Ir para conteúdo

VOCÊ TEM QUE SABER - Nº 1

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Primeiramente quero ressaltar que o "Você tem que saber" trata-se de um especial feito de fã para fã. Nada que for postado em cada edição deve ser considerado como algo verídico.

As séries CH, assim como outras, apresentam curiosidades e detalhes que levam a formular teorias interessantes, podendo ser interpretadas de várias modos.

Nada impede de alguém querer rotular de "plausível" os textos apresentados, assim como o oposto também é válido.

Portanto a diversão é que fica sendo a marca registrada do especial.

Não posso prometer que toda sexta-feira terá uma edição do "Você tem que saber". Imprevistos podem ocorrem com qualquer um, por isso peço compreensão e paciência com eventuais problemas.

--

Chapolin Colorado é o repórter Vicente Chambón!

kgch.png

Cá estou para falar do primeiro tema do "Você tem que saber". Eu o escolhi justamente para abrir esse especial pois, pra mim, é o mais curioso dentre os que eu postarei futuramente. Trata-se de um assunto sobre o nosso querido Chapolin Colorado, para os mais íntimos Vermelhino. Nada mais nada menos do que a sua outra ocupação: a de repórter.

Creio que todos já devem ter visto o último episódio do Polegar Vermelho: "A última cena". Sim, a última vez que aquele bom homem caracterizado de chapulín nos divertiria com as suas atrapalhadas, tendo em mente que o único objetivo era apenas ajudar os mais necessitados, ainda que pudesse tirar proveito de algumas mocinhas em perigo. Uma completa paródia dos super-heróis estadunidenses (sim, acreditem, vocês também são americanos. Não deem ouvidos para Monroe).

Enfatizando o termo "paródia" ficará ainda mais claro o porquê de Vicente Chambón, um simples repórter do jornal "La Chicharra", ser outra alcunha do homem por trás do uniforme vermelho, com um grande coração amarelo e as inicias "CH".

Não são muitas as evidências para comprovar isso, mas as que serão apresentadas são bem convincentes (só eu que vejo ambiguidade aqui?) para o entendimento de qualquer um. Vejamos a primeira:

Inicial CH:

Ora, essa! Se for assim o meu vizinho Chico é o Chapolin Colorado!

Palma, palma, não priemos cânico! Não levem apenas pelo lado do nome dos personagens. Há algo bem relevante que também possui essa marca de Chespirito, trata-se do jornal "La Chicharra".

E o que tem a ver?

Isso foi apenas uma introdução, pois a explicação está logo em seguida.

Relação do local de emprego com o personagem:

A paródia apresenta-se forte aqui! De todos os super-heróis que Chespirito mais costumava mencionar, não deixando de alfinetar também, é claro, Superman é o campeão. O Homem de Aço também trabalha como repórter, no famoso jornal "Planeta Diário", localizado na cidade de Metrópolis. Logicamente para exercer o seu trabalho utiliza o pseudônimo Clark Kent.

Perceberam a relação? Está claro como água de jamaica! Onde o repórter Vicente Chambón trabalha? Em um jornal chamado "La Chicharra". Pronto, essa é uma das armas principais do Chapolin Colorado.

Assim como Superman trabalha em um local que leva no nome a palavra "planeta", Chapolin trabalha em um local que leva no nome a palavra "chicharra" (buzina). Para não ficar tão claro, simplesmente foi utilizado pela metade o incrível objeto que paralisa as pessoas, do mesmo modo que Superman não poderia ser repórter de um jornal chamado "Planeta Krypton".

Aventuras semelhantes:

Uma das aventuras de "La Chicharra" que será mencionada é de fazer o menos interessado em CH se tornar bem interessado em CH. Vamos ver a primeira, trata-se do episódio "Pedro Galante continua sendo o número um".

Um especial de 40 minutos que mostra Chambón como sendo também um repórter investigativo (de dar inveja no Roberto Cabrini). Lembrando que esse pertence ao programa "Chespirito", ou seja, quando o Chapolin voltou à ativa.

Essa história tem a investigação como tema central, algo muito comum em muitos episódios do polegar. Quer um exemplo: o episódio "Nós e os fantasmas".

E Chambón consegue solucionar o caso de Pedro Galante, ainda que com a ajuda de Cândida. Ou seja, como ele sempre faz sendo o Chapolin Colorado.

Agora, uma história que tem uma semelhança incrível é "O teatro", também do programa Chespirito.

Esse especial de 40 minutos quase que é um remake de "O show deve continuar". Dessa vez, sem o uniforme de herói, o bondoso homem por trás de um simples repórter consegue evitar que um teatro fosse destruído. Preciso explicar mais?

Incrível como essa pessoa consegue salvar grandes construções. Eu espero que quando forem derrubar todos os prédios da Praça dos Três Poderes, com todos os políticos corruptos dentro deles, que essa pessoa não fique por perto...

É certeza que deve ter mais evidências. Posso citar ainda que tanto Chapolin quanto Chambón são burros, além dos aspectos que diz respeito aos dois programas, como os títulos imensos dos episódios de ambas as séries e o fato de que "La Chicharra" substitui "Chapolin Colorado" em 1979.

Tá, mas então qual é o verdadeiro nome desse sujeito?

Ora, bolas, é só se lembrar de mais uma paródia feita por Roberto. Por incrível que pareça o nome dele é exatamente Chapolin, como explicado no programa Chespirito. "Chapulín Colorado Lane". Mas será que ele não esconde o nome verdadeiro dele? Churi Churin Fun Flais...

--

VOCÊ NÃO TEM QUE SABER!

O "Você não tem que saber" é uma paródia com o próprio especial apresentado aqui. Toda edição terá uma brincadeira relacionada com o tema principal. Portanto lá vai o de hoje:

Dunga é o repórter Vicente Chambón!

m9g4.png

Bem, pra quem nunca percebeu, ambos fazem um movimento igual com a mão, o que pode significar mais que qualquer coisa.

Semana que vem será postado o "Você tem que saber - Nº 2", com o tema "Encontrei o terceiro pátio!".

Até a próxima!

Editado por Chaves 1000

Postado

haha, adorei o artigo :D

Realmente é interessante as semelhanças, se levarmos em consideração que o Chapolin é uma crítica aos heróis americanos. Vicente Chambón poderia sim ser uma paródia de Clark Kent, mesmo que Chespirito não tivesse essa intenção. Aliás, não seria nada mal se Chapolin tivesse ganho uma repaginada no novo Programa Chespirito e vivesse a identidade secreta de Chambón :D

Postado
  • Autor

Pois é, do mesmo modo que Chaves sofreu uma grande modificação com a inclusão do restaurante, Chespirito poderia fazer o mesmo com o Chapolin. Nos livraríamos de um bocado de remakes do polegar.

Postado

cara, excelente teoria ehauhea, da pra imaginar o chambom abrindo a camiseta e mostrando o coração com CH

xD, seria muito épico se tivesse algo assim :v

enfim, belo post

Postado

Excelente! E que venha o "Encontrei o terceiro pátio!". :D

Postado

Muito bom cara, você é um ótimo escritor... Já na espera das sequências das colunas... :joia:

Postado

Excelente, Muito bom mesmo! :joia:

Postado

Muito bom, faltava um artigo, coluna, matéria com mais humor pro meio CH. Parabéns e siga escrevendo rapaz, você tem futuro :D

Postado

Muito interessantes, apesar de serem pensamentos do Guilherme, quem garante que Chespirito não tenha deixado isso oculto propositalmente. Essas teorias podem ser só brincadeira, como podem não ser.

Tudo isso pode ser imaginação, mas os argumentos são interessantes. Vai saber as intenções de Chespirito ao criar os personagens. Gênio com era, ele pode muito bem ter deixado conclusões como estas para os olhos de pouquíssimos telespectadores. Como pode nem ter imaginado isso.

Me lembrei do Superpato, cuja identidade também é um repórter empregado de um jornal.

Postado

Excelente! Ansioso pelo #2! :joia:

Postado

Que Chevere de texto, tu tem futuro hein e sua investigação foi chevere, por que Chapolin no capitulo em 83 falou de La Chicharra e até mostrou o jornal...

Editado por Fernanda Prestes

Postado

Muito interessantes, apesar de serem pensamentos do Guilherme, quem garante que Chespirito não tenha deixado isso oculto propositalmente. Essas teorias podem ser só brincadeira, como podem não ser.

Tudo isso pode ser imaginação, mas os argumentos são interessantes. Vai saber as intenções de Chespirito ao criar os personagens. Gênio com era, ele pode muito bem ter deixado conclusões como estas para os olhos de pouquíssimos telespectadores. Como pode nem ter imaginado isso.

Boa conclusão, até porque isso levaria aos telespectadores esse pensar, o imaginar. A imaginação que sempre foi apontada como uma coisa muito importante por ele, e que é retratada muitas vezes nos episódios.

Postado

Um fato curioso é que o Chaves cita em alguns episódios do Programa Chespirito que seu melhor amigo era imaginário, e se chamava Vicente, que tinha o apelido de Cente.

Será que tem alguma coisa a ver? :headscratch:

Postado

Acho que sim ViniCHolorado :D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    03/04/2026 - Tarde TV Sim: 12:49 O ventrilouco (1976) 13:08 Uma múmia incomoda muita gente, duas muito mais! (1975)
  2. Doutor Delgadinho
    Doutor Delgadinho respondeu ao tópico de Doutor Chimoltrúfio em Fórum Único Chespirito
    Creio que o ideal seria fixar as séries como última atração, assim como faziam com um Maluco no Pedaço no BDC em 2011. Além de ser nostálgico a dobradinha das séries no horário do almoço, combinaria mais com a reintrodução das aberturas clássicas delas dentro do programa ;mas entregando diretamente pra outra atração.
  3. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Vou fofocar pq eu sou fofoqueiro. Encontrado o Mother Goose on the loose dublado
  4. marujita
    O Sítio está anunciado para as 10h15, o Chapolin deve vir antes dele ou junto com Chaves, comendo o tempo do jornal, assim como aconteceu na semana passada.
  5. Raphael
    Sabendo como é o Sbt, pode mudar a qualquer momento, a princípio considera-se por volta de 10h15 até 11h10. Pode ser que passe Chapolin primeiro depois Chaves conforme informado na notícia, pode ser que na hora da exibição ocorra inversão... Sbt sempre deixa incertezas.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.