Ir para conteúdo

Governador e vice da Paraíba têm seus mandatos cassados

Featured Replies

Postado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, na noite desta segunda-feira, o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do vice, José Lacerda (Democratas), por conduta vedada e abuso de poder econômico. Ele teria distribuído 35 mil cheques de um suposto programa assistencial a pessoas carentes durante o período eleitoral. Lima foi reeleito, vencendo a disputa com o senador José Maranhão (PMDB-PB). A decisão ainda pode ser revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Ministério Público Eleitoral também havia pedido a cassação dos governantes há algumas semanas, por entender que o programa não tinha previsão orçamentária e base legal para ser realizado. Segundo o MPE, o programa da Fundação de Ação Comunitária (FAC) desequilibrou o resultado das eleições a favor de Lima.

Os integrantes do TRE da Paraíba estão reunidos desde as 14h para decidir sobre a cassação. Restando apenas um voto, a parcial de quatro a um pela cassação já não pode ser revertida.

O relator do processo, corregedor Carlos Eduardo Leite Lisboa, pediu também a ineligibidade por três anos do governador, além de multa de R$ 100 mil e a posse do senador José Maranhão, derrotado nas eleições.

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE), confirmada pela perícia judicial, indicou que, nos meses de maio e junho que antecederam a eleição de outubro de 2006, teriam sido gastos com os cheques o equivalente a 98% de todo o valor gasto em 2005.

A distribuição de cheques só foi interrompida, em junho de 2006, por liminar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sendo que, na avaliação do MPE, teria se prolongado por todo o período eleitoral.

Por outro lado, verificou-se que nos meses de maio a junho de 2006, houve 23 "Cirandas de Serviços", quantidade igual a de todos os eventos semelhantes realizados de maio a dezembro de 2005. "Cirandas de Serviços" era um projeto do governo que levava até os municípios atendimentos diversos na área social à população. Durante esse programa, o governador teria contato direto com pessoas que seriam selecionadas para receber os cheques.

Postado

O nosso administrador Panda vai ficar triste com esta notícia. :lol:

Postado

bem que poderiam cassar o Duciomerda aqui em belém ¬¬

no mais, exijo comentário do andy :P

Postado

Espero comentário de Antônio Felipe e outros direitistas para virem falar de esmolas dadas em troca de votos!

Postado

Que o senador e candidato derrotado, José Maranhão, e o Sistema Correio de Comunicação façam o que a Cris Nicolotti canta ^_^

TV Cabo Branco, mostre a sua força e continue derrubando os manhanhistas!

Segue uma reportagem do JPB - Segunda Edição

http://media.cabobranco.tv.br/video/2007/07/30/1_2_20070730_001.wmv

Cássio vai vencer esse deasfio, CHEGA DE MARANHISTAS NO PODER!

Postado
Espero comentário de Antônio Felipe e outros direitistas para virem falar de esmolas dadas em troca de votos!

um erro justifica o outro? no final é tudo farinha do mesmo saco...

compra de votos existe desde os primórdios do Brasil República

Postado
bem que poderiam cassar o Duciomerda aqui em belém ¬¬

Pô, é tu e mais uns cem mil q pensam assim aki em Belém, esse cara fez em Belém uma de suas piores administrações em toda a sua história, como eh q um cara desse se elege?

Era pra existir uma lei q só poderiam votar akeles q tivessem um nivel de escolaridade maior.

Postado

Bom Dia Paraíba - TRE cassa mandato do governador Cássio Cunha Lima por abuso de poder político. Advogados vão recorrer da decisão ao TSE.

http://media.cabobranco.tv.br/video/2007/07/31/1_3_20070731_010_C.wmv

Bom Dia Paraíba - Colunista político fala da cassação do governador Cássio Cunha Lima pelo TRE.

http://media.cabobranco.tv.br/video/2007/07/31/1_3_20070731_020.wmv

Foi só eu sair de João Pessoa para o Zé Corrupto Maranhão tentar voltar ao poder :assobiando:

Postado
Espero comentário de Antônio Felipe e outros direitistas para virem falar de esmolas dadas em troca de votos!

Deviam então cassar a Mulla, por dar esmolas a 11 milhões de famílias. Desde quando R$ 75,00 por mês são um benefício? São pura esmola. O pobre desse país precisa de emprego, qualificação, educação, saúde, planejamento familiar...

Postado
Postado

Antes de prosseguir, o Zé não poderia assumir o cargo de imediato, porque foi derrotado com mais de 50% dos votos válidos.

Segue é um trecho da Sumula feita pelos advogados do governador enviado ontem, terça-feira, ao TSE, vejam:

"Por fim, contesta a determinação do TRE-PB de se empossar o segundo colocado no pleito, senador José Maranhão (PMDB). A defesa do governador lembra que o mesmo foi eleito com mais de 50% dos votos válidos. Afirma que, uma vez anulados esses votos, deveria haver nova eleição no estado, por força do artigo 224 do Código Eleitoral. O dispositivo diz que, uma vez anulados mais da metade dos votos válidos, deve o Tribunal Eleitoral marcar novas eleições para o cargo."

Depois de ter lido isso, consultei o codigo eleitoral e lá estava o artigo 224;

Art. 224: Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou no município nas eleições municipais, julgar-seão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20(vinte) a 40(quarenta) dias.

§1º Se o Tribunal REgional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto nesse artigo, o Procurador REgional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.

Nesse ponto o artigo deixa bem claro, caso o TSE esteja de acordo com a cassação do Governador, JAMAIS, poderá nessas circunstancias deixar o cargo para o segundo colocado!

E por fim quero deixar meu desabafo no sentido de que, 1.003.102 votos valem muito mais que 5 seja eles qual forem.

Vamos aos vídeos das reportagens de hoje:

E as 19:30:

TSE defere liminar e Cássio permanece no cargo até apreciação de recurso da decisão do TRE

O Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu por unanimidade o pedido de liminar (MC 2230) que solicitava a suspensão dos efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Com a decisão, Cássio permanece no cargo até apreciação dos embargos declaratórios no TRE e recursos no TSE, ou seja, a cassação do mandato ficará suspensa até que o TSE julgue o Recurso Ordinário, que ainda será interposto contra a decisão.

O ministro Carlos Ayres Brito, relator do processo, optou em levar o pedido direto a Plenária ao invés de uma decisão monocrática para se precaver de outros possíveis recursos.

“Entendo que por toda relevância do processo, resolvo compartilhar a decisão com a mesa", declarou o ministro durante a sessão.

O relator considerou um afastamento imediato do governador como um ato precipitado, devido a possibilidade de novos recursos. Ele afirmou que o cumprimento imediato do afastamento deve aguardar a publicação do acórdão e eventuais embargos declaratórios

O ministro destacou outros julgamentos semelhantes do TSE e optou pelo deferimento “pelo indiscutível efeito desestabilizador no quadro administrativo e do efeito psicológico na população".

FONTE WSCOM

Campanha: Zé Maranhão, rumo a terceira derrota ^_^

  • 2 semanas depois...
Postado

Entrevista exclusiva do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, ao Bom Dia Paraíba - 10/08/07

http://media.cabobranco.tv.br/video/2007/08/10/1_3_20070810_230.wmv

Governador Cássio Cunha Lima fala sobre o processo de cassação do mandato dele e das obras que pretende realizar.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Andy em Venda da Esquina
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Palmeiras 2 x 0 Santos
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de José Antonio em Games
    A Rockstar anunciou que o jogo "GTA VI" foi adiado do dia 26 de maio para o dia 19 de novembro de 2026. Fonte : https://meups.com.br/noticias/gta-vi-e-adiado-novamente-nova-data/
  4. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Clipe ficou só no Sbt vídeos de 2014 mesmo, infelizmente após 2003 nunca mais exibiram, nem mesmo em todas as ocasiões que foram com o lote velho.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    Yoná Sousa foi a sétima participante eliminada do reality show "A Fazenda 17".

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.