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[Julho-2007] Avião da TAM explode em São Paulo


Rapha

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Quem é Marco Aurélio Garcia­

Quem é “MAG”, novo coordenador da candidatura Lula?

Fonte: Mídia Sem Máscara

Link: http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.p...amp;language=pt

Autor: Carlos I.S. Azambuja

Data: 27 de setembro de 2006

Marco Aurélio Garcia, conhecido como “MAG”, nos anos 60 e 70 do século passado foi uma liderança do trotskismo internacional. Nos anos de luta armada no Brasil viveu exilado na França e no Chile. Após a Anistia, voltou para o Brasil e foi um dos que colaboraram na fundação do Partido dos Trabalhadores e, em 1990, na condição de Secretário de Relações Internacionais do PT, um dos organizadores e fundadores do Foro de São Paulo, que não passa de uma Nova Internacional Para A América Latina. É professor licenciado do Departamento de História da Unicamp.

Em dezembro de 2002 – ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, por instância do presidente eleito e já na sua condição de futuro assessor internacional do governo Lula, coordenou o envio de uma carga de gasolina para normalizar o abastecimento do mercado interno na Venezuela, seriamente abalado por uma greve coordenada pelas oposições a Hugo Chávez.

sob spoiler wink.gif

Valendo-se de sua cobertura de assessor internacional do presidente Lula mantém conversações com os grupos armados e de oposição a vários governos da América Latina, o que, evidentemente, não poderia ser feito pelos diplomatas do Itamaraty. Esses contatos são feitos em nome do Foro de São Paulo. Como escreveu o filósofo Olavo de Carvalho, “comparado à trama do Foro de São Paulo, o Mensalão é quase um negócio honesto” (Um Negócio quase honesto, Jornal do Brasil de 13 de abril de 2006).

Marco Aurélio Garcia agora é o coordenador da candidatura do presidente Lula, substituindo “o bando de aloprados” (frase utilizada por Lula em uma entrevista concedida dia 25 de setembro de 2006 a três rádios populares de São Paulo e do Rio de Janeiro) da sua equipe de coordenação de campanha presos pela Polícia Federal quando tentavam adquirir, por cerca de 2 milhões de reais, um dossiê fabricado para prejudicar as candidaturas de José Serra e Geraldo Alckmin. Nessa entrevista, Lula, que mais uma vez não sabia de nada, não titubeou em jogar a culpa no presidente do PT, Ricardo Berzoini, que foi quem escolheu e coordenava a tal equipe. Esta introdução objetivou publicar o artigo abaixo que foi escrito em Caracas por Johan Freitas e publicado originalmente no site do grupo MilitaresDemocraticos.com [ http://militaresdemocraticos.com/sp ], da Venezuela. Finalmente, recorde-se que todas as fontes citadas nas referências do artigo foram solenemente ignoradas pela imprensa nacional.

O brasileiro que ganha tempo para Chávez. Seus vínculos terroristas e com Saddam

(Johan Freitas, Caracas)

“Devemos dar a impressão de ser democratas”, disse Marco Aurélio Garcia, o marxista de linha dura atrás do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. E acrescenta: “...teremos que aceitar inicialmente algumas práticas. Porém, isso não é para sempre” [1].

Na semana passada Marco Aurélio Garcia esteve na Venezuela, oferecendo apoio a outro suposto democrata, Hugo Chávez. A greve geral na Venezuela secou os postos de gasolina e estrangulou os automobilistas. Os efeitos da greve ameaçam derrubar Chávez do poder. Porém agora, graças a Marco Aurélio Garcia, o navio “Explorer Amazon” dirige-se ao porto venezuelano carregado de 520.000 barris de gasolina sem chumbo da companhia petroleira brasileira Petrobras.

A que se devem sua presença e sua ajuda? Por que o Brasil intervém para desmontar uma greve de caráter eminentemente interno? Por que Lula deseja que Chávez se mantenha no poder? Podemos vislumbrar as chaves a estas perguntas observando detidamente Marco Aurélio Garcia, o homem por trás do plano.

“A democracia não é mais do que uma farsa para alcançar o poder”

Em uma entrevista ao tablóide francês “Le Monde”, o presidente eleito do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, repete as palavras aprendidas com Marco Aurélio Garcia quando descreve as eleições democráticas como uma farsa, que é simplesmente um passo necessário para alcançar o poder. [2]

Para Marco Aurélio Garcia, estas palavras não são só uma teoria. Ele as viveu pessoalmente no período de 1969 a 1973, quando era um ativista político estrangeiro no Chile durante o regime de Salvador Allende. [3]. Allende foi eleito democraticamente porém, uma vez que alcançou o poder, usou o governo para fechar jornais e controlar com mão de ferro os partidos de oposição. Em um conhecido escândalo público, uma grande quantidade de armamento cubano foi encontrada em sua residência, enviados por Castro para armar as milícias civis, com o objetivo de “defender a Revolução Socialista no Chile”. As ações do brasileiro foram fundamentais para esta ação. Este foi o primeiro contato de Marco Aurélio Garcia com as operações cubanas no exterior. Em 1980, Marco Aurélio Garcia fundou junto com Lula da Silva o “Partido dos Trabalhadores” (PT). Desde então, tem sido seu assessor para assuntos exteriores. Voltemos a 1990. Enaltecido por Castro, que a estas alturas havia orquestrado incursões militares em mais de 30 países, Marco Aurélio Garcia convoca uma reunião de todos os grupos de esquerda da América Latina e do Caribe. Atendem ao chamado os representantes de 48 partidos comunistas e grupos terroristas. Esta reunião converte-se no “Foro de São Paulo”, com Marco Aurélio Garcia à sua cabeça – um título que ainda conserva no presente, doze anos mais tarde.

O Foro de São Paulo apóia o terrorismo

Atuando como o líder do Foro de São Paulo, Garcia controla e coordena as atividades subversivas e extremistas que se sucedem desde o Rio Grande até a Patagônia, Argentina. Vários dos membros do Foro de São Paulo são terroristas, alguns dos quais estão na lista dos mais procurados pelo FBI. Isto não é uma coincidência. O Foro de São Paulo, sob os auspícios de seu Secretário Executivo Marco Aurélio Garcia, estabeleceu como política o apoio a grupos terroristas. Considere esta entrevista tomada no X Congresso, levado a cabo em 7 de dezembro de 2001 em Havana, Cuba, na qual ele se refere aos grupos terroristas colombianos “Exército de Libertação Nacional” (ELN) e as “Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia” (FARC): “9. Ratificamos a legitimidade, justiça e necessidade da luta das organizações colombianas e nossa solidariedade com elas”. O novo eixo do terrorismo inicia-se em Cuba, passando pela Colômbia, é financiado pelos milhares de milhões de dólares do petróleo venezuelano e finaliza na superpotência brasileira.

De acordo com as política ditadas por Havana, o líder do Foro de São Paulo, Marco Aurélio Gracia, expressou um especial interesse pelo terrorista Manuel Marulanda Vélez, codinome “Tirofijo”, o líder das FARC. A cada ano, desde 1990, Garcia se auto-impôs como uma prioridade realizar encontros pessoais com enviados das FARC. Estes encontros foram realizados não só em solo cubano – sempre com a presença de Fidel Castro – mas também no México, para onde Marco Aurélio Garcia viajou, a fim de reunir-se em 5 de dezembro de 2000 com Marco León Calara, membro das FARC. Os temas tratados nesses encontros mantêm-se sob um manto de sigilo. Entretanto, cada vez que se reunem, as FARC incrementam seus ataques com um altíssimo custo de vidas humanas.

A lista das FARC e do ELN

Chávez tem apoiado ativamente os membros das FARC e do ELN fornecendo cédulas de identidade falsas, armamento, munições e lugares seguros para a retirada das tropas em ordem. Também recebem apoio de Cuba, onde os líderes destes grupos terroristas descansam e as tropas são treinadas. Inúmeras denúncias muito bem documentadas do presidente e vice-presidente de CAVIM, de diretores da ONIDEX, de efetivos da DIM e da DISIP chegaram ao conheciento público nos meses passados e sustentam estas asseverações. Desta maneira, Chávez se assegura de contar com guerrilhas armadas que serão usadas para debilitar a democracia venezuelana e forçar seu regresso ao poder.

O que o futuro proporciona ao Brasil e à região

Sob Marco Aurélio Garcia, a política exterior do Brasil será manejada desde Havana. A diplomacia do Brasil a cargo de Garcia trabalhará ativamente contra as políticas que os Estados Unidos auspiciam na região, que se iniciarão com seu apoio a Fidel Castro: “cuidaremos de eliminar o bloqueio a Cuba” [4].

Marco Aurélio Garcia descreve seu partido político, o PT, como “radical, de esquerda, socialista” [5]. Porém, Garcia é mais que um radical e mais de extrema esquerda que um socialista: é de fato um comunista de linha dura que quer reviver o comunismo no mundo. No artigo que escreveu sobre o “Manifesto Comunista”, de Karl Marx, ele conclui que “A agenda é clara. Se o horizonte que buscamos é o comunismo, é hora de reconstrui-lo”. [6]

Marco Aurélio Garcia trabalha muito próximo com outros políticos de tendência marxista ao redor do mundo e aparece em antologias que são lidas como um “quem é quem” dos que apóiam o terrorismo internacional: de Cuba, Mário Machado e Marta Harnecker; da China, YunLin Nie, autor de “O Manifesto Comunista e o Socialismo com características chinesas”; Pham Nhu Cuong representa o Vietnã; e Mohamed Latifi é o contato iraniano. Também colaboram outros extremistas de países democráticos como Seppo Ruotsalainen da Finlândia (autor de “O Processo e o Manifesto Revolucionário”), Allan Woods da Inglaterra (“O Manifesto Comunista Hoje”) e Pierre Zarka da França (“O Manifesto do Partido Comunista”). Todos eles compartilham um profundo e intenso ódio contra os Estados Unidos e a sociedade ocidental [7].

O vínculo nuclear com Saddam

Até 1994 o Brasil realizou investigações para o desenvolvimento de armas nucleares e projetou duas bombas atômicas. Fernando Henrique Cardoso deteve estas provas em instâncias dos Estados Unidos, quando se presumia que o Brasil estava a ponto de realizar provas de um dispositivo nuclear. O programa de armas nucleares do Brasil também estabeleceu vínculos com o Iraque e a China, países que venderam urânio enriquecido ao Brasil e investiram em sua indústria aero-espacial. Em vários discursos de sua campanha política para a Presidência, Lula da Silva expressou seu desejo de estreitar relações com a China. Agora, com Lula da Silva na Presidência e Marco Aurélio Garcia a cargo da estratégia da política exterior do Brasil, iniciaram-se os planos para reativar silenciosamente o programa de armas nucleares. A capacidade de dissuasão nuclear é necessária para os planos de Marco Aurélio Garcia e dos grupos terroristas aos quais ele apóia através do Foro de São Paulo.

Os vínculos do Brasil com Saddam Hussein no Iraque estendem-se a outros atores. O primeiro é Hugo Hávez; o segundo o liga ao co-fundador do Foro de São Paulo, Fidel Castro. Hugo Chávez é o melhor amigo de Saddam na América Latina, a quem visitou pessoalmente e ofereceu seu apoio. Depois da primeira visita de Chávez, Fidel Castro enviou ao Iraque Rodrigo Álvarez Cambras, seu braço direito, para estabelecer um contato direto com Saddam. Até a presente data, o trio Saddam-Castro-Chávez tem trabalhado no desenvolvimento de armas biológicas. Porém, em janeiro de 2003, com o advento de Lula da Silva à Presidência do Brasil, as armas nucleares se incorporaram à fatídica fusão. É só questão de tempo. O pacote de resgate de gasolina brasileira que Garcia enviou a Chávez compra um pouco de tempo ao Presidente venezuelano. Em um mundo no qual os ditadores ainda se mantêm no poder, nada agradaria mais a Marco Aurélio Garcia do que um Iraque com capacidade nuclear.

1. “La Nación”, Buenos Aires (Argentina), 5 de outubro de 2002.

2. “Le Monde”, Paris (França): “En privé, Lula, âgé de 56 ans, pense tout haut que l'élection est une "farce" et qu'il faut en passer par là pour prendre le pouvoir”.

3. “O Estado de São Paulo”, São Paulo (Brasil), 6 de novembro de 2000: “Quem é Marco Aurélio Garcia”.

4. Emilio J. Corbière, "Lulazo, populismo y desarrollismo", 28 de outubro de 2002, cita Marco Aurélio Garcia em “La Fogata, el fuego de la lucha revolucionaria”.

5. Marco Aurélio Garcia, revista “Teoria e Debate”, São Paulo (Brasil), julho/dezembro de 1990, nº 12. Extrato do artigo “Terceira Via: a social-democracia e o PT”; “Radical, de esquerda, socialista”.

6. Marco Aurélio Garcia, “Teoria e Debate” (Brasil), 26 de janeiro de 2001, nº 36: “O Manifesto e a refundação do comunismo”.

7. Internatif (França), 2002.

http://militaresdemocraticos.com/sp

http://www.militaresdemocraticos.com/artic...0021227-03.html

Tradução: Graça Salgueiro

AVISO: Os artigos publicados com assinaturas no MSM são de responsabilidade exclusiva de seus autores e podem ser reproduzidos com a devida citação da fonte.

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Sobre Congonhas, é realmente um absurdo um aeroporto construído assim no meio da cidade, eu moro bem perto e aqui é rota de avião, mas eles passam mais altos e não incomodam, agora imaginem morar ao lado do aeroporto, não dá nem pra conversar pois passa avião de 2 em 2 minutos, e começa as 6 da manhã. Não sei como essas pessoas aguentam.

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O aerporto não foi construído no meio da cidade.

A cidade que foi construída em volta do aeroporto.

Conseqüências do desenvolvimento urbano... Na época da construção, o aeroporto era em uma região sem casas ou prédios por perto.

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falta de planejamento de qualquer jeito

os arredores do aeroporto de belém é tudo mato sob propriedade dos militares

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O aerporto não foi construído no meio da cidade.

A cidade que foi construída em volta do aeroporto.

Conseqüências do desenvolvimento urbano... Na época da construção, o aeroporto era em uma região sem casas ou prédios por perto.

Sim Fabão, mas seja como for, pra isso servem as leis de zoneamento, não deveriam ter permitido construção de prédios ao redor do aeroporto, e deveriam ter feito uma boa área livre em volta.

Como disse o Besouro, falta de planejamento.

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O aerporto não foi construído no meio da cidade.

A cidade que foi construída em volta do aeroporto.

Conseqüências do desenvolvimento urbano... Na época da construção, o aeroporto era em uma região sem casas ou prédios por perto.

Sim Fabão, mas seja como for, pra isso servem as leis de zoneamento, não deveriam ter permitido construção de prédios ao redor do aeroporto, e deveriam ter feito uma boa área livre em volta.

Como disse o Besouro, falta de planejamento.

Concordo.

E depois do aeroporto, ainda existe um bom pedaço de cidade.

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Com o aeroporto, é claro que ia se a região do entorno ia se desenvolver. Casas, comércio que atendesse aos funcionários do aeroporto, serviços, etc, etc. Faltou planejamento.

Mesmo com esse problema no reversor do JJ 3054, é claro que o governo ainda tem parcela de culpa. Afinal, aparelharam o sistema aéreo, não investiram o que deviam na segurança aeroportuária e o grooving não foi feito na pista principal de Congonhas, o que, segundo especialistas, daria mais aderência e talvez diminuísse a velocidade do airbus.

Sobre o Marco Aurélio Garcia, o que dizer? Um trotskista, comunista filho da mãe, não está a favor da democracia brasileira, mas sim de um sistema que preconiza o aparelhamento do estado, o fim da liberdade, o controle da imprensa, o comunismo de um modo geral. Esse cara devia ir prum DOI-CODI da vida.

Por favor, leiam isto, que saiu na coluna de Rogério Mendelski, no jornal O Sul de hoje:

Aparelho aéreo no Brasil pode ser um avião, mas pode ser também um organismo político-partidário. No caso de nossos organismos responsáveis por uma política de transporte aéreo civil, há um aparelho partidário que foi montado no governo Lula e que trouxe conseqüências trágicas para o país.

Uma dolorosa definição de como anda nossos serviços aéreos foi dada pelo empresário Cláudio Candiota Filho, presidente da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo), que está revoltado com o recente acidente em Congonhas.

Foi a desorganização dos serviços aéreos brasileiros que provocou a criação da Andep, em julho de 2004. As reclamações eram tantas que Cláudio Candiota Filho, empresário do setor de turismo, resolveu fundar a entidade.

O seu desabafo, depois da tragédia com o avião da TAM, começa assim: “Não é possível continuar assistindo o massacre de inocentes. O caos aéreo e as tragédias começaram a ocorrer, exatamente, a partir do momento em que se retirou do Ministério da Aeronáutica a administração do Sistema de Aviação Civil. Isso não é coincidência. É o resultado da desprofissionalização do setor, da falta de subordinação entre órgãos e da quebra da hierarquia do sistema”.

“A Aeronáutica, organização altamente profissionalizada (e imune a loteamento de cargos), administrou a aviação no Brasil de 1941 até março de 2006. Foram 65 anos de gestão, sem que nada sequer parecido com o que ocorreu nos últimos 13 meses tivesse se verificado.”

“Profissionais (militares) foram sendo substituídos por militantes políticos inexperientes. Órgãos que compõem o sistema de aviação civil foram inoculados com essa anomalia brasileira que a cada quatro anos distribui vinte e cinco mil cargos. Essa prática é inédita no mundo.”

“Igualmente inédito é o caos aéreo brasileiro que não encontra precedente em toda a história do transporte aéreo mundial, desde Santos Dumont. Pelo amor de Deus, devolvam o comando da aviação civil do país ao Ministério da Aeronáutica, única maneira de blindá-la a essa prática que está acabando com a administração pública brasileira.”

“Acabem com o Ministério da Defesa e com a Anac. Restabeleça-se o organograma que administrou a aviação no Brasil de 1941 até a criação dessas duas peças inúteis. O que mais precisa acontecer? Quantas vidas valem um cargo?”

“A aviação simplesmente não funciona sem profissionalismo, disciplina e hierarquia. Isso não existe mais. Enquanto esses três requisitos estiverem ausentes, o caos aéreo, as tragédias e as mortes vão continuar.”

É a pura e simples verdade. O governo, apenas para acomodar seus amiguinhos, sacrifica a vida de inocentes.

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Como certas pessoas são inescrupulosas... num momento de dor e tristeza, querem fazer política, suja por sinal, colocando a culpa no governo. Nem saiu o laudo ainda, e já falam em culpa.

O Serra, que é o governador, pq não viu o problema que vcs tanto dizem?

Sem falar em culpa, pq seria precipitado, há erros. Das empresas, que só buscam o lucro sem se importar com a segurança, querendo utilizar uma infra-estrutura defasada pelo dinheiro. Congonhas foi construído na década de 30, é um aeroporto de pista curta, na direção em que a cidade cresceu. As empresas sabem que o aeroporto de congonhas não suporta grandes jatos, mas a lógica do capital fala mais alto, em detrimento de vidas humanas.

Os governantes do estado de são paulo e a nova ANAC teriam que ter posto pé firma, estabelecendo restrições ao uso de congonhas, e fizeram isso, pelo menos a ANAC, mas por pressões políticas, a ANAC foi pressionada a retirar algumas restrições. O Estado de São Paulo, o maior interessado, deveria ter procurado uma PPP ou ajuda do governo federal para abrir um aeroporto mais moderno, para desafogar seu sistema aéreo, principalmente Congonhas.

O que realmente acontece nessa crise aérea, não é 8 nem 80. Há problemas estruturais sim, apesar da Aeronáutica discordar. Há defasagem tecnológica sim, como tbm negam. Acontece que tudo isso era mascarado pelos bons resultados dos vôos, quase que sem acidentes. O que evidenciou os furos no nosso sistema, foi a sobrecarga do sistema aérero nacional, motivado pelo crescimento do país, o que a oposição nega. Não se pode negar fatos, e fatos mostram que as linhas aéreas e o número de passageiros aumentaram exponencialmente: sem o devido investimento proporcional. Nossos aeroportos, mesmo com dificuldade, conseguiam nos dar segurança. Mas a partir do momento que o número de vôos, linhas e passageiros aumentaram, sem o devido investimento para acompanhar, a coisa se perdeu.

Muitos ficam culpando o governo Lula, a ANAC, a infraero... mas se esquecem que no primeiro mandato 90% dos aeroportos do país, e posso incluir os portos tbm, sofreram investimentos e revitalizações. E nos outros governos? Não. Nem um centavo. O próprio PAC evidencia a preocupação com o setor aérero, reservando verbas para mais investimentos.

Isso era uma tragédia anunciada, mas anunciada não no governo Lula, como essa oposição insensata fala, mas desde a abertura da economia brasileira, feita pelo Collor. O engraçado é que até acontecer o primeiro desastre, há 10 meses, a oposição não falava nisso, nem sequer tocava no assunto. Agora quer se mostrar um Guardião do Setor Aéreo? O candidato a presidência, o Cristóvão, sempre pregou a educação. Ele é um bom político voltado para o setor educacional, e terá moral para falar em crises da educação. Agora, essa oposição, que nunca tocou no assunto setor aéreo antes do primeiro desastre, não tem moral alguma, ainda mais pq governaram esse país durante 500 anos.

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Tava demorando...:assobiando:

Sabia que o Júnior iria vir aqui isentar o governinho dele de toda e qualquer culpa...

Ora, meu caro, cadê o Lula numa hora dessas? Com o acidente, o maior interesse dele foi se o quanto o incidente iria afetar seu governo. As vítimas? Que recebam apenas uma declaração do porta-voz do governo, transmitindo o "pesar" desse batráquio barbudo.

Tá faltando pulso firme desse governinho aparelhador na questão aérea. Ano passado, com o acidente da Gol, em época de eleição, ele ficou todo preocupadinho, mandou investigar e coisa e tal...agora, até o Marco Aurélio Garcia é flagrado comemorando a falha mecânica no airbus.

O governo não é culpado diretamente pelo acidente. Mas é culpado, por que não se reformou a pista principal de Congonhas, permitiu-se o tráfego intenso no aeroporto...Júnior, me diga, o que é mais importante? Uma bomboniére em Congonhas, ou a reformulação da pista principal?

Tá na hora dos milicos voltarem a comandar o sistema aéreo. Hierarquia, comando, isso é o necessário. Não CCs em estatais criadas pra acomodar amigados do governo.

Da mesma forma, a Infraero e os aeroportos devem ser privatizados.

O que será que a anta-mor da nação vai falar hoje em cadeia nacional? Talvez ele diga que "nuncaf antef na hiftóriaf defe paíf, eu eftive tão trifte com uma tragédiaf". Ou então, que "o dadof concretof é que, eu não tenhof culpaf de nada".

Antes que eu me esqueça. Júnior, se a "zelite" governaram esse país durante 500 anos, bem que o PT e seus asseclas pensam em outros quinhentos pra eles, não? Tenho medo de 2010. Tenho certeza que de que vão tentar um golpe.

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Como certas pessoas são inescrupulosas... num momento de dor e tristeza, querem fazer política, suja por sinal, colocando a culpa no governo. Nem saiu o laudo ainda, e já falam em culpa.

O Serra, que é o governador, pq não viu o problema que vcs tanto dizem?

Sem falar em culpa, pq seria precipitado, há erros. Das empresas, que só buscam o lucro sem se importar com a segurança, querendo utilizar uma infra-estrutura defasada pelo dinheiro. Congonhas foi construído na década de 30, é um aeroporto de pista curta, na direção em que a cidade cresceu. As empresas sabem que o aeroporto de congonhas não suporta grandes jatos, mas a lógica do capital fala mais alto, em detrimento de vidas humanas.

Os governantes do estado de são paulo e a nova ANAC teriam que ter posto pé firma, estabelecendo restrições ao uso de congonhas, e fizeram isso, pelo menos a ANAC, mas por pressões políticas, a ANAC foi pressionada a retirar algumas restrições. O Estado de São Paulo, o maior interessado, deveria ter procurado uma PPP ou ajuda do governo federal para abrir um aeroporto mais moderno, para desafogar seu sistema aéreo, principalmente Congonhas.

O que realmente acontece nessa crise aérea, não é 8 nem 80. Há problemas estruturais sim, apesar da Aeronáutica discordar. Há defasagem tecnológica sim, como tbm negam. Acontece que tudo isso era mascarado pelos bons resultados dos vôos, quase que sem acidentes. O que evidenciou os furos no nosso sistema, foi a sobrecarga do sistema aérero nacional, motivado pelo crescimento do país, o que a oposição nega. Não se pode negar fatos, e fatos mostram que as linhas aéreas e o número de passageiros aumentaram exponencialmente: sem o devido investimento proporcional. Nossos aeroportos, mesmo com dificuldade, conseguiam nos dar segurança. Mas a partir do momento que o número de vôos, linhas e passageiros aumentaram, sem o devido investimento para acompanhar, a coisa se perdeu.

Muitos ficam culpando o governo Lula, a ANAC, a infraero... mas se esquecem que no primeiro mandato 90% dos aeroportos do país, e posso incluir os portos tbm, sofreram investimentos e revitalizações. E nos outros governos? Não. Nem um centavo. O próprio PAC evidencia a preocupação com o setor aérero, reservando verbas para mais investimentos.

Isso era uma tragédia anunciada, mas anunciada não no governo Lula, como essa oposição insensata fala, mas desde a abertura da economia brasileira, feita pelo Collor. O engraçado é que até acontecer o primeiro desastre, há 10 meses, a oposição não falava nisso, nem sequer tocava no assunto. Agora quer se mostrar um Guardião do Setor Aéreo? O candidato a presidência, o Cristóvão, sempre pregou a educação. Ele é um bom político voltado para o setor educacional, e terá moral para falar em crises da educação. Agora, essa oposição, que nunca tocou no assunto setor aéreo antes do primeiro desastre, não tem moral alguma, ainda mais pq governaram esse país durante 500 anos.

Junior, quanto tempo! Valter disse que já tava sentindo saudades... =P

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Acho que deve ser feito duas obras:

1) Metrô ligando Cumbica ao centro de São Paulo;

2) Aeroporto em uma cidade da Grande SP.

Outra alternativa é o governo (municipal, estadual ou federal) comprar casas e terrenos ao redor de Congonhas pra ampliar o Aeroporto, mas isso é impossível, eles nunca farão isso, caso contrário mudo meu nick pra "I Love Marta"...

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Dilma confirma: SP terá novo aeroporto

Em 60 dias, Congonhas não vai mais receber vôos de conexões.

Estudos para construção de novo aeroporto na cidade saem em 90 dias.

A cidade de São Paulo terá um novo aeroporto, confirmou, nesta quinta-feira (20), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo ela, o local ainda não está definido. A ministra disse somente que será na Grande São Paulo.

"Determinamos a construção de um novo aeroporto. Jamais diríamos onde será a construção para não sermos fator de especulação imobiliária. Não sabemos onde será, e, se soubéssemos, não diríamos", acrescentou a ministra.

Ela explicou também que as medidas anunciadas nesta sexta-feira, de restrição do número de vôos em Congonhas, com o aeroporto deixando de atuar com conexões e escalas de vôos.

"As medidas visam aumentar o grau de confiança na utilização de Congonhas. Estamos determinando que a vocação de Congonhas seja de vôos diretos, ponto a ponto", disse a ministra Dilma Rousseff a jornalistas.

A ministra explicou que a preocupação do governo com relação ao aeroporto de Congonhas é que ele está situado no meio da maior cidade da América Latina. "Quando escolhermos o sítio [para o novo aeroporto], tomaremos a precaução de que haja uma área de segurança ao seu redor", afirmou ela.

  • Waldir Pires

De acordo com o ministro da Defesa, Waldir Pires, as medidas anunciadas nesta sexta-feira de restrição de Congonhas, e de construção de outro aeroporto, objetivam "melhor servir" aos interesses da população brasileira, de modo a assegurar o conforto e a segurança necessários.

"Há a determinação de que os órgãos vinculados ao governo atendam o mais rapidamente possível a todas as famílias que foram vitimadas pela perda de pessoas queridas", disse.

  • Medidas

O Conselho de Aviação Civil (Conac), órgão da Presidência da República, reuniu-se nesta sexta-feira (20) e decidiu tomar medidas para diminuir o fluxo de tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas (SP). Na terça-feira, ao falhar em pousar no terminal, um avião da TAM colidiu com um edifício da empresa. Até agora, o número de mortos confirmados no acidente é de 189.

Em nota divulgada à imprensa, foi anunciada a redistribuição, em até 60 dias, das autorizações dos horários de transporte para as empresas aéreas no Aeroporto de Congonhas. O objetivo é restringir as operações somente para vôos diretos, eliminando conexões e escalas do terminal.

O Conac também determinou que não seja autorizada a operação de vôos fretados e charters em Congonhas, assim como a redistribuição daqueles já autorizados no passado. O mesmo vale para os jatos particulares.

O Conselho também quer que desviar os vôos internacionais de São Paulo, buscando reduzir os vôos que atualmente partem da cidade. O objetivo é que haja mais vôos internacionais diretos saindo de outras cidades brasileiras.

  • Sugestões

A decisão de diminuir o fluxo de aeronaves em Congonhas atende a sugestões de especialistas. Para o professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBPTA), Anderson Correia, o aeroporto não é "viável" da forma como opera atualmente.

“Se você vai operar para ser o maior da América Latina em número de passageiros e operações, eu digo que não é viável. Agora se você readequar para a vocação dele, aí sim você pode ter um aeroporto bom”, disse nesta semana.

  • O que é o Conac

O Conac reuniu-se pela primeira vez em outubro de 2003 e a segunda e última reunião aconteceu em junho de 2007. Presidido pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, o Conac é formado pelos ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Guido Mantega (Fazenda), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Marta Suplicy (Turismo), Dilma Rousseff (Casa Civil) e pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, além dos presidentes da Infraero e da Anac.

Fonte: G1

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Mas tenho mais medo de andar em ônibus público do que ônibus de viagem. Os motoristas de ônibus do RJ parecem até corredores de fórmula 1, podiam chamar um deles pra substituir o Barrichelo.

aehuuhaeaeuh eu crente crente que vc ia falar que tinha medo de onibus publico por causa dos assaltos =P

eu tenho medo de onibus publico por causa dos assaltos mesmo, não pela incompetência de seus motoristas :closedeyes:

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1) Metrô ligando Cumbica ao centro de São Paulo;

Não ia dar certo.

Primeiro, já tem ônibus que vai até lá.

Segundo, imagina o pessoal entrando correndo com mala no metrô. Ainda ia ficar tudo apertado, ia ser horrível.

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Caro Valter, se você não sabe, estão construindo uma estação de metrô perto do Aeroporto de Recife.

NETV 2ª edição 23/01/2007

Q7akLBdFHD0

Não se pode dizer que não vai dar certo sem ao menos experimentar ;)

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