Ir para conteúdo

São Paulo - Noticias e comentários

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
Reerguido, casarão de Paraitinga está com os parapeitos despedaçados
FELIPE LUCHETE
APU GOMES
ENVIADOS ESPECIAIS A SÃO LUIZ DO PARAITINGA (SP)

202609-970x600-1.jpeg

Destruído pelas enchentes de 2010 e reerguido ao custo de R$ 1,4 milhão, um casarão histórico de São Luiz do Paraitinga (a 182 km de São Paulo) ainda nem foi inaugurado e já está com os parapeitos das janelas despedaçados. A estrutura foi feita de isopor.

A reforma, bancada pelo governo estadual, terminou no mês passado. Há cerca de duas semanas, começaram a aparecer as falhas.

Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, responsável pelo projeto arquitetônico e pelo pagamento, os danos foram resultado de vandalismo. A Polícia Militar não tem registro de ocorrência.

202606-970x600-1.jpeg

Vizinhos do imóvel já reclamavam da mudança em relação ao projeto original do casarão, que com a reforma acabou perdendo as janelas de madeira.

O lugar será sede de uma biblioteca municipal e fica ao lado da igreja matriz, que foi ao chão no mesmo período e ainda está em obras.
São Luiz do Paraitinga

ISOPOR
202608-970x600-1.jpeg

O uso do isopor, ou EPS, também causou surpresa na vizinhança, embora seja comum na construção civil.

A Folha enviou imagens da obra a seis especialistas nas áreas de construção, arquitetura e patrimônio histórico. A maioria pediu para não ter o nome divulgado.

Um professor da USP disse que não via problemas no uso do material. Já um docente da Unicamp afirmou que o emprego de isopor em parapeitos não é usual.

Um arquiteto disse que o EPS é "vagabundo" e não deveria ser usado no térreo, em ponto de acesso público.

Um projetista e consultor em fachadas afirmou que "esse tipo de moldura é muito vulnerável". Um engenheiro especializado em reconstrução de patrimônio disse que optaria por outro material.

O consultor Paulo Sérgio Galeão, ex-servidor do Iphan (instituto federal de patrimônio histórico), disse que "ficou chocado" ao ver o isopor.

RESISTÊNCIA

Para a Secretaria Estadual de Cultura, "é errado concluir que as avarias existentes decorrem da qualidade do material".

A moldura com EPS, diz a pasta, tem alta resistência e é reforçada por uma tela em poliéster e um acabamento em cimento.

Em nota, a secretaria declarou ainda que o projeto foi aprovado por todos os órgãos competentes e que a empresa contratada para a construção já foi acionada para fazer a recuperação dos parapeitos, sem nenhum custo adicional.

Ainda não há data para a inauguração da biblioteca.
FOLHA DE SÃO PAULO
Postado

Sempre que prometem reconstruir algo, sai como na noticia, algo inacabado, aos pedaços. é uma vergonha.

Postado

Renomeei o tópico para "São Paulo - Noticias e comentários", para que possa haver um debate maior sobre a cidade.

Postado

Renomeei o tópico para "São Paulo - Noticias e comentários", para que possa haver um debate maior sobre a cidade

e o estado também

Postado

e o estado também

Pois sim. :)

Postado
  • Autor

Boa, assim evita muitos tópicos sobre o estado e centraliza as discussões.

Eu nem sabia que podiam usar isopor na construção civil.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 Horário de Brasília 17:30 - O sonho que deu bolo (1979) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 14/01/2025, outra em 28/04/2025, e a mais recente em 24/09/2025. 18:08 - Eu sou a mosca que caiu na sua sopa! (1979) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 14/01/2025, outra em 28/04/2025, e a mais recente em 24/09/2025.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  3. Ruan Fonseca
    Ruan Fonseca respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    A Cinecastro dublou tudo que a United Arts/Turner International (Chamada anteriormente de A.A.P) distribuiu no passado. Basicamente tudo da serie Merrie Melodies produzidos até 1° de agosto de 1948 (exceto alguns em PB de 1933-1934) e somente os curtas em cores dos Looney Tunes, produzidos também até 1948. Então tudo que foi produzido em preto e branco dessa fase inicial da serie Merrie Melodies (exceto 1933-1934) a Cinecastro dublou, mas... acho muito difícil terem dublado algo do Gaguinho, ainda dessa fase em preto e Branco, pois era outra distribuidora que detinha os direitos desses curtas, além do Bosko e de outros da década de 30 da série Looney Tunes produzidos em PB. Quando a Warner readquiriu os direitos, ela mandou colorizar esses curtas do Gaguinho pra exibir na TV, foi ai que houve a dublagem dos anos 80 da Herbert que conhecemos. Ah, os curtas pós 1948 sempre foram propriedade da Warner e distribuídos diretamente por ela. https://looneytunes.fandom.com/wiki/Associated_Artists_Productions
  4. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    @Raphael Outra coisa curiosa, é que aqueles episódios temáticos do Pernalonga dublados pela Herbert Richers já foram exibidos anteriormente pela Globo entre o final dos anos 90 e início de 2000, como podemos ver num dos registros do Adriano que eu postei, que tem um especial de Natal do Pernalonga, junto a vários desenhos Natalinos da Globo, de 1999. Tem outro arquivo aqui que vou postar mais tarde, que tem o especial de Páscoa também, gravado da Globo em 2000,mais ou menos. EDIT: Acabei de conferir, e no mesmo vídeo tem o especial de Páscoa do Patolino, de 1980 também😮😱 Nem lembrava desse e que tinha sido dublado, ainda mais na Herbert Richers. Capaz do SBT ter exibido alguns do Patolino também, tenho vaga lembrança de ver o da Ilha Mágica por volta de 2005/2006 no SBT.
  5. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Brasília: 13:16 Doutor Chapatin e o contrabando / Com essas pulgas não se brinca de pula-pula! (1978) 13:39 O presente de casamento (1978) RS: 13:38/39 A ameaça de morte (1979)

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.