Ir para conteúdo

A internet está cada vez mais humana

heitorpires

Recommended Posts

Postado

A internet está cada vez mais humana

(Agência Estado) Qua, 19 Set - 14h00

Por Filipe Serrano e Alexandre Matias

São Paulo, 19 (AE) - Uma fotologueira que recebe 120 mil visitas por semana e se tornou uma celebridade. Uma banda que só lança álbuns virtuais e tem uma legião de fãs. Um garoto que imaginou uma revista voltada para meninos adolescentes e transformou-a em realidade na web.

Quem são esses brasileiros aí ao lado que constroem a internet tupiniquim? Cada vez mais, a internet mostra a que veio: ela trouxe uma revolução tecnológica, claro, mas, mais do que tudo, é uma revolução comportamental.

A seguir, a reportagem dá exemplos de como a geração conectada está usando a rede para realizar sonhos sem depender de ninguém além delas mesmas e de seus parceiros virtuais. Você também faz parte dessa tribo?

CONECTADAS, PESSOAS SÃO PROTAGONISTAS DA WEB

Computadores poderosos, conexões banda larga e sem fio, celulares e gadgets de última geração. Tudo isso é importante, mas quem são os protagonistas do mundo cada vez mais conectado em que vivemos? A resposta é simples e, ao mesmo tempo, instigante. São as pessoas.

"A web é uma ferramenta que aproxima quem está longe e facilita a comunicação entre as pessoas numa escala nunca vista. Quer mais humano do que isso?", diz o historiador Juliano Spyer, que lançou o livro "Conectado - O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela" (Zahar, R$ 39,90). "Antes da internet, nos comunicávamos com o telefone ou veículos como rádio, TV e jornal. O telefone serve para a interação, pois permite falar e escutar, mas a conversa fica restrita a poucas pessoas. Já o rádio, a TV e os jornais atingem grandes audiências, mas poucos falam e a maioria escuta. A web juntou os dois modelos e permitiu a comunicação entre duas, várias ou muitas pessoas", continua.

A conseqüência é que pessoas de lugares, gostos, profissões e idades os mais diversos, que nem se conheceriam em outras épocas, podem interagir, trocar idéias e criar juntas, contribuindo, ainda que inconscientemente, para a construção da rede.

RASTRO VIRTUAL

Essa geração conectada, que usa a internet como principal plataforma de comunicação, expressão e atuação, já tem deixado, inclusive no Brasil, um rastro virtual bastante significativo.Thiago Borbolla, conhecido como "Borbs", 23 anos, criou o site Judão (www.judao.com.br) quando tinha 16 anos. "Sentia falta de uma revista como a Capricho voltada para moleque. Revista de homem ou era de mulher pelada, ou de carro. Sabia que tinha gente por aí sentindo a mesma necessidade", diz.

Na internet, ele encontrou as ferramentas para preencher a lacuna. Foi o que fez. Thiago já largou três faculdades e fez da web o seu trabalho. "Não conseguiria fazer outra coisa. Acostumei a trabalhar do meu jeito, sem horário e escrevendo sobre coisas que adoro", diz.

As amigas curitibanas Janara Lopes e Alicia Ayala também viram na web uma forma de trabalhar com o que gostam. Em uma conversa, surgiu a idéia de criar uma revista online de arte bimestral. Há um ano no ar, a IdeaFixa (www.ideafixa.com) tem até páginas que viram ao clique do mouse. "A maior vantagem da web é poder se espalhar rapidamente de forma muito fácil e barata. Impresso é legal porque é algo físico. Mas, se fosse fazer uma revista mesmo, não teria o mesmo impacto, ficaria restrito a Curitiba", diz Janara.

Para ter mais impacto ainda, elas fizeram uma versão do site em inglês e, hoje, a maioria dos visitantes é dos EUA. Apesar de já contar com alguns anunciantes, lucrar mesmo elas ainda não lucram. "Dá para pagar a hospedagem do site e tomar umas cervejas", diz Janara. O retorno é o contato com artistas que elas admiram.

Já o cartunista Maurício Ricardo, do site www.charges.com.br, consegue se sustentar pela web. E ele aproveitou a audiência que já tinha para levar adiante outro hobby: tocar na banda Os Seminovos. E, quando juntou 11 músicas, o grupo jogou na rede um álbum virtual, com capa e tudo, para quem quiser baixar e ouvir. "Não é guerra com gravadora, mas a gente está propondo uma discussão sobre o mercado musical", diz.

Assim como Thiago, Janara, Alicia e Maurício, uma geração inteira já vive a internet em vez de viver "na" internet. E esse novo estilo de vida não vale só para internautas mais avançados, que navegam 24 horas pelos sites mais colaborativos, escrevem para a Wikipédia ou indicam links legais em redes sociais 2.0. Se, para você, internet ainda é o trio e-mail, MSN e Google, que tal ir mais fundo?U

fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/article/190...net-humana.html

Legal essa matéria. Nós do FUCH somos um grande exemplo disso. Quando encontraríamos a nossa volta pessoas legais :rolleyes: totalmente centradas em discutir CH?! E as amizadas (em alguns casos, inamizades) que acabam aparecendo aqui?!

Você acha que é saudável "viver a internet"? Comentem suas experiências e o que de bom a internet trouxe para a sua vida.

Postado

Eu ahco que pára mim a Internet é um meio de informação rapida e facil que também pode ser utilizada para o nosso dia-a-dia e para nos relacionarmos com as pessoas melhor, fora isso ahco que isso vicia e acho uma PERDA DE TEMPO.

Postado

Eu na internet arrumei minhas 2 namoradas, jah q eu tinha vergonha de fala pessoalmente ai eu comecei a chavecar no MSN e eu só chegava e beijava no local marcado, e hj perdi a vergonha.

Postado

Claro que devemos controlar as coisas.. internet demais é ruim.. temos que ter nossas atividades sociais também.. mas uma cois alegal na internet que vi um cara falando numa revista é que pela web, somos julgados pelo comportamento e opinião... as pessoas nos veêm pela nossa opinião.. pelo que falamos e nos comportamos.. e nada de julgar pela aparência.. nenhum tipo de racismo, homofobia, preconceito nem nada..

Mas claro, justamente por causa disso há pessoas que enganam os outros, fingem ser o que não são, mas na grande amioria, a Internet é repleta de gente legal e disposta a novas amizades e novos conhecimentos. =)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. E.R
      3667

Quem lembrou de CH

2. Jaciinto
      278

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

3. Jaciinto
      3383

Exibições de Chaves no SBT

4. Raphael
      3383

5. Eu acho...
      3383

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...