Ir para conteúdo

Há 58 anos, nascia Michael Jackson

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

exatos 58 anos, nascia o maior ídolo da música pop, Michael Jackson.

O Início da Carreira

Michael Jackson começou a cantar ainda criança, ao lado dos irmãos, na banda Jackson Five. Emplacou vários sucessos e era o cantor do grupo que mais se destacava. Ainda quando estava nos Jackson Five, Michael lançou alguns álbuns solos, mas sem muita repercussão.

No final dos anos 1970, já crescido, Michael Jackson decidiu sair dos Jackson Five para seguir carreira solo. Em 1979, lançou o álbum “Off the Wall”, que foi o seu primeiro grande sucesso.

A Consagração

Em 1982, Michael Jackson lançou o álbum que o consagrou: "Thriller", que vendeu mais de 170 milhões de cópias no mundo inteiro.

A década de 1980 marcou o auge da carreira de Michael Jackson. Lançou vários álbuns de grande sucesso, suas músicas foram as mais ouvidas por milhões de pessoas naquela década. Em seus shows, se destacou por mostrar um grande domínio do corpo, juntando o canto com a dança. Michael também se destacou por seus videoclipes, onde além de cantar, também contava histórias – uma grande inovação para a época.  Ganhou vários prêmios e também milhões de dólares. Com o enorme sucesso, ficou conhecido mundialmente.

Em 1985, compôs a música "We Are the World", junto com Lionel Richie. A música fazia parte de uma campanha para ajudar pessoas que sofriam com fome na África e também se tornou um grande sucesso do cantor.

Em 1988, estrelou o filme "Moonwalker".

Elizabeth Taylor, amiga de Michael, lhe chamou de “Rei do Pop” em uma premiação. À partir daí, Michael passou a ser chamado assim.

Em 1993, o cantor gravou uma entrevista para Oprah, que foi exibida para o mundo inteiro.

Michael ainda fez muito sucesso na década de 1990, com músicas como “Black or White”, "Heal the World" e “Remember the Time”.

No Brasil

Michael esteve três vezes no Brasil. A primeira foi em 1974, num show dos Jackson Five. Depois, veio em 1993, para fazer um show em São Paulo, durante a sua turnê mundial “Dangerous”. O país parou para ver o Rei do Pop.

A terceira e última vez foi em 1996, para gravar o clipe da música “They Don’t Care About Us” em Salvador e no Rio de Janeiro.

Polêmicas

Apesar do enorme sucesso, a carreira de Michael Jackson também teve várias polêmicas. Ainda na década de 1980, quando a cor da pele de Michael começou a mudar, a imprensa passou a dizer que Michael Jackson estava branqueando a pele porque não queria ser negro, o que o magoou muito. Michael estava mudando de cor por causa de uma doença rara, chamada Vitiligo. E a imprensa tratou a doença como se fosse um mistério.

Outra polêmica era de que Michael, supostamente, não queria envelhecer. Tudo por causa de uma foto divulgada em um jornal, em que ele aparecia dentro de uma câmara. Michael só entrou na câmara para ver como ela era e um jornalista tirou a foto e inventou a história para o jornal, dizendo que ele dormia na câmara para tentar retardar o envelhecimento.

Michael recebeu críticas da imprensa por causa de suas inúmeras cirurgias plásticas.

Em 2002, foi muito criticado por ter pendurado o seu filho recém-nascido do lado de fora da janela em um hotel na Alemanha. Na ocasião, as pessoas que estavam  do lado de fora estavam gritando para ele mostrar o bebê e Michael quis atender aos pedidos. Mas a imprensa o criticou duramente, dizendo que ele arriscou a vida do próprio filho.

Mas as maiores polêmicas foram as duas acusações de pedofilia. Em 1993, Michael foi acusado de ter abusado sexualmente de um menino de treze anos. O assunto teve imensa repercussão e o cantor teve que interromper a sua turnê “Dangerous” por causa da acusação. A irmã de Michael, Latoya Jackson, veio a público e disse que Michael era pedófilo. Depois, ela disse que mentiu porque estava em uma situação financeira ruim, e  foi forçada pelo marido a mentir, para assim ganhar dinheiro em cima do escândalo envolvendo o cantor. Michael se declarou inocente:

O cantor foi duramente acusado de ser pedófilo na época mas toda a investigação da polícia jamais encontrou alguma prova de pedofilia – assim, o caso acabou sendo arquivado. Michael fez ainda um acordo com o pai do menino para que ele desistisse do processo. Anos depois, investigações mostraram que o pai do menino, chamado Evan Chandler, inventou toda a história afim de extorquir Michael e ganhar dinheiro com a acusação envolvendo o nome do cantor. Ou seja, Michael era mesmo inocente. 

Em 2003, Michael Jackson  acabou sendo acusado de pedofilia novamente por ter dito, em um documentário na televisão, que dormiu no mesmo quarto que uma criança - sendo que os dois não dormiram na mesma cama. Este caso foi muito pior do que o de 1993. O cantor chegou a ser preso e teve vários problemas de saúde por causa da acusação. Mas, em 2005, foi julgado e absolvido.

O Declínio

Em 1996 e 1997, Michael realizou a sua turnê “History”. Depois disso, a carreira do cantor começou a entrar em declínio. Apenas em 2001 Michael lançou um novo álbum, “Invencible”, e o álbum não fez sucesso.

Por causa da intensa perseguição da mídia, das acusações de pedofilia e dos problemas psicológicos, Michael foi se tornando cada vez mais recluso. Assim, ele primeiro parou de fazer shows de grande porte. Depois, se afastou totalmente dos palcos e ficou sumido por um longo tempo.

Começaram também os problemas financeiros: para pagar os advogados que o defenderam das acusações de pedofilia e os médicos que lhe ajudaram com os problemas de saúde, Michael acabou ficando com várias dívidas altíssimas. Por causa delas, foi obrigado a vender o lendário rancho Neverland, onde morava, além de parte dos direitos autorais das músicas dos Beatles. Mesmo assim, ele ainda tinha dívidas para pagar e a justiça chegou a botar alguns itens de seu acervo pessoal à leilão – mas o próprio cantor conseguiu impedir que o leilão ocorresse.

Apesar de afastado dos palcos e dos momentos difíceis, Michael manteve sua imensa legião de fãs.

O Retorno

Em março de 2009, Michael Jackson anunciou que iria fazer uma turnê em Londres, chamada “This is It”. Seria o seu retorno aos palcos e a volta por cima do cantor. Os ingressos para o show se esgotaram rapidamente – inicialmente, seriam apenas 10 shows, mas pela alta demanda, aumentaram para 50. A turnê também ajudaria Michael a resolver seus problemas financeiros. O cantor pretendia se aposentar definitivamente após esta turnê.

Muita expectativa se criou em torno da turnê “This is It”. O mundo aguardava ansiosamente o dia 12 de julho de 2009, quando a turnê iria começar, para ver Michael Jackson brilhar no palco novamente.

Morte

No dia 25 de junho de 2009, quando faltavam apenas oito dias para Michael Jackson viajar para a Inglaterra, onde teria início sua nova turnê, o cantor passou mal e foi levado ao Hospital da Universidade de Los Angeles. Veio a notícia de que Michael havia sofrido uma parada cardíaca em sua casa e de que, quando foi levado ao Hospital, já não estava mais respirando. A imprensa começou a trazer várias notícias desencontradas: alguns jornais diziam que Michael havia morrido, outros diziam que ele teria sido reanimado a caminho do Hospital, e outros diziam que ele não estava morto mas se encontrava em estado de coma profundo (essa notícia era verdadeira). Quanto mais o tempo passava, mais canais diziam que o cantor havia morrido, deixando todos apreensivos. Mas tudo isso ocorreu sem que o Hospital tivesse se manifestado oficialmente.

Por volta das 8h30 da noite, no horário de Brasília, durante a exibição do Jornal Nacional, veio a confirmação da notícia: Michael Jackson tinha morrido. A confirmação da morte foi feita pelo Instituto Médico Legal de Los Angeles. A morte do cantor causou uma imensa comoção mundial. Pelo mundo inteiro, muitas pessoas choraram a morte de Michael e lhe fizeram várias homenagens. Também houve uma alta procura pelos discos dele nas lojas. 

No dia 7 de julho de 2009, ocorreu o funeral de Michael Jackson, no Staples Center, uma arena de esportes, onde Michael estava ensaiando para a sua nova turnê. Vários pessoas famosas homenagearam o cantor. Durante o funeral, também foram cantadas várias músicas de Michael. Mas o momento que marcou a cerimônia foi o discurso de Paris Jackson, a filha de Michael, de apenas 11 anos. O funeral foi transmitido ao vivo para o mundo inteiro.  

Após o funeral, a família de Michael Jackson não realizou o enterro do corpo dele, o que levantou várias dúvidas na imprensa.

Por causa disso, alguns fãs começaram a criar boatos de que Michael Jackson estaria vivo – que duram até hoje. Mas a família explicou que não realizou o enterro após o funeral porque queriam conservar o corpo do cantor para o caso de precisarem fazer novos exames nele, para ajudar nas investigações da morte do Michael. Além disso, a família também tinha discordâncias sobre o local onde Michael deveria ser enterrado: antes de morrer, Michael disse que queria ser enterrado no rancho Neverland, mas a família preferiu não fazer isso para evitar que o túmulo dele ficasse muito exposto. Finalmente, depois de decidirem o local do enterro e não precisarem mais conservar o corpo, Michael Jackson foi enterrado no Cemitério Forest Lawn, em Los Angeles, em setembro de 2009.

Enquanto isso, a investigação da morte do Michael apontou o médico pessoal dele, Dr. Conrad Murray, como responsável pela morte. Michael estava sofrendo de insônia e o médico, para resolver isso, aplicou em Michael uma overdose de propofol, um anestésico potente. Propofol não deve ser aplicado em casa, apenas em hospital e jamais deve ser aplicado em overdose, pois pode causar uma parada cardíaca. E foi o que aconteceu: a overdose do remédio provocou a parada cardíaca em Michael Jackson. A autópsia do corpo do cantor confirmou que Michael era saudável e a parada cardíaca que ele sofreu não foi natural, e sim provocada pela overdose do medicamento (a autópsia também confirmou que o cantor tinha mesmo vitiligo). Assim, em 2011, Murray foi julgado e condenado por homicídio culposo (sem intenção de matar). Perdeu a licença médica e pegou quatro anos de prisão. Mas, por bom comportamento, ele teve a pena reduzida e foi solto em 2013.

Em seu testamento, Michael deixou sua herança para seus três filhos e para Katherine, a mãe dele e avó das crianças. A guarda dos filhos de Michael também ficou com Katherine. Parte da herança também foi deixada para instituições de caridade. Mas o testamento excluiu o pai de Michael e os cinco irmãos do cantor de ter direito à herança dele. Por causa disso, eles chegaram a contestar a validade do testamento, mas sem sucesso.

Em homenagem à Michael Jackson, o diretor Kenny Ortega, que estava trabalhando com Michael na turnê “This is It”, reuniu as imagens gravadas dos ensaios para a turnê e com elas criou um documentário, “Michael Jackson’s This is It”, mostrando os bastidores da turnê e os últimos momentos do cantor. Assim, os fãs puderam ter uma última experiência com Michael Jackson vivo e saber como seria a turnê “This is It”. O filme estreou nos cinemas em outubro de 2009. Inicialmente, ficaria apenas duas semanas em cartaz, mas tinha tanta gente querendo assistir que a Sony deixou o filme nos cinemas por mais tempo. E o filme foi um grande sucesso nas bilheterias mundiais.

Comentem aí tudo que quiserem sobre Michael Jackson. Para mim, é um grande cantor, sou muito fã.

P.S: Quando eu estava escrevendo, ainda era dia 29, passou da meia-noite antes de eu criar o tópico, mas eu não errei a data não rsrs.

Postado

Sem dúvidas a maior prova de como a mídia pode fazer a cabeça das pessoas. :muttley:
Passou de motivo de riso e zoeira ao pedestal em pouco tempo. 
Enfim, deixou sua marca no mundo. 

Postado

Eu sabia quem era Michel Jackson,mas não conhecia tantas músicas deles,ou quase nada sobre a discografia e a história dele até a sua morte. 

Lembro-me mais é dos dias após a sua morte, várias reportagens da TV,homenagens e também assisti o funeral. 

O mais incrível que mesmo depois da morte dele alguns boatos foram criados, tipo a Record ter feito aquela matéria sobre ele estar vivo e até falaram de um vulto que tinha aparecido na mansão dele que seria a sombra do cantor :wacko2:.  O mais engraçado foi na escola,os alunos da minha sala fazendo piadas sobre ele.

Agora eu só fui entender melhor sobre as polêmicas que envolviam ele quando eu vi o video do canal Nostalgia. 

E vendo os clipes dele entendo o quanto ele foi revolucionário.

Não sou fã mais respeito o a importância dele para o mundo da música e seu trabalho foi bem interessante.  Claro que há algumas músicas dele que eu gosto.

JoãoB vc se esqueceu de mencionar como ele sofreu na infância por causa do pai autoritário. E também que ele tentou comprar a Marvel por que queria fazer um filme do Homem aranha. Dizem que ele também queria atuar como Peter Pan,é verdade?

Postado

Passei a conhecer o Michael em 1993, quando ele veio ao Brasil. 

A TV não falava em outra coisa, então comecei a prestar atenção. 

Eu Gostava bastante das músicas e dos clipes, principalmente daquele do "Black & white", achava muito engraçado aquelas pessoas se transformando em outras. 

No dia que falaram que ele tinha morrido, eu não acreditei muito, achei estranho. 

Sobre esse boato dele estar vivo, eu tenho minhas dúvidas. 

Postado
  • Autor
10 horas atrás, Usagi chan disse:

JoãoB vc se esqueceu de mencionar como ele sofreu na infância por causa do pai autoritário. E também que ele tentou comprar a Marvel por que queria fazer um filme do Homem aranha. Dizem que ele também queria atuar como Peter Pan,é verdade?

Eu não sei se isso é verdade.

Assim como a Usagi, eu sabia quem era Michael Jackson, mas não conhecia muito sobre ele até a sua morte. Eu não era nascido na década de 1980, que foi o auge dele. E, na década de 1990, eu ainda era uma criança. Já tinha nascido, mas era pequeno demais pra lembrar de quando ele veio ao Brasil. Acho que não conheci muito sobre o Michael antes dele morrer porque, quando eu cresci e passei a entender melhor as coisas, eu acabei pegando justamente a pior fase dele, quando ele se afastou dos palcos.

A primeira vez em que eu ouvi falar dele, pelo que eu me lembro, foi quando eu estava na quarta série. A professora me mandou ler um livro, não lembro o título nem o autor, mas o livro contava a história de um menino negro que queria ser branco. Aí esse menino passava a ser fã do Michael Jackson porque ele achava que o Michael sabia a fórmula pra fazer a pele mudar de cor. Quando esse menino falou isso na sala de aula, todo mundo riu dele, mas o menino seguiu em frente. Só me lembro disso na história do livro. Que livro será que foi esse? :ponder:

Em vários desenhos que eu assistia quando era criança, faziam referência ao Michael Jackson. Num episódio do "Garfield e Seus Amigos", que passava no Cartoon Network, o Garfield encontrava uma lâmpada mágica, aí ele esfregava a lâmpada, surgia um gênio e o Garfield dizia: "quem é você?", o gênio começava a dançar, andava para trás e respondia: "eu poderia ser o Michael Jackson, mas eu não sou." :lol: E num episódio de "Pinky e o Cérebro", o Cérebro tem a ideia de fazer o Pinky virar Presidente dos Estados Unidos. Aí, quando o Pinky se lançou candidato, o Cérebro olhou as pesquisas no jornal e respondeu: "Estamos conseguindo Pinky! Sua popularidade já é maior que a do Michael Jackson!". :lol::lol: 

Quando ele morreu eu estava no último ano do Ensino Médio, tinha acabado de chegar em casa, no início da noite, após uma aula de português na escola e eu estava muito cansado. Pensei em olhar a internet para descontrair um pouco; e assim que entrei no UOL, vi lá a notícia: Morre o cantor Michael Jackson. Liguei na TV pra ver se via algo sobre ele e acompanhei as notícias pelo Jornal Nacional. Depois, eu também assisti o funeral. E o funeral me surpreendeu, eu nunca tinha imaginado um funeral como aquele, cheio de música. Foi muito bonito, merecida homenagem.

Não acredito nesses boatos de que ele está vivo, dizem cada coisa absurda, falam que ele foi ao próprio funeral disfarçado de mulher, que depois ele pegou outro disfarce e deu uma entrevista na TV, e que ele foi visto em Dubai e em Paris. :what: Deixou tanta prova assim e a justiça e a imprensa não notaram??

Lembro também de um comercial que passava frequentemente na TV nos dias seguintes à morte dele, era esse aqui:

Tanta gente chorou a morte do Michael...o mundo parou. Foi muito grande, eu nunca tinha visto tanta tristeza, tantas homenagens, tanta comoção pela morte de alguém. Aliás, pelo que eu acompanhei, diria que pelo menos três mortes pararam o planeta: Michael Jackson, Nelson Mandela e Chespirito.

Editado por JoãoB

Postado

Michael Jackson foi um artista único. Nunca se teve e acredito que nunca se terá alguém igual a ele na terra. Suas musicas, clipes e shows contavam com produções enormes e ele sempre pensava no produto final que seria entregue aos fãs.

Era perfeccionista, e as vezes de maneira exagerada, o que as vezes fazia ele tomar decisões até "exorbitantes". Porém o fato é que como artista e como pessoa ele foi alguém único e que se importava com o próximo. Infelizmente, ele também é o maior exemplo de como a mídia pode acabar com uma pessoa que está buscando fazer seu sucesso de maneira honesta e com qualidade.

Sempre tive alguma aproximação com o trabalho dele, porém conheci mais suas obras nos últimos anos. E como já disse uma vez a um amigo, é um crime que ele nunca tenha consigo realizar sua última turnê "This Is It", pois o empenho que ele estava colocando nisso era algo fora do comum.

Enfim, é mais revoltante ainda ver a mesma mídia que por causa do dinheiro e de interesses chamava ele de maluco, pedófilo e tantos outros absurdos o exaltar como se nunca tivessem destruído ele antigamente. Eu sei que ele já cometeu erros e atitudes questionáveis, mas o que faziam com ele era desumano.

Nós tivemos um grande artista e ser humano nessa terra, e provavelmente todos só se deram conta disso quando de fato ele já estava morto. Enfim, que siga descansando em paz

(PS: não acredito nas teorias de que ele ainda esteja vivo. Mas independente do que for, o fato é que ele nunca mais voltará mesmo. E igual a ele, acho que não teremos).

Postado

Ah sim,eu também conhecia mais ou menos o MJ e outras celebridades por causa de citações e paródias. Algumas nada agradáveis para um fã.

Sobre ele querer comprar a Marvel para atuar como Homem aranha, é verdade sim! Um dos caras lá da Marvel até comentou isso num documentário. Há vários videos que mostram esse trecho.

Acredito que houve comoção também nas mortes de Elvis e Lennon. 

Alias, Elvis e Michel Jackson tem algo em comum, além de terem muitos imitadores e sósias, também houveram boatos de que ele estaria vivo. 

Postado

Para mim,o artista mais completo de todos.Uma pessoa que proporcionou tanta alegria às pessoas,mas acho que nunca foi feliz.

Postado
  • Autor
Em ‎31‎/‎08‎/‎2016 at 12:14, Lucas F. T. disse:

Sempre tive alguma aproximação com o trabalho dele, porém conheci mais suas obras nos últimos anos. E como já disse uma vez a um amigo, é um crime que ele nunca tenha consigo realizar sua última turnê "This Is It", pois o empenho que ele estava colocando nisso era algo fora do comum.

Também lamento ele não ter realizado a turnê antes de morrer, mas pelo menos teve o filme. Acho que o Michael foi o único artista que teve um filme sobre uma obra sua que não foi apresentada antes de sua morte.  

Eu fui ver o filme nos cinemas em 2009 e me emocionei assistindo. Me senti como se estivesse mesmo numa turnê, vendo o Michael Jackson ao vivo.

Durante os créditos, toca uma música do Michael, que também se chama "This is It". Essa música foi lançada pouco antes do filme e era inédita até então. Gostei muito dela e acho que combinou com o momento.

Às vezes, tenho a impressão de que os fãs que dizem que ele está vivo, na verdade, querem acreditar nisso porque não se conformam com a morte dele. De certo modo, é compreensível, ele era um ser humano e cantor muito especial e único. Faz muita falta. Eu iria adorar se ele ainda estivesse vivo. Se ele não tivesse morrido naquele dia, daria pra ele viver mais uns 30 anos.

De todo modo, uma certeza: Michael Jackson é eterno.

Michael Jackson Love Lives Forever.jpg

Editado por JoãoB

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    EXTRA
  2. matheus153854
    matheus153854 respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Expectativa: Herbert Richers Realidade: Rio Sound 2025
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    A Globo avalia produzir uma sequência de "Avenida Brasil", gigantesco sucesso produzido em 2012 e considerado o último grande fenômeno popular de novelas na Globo. A ideia é que a trama vá ao ar no horário das nove a partir de 2027. A ideia foi sugerida pela direção de dramaturgia da emissora. Fonte : https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2025/11/globo-estuda-produzir-sequencia-de-avenida-brasil-no-horario-nobre-em-2027.shtml
  4. E.R
    Possível nova camisa azul da seleção brasileira em 2026.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Andy em Venda da Esquina

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.