Ir para conteúdo

Praça em SP recebe nome de Roberto Bolaños, criador de 'Chaves'

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

NOTÍCIAS

arena.jpg

Praça fica perto da Arena Corinthians, em Itaquera (Foto: Arquivo/ G1 )

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou a lei que dá o nome de Roberto Bolaños a uma praça localizada na Avenida Radial Leste, em frente ao estádio Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. A decisão foi publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da cidade. O ator mexicano, morto em 2014, é famoso pelos personagens Chaves e Chapolin Colorado.

A proposta foi apresentada pelo vereador Marquito (PTB) e passou na Comissão de Constituição e Justiça em outubro de 2015. O texto previa ainda a instalação de uma estátua na praça, em homenagem a Bolaños. A a publicação no Diário Oficial, no entanto, não menciona a construção de uma estátua.

Segundo o texto, "fica denominado Praça Roberto Bolaños o espaço público sem denominação, localizado em frente à Estação Itaquera do Metrô, no canteiro central entre as vias do logradouro conhecido por Rua Dr. Luís Aires, no trecho entre o início do Túnel Jornalista Odon Pereira e a curva de acesso ao terminal rodoviário".

Em 2015, Marquito justificou a medida dizendo que nomear o local segundo o ator mexicano "presta uma justa homenagem a uma figura pública que se fez presente na infância de muitas pessoas."

Via:G1

Editado por Rick Paul

Postado

Que bacana! :) E mais legal ainda ver que foi o Marquito o autor do Projeto. :lol:

Postado

Praça Roberto Bolaños ou Praça Roberto Gómez Bolaños?

Se for o primeiro, é sacanagem, uma vez que Gómez é o principal sobrenome dele. É o mesmo que chamar o Carlos Villagrán de Carlos Eslava e o Rubén Aguirre de Rubén Fuentes.

No mais, uma justa homenagem. Parabéns ao Marquito pela iniciativa :)

Postado

Praça Roberto Bolaños ou Praça Roberto Gómez Bolaños?

Se for o primeiro, é sacanagem, uma vez que Gómez é o principal sobrenome dele. É o mesmo que chamar o Carlos Villagrán de Carlos Eslava e o Rubén Aguirre de Rubén Fuentes.

No mais, uma justa homenagem. Parabéns ao Marquito pela iniciativa :)

O nome da praça é Roberto Bolaños mesmo.
Postado

Tinha que ser Roberto Gómez Bolaños, mais colocam o nome como o pessoal do SBT chama: Roberto Bolaños :closedeyes:

Não sei como o nome não será esse: "Roberto Bolaños, o Chaves" ou Roberto Bolaños (Chaves).

Mais enfim, uma bela homenagem :) apesar de ser perto do estádio do corinthians, não tinha um lugar melhor? Digo... :assobiando:

Postado

Eu cheguei a noticiar isso no "Quem lembrou de CH",mas eu sabia que deveria ter posto num lugar apropriado,mas não conseguia pensar onde.

BURRA!

Eu acredito que tiraram o Gómez por que geralmente quando se tem um sobrenome grande você só é chamado,ou conhecido,pelo último nome,isso acontece com algumas personalidades estrangeiras,especialmente. O Gómez é só um "nome" do meio para outros,entende? Espero ter feito entender o meu pensamento sobre o assunto.

De todas as formas é uma justa homenagem. :)

Agora só falta mudar as escolas e ruas que tem nomes de ditadores. :assobiando:

Postado

Nem uma materiazinha no ''Sbt Brasil''? :sunglasses_unhappy:

Postado

Roberto Gómez Bolaños nem é um nome grande.

Pra mim colocaram "Roberto Bolaños" porque é assim que o pessoal do SBT chama mesmo :tonguemad:

Postado

Boa homenagem. :joia:

Seria correto se fosse o nome completo mas tudo bem, o que importa é a homenagem.

Postado

Eu acredito que tiraram o Gómez por que geralmente quando se tem um sobrenome grande você só é chamado,ou conhecido,pelo último nome,isso acontece com algumas personalidades estrangeiras,especialmente. O Gómez é só um "nome" do meio para outros,entende? Espero ter feito entender o meu pensamento sobre o assunto.

Na verdade, isso é só por aqui mesmo, graças ao SBT e a imprensa burra. No México, o nome do pai vem primeiro que o da mãe. O pai de Chespirito era Francisco Goméz, e a mãe era Elsa Bolaños. Para todos os efeitos, Chespirito é Roberto Gómez, e não Roberto Bolaños. Assim como seu filho é Roberto Gómez Fernández (Fernández é o sobrenome da ex-esposa de Chespirito), e não Roberto Bolaños Fernández, ou Roberto Fernández Bolaños, como seria no Brasil.

Notem que o irmão, Horácio Gómez Bolaños, era conhecido como Horácio Gómez, a forma correta. Foi como os demais exemplos que eu dei. O Carlos, por exemplo, se chama Carlos Villagrán Eslava. Felizmente é chamado da forma correta, Carlos Villagrán, e não Carlos Eslava.

Mas enfim, dos males o menor... Antes Praça Roberto Bolaños do que Praça Chaves :rofl:

Postado

Bela homenagem... :)

Postado

Que bom, merecida homenagem ao Mestre. :joia:

Postado

Eu gostei da notícias, mas, como eu já comentei no face ontem, em se tratando de Brasil, espero que não tenha um final como esse:

14jan2016---estatua-do-personagem-snoopy

Postado

Merecido. Mas era melhor ser o nome completo do que apenas da forma como o SBT o chama.

Parabéns Marquito. :aplausos:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    No áudio original, quando chamam a Chiquinha, ao invés de responder "yo", ela fala algo que parece um "eu". É "eu" mesmo ou é algum outro jeito de falar do espanhol? Já pesquisei e não achei nada. Parece até que ela responde em português
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  3. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Brasília voltou para 2019/2020, sempre exibindo o "Nós e os fantasmas" junto do "Tripas de Cera" EDIT: Tripas de Cera foi gerado com lote velho
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: MS - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - A volta da pistola paralisadora (1977) OBS: Episódio exibido incompleto. 11:17 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Há hotéis tão limpos que limpam até carteira (1976) 11:23 - Doutor Chapatin, o assassino / Morte ao Chapolin! (1976) 11:42 - O ladrão do museu de cera (1977) 12:04 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV SIM ( ES) - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 12:54 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 12:54 - Aristocratas vemos, gatunos não sabemos (1978) 13:15 - Doutor Chapatin e o contrabando / Com essas pulgas não se brinca de pula-pula! (1978) 13:37 - O retrato do General Valdés (1976) 13:58 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 13:15 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:15 - Nós e os fantasmas (1978) 13:38 - Tripas de cera (1978) 14:00 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 13:39 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:39 - Sai de baixo que lá vem pedra! (1975) 14:00 - Encerramento: Chapolin (2024)
  5. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sinop podia exibir a esquete inédita do bandido ferido só para gente ver um negócio aqui.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.