Ir para conteúdo

Situação da distribuição do Programa Chespirito

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Hoje (31/07/2025) completa 5 anos de "Chespirito" fora do ar.

Da mesma forma que essa data sempre foi lembrada (nos últimos 4 anos) aqui no fórum e pelas inúmeras fanpages CH, acho importante deixar registrado. Televisa e Grupo Chespirito podem ter esquecido do programa, mas nós, fãs, não.

Posso estar sendo pessimista, mas cada dia que passa as perspectivas de uma volta estão mais baixas. Essa separação entre "Chespirito" e "Chaves/Chapolin" no novo contrato do ano passado foi muito ruim, sabemos que a Televisa nunca valorizou as séries CH como deveriam e os valores que ofereciam para o contrato estavam bem abaixo (considerando o próprio retorno que as séries sempre deram para a empresa). Será que "Chespirito" sozinho tem força/apelo público para que Televisa e Grupo Chespirito se dediquem para negociar e chegarem a um acordo?

O meu medo é justamente esse, como as 2 séries mais populares já retornaram, terem se acomodado com o material já disponível e dado como "encerrado" esse assunto, nem temos mais aquele discurso que o Fernández dava sempre em entrevistas, de que estava batalhando por um acordo...

Sobre a questão envolvendo Florinda e Grupo Chespirito, já disse em outros tópicos, mas vou expor novamente o meu entendimento, com base no que já li e vi sobre esse tema, lembrando que é apenas "achismo" meu, sem nada oficial:

O que está em pauta não são os direitos da Chimoltrúfia ou de "Los Caquitos", isso são direitos de personagem e o que importa para essa questão de exibição são os direitos literários (roteiros). Isso não quer dizer que a Florinda não tenha relação nenhuma com as negociações, já que ela diz ter sido "colaboradora literária" do programa desde 1980, inclusive afirma ter as cópias de seus roteiros na SOGEM (Sociedade Geral de Escritores do México), que cuida dessa questão dos direitos autorais.

Dito isso, acredito que muitos estão superestimando a relevância da Florinda nessas negociações. Ao meu ver, já que todos os roteiros dessa época estão creditados a Roberto Gómez Bolaños, a negociação essencialmente depende do Roberto Gómez Fernández (detentor dos direitos literários do pai) e da Televisa, são quem realmente possuem voz ativa. Posteriormente, o Fernández teria que se "entender" com a Florinda e repassar uma parte do valor, correspondente a sua coautoria na obra (se realmente ela conseguir comprovar).

Postado
  • Autor
3 horas atrás, claudioch disse:

O meu medo é justamente esse, como as 2 séries mais populares já retornaram, terem se acomodado com o material já disponível e dado como "encerrado" esse assunto, nem temos mais aquele discurso que o Fernández dava sempre em entrevistas, de que estava batalhando por um acordo... 

Perfeito seu texto. Acrescento que como o Programa Chespirito está aos poucos sendo "apagado" (como no pôster oficial da série biográfica que não tem o Chaveco), fica mais difícil que as emissoras tenham interesse quando (e se) essa situação dos direitos for resolvida. A série pode ficar em um limbo como foi o primeiro Programa Chespirito e os Supergenios, e isso seria péssimo.

E sim, o programa não é só o Chaveco, mas o quadro dos ladrões é o mais importante dos últimos anos do programa. 

Postado
50 minutos atrás, Eu acho... disse:

Perfeito seu texto. Acrescento que como o Programa Chespirito está aos poucos sendo "apagado" (como no pôster oficial da série biográfica que não tem o Chaveco), fica mais difícil que as emissoras tenham interesse quando (e se) essa situação dos direitos for resolvida. A série pode ficar em um limbo como foi o primeiro Programa Chespirito e os Supergenios, e isso seria péssimo.

E sim, o programa não é só o Chaveco, mas o quadro dos ladrões é o mais importante dos últimos anos do programa. 

4 horas atrás, claudioch disse:

O que está em pauta não são os direitos da Chimoltrúfia ou de "Los Caquitos", isso são direitos de personagem e o que importa para essa questão de exibição são os direitos literários (roteiros). Isso não quer dizer que a Florinda não tenha relação nenhuma com as negociações, já que ela diz ter sido "colaboradora literária" do programa desde 1980, inclusive afirma ter as cópias de seus roteiros na SOGEM (Sociedade Geral de Escritores do México), que cuida dessa questão dos direitos autorais.

Dito isso, acredito que muitos estão superestimando a relevância da Florinda nessas negociações. Ao meu ver, já que todos os roteiros dessa época estão creditados a Roberto Gómez Bolaños, a negociação essencialmente depende do Roberto Gómez Fernández (detentor dos direitos literários do pai) e da Televisa, são quem realmente possuem voz ativa. Posteriormente, o Fernández teria que se "entender" com a Florinda e repassar uma parte do valor, correspondente a sua coautoria na obra (se realmente ela conseguir comprovar).

O pior que não, os direitos da época já venceram e a atual detentora dos direitos da Chimoltrufia é Florinda e se ela não liberar o uso da personagem os quadros de Los Caquitos em que ela aparece jamais poderão ser distribuídos, não é só uma questão de roteiro e sim dos personagens, o grupo Chespirito cuida de todos eles menos o da Chimoltrufia e a Chiquinha, mas a Chiquinha parece não ser um problema por que a Maria Antonieta tem interesse nas reprises pois ela sabe que sem elas a Chiquinha deixará de ser conhecida e de ser uma marca relevante...

Editado por gustavo lins

Postado

É difícil saber ao certo todos os bastidores, uma questão complexa, portanto só nos resta especular. Recentemente a Florinda me respondeu no Instagram ao ser perguntada sobre isso e jogou a responsabilidade para o Roberto Gómez Fernández, além de dizer que não é ela quem está impedindo uma volta. O RGF, por sua vez, nunca comentou sobre esse tema do programa Chespirito (até onde eu sei), enfim vamos torcer para que não seja mais uma das muitas séries CH totalmente perdidas.

Isso tudo é bem triste, "Chespirito" era a série que eu mais estava ansioso por uma volta, justamente por ser um material que, em sua maior parte, não temos muitas gravações digitais recentes com alta resolução e bitrate.

A plataforma ViX postou todos os episódios de Chaves e Chapolin, outros streamings também estão interessados e adquirindo CH, cada dia uma novidade, por isso eu sinto que estamos perdendo uma grande oportunidade de ter "Chespirito" sendo distribuído em sua totalidade nos streamings (algo que nunca ocorreu) e, talvez até mesmo, de receber uma dublagem para o Brasil.

Imagina como seria sensacional ter toda a série (1980 - 1995) disponível com uma qualidade de imagem semelhante a esses esquetes da Herbert Richers que o SBT está exibindo?

Postado

Apesar de não sabermos nada de concreto sobre o Programa Chespirito permanecer no apagão, talvez o grande interesse dos streamings pelas séries clássicas motivem a Televisa a fazer algum esforço para distribuir também o programa, afinal uma série com mais de 600 episódios não é pouca coisa.

Só no Brasil já são 3 streamings e 2 emissoras com contrato de exibição... Penso que nunca faturaram tanto com CH por aqui.

Postado

Acho que a coisa vai ficar mais estreita por conta dos ataques que a Florinda recebe com base na série.

Postado

Parece que isso parte mais dos filhos do Roberto do que da Florinda.

Se dependesse dela, os programas com a Chimoltrúfia estariam sendo exibidos na televisão normalmente, até porque, com isso, ela iria receber mais um dinheirinho.

Postado
39 minutos atrás, Lucas Fernando disse:

Apesar de não sabermos nada de concreto sobre o Programa Chespirito permanecer no apagão, talvez o grande interesse dos streamings pelas séries clássicas motivem a Televisa a fazer algum esforço para distribuir também o programa, afinal uma série com mais de 600 episódios não é pouca coisa.

Só no Brasil já são 3 streamings e 2 emissoras com contrato de exibição... Penso que nunca faturaram tanto com CH por aqui.

Deve ser pq Chaves e Chapolin, tem mais demanda.

Postado

Esqueci de falar da Televisa, que também tem culpa do "Programa Chespirito" ainda não ter voltado para a TV.

Postado

yKS7850.jpeg

Postado
  • Autor
20 minutos atrás, claudioch disse:

yKS7850.jpeg

Será que a Televisa não se interessou em comprar os direitos? Mas se for assim, outra empresa poderia adquirir, ou não? :headscratch:

Postado

Se outra empresa adquirisse os direitos literários (roteiros) de "Chespirito", poderia apenas produzir um remake da série original, já que as gravações originais são de propriedade da Televisa.

A Globo já tentou adquirir esses direitos, em 1996, para fazer programas novos, mas Chespirito preferiu renovar com a Televisa.

Postado
1 hora atrás, claudioch disse:

A Globo já tentou adquirir esses direitos, em 1996, para fazer programas novos, mas Chespirito preferiu renovar com a Televisa.

Trazendo o elenco pra cá?

Postado
35 minutos atrás, Pavi disse:

Trazendo o elenco pra cá?

Com outros atores. Provavelmente os da globo mesmo. 

Algo semelhante ao especial de Natal do SBT. 

Postado
18 minutos atrás, Professor Inventivo disse:

Com outros atores. Provavelmente os da globo mesmo. 

Algo semelhante ao especial de Natal do SBT. 

Não duraria 1 ano...

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Medeiros CH
    Medeiros CH respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    E volta o vicio do RS no perdido mundial do Chapolin
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Brasília - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 13:15 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:15 - O vazamento de gás (1979) 13:39 - Cristóvão Colombo / Vovô Matusquela (1975) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 13:38 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:38 - Doutor Chapatin e o contrabando / Com essas pulgas não se brinca de pula-pula! (1978)
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
  4. Dekatotas
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Nova Mutum (MT) - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 11:05 - Vinheta: Chapolin (2024) - estamos apresentando 11:05 - Cristóvão Colombo / Vovô Matusquela (1975) 11:26 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Sinop (MT) - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 11:04 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:04 - Doutor Chapatin e as melancias / A volta do Super Sam (1978) 11:25 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Don Juan Tenório / Os marcianos (1975) 11:20 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: MS - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - A volta da pistola paralisadora (1977) OBS: Episódio exibido incompleto. 11:17 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV Alterosa ( MG) - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Menino ou menina? / A caricatura (1976) 11:20 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Terça-feira, 28 de outubro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Quem me dá uma mão? (1976) 11:21 - O ventrilouco (1976) 11:40 - O presente de casamento (1978) 12:02 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.