Ir para conteúdo

Polícia mata 34 grevistas e causa comoção na África do Sul

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
MARIKANA, África do Sul, 17 Ago (Reuters) - A polícia sul-africana matou na quinta-feira 34 grevistas que participavam de um protesto na mina de Marikana, num confronto que também deixou 78 feridos e 259 detidos, segundo a polícia, provocando comoção no país.

"Os policiais precisaram empregar a força para se proteger de um grupo que os atacava", disse a porta-voz policial Riah Phiyega nesta sexta-feira. Foi o incidente mais sangrento na África do Sul desde o fim do regime do apartheid.

"Banho de sangue", "campo de extermínio" e "assassinato na mina" foram algumas das manchetes dos jornais locais nesta sexta-feira, com fotos chocantes de policiais fortemente armados, brancos e negros, caminhando casualmente entre os corpos ensanguentados de homens negros que jaziam amontoados na poeira.

Essas imagens, junto a registros da TV Reuters mostrando grupos de policiais abrindo fogo com armas automáticas contra um pequeno grupo de homens que vestiam camisetas ou se enrolavam em cobertores, evocaram desconfortáveis lembranças da era da segregação racial.

Após mais de 12 horas de silêncio oficial, o ministro da Polícia, Nathi Mthethwa, confirmou que pelo menos 30 homens foram mortos na ação da polícia contra 3.000 operadores de sondas na mina de platina em Marikana, 100 quilômetros a noroeste de Johanesburgo. Os grevistas estavam armados com facões e porretes sobre uma formação rochosa da mina.
"Muita gente ficou ferida e o número (de vítimas) continua subindo", disse Mthethwa à rádio Talk 702.

Um ouvinte da emissora comparou o caso ao massacre de 1960 no subúrbio de Sharpeville, nos arredores de Johanesburgo, quando a polícia do apartheid matou mais de 50 manifestantes negros.
Em editorial na primeira página, o jornal Sowetan questionou o que mudou no país desde 1994, quando Nelson Mandela encerrou três séculos de domínio branco e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul.

"Isso aconteceu neste país antes, quando o regime do apartheid ameaçava os negros como objetos", disse o jornal. "Está continuando sob um diferente disfarce agora."
O presidente Jacob Zuma interrompeu sua participação em uma cúpula regional no vizinho Moçambique e se dirigiu à mina. Zuma, que disputa em dezembro um novo mandato como líder do partido Congresso Nacional Africano (CNA), se disse "chocado e perplexo" com a violência, mas não comentou o comportamento da polícia.

"Acreditamos que há suficiente espaço na nossa ordem democrática para que qualquer disputa seja resolvida por meio do diálogo, sem violações da ordem ou violência", disse ele em nota.
Apesar das promessas de melhorar a vida dos 50 milhões de sul-africanos, o CNA tem dificuldades para oferecer serviços básicos aos milhões de negros pobres dos subúrbios. Esforços para resolver as desigualdades econômicas deixadas pelo apartheid têm resultados ambíguos.

O setor minerador é alvo de críticas especialmente duras por parte de facções do CNA que veem essa atividade como um bastião do "monopólio do capital branco".

G1

Não vou colocar o vídeo porque é muito forte, mas passou ontem no SBT Brasil.
Postado

Eu assisti, muita imprudência da polícia

Postado

Lamentável, muito triste mesmo. Que imprudência!

Postado

Quem manda ir pra cima da polícia, os cara tudo armado dá nisso mesmo. u_u

Postado

Os trabalhadores até tem um pouco de culpa,mas os policiais tem mais por terem reagido desta forma.

Postado

Que lástima.

Postado
  • Autor

Quem manda ir pra cima da polícia, os cara tudo armado dá nisso mesmo. u_u

Onde já se viu sair metralhando todo mundo sem dó nem piedade?

Postado

Onde já se viu sair metralhando todo mundo sem dó nem piedade?

Pois é.Devia polo menos,não matar as pessoas.Aplicar uma correção.

Postado

Onde já se viu sair metralhando todo mundo sem dó nem piedade?

Acha que a polícia ia pensar nisso quando um bando de gente foi pra cima deles?!

Postado

Impressionante como as pessoas sempre pensam em si e não nos outros.

Postado

Se foi verdade o que a policial fqaloi ali, então eles não fizeram nada de errado. Eles agiram em legítima defesa.

Postado
  • Autor

Como tem gente egoísta no mundo. O cara simplesmente pegou uma metralhadora e girou 180º atirando pra todos os lados, e vão querer falar que fez pra se defender.

Postado

E por que não? Tinha uma multidão indo pra cima deles, pelo menos é o que consta a notícia. Eles se defenderam, ué.

E ficar indo pra cima de policial não é a solução.

Postado

Foi muita imprudência da polícia. Mas os grevistas também tiveram uma parcela de culpa por partirem pra cima dos policiais. Poderiam ter feito uma manifestação pacífica e controlarem suas emoções ou acaba assim desse jeito.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Dekatotas em Fórum Social
    Ah, tem uns que devem ter chegado tarde na distribuição de cérebros. Edit: achei que ia mesclar, então lembrei que no ano novo fica desativado pra criar os novos tópicos das exibições CH.
  2. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Dekatotas em Fórum Social
    Aliás, essa piada faria todo sentido no ano 713ac. Foi nessa época que os anos passaram a ter 12 meses, antes disso tinha 10 meses. Janeiro e Fevereiro foram colocados depois. O que explica os meses SETEmbro, OUTUbro, NOVEmbro e DEZembro não fazerem sentido no calendário atual.
  3. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Dekatotas em Fórum Social
    Eu prometo que nesse ano terá 12 meses kkk
  4. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Miércoles 31 de diciembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 11 (1973 R.1972): Encuentro en el parque / El mesero demoledor / El espantapájaros Episodio 250 (1979): La despedida El Chavo Episodio 69 (1974 R.1973): Año Nuevo Episodio 71 (1975): La caja de madera Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 160 (1977): Se necesita un paciente / Matrimonio y mortaja, lana sube y lana baja Episodio 162 (1977): Un Chapulín en Acapulco El Chavo Episodio 213 (1978): Las nuevas vecinas pt.2 Episodio 69 (1974 R.1973): Año Nuevo La coincidencia de hoy: El video de la canción "El Chapulín colorado" se vio en las dos señales, aunque en diferentes episodios. Estuvo a punto de haber otra coincidencia, ya que el año pasado el episodio de Año nuevo salió en Guayaquil junto con el episodio 70 (Ropavejero pt.2) y ahora fue con el episodio 71 en la señal nacional. UN FELIZ AÑO PARA TODOS
  5. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de marujita em Exibições Internacionais
    Miércoles 31 de diciembre: El Chavo Episodio 92 (1975): Las nuevas vecinas pt.3 Episodio 93 (1975): Las nuevas vecinas pt.4 Creí que hoy darían el episodio de año nuevo, pero parece que quedó para mañana

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.