Ir para conteúdo

O PACTO SINISTRO - Entre SBT e Televisa

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.
PACTO SINISTRO
Não... Essa não é uma coluna especial para falar do maravilhoso suspense dirigido em 1951 por Alfred Hitchcock. Até porque, se o pacto feito no filme entre os dois homens que acreditavam ter “motivos” para matar já era bem sinistro, esse é mais ainda! Então, vamos nos ater a falar sobre ele.

Muitos CHmaniacos já devem ter se perguntando como se explica o fato de a Televisa ter distribuído alguns episódios semelhantes do Chaves e do Chapolin para o Cartoon Network, para o Netflix, para o Youtube e, claro, terem exibido os mesmos no canal a cabo TLN Network, enquanto que alguns episódios clássicos, não apareceram. A segunda questão, eu ainda não sei responder; porém, a primeira eu venho respondendo há dois anos e meio em doses homeopáticas, como se fosse uma teoria pessoal. Mas o que eu jamais disse, é que essa “teoria”, na verdade foi uma descoberta feita sem querer no mesmo período.

VOLTANDO NO TEMPO...
Em 2011, o SBT exibiu uma série de documentários especiais em comemoração aos 30 anos da emissora. Um desses especiais teve a temática “Chaves”. No dia da exibição do mesmo, ocorreu o que ninguém mais esperava: o SBT, através de seu diretor de programação – Murilo Fraga – admitiu finalmente que os chamados “episódios perdidos” do Chaves existiam. Para justificar a não exibição de tais episódios, Fraga deu duas justificativas. Uma era a de que vários episódios possuíam outra versão que estava no ar, o que ele chamou de “episódios semelhantes”. E a segunda, foi que nove desses episódios estavam fora do ar por problemas técnicos, cujas imagens estavam com riscos, batimentos de vídeo, além de outros defeitos. No fim, tudo blá-blá-blá... Vamos analisar rapidamente cada situação antes de prosseguirmos:

a) episódios semelhantes: os episódios até poderiam ser similares, mas por trás das versões não exibidas haviam personagens novos que apareceram poucas vezes, além de maravilhosos sketchs (INÉDITOS) com outras personagens de Chespirito, como Chompiras e o famoso doutor Chapatin.
b) problemas técnicos: primeiramente, tudo tinha fácil solução, porque os áudios estavam perfeitos. Bastava um simples telefonema e a Televisa enviaria imagens novinhas em folha. Segundo: dois desses episódios (Dando sorte com muito azar e Os espíritos zombeteiros) possuíam outra versão (semelhante) dublada e ambas estavam fora do ar. E, terceiro que nada disso era verdade. Enquanto Murilo falava, imagens desses episódios “estragados” iam ao ar. Fãs, utilizando softwares de edição simples, provaram que as imagens foram manipuladas digitalmente para que parecessem impróprias para irem pro ar.

Continuando... Nessa mesma época, o SBT anunciou que iria remasterizar e exibir os nove “episódios perdidos” do Chaves. A notícia foi bombástica e rendeu até matéria em importantes telejornais da emissora. Quando isso ocorreu, eu passei a investigar até que ponto era verdade era a parte do remasterizar. Recorri a fontes seguras, sabendo que poderiam ou não me dar maiores informações a respeito. E foi exatamente aí que, por mero acaso, descobri o PACTO SINISTRO.

EXPLICANDO...
Vamos lá... Como disse mais acima, não consegui saber porque alguns episódios das séries não foram ao ar nas mídias para as quais a Televisa os distribuiu; mas descobri porque alguns episódios semelhantes dublados foram parar nas mãos da TELEVISA. E a resposta é simples: a TELEVISA possui a dublagem de TODOS os episódios que o SBT mandou fazer. Mas espera... Se a TELEVISA tem tudo, porque não distribui? – você deve estar se perguntando. E a resposta é simples: o SBT tem um acordo com a TELEVISA para que os episódios semelhantes não vazem antes de irem ao ar na primeira citada. Até aí, dá até para entender. Foi o SBT quem mandou fazer e pagou as dublagens. Nada mais justo. O problema está e dois fatos: o primeiro é que esse acordo foi feito há SETE ANOS. Ou seja, além de não exibir esses episódios no SBT, que foram dublados há mais de vinte anos, está prendendo a distribuição por parte da TELEVISA, há sete anos. Se não fosse por esse acordo (ou se o SBT os tivesse exibido há muito mais tempo, liberando a TELEVISA), esses episódios poderiam ter sido distribuídos para o Cartoon Network em 2010 (que chegou a pedir novos episódios em 2011 e a TELEVISA não pôde ceder) e os mesmos já poderiam estar no Netflix e no Youtube. E ainda há algo mais complicado (para não dizer grave)... PARECE que os episódios do Chaves já estão para ser liberados. O canal TLN já os recebeu ano passado (bem como a quinta temporada de Chaves Animado), porém, por questões legais ainda não pode exibi-los. Mas... E O CHAPOLIN??? O SBT – através do mesmo diretor – já declarou que não tem qualquer previsão de retorno com a série e, os anos já provaram que a emissora NÃO GOSTA do seriado. E seus episódios semelhantes estão presos. A TELEVISA não poderá distribuí-los até que o SBT os exiba. Mas a pergunta que cabe é: ATÉ QUANDO??? O SBT nem quer exibir, nem libera para a TELEVISA distribuir. Isso é maldade para com os fãs. Estão travando a circulação dos episódios sem motivo algum. O pior de tudo é a TELEVISA compactuar com essa atitude!

Essas informações eu mantive em sigilo durante dois anos e meio para proteger a fonte. Como disse no início da coluna, eu joguei o tema algumas vezes na roda, mas como se fosse uma mera teoria particular. Mas, levando em consideração que a TELEVISA já começou a abrir sutilmente a questão para quem os questiona, resolvi não mais guardar isso a sete chaves (claro, a fonte seguirá protegida). E também, considerando que eu tentei há poucos meses, um acordo de paz e proximidade entre o SBT e eu, em representação aos fãs de todo o Brasil, porém, sem sucesso. Minhas mensagens foram ignoradas pelo citado diretor e por um editor-arquivista da emissora que, em outros tempos me deram total atenção, por estarem precisando de ajuda e hoje, simplesmente me ignoraram.

LUZ... CÂMERA... AÇÃO!
Agora, só resta que você, leitor, na qualidade de fã das séries (principalmente do Chapolin), entre em ação. Somente nós, unindo forças, podemos desfazer o mal feito. Se você não está de acordo com o PACTO SINISTRO feito entre a emissora de Sílvio Santos e a poderosa TELEVISA, proteste. Abaixo, alguns meios para que isso possa ser feito:

SBT (ARQUIVO): (0xx11) 3687-3051 / dafonso@sbt.com.br
SBT (ASSESSORIA DA DIREÇÃO): maisaalves@sbt.com.br
SBT (DIREÇÃO): (0xx11) 3687-3840 / murilofraga@sbt.com.br- Twitter: @mffraga

Calma! Nossa coluna ainda não terminou...

O FILME PERDIDO
Recentemente, descobrimos algo interessante. Em 1989, o SBT mandou dublar três filmes de Chespirito. Dois deles já descobrimos (ou pelo menos assim acreditamos). Quando Augusto Liberato (Gugu) foi ao México entrevistar Roberto Bolaños, Leão Lobo fez uma matéria a respeito e, disse que Gugu estaria voltando para o Brasil trazendo três filmes da “turma do Chaves”. Essa informação ficou adormecida durante anos. Alguns anos depois, saiu em VHS o longa “Charrito – Um herói mexicano” com a mesma dublagem das séries. Estava desvendado o primeiro filme. Mas faltavam dois. Ainda na década de 90, o SBT exibiu uma vezes, dois episódios do programa Chespirito, na sessão “Cinema em Casa” como se fosse um filme. Trata-se de “Aventuras em Marte”, cujas duas partes somadas, dão 80 minutos de projeção. Provavelmente o SBT já comprou editado da TELEVISA, considerando que ele está no Netflix, exatamente como o SBT exibiu, ou seja, sem que a parte 2 seja anunciada e sem trechos do episódio anterior. Provavelmente, este é o segundo filme. Mas ainda havia um elo perdido: o terceiro e último filme. Há algum tempo, o fã Giovani Ramos declarou que viu trechos dublados do filme “El chanfle” há muitos anos em uma matéria do SBT, com uma tarja que dizia “Acervo da emissora”. Mas o caso continuou sem resposta. Era somente uma vaga lembrança de fã. Até que, em conversa com os dubladores da série, foi revelado que em algum momento, foi dublado um longa-metragem do “Chaves” com o ator Ramon Valdes (Seu Madruga). Eles não entenderam muito bem, porque não era nada que tinham visto antes. Era uma produção cinematográfica com os atores que faziam parte do elenco de Chaves, mas que não tinha qualquer relação com a série. E isso corroborou a “vaga lembrança” do fã Giovani, tendo em vista que o ÚNICO filme que Ramon Valdes participou com a turma foi efetivamente “El chanfle”. Ou seja, é mais uma pérola de valor inestimável que o SBT tem guardada e nunca fez uso. Até quando o SBT vai manter todo esse material “em cativeiro”? Este ano as séries estão completando 30 anos no ar. Uma excelente oportunidade para o SBT despertar e desentocar tudo o que está apodrecendo nos arquivos, longe dos olhos dos fãs.

Se você quer reivindicar também este material, utilize os mesmos meios acima. Assim mataremos todos os pássaros com apenas uma cajadada.

NOVAS VOZES
Aproveitando o ensejo, vou dar uma palavrinha a respeito dos episódios inéditos do Chaves exibidos em janeiro no SBT. Algumas matérias foram publicadas, dando conta de que a maioria dos fãs repudiaram as novas vozes das personagens. Essa informação não procede. Claro que, como em todo trabalho novo, há quem fale mal e há quem fale bem e, este não foi diferente. Porém, o grupo do “há quem fale mal” foi insignificante, perto do “há quem fale bem”. As novas vozes – principalmente Daniel Müller (Chaves) e Vinicius Sousa (Quico) – foram muito bem aceitas pelos fãs. Portanto, fica aqui o registro. Dessa forma, fazemos um duplo pedido a quem for protestar em favor do Chapolin e do filme perdido: cobrem do SBT a dublagem dos episódios remanescentes de ambas as séries (somando as duas séries, passa de cem), enquanto ainda temos uma pequena parte dos dubladores originais em condições de exercer a profissão. Basicamente, restaram apenas as vozes de Chiquinha, Dona Florinda, professor Girafales e Godines. Porém, Osmiro Campos (professor Girafales) não anda bem de saúde e não sabemos se poderá realizar um novo trabalho, bem como Silton Cardoso (Godines), cujas últimas notícias não foram nada animadoras. E claro, peçam também que as novas vozes sejam mantidas. Daniel Müller realizou um trabalho excepcional que, em muitos momentos, lembra bastante o falecido Marcelo Gastaldi – voz original de Chaves, que nos deixou em 1995 – e nem preciso dizer que Vinicius Sousa simplesmente arrasou como o nosso eterno bochechudo. Claro, o ideal seria resgatar sua voz original – Nelson Machado (bem como a de Carlos Seidl (Seu Madruga)) – mas, infelizmente essa possibilidade é nula, então, que fiquemos com seu exímio imitador. Bem...

That’s all folks!
Kisses and hugs...

Eduardo Gouvea

Editado por Fã-Clube CHESPIRITO-Brasil

Postado

Lamentável isso... É uma baita de uma sacanagem essa Emissora nem distribuir os episódios, e nem permitir que outros veículos o façam (Sobretudo a TELEVISA que é a detentora de todos os direitos).

Vou mandar um email pra lá, ajudando ainda que minimamente, com o que está ao meu alcance. ;)

Postado
É uma baita de uma sacanagem

Bota sacanagem nisso

Vou enviar um e-mail!

Além disso, belo texto Eduardo, já pensou em ser redator de um jornal La Chicharra?

Postado

Não sei quem é mais FDP: O SBT, pela viadagem com os fãs, ou a Televisa por compactuar. P#rr@, uma emissora que tem um status tão forte quanto a Globo, é a PROPRIETÁRIA das séries (e de metade da programação do SóBosTa), conhece toda a situação de descaso dos programas no Brasil e não faz mer** nenhuma.

Não sei se contactar departamentos do SBT fará alguma diferença. Se existe mesmo um acordo, partiu da alta cúpula e não farão nada a nosso pedido. Bom seria se conseguíssemos chegar a Televisa, e abrirmos o jogo com ela. Matérias e colunas de sites não faltam para soltarmos o verbo e mostrarmos a ela que o SBT só está brincando com ela e também com os fãs.

Isso também me faz refletir em outra questão interessante:

Em 2004 a Imagem Filmes lançou um DVD do Chaves trazendo o episódio perdido "Um Rato na Contramão (1974)" e o sketch inédito "Ladrões Espertos (1973)". O projeto não foi continuado por questões legais referente a dublagem. Pouco tempo depois, "Um Rato na Contramão" volta a ser exibido no SBT como se nunca tivesse desaparecido.

Em 2005 e 2006, os Boxs lançados no Brasil receberam nova dublagem, com a suposta desculpa de que a Televisa não poderia utilizar a dublagem Maga por questões legais com os dubladores. Porém os mesmos dubladores foram chamados para a redublagem, com exceção dos já falecidos. O Vol. 1 do DVD "O Melhor de Chaves" conta somente com os chamados "Episódios Semelhantes", que poderia ter sido lançado com dublagem Maga na íntegra.

Aí vem a questão: A Televisa não lançou os Boxs CH com dublagem Maga por problemas com os dubladores, ou problemas com o SBT? Na minha opinião, se fossem questões legais mesmo, ela não poderia ter distribuído mais tarde os episódios com dublagem Maga nos veículos que já conhecemos, e pior, não estaria segurando ainda os mesmos episódios que poderiam ter sido lançados em 2005 e 2006.

Postado

Bota sacanagem nisso

Vou enviar um e-mail!

Além disso, belo texto Eduardo, já pensou em ser redator de um jornal La Chicharra?

Eu sou repórter de "O Pau Comeu". O senhor conhece? :D

Postado

@Valette, você recomenda mandar para algum email em especial dos três, ou para todos três?

Postado

@Valette, você recomenda mandar para algum email em especial dos três, ou para todos três?

Quer que vá pela Lei da coerência ou da insistência? huhauhauhauhauhauha

Lei da coerência: Dorival Afonso e Maísa Alves são funcionários diretos do Fraga e levam os casos a ele na diplomacia.

Lei da insistência: Murilo se irrita bastante quando vão direto a ele. Eu adoro fazer isso! :D

Escolhe aí hahuauhauhauhauhahuahuahuauhahua :P

Postado

Quando disseram pacto, prendei que era com o Tinhoso. :P

Terrível, SBT querendo prender isso de nós fãs. Isso é uma falta de respeito!

Postado

É essa emissora filha da p*** como sempre só fodendo com os fãs. Tem que ter muita paciência com esse SBT

Valette, você sabe alguma coisa a respeito do sumiço dos semelhantes?

Postado

Ficar mandando e-mails e pressionando não adianta.

Só ver a demora que foi pra liberar perdidos e semelhantes do principal produto, o Chaves e a saída repentina do Chapolin da grade.

Postado

Há mais mistérios entre o Sbt e a Televisa do que o homem imagina... E graças a você estamos começando a compreende-los :)

Contratos de exclusividade sempre geram, e sempre geraram problemas. Ainda mais quando uma emissora deixa mofando as suas fitas naquele seu depósito maravilhoso e ainda por cima acaba não deixando outras emissoras as exibirem <_<

Postado

Quando eu li "PACTO SINISTRO" pensei que fosse um pacto com o Satanás ou algo assim. :muttley:

Enfim, são quase 30 anos de CH no Brasil rodeados de mistérios, quem sabe o que podemos descobrir ao longo do tempo ainda...

Postado

SBT é que nem ex namorada, não quer ter relação mas não deixa ninguem mais ter(isso se aplica mais a chapolin)

enfim, eu tinha lido algo sobre tua teoria já e eu realmente acreditava que era verdade e nossa, é eahuehua

tipo pqp viu e.e, ficou tudo mais claro agora e belo texto~~, Eduardos sempre fazem coisas boas haha

Postado

a parte sobre os fãs repudiaram as novas vozes das personagens não é verdade? kkkk

quem é fã de verdade com certesa só não apenas não gostou das vozes como também acha impossivel assistir com a nova dublagem

eu sou fã do chaves e digo que não da pra assistir com a nova dublagem e ainda volto á dizer nem deveriam ter dublado esses episodios, eu assisti o inicio de um e desisti,

CHAVES SEM AS VOZES ORIGINAIS(da dublagem é claro) não é chaves :D

sobre o outro assunto, qual a graça de exibir a maioria dos episodios e deixar uns de fora? e os filmes? tio silvio perde algo com isso? acho que não, ainda to achando muito estranho essa historia

Postado

O fato é que as dublagens da Maga para séries e desenhos são propriedade do SBT. Nenhuma empresa detentora pode comercializar seu produto com a dublado feita na emissora sem o consentimento da mesma. A Televisa é proprietária das séries de Chespirito e distribui pra quem e da maneira que quiser com áudio original, mas não a dublagem brasileira. Na época em que saiu a notícia sobre a TLN eu estranhei o fato da emissora mexicana possuir o dublagem brasileira já que esta foi feita sob encomenda do Silvio Santos exclusivamente para exibição em sua emissora (Os lançamentos em VHS pela Top Tape nos anos 90 provalmente foram autorizados, os demais foram na base da cara-de-pau mesmo, tipo o DVD da Imagem Filmes). Depois de ler esse texto do Valette tudo faz sentido. Mas cá entre nós: Chega a ser revoltante saber que o SBT, Sistema Brasileiro de Tacanhez, tem preciosidades em seus arquivos que não libera pra outros canais mas também não exibe. E outra coisa: Não acredito que encher a caixa de entrada dos e-mails dos diretores da emissora mude alguma coisa. Isso só vai fazer com que os "fãs CH" sejam tratados como Spam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Projeção dos grupos da Copa do Mundo 2026 (outubro - 2025) POTE 1 . Estados Unidos (país sede - classificado) . México (país sede - classificado) . Canadá (país sede - classificado) . Argentina (classificada) . Espanha . França . Inglaterra . Portugal . Brasil (classificado) . Holanda . Bélgica . Croácia ou Alemanha POTE 2 . Alemanha ou Croácia . Marrocos (classificado) . Colômbia (classificado) . Uruguai (classificado) . Suíça . Japão (classificado) . Irã (classificado) . Dinamarca . Senegal . Coreia do Sul (classificada) . Equador (classificado) . Áustria POTE 3 . Noruega . Austrália (classificada) . Paraguai (classificado) . Argélia (classificada) . Egito (classificado) . Uzbequistão (classificado) . Costa do Marfim . Tunísia (classificada) . Gana (classificada) . Costa Rica (se conseguir a classificação) . África do Sul (se conseguir a classificação) . Cabo Verde (se conseguir a classificação) POTE 4 . Nova Zelândia (classificada) . Itália (se conseguir a classificação) . Jordânia (classificada) . Escócia (se conseguir a classificação) . Bolívia (se conseguir a classificação) . Polônia (se conseguir a classificação) . Hungria (se conseguir a classificação) . Camarões (se conseguir a classificação) . Turquia (se conseguir a classificação) . Arábia Saudita ou Iraque ou Emirados Árabes ou Qatar . Panamá ou Suriname ou Curaçao ou Honduras ou Haiti ou Jamaica ou Costa Rica . Suriname ou Curaçao ou Honduras ou Haiti ou Jamaica ou Panamá ou Costa Rica
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Games
    Na sexta passou o episódio da sinuca do Chapolin no sinal da Rede 2, e o jogo de poker no início me fez lembrar desse ótimo jogo de SNES que descobri não faz muito tempo, o Vegas Stakes: São 5 jogos de cassino (roleta, dados, caça-níqueis, blackjack e poker) em 5 ou 6 cassinos diferentes. Há locais mais baratos (e mais perigosos) e há locais mais caros que são desbloqueados quando se atinge uma certa quantia na carteira. Joguei um pouco ontem sem grandes aspirações e perdi tudo Além dos gráficos bonitos, a trilha sonora é muito boa e varia de cassino para cassino. Super recomendo
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Seu Furtado em Venda da Esquina
    Recomendo o picolé de Oreo.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Uma grade de sábado que acho possível de acontecer em 2026 é essa aqui : 6h Chaves 6h45 Sábado Animado 11h SBT Notícias - Primeira Edição 14h Programa do João 15h Eita Lucas ! 16h Cinema em Casa 17h45 Porta dos Desesperados 18h15 SBT Notícias - Segunda Edição 19h45 SBT Brasil 20h45 Faixa de reality shows 22h15 Sabadou com Virgina 0h Viva a Noite 2h SBT Notícias - Mas não descartaria essa outra grade aqui : 6h Bom Dia & Cia, com Patati e Patatá 7h ou 8h Sábado Animado 11h SBT Notícias - Primeira Edição 14h Programa do João 15h Eita Lucas ! 16h Cinema em Casa 17h45 Chaves 18h15 Porta dos Desesperados 18h45 SBT Notícias - Segunda Edição 19h45 SBT Brasil 20h45 Faixa de reality shows 22h15 Sabadou com Virgina 0h Viva a Noite 2h SBT Notícias O único cenário que vejo que poderia ter a série à tarde seria esse : 6h Bom Dia & Cia, com Patati e Patatá 7h ou 8h Sábado Animado 11h SBT Notícias - Primeira Edição 13h ou 13h30 Chaves 14h Programa do João 15h Eita Lucas ! 16h Cinema em Casa 17h45 Porta dos Desesperados 18h15 SBT Notícias - Segunda Edição 19h45 SBT Brasil 20h45 Faixa de reality shows 22h15 Sabadou com Virgina 0h Viva a Noite 2h SBT Notícias
  5. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    No contrato, pra Chapolin não dever ter, ao menos nacional. Pois infelizmente está fora desde o começo de julho. Pra Chaves, esse atual contrato deve proibir exibição local, pois as afiliadas só estão exibindo Chapolin, no caso só a filial própria do SBT no RS, que tá exibindo Chaves no sábado. Ainda não acho que o problema seja os episódios da Herbert em si. Por diversas vezes Chaves não foi tão bem em audiência, e foi exibindo episódios da fase clássica. E em algumas exibições da Herbert os números foram bons. É meio relativo isso de audiência, depende do dia, do tal share... Só de manhã? Acho que pela tarde devem aproveitar sim. Se o Viva a Noite, pela lógica, for exibido à noite, deve ocupar o atual horário do João. E já estavam especulando a ida dele, João, pras tardes, não sei se antes ou depois do Lucas. Ainda tem o Porta, que pelo que diz a matéria do O Dia, deve ficar no começo da noite, ou seja, pelas 18h... Sei lá, mas dá pra encaixar Chaves sim, ainda mais pelo histórico da boa audiência dele aos sábados em específico.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.