É difícil generalizar as duas séries, até mesmo por causa da memória afetiva. Os episódios com dublagem de 92 do Chapolin estrearam muito mais tarde e me causam uma certa estranheza até hoje. Por outro lado os de 92 de Chaves são maravilhosos e divertidíssimos.
Isso também acontece com os episódios do lote de 1984... Os comuns pra mim são maravilhosos, já os semelhantes que estrearam (ou retornaram) em 2012 causam uma certa estranheza. Enfim, a memória afetiva pesa demais no julgamento. Meu ranking fica assim:
Chaves:
92: Excelente e divertido. Melhorou demais episódios que tinham tudo para serem chatos e sonolentos, como "O Castigo vem à Cavalo", "O Concurso de Beleza", "A Escolinha do Professor Girafales" e "Os Penetras". Acho que as claques de 92 também induzem mais ao riso do que as clássicas "risadas de cachorro". As BGMs também são tão boas que nem parecem tão repetitivas.
84: Dispensa mais comentários, a Maga fez um excelente trabalho na grande maioria dos episódios. Dá pra dizer que "salvou" a monótona temporada de 79.
90: Sim, é arrastada, podia ser melhor. Mas a tradução e as BGMs mais clássicas colocam ela como superior à dublagem de 88. Destaco aqui também o Carlos Seidl, que me parece mais afiado com os bordões e os trejeitos do Ramón, a voz parece mesmo ser a voz do ator.
88: Aqui a única coisa que se salva são as BGMs mais animadas. Tirando isso, só temos claques descontroladas, traduções piores do que o lote beta de 84 e dubladores berrando nos microfones. A voz da Sandra Mara chega a ser irritante.
Chapolin:
84: Aqui o Gastaldi é rei. A fase Polegar Vermelho é a melhor de todas e a interpretação do Maga casa perfeitamente com a interpretação do Roberto nos primeiros episódios, a de herói canastrão. As claques também, embora vazando o tempo inteiro, não atrapalham como no lote de 88, deixando as cenas mais engraçadas ao meu ver.
90: Talvez aqui a memória afetiva mais pese, mas eu gosto do lote de 90 do Chapolin. Todos os bordões estão bem consolidados, as BGMs mais clássicas imperam e os ruídos toscos de quedas e isopor se quebrando são a cereja do bolo.
92: Me causa uma certa estranheza, mas novamente as claques de 92 ajudam e tornam os episódios mais divertidos. Felizmente Dom Juan Tenório veio nesse lote.
88: Inferior aos demais, talvez pela falta de costume ou pelos mesmos problemas apontados em Chaves.
Recommended Posts