amontoados na poeira.

Essas imagens, junto a registros da TV Reuters mostrando grupos de policiais abrindo fogo com armas automáticas contra um pequeno grupo de homens que vestiam camisetas ou se enrolavam em cobertores, evocaram desconfortáveis lembranças da era da segregação racial.

Após mais de 12 horas de silêncio oficial, o ministro da Polícia, Nathi Mthethwa, confirmou que pelo menos 30 homens foram mortos na ação da polícia contra 3.000 operadores de sondas na mina de platina em Marikana, 100 quilômetros a noroeste de Johanesburgo. Os grevistas estavam armados com facões e porretes sobre uma formação rochosa da mina.
"Muita gente ficou ferida e o número (de vítimas) continua subindo", disse Mthethwa à rádio Talk 702.

Um ouvinte da emissora comparou o caso ao massacre de 1960 no subúrbio de Sharpeville, nos arredores de Johanesburgo, quando a polícia do apartheid matou mais de 50 manifestantes negros.
Em editorial na primeira página, o jornal Sowetan questionou o que mudou no país desde 1994, quando Nelson Mandela encerrou três séculos de domínio branco e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul.

"Isso aconteceu neste país antes, quando o regime do apartheid ameaçava os negros como objetos", disse o jornal. "Está continuando sob um diferente disfarce agora."
O presidente Jacob Zuma interrompeu sua participação em uma cúpula regional no vizinho Moçambique e se dirigiu à mina. Zuma, que disputa em dezembro um novo mandato como líder do partido Congresso Nacional Africano (CNA), se disse "chocado e perplexo" com a violência, mas não comentou o comportamento da polícia.

"Acreditamos que há suficiente espaço na nossa ordem democrática para que qualquer disputa seja resolvida por meio do diálogo, sem violações da ordem ou violência", disse ele em nota.
Apesar das promessas de melhorar a vida dos 50 milhões de sul-africanos, o CNA tem dificuldades para oferecer serviços básicos aos milhões de negros pobres dos subúrbios. Esforços para resolver as desigualdades econômicas deixadas pelo apartheid têm resultados ambíguos.

O setor minerador é alvo de críticas especialmente duras por parte de facções do CNA que veem essa atividade como um bastião do "monopólio do capital branco".

G1

Não vou colocar o vídeo porque é muito forte, mas passou ontem no SBT Brasil.
Postado

Eu assisti, muita imprudência da polícia

Postado

Lamentável, muito triste mesmo. Que imprudência!

Postado

Quem manda ir pra cima da polícia, os cara tudo armado dá nisso mesmo. u_u

Postado

Os trabalhadores até tem um pouco de culpa,mas os policiais tem mais por terem reagido desta forma.

Postado

Que lástima.

Postado
  • Autor

Quem manda ir pra cima da polícia, os cara tudo armado dá nisso mesmo. u_u

Onde já se viu sair metralhando todo mundo sem dó nem piedade?

Postado

Onde já se viu sair metralhando todo mundo sem dó nem piedade?

Pois é.Devia polo menos,não matar as pessoas.Aplicar uma correção.

Postado

Onde já se viu sair metralhando todo mundo sem dó nem piedade?

Acha que a polícia ia pensar nisso quando um bando de gente foi pra cima deles?!

Postado

Impressionante como as pessoas sempre pensam em si e não nos outros.

Postado

Se foi verdade o que a policial fqaloi ali, então eles não fizeram nada de errado. Eles agiram em legítima defesa.

Postado
  • Autor

Como tem gente egoísta no mundo. O cara simplesmente pegou uma metralhadora e girou 180º atirando pra todos os lados, e vão querer falar que fez pra se defender.

Postado

E por que não? Tinha uma multidão indo pra cima deles, pelo menos é o que consta a notícia. Eles se defenderam, ué.

E ficar indo pra cima de policial não é a solução.

Postado

Foi muita imprudência da polícia. Mas os grevistas também tiveram uma parcela de culpa por partirem pra cima dos policiais. Poderiam ter feito uma manifestação pacífica e controlarem suas emoções ou acaba assim desse jeito.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Ventilador Cego em Exibições Internacionais
    Chaves na TVN - Domingo, 19 de outubro de 2025: 11h37 - Peixe cru faz bem pra memória (1979) - áudio original 12h02 - Um banho para o Chaves (1979) - áudio original 12h30 - Barquinhos de papel (1973) - áudio editado
  3. Medeiros CH
    Medeiros CH respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Esse pelo menos tá passando fora de SP, já é alguma coisa, com Chaves deve ser algo estratégico pra ter ficado limitado só a filial do RS
  4. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Bem que podia falar do Chapolin ein
  5. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Pois é... a Daniela disse pessoalmente ao Cleberson ontem no encontro dos SBTistas, que é mentira isso de chamar de "queima filme", e vai apurar melhor internamente. Às vezes falta uma equipe de comunicação pra desmentir essas matérias duvidosas que saem sobre o SBT quase todo dia nesses sites. Tem certas coisas, tipo isso de diretores chamando o seriado mais clássico do país de "queima filme", que prejudicam a imagem da emissora. Bem, e ela também falou que Chaves volta em breve na grade 😀.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.