Ir para conteúdo

Há 15 anos, aconteciam os ataques de 11/09/2001

Featured Replies

Postado

11 de setembro de 2001, terça-feira. São quase 9 horas da manhã em Nova York. Um avião tem sua rota desviada e atinge uma das torres do World Trade Center. Inicialmente, todos pensam que foi um acidente. Mas, cerca de 20 minutos depois, outro avião atinge a segunda torre do World Trade Center, deixando claro que não era um acidente, e sim um ataque terrorista de grandes proporções. 

Minutos depois, um terceiro avião atinge o prédio do Pentágono, próximo à Washington, capital dos Estados Unidos. As imagens dos ataques são exibidas no mundo inteiro e ninguém acredita no que está acontecendo.

E ainda não acabou: um quarto avião permanece no ar, indo para Washington. Mas, antes de atingir seu alvo, o avião cai na Pensilvânia. Segundo investigações feitas posteriormente, os passageiros a bordo lutaram contra os terroristas, na tentativa de retomar o controle do avião - mas, na confusão, ele acabou caindo. Provavelmente, o alvo do avião era a Casa Branca. 

Em Nova York, muitas das pessoas que estão nos prédios atingidos, desesperadas, começam a se jogar pelas janelas, na tentativa de fugir das chamas. Os edifícios do World Trade Center, seriamente danificados, vêm a baixo quase duas horas após os ataques. Cinco mil pessoas, aproximadamente, são mortas.

 

 

 

 

Para muitos, os ataques de 11/09/2001 marcaram o início do século XXI.  Este atentado terrorista foi o pior da história dos EUA - até então, o ataque à Pearl Harbor, em 1941, que forçou os EUA à entrar na Segunda Guerra Mundial, era considerado o pior atentado da história dos EUA. Mas os ataques não chocaram somente os norte-americanos, também chocaram o mundo.

 

O Mundo Após o Atentado

Os Estados Unidos deram início então à guerra contra o terrorismo, que ficou conhecida como "Guerra ao Terror" ou "Doutrina Bush". Dentro dos EUA, o presidente George W. Bush fez aprovar a USA Patriot Act, uma lei que concedeu ao governo a prerrogativa de invadir lares, espionar cidadãos, interrogar suspeitos de terrorismo ou espionagem sem lhes dar direito à defesa ou julgamento (e usando tortura).

Os ataques de 2001 foram organizados pelo grupo terrorista Al-Qaeda, liderado por Osama Bin Laden. Na época, o grupo estava no Afeganistão. Então, em outubro de 2001, os EUA invadiram o país, na tentativa de capturar Bin Laden. Nessa invasão, os EUA derrubaram o governo Taleban e o substituíram pela Aliança do Norte. Mas não conseguiram capturar Bin Laden.

Logo depois, surgiram boatos de que Saddan Hussein, Presidente do Iraque, seria um aliado de Bin Laden. Por causa disso, os EUA manifestaram interesse em atacar o Iraque. Para justificar o ataque, alegaram que o país guardava armas de destruição em massa, para fornecer apoio aos terroristas. Saddan Hussein abriu o Iraque aos inspetores internacionais, que nada encontraram. Assim, a ONU não autorizou a invasão ao Iraque. Mas George Bush ignorou a ONU e, em março de 2003, mandou as tropas norte-americanas atacarem o Iraque, dando início à uma guerra entre os dois países. 

   

O Iraque foi derrotado e Saddan Hussein foi capturado. Posteriormente, Saddan foi condenado à morte e enforcado em dezembro de 2006. Mas as tais armas de destruição em massa nunca foram encontradas, nem ficou provado o vínculo do líder iraquiano com a Al-Qaeda. Além disso, como já comentado, Bush atacou o Iraque mesmo com o "não" da ONU. Por causa disso, a invasão ao Iraque foi muito criticada no mundo inteiro. 

Os ataques ao Afeganistão e ao Iraque também aumentaram muito o antiamericanismo no mundo islâmico.

Em maio de 2011, quase 10 anos após os ataques de 2001, os EUA (já com o Presidente Barack Obama) descobriram que Bin Laden estava se escondendo no Paquistão. Foi feita então uma operação sigilosa do exército norte-americano, em parceira com o governo do Paquistão, que encontrou e matou Bin Laden na cidade de Abbotabad, próxima à capital do país. 

 

 

Comentem o que vocês acham sobre os ataques e as consequências. 

Eu me lembro até hoje dos dias seguintes ao atentado...a TV mostrava as imagens do World Trade Center sendo atingido várias vezes. Acho que aquela foi a primeira vez que eu acompanhei as notícias internacionais (eu tinha menos de 10 anos nessa época). E pra mim foi um absurdo a invasão do Iraque, não tinha arma nenhuma, foi uma das maiores mentiras deste século. O Bush foi um desastre.  

 

Editado por JoãoB

Postado

Lembro quando assisti a cobertura pela televisão, não sei se pela Globo ou pelo SBT. O clima era horrível, inclusive pela expectativa da queda das torres. Ficava aquele cai e não cai...

Imagino a dor dos sobreviventes e familiares das vítimas. Um marco que deveria ser esquecido :(

Postado

Nesse dia, tinha decidido ''matar aula'' e estava deitado vendo desenho no Sbt,quando deu a notícia.

Postado

Eu não me lembro das imagens especificamente, mas lembro vagamente do dia. 

Eu tinha 10 anos,mas somente quando cresci que eu entendi melhor a dimensão daquele acontecimento. 

Infelizmente aquilo serviu como aprendizado para os Estados Unidos, eles sempre foram considerados o país mais seguro do mundo que era o melhor e que não tinham aprendido nada com o atentado nas Olimpíadas de atlanta em 1996. Infelizmente eles nunca conseguiram combater totalmente o terrorismo, assim como o mundo está tentando.

É como dizem, o mundo mudou radicalmente depois dos atentados. 

É muito triste pensar nas vitimas e suas famílias, especialmente naqueles desesperados tentando pular do prédio e se salvar(Isso me lembra até do incêndio no Edifico Joelma)

 

Postado

Nessa época eu tinha quase 7 anos, se vi não lembro mais.

Os EUA poderiam ter ficado de olhos mais abertos pra que esse tipo de coisa não acontecesse, um carro bomba já havia sido explodido na garagem de uma das torres do World Trade Center em 1993, e o que os terroristas tentaram foi derrubar a torre, e é claro que não conseguiram, mas elas eram um alvo fácil para um próximo atentado. 

Eu estou vendo alguns documentários que passam no History Channel e é terrível ver aquelas pessoas saltando daquelas torres gigantescas, o que será que passava pela cabeça daquela pobre gente que só tinha as opções de morrer queimado, asfixiado pela fumaça ou saltar. :(

 

Editado por Giovani Santos

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Uma grade de sábado que acho possível de acontecer em 2026 é essa aqui : 6h Chaves 6h45 Sábado Animado 11h SBT Notícias - Primeira Edição 14h Programa do João 15h Eita Lucas ! 16h Cinema em Casa 17h45 Porta dos Desesperados 18h15 SBT Notícias - Segunda Edição 19h45 SBT Brasil 20h45 Faixa de reality shows 22h15 Sabadou com Virgina 0h Viva a Noite 2h SBT Notícias - Mas não descartaria essa outra grade aqui : 6h Bom Dia & Cia, com Patati e Patatá 7h ou 8h Sábado Animado 11h SBT Notícias - Primeira Edição 14h Programa do João 15h Eita Lucas ! 16h Cinema em Casa 17h45 Chaves 18h15 Porta dos Desesperados 18h45 SBT Notícias - Segunda Edição 19h45 SBT Brasil 20h45 Faixa de reality shows 22h15 Sabadou com Virgina 0h Viva a Noite 2h SBT Notícias O único cenário que vejo que poderia ter a série à tarde seria esse : 6h Bom Dia & Cia, com Patati e Patatá 7h ou 8h Sábado Animado 11h SBT Notícias - Primeira Edição 13h ou 13h30 Chaves 14h Programa do João 15h Eita Lucas ! 16h Cinema em Casa 17h45 Porta dos Desesperados 18h15 SBT Notícias - Segunda Edição 19h45 SBT Brasil 20h45 Faixa de reality shows 22h15 Sabadou com Virgina 0h Viva a Noite 2h SBT Notícias
  2. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    No contrato, pra Chapolin não dever ter, ao menos nacional. Pois infelizmente está fora desde o começo de julho. Pra Chaves, esse atual contrato deve proibir exibição local, pois as afiliadas só estão exibindo Chapolin, no caso só a filial própria do SBT no RS, que tá exibindo Chaves no sábado. Ainda não acho que o problema seja os episódios da Herbert em si. Por diversas vezes Chaves não foi tão bem em audiência, e foi exibindo episódios da fase clássica. E em algumas exibições da Herbert os números foram bons. É meio relativo isso de audiência, depende do dia, do tal share... Só de manhã? Acho que pela tarde devem aproveitar sim. Se o Viva a Noite, pela lógica, for exibido à noite, deve ocupar o atual horário do João. E já estavam especulando a ida dele, João, pras tardes, não sei se antes ou depois do Lucas. Ainda tem o Porta, que pelo que diz a matéria do O Dia, deve ficar no começo da noite, ou seja, pelas 18h... Sei lá, mas dá pra encaixar Chaves sim, ainda mais pelo histórico da boa audiência dele aos sábados em específico.
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    A maior chance para Chaves voltar seria no sábado às 6h da manhã (de 6h às 6h45) se o programa do Luccas Neto acabar em 2026. Aí, daria para o SBT colocar 2 episódios dos anos 70 nesse horário ou 1 episódio dos anos 70 e duas esquetes do programa Chespirito de 10 minutos ou um episódio de 40 minutos do programa Chespirito - o que acho mais improvável, esses episódios de 40 minutos só acredito que vão exibir no +SBT). Acredito que antes disso acontecer, "Chaves" pode voltar nessas exibições regionais das afiliadas dividindo espaço com "Chapolin" ou mesmo tomando o lugar de "Chapolin" em algumas afiliadas. No horário da tarde de sábado, acho mais difícil a volta da série, não é impossível, mas é mais difícil. Não sei se tem alguma cláusula no contrato com a Televisa que obriga o SBT a manter as duas séries CH no ar, espero que exista algo nesse sentido para que "Chaves" volte a ter, pelo menos, uma exibição por semana na TV aberta.
  4. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    A grade de sábado é a que mais deve sofrer alterações em breve, e com as novidades tipo o Porta dos Desesperados e a volta do Viva a Noite. Talvez tenha um espacinho pra CH... Ainda tem muita coisa inédita dos seriados, ainda mais se for contar com esses dublados no começo do ano, que são inéditos na TV aberta.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
    O jornalista Áureo Ameno morreu no último sábado, aos 92 anos. Ícone da imprensa esportiva, o radialista estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana e acabou não resistindo a complicações de um quadro renal. Fonte : https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2025/10/11/morre-jornalista-aureo-ameno-aos-92-anos.ghtml

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.