Ir para conteúdo

A internet está cada vez mais humana

Featured Replies

Postado

A internet está cada vez mais humana

(Agência Estado) Qua, 19 Set - 14h00

Por Filipe Serrano e Alexandre Matias

São Paulo, 19 (AE) - Uma fotologueira que recebe 120 mil visitas por semana e se tornou uma celebridade. Uma banda que só lança álbuns virtuais e tem uma legião de fãs. Um garoto que imaginou uma revista voltada para meninos adolescentes e transformou-a em realidade na web.

Quem são esses brasileiros aí ao lado que constroem a internet tupiniquim? Cada vez mais, a internet mostra a que veio: ela trouxe uma revolução tecnológica, claro, mas, mais do que tudo, é uma revolução comportamental.

A seguir, a reportagem dá exemplos de como a geração conectada está usando a rede para realizar sonhos sem depender de ninguém além delas mesmas e de seus parceiros virtuais. Você também faz parte dessa tribo?

CONECTADAS, PESSOAS SÃO PROTAGONISTAS DA WEB

Computadores poderosos, conexões banda larga e sem fio, celulares e gadgets de última geração. Tudo isso é importante, mas quem são os protagonistas do mundo cada vez mais conectado em que vivemos? A resposta é simples e, ao mesmo tempo, instigante. São as pessoas.

"A web é uma ferramenta que aproxima quem está longe e facilita a comunicação entre as pessoas numa escala nunca vista. Quer mais humano do que isso?", diz o historiador Juliano Spyer, que lançou o livro "Conectado - O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela" (Zahar, R$ 39,90). "Antes da internet, nos comunicávamos com o telefone ou veículos como rádio, TV e jornal. O telefone serve para a interação, pois permite falar e escutar, mas a conversa fica restrita a poucas pessoas. Já o rádio, a TV e os jornais atingem grandes audiências, mas poucos falam e a maioria escuta. A web juntou os dois modelos e permitiu a comunicação entre duas, várias ou muitas pessoas", continua.

A conseqüência é que pessoas de lugares, gostos, profissões e idades os mais diversos, que nem se conheceriam em outras épocas, podem interagir, trocar idéias e criar juntas, contribuindo, ainda que inconscientemente, para a construção da rede.

RASTRO VIRTUAL

Essa geração conectada, que usa a internet como principal plataforma de comunicação, expressão e atuação, já tem deixado, inclusive no Brasil, um rastro virtual bastante significativo.Thiago Borbolla, conhecido como "Borbs", 23 anos, criou o site Judão (www.judao.com.br) quando tinha 16 anos. "Sentia falta de uma revista como a Capricho voltada para moleque. Revista de homem ou era de mulher pelada, ou de carro. Sabia que tinha gente por aí sentindo a mesma necessidade", diz.

Na internet, ele encontrou as ferramentas para preencher a lacuna. Foi o que fez. Thiago já largou três faculdades e fez da web o seu trabalho. "Não conseguiria fazer outra coisa. Acostumei a trabalhar do meu jeito, sem horário e escrevendo sobre coisas que adoro", diz.

As amigas curitibanas Janara Lopes e Alicia Ayala também viram na web uma forma de trabalhar com o que gostam. Em uma conversa, surgiu a idéia de criar uma revista online de arte bimestral. Há um ano no ar, a IdeaFixa (www.ideafixa.com) tem até páginas que viram ao clique do mouse. "A maior vantagem da web é poder se espalhar rapidamente de forma muito fácil e barata. Impresso é legal porque é algo físico. Mas, se fosse fazer uma revista mesmo, não teria o mesmo impacto, ficaria restrito a Curitiba", diz Janara.

Para ter mais impacto ainda, elas fizeram uma versão do site em inglês e, hoje, a maioria dos visitantes é dos EUA. Apesar de já contar com alguns anunciantes, lucrar mesmo elas ainda não lucram. "Dá para pagar a hospedagem do site e tomar umas cervejas", diz Janara. O retorno é o contato com artistas que elas admiram.

Já o cartunista Maurício Ricardo, do site www.charges.com.br, consegue se sustentar pela web. E ele aproveitou a audiência que já tinha para levar adiante outro hobby: tocar na banda Os Seminovos. E, quando juntou 11 músicas, o grupo jogou na rede um álbum virtual, com capa e tudo, para quem quiser baixar e ouvir. "Não é guerra com gravadora, mas a gente está propondo uma discussão sobre o mercado musical", diz.

Assim como Thiago, Janara, Alicia e Maurício, uma geração inteira já vive a internet em vez de viver "na" internet. E esse novo estilo de vida não vale só para internautas mais avançados, que navegam 24 horas pelos sites mais colaborativos, escrevem para a Wikipédia ou indicam links legais em redes sociais 2.0. Se, para você, internet ainda é o trio e-mail, MSN e Google, que tal ir mais fundo?U

fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/article/190...net-humana.html

Legal essa matéria. Nós do FUCH somos um grande exemplo disso. Quando encontraríamos a nossa volta pessoas legais :rolleyes: totalmente centradas em discutir CH?! E as amizadas (em alguns casos, inamizades) que acabam aparecendo aqui?!

Você acha que é saudável "viver a internet"? Comentem suas experiências e o que de bom a internet trouxe para a sua vida.

Postado

Eu ahco que pára mim a Internet é um meio de informação rapida e facil que também pode ser utilizada para o nosso dia-a-dia e para nos relacionarmos com as pessoas melhor, fora isso ahco que isso vicia e acho uma PERDA DE TEMPO.

Postado

Eu na internet arrumei minhas 2 namoradas, jah q eu tinha vergonha de fala pessoalmente ai eu comecei a chavecar no MSN e eu só chegava e beijava no local marcado, e hj perdi a vergonha.

Postado

Claro que devemos controlar as coisas.. internet demais é ruim.. temos que ter nossas atividades sociais também.. mas uma cois alegal na internet que vi um cara falando numa revista é que pela web, somos julgados pelo comportamento e opinião... as pessoas nos veêm pela nossa opinião.. pelo que falamos e nos comportamos.. e nada de julgar pela aparência.. nenhum tipo de racismo, homofobia, preconceito nem nada..

Mas claro, justamente por causa disso há pessoas que enganam os outros, fingem ser o que não são, mas na grande amioria, a Internet é repleta de gente legal e disposta a novas amizades e novos conhecimentos. =)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. HOMESSA
    HOMESSA respondeu ao tópico de Professor Inventivo em Parque de Diversões
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Eu acho... em Fórum Único Chespirito
    Honduras - 1976 A viagem ocorreu em Setembro de 1976. Aqui uma pequena matéria deste ano da Televicentro relembrando a visita a partir de fotos do acervo pessoal de um hondurenho, que menciona que o elenco voltou ao país em 1977: Elenco del Chavo del 8 visitó Honduras, estas imágenes lo confirman Los icónicos personajes del Chavo del 8 estuvieron en Honduras y en las antiguas fotos se puede observar como compartieron con los hondureños. Publicado 26 jun. 2025 Por: Evelin Borjas Una serie de fotografías antiguas publicadas por la página Arte y Fotografía Hn confirma que parte del elenco del icónico programa El Chavo del 8 visitó Honduras en 1976. Las imágenes, tomadas el 27 de septiembre en el aeropuerto Toncontín de Tegucigalpa, muestran a varios de los actores durante su llegada al país mientras compartían con sus admiradores. Elenco del Chavo del 8 en HondurasEntre las fotografías se observa a Roberto Gómez Bolaños, conocido como Chespirito, en la puerta del avión, así como a Carlos Villagrán (Quico) y a Ramón Valdés (Don Ramón), quien aparece sonriente y en actitud relajada. Don Ramon luciendo gafas en Honduras Don Barriga en aeropuerto Toncontin Honduras Roberto Gómez Bolaños, actor de El Chavo del 8, en la puerta del avión en Tegucigalpa, Honduras También se destaca una tarjeta firmada por todos los actores presentes, dedicada a Bibi, hija del capitán Paul Holsen II, quien fue el responsable de conservar este valioso material. En ese recuerdo, Don Ramón se firma como "Ron Damón", una curiosidad que llama la atención de los seguidores, mientras que Gómez Bolaños deja dos autógrafos: uno como "El Chavo" y otro como "El Chapulín Colorado". Otro detalle curioso que se menciona es que Ramón Valdés utilizó su propio bolígrafo para dejar su firma, lo cual añade un toque más personal al momento. En ese tiempo, Angelines Fernández (La Bruja del 71) aún no formaba parte del elenco, por lo que no aparece en las imágenes ni en la lista de autógrafos. Este testimonio gráfico, compartido gracias a la autorización del capitán Paul Holsen II, forma parte de su colección privada y fue difundido por la comunidad Remembranzas del ayer. Más allá de esta visita, se sabe que El Chavo del 8 ofreció presentaciones en Honduras durante su gira por América Latina en 1977, con shows en San Pedro Sula y otras ciudades del país. Por otro lado, en tiempos más recientes, Carlos Villagrán regresó al país en septiembre de 2022 para presentarse en Tegucigalpa y San Pedro Sula con un espectáculo en vivo. Fonte: https://www.televicentro.com/elenco-del-chavo-del-8-del-visito-honduras-estas-imagenes-lo-confirman-26-06-2025 Aqui abaixo, as fotos da matéria, retiradas deste post de 2022 da página do Facebook "Arte & Fotografía.Hn": Imagens da viagem
  3. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Oxe, cara o SBT só está no segundo ciclo e ainda nem começaram a ordem dos Semelhantes, hoje deve começar a exibirem os Semelhantes na ordem daí vamos ter uma idéia se vão passar ou não.
  4. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eu lembro de uma em 1999 e outra em 2000 nas Férias, e a do Quinta Comédia em 1998 que exibiram o clipe e na minha mente, ficou marcante.
  5. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    No vídeo do programa seguinte deles, que passa ao vivo no Youtube, dá pra escutar o episódio sendo cortado na hora que o Quase Nada vai ver quem está batendo em código na porta (aos 13:18):

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.