Ir para conteúdo

Campeonato Paulista 2008

Featured Replies

Postado

CAMPEONATO PAULISTA - 2008

SÉRIE A1 - CLUBES PARTICIPANTES

. Palmeiras

. Corinthians

. São Paulo

. Santos

. Portuguesa

. Bragantino

. Ponte Preta

. Guaratinguetá

. Barueri

. São Caetano

. Marília

. Guarani

. Paulista

. Juventus

. Ituano

. Noroeste

. Mirassol

. Rio Claro

. Rio Preto

. Sertãozinho

--

. 4 equipes serão rebaixadas para a Série A2

. Maior jejum de título paulista entre times grandes - Palmeiras (não vence o Campeonato Paulista desde 1996)

--

ÚLTIMOS CAMPEÕES

. 2003 - Corinthians

. 2004 - São Caetano

. 2005 - São Paulo

. 2006 - Santos

. 2007 - Santos

--

Veja a tabela completa aqui -

Os jogos dos 4 grandes serão :

PRIMEIRA RODADA

16 e 17 de janeiro

. Corinthians x Guarani

. Santos x Portuguesa

. Palmeiras x Sertãozinho

. Guaratinguetá x São Paulo

SEGUNDA RODADA

19 e 20 de janeiro

. Santos x Palmeiras

. São Paulo x Rio Preto

. São Caetano x Corinthians

TERCEIRA RODADA

23 e 24 de janeiro

. Corinthians x Paulista

. Juventus x Santos

. Marília x Palmeiras

. Ituano x São Paulo

QUARTA RODADA

26 e 27 de janeiro

. São Paulo x Corinthians

. Santos x Bragantino

. Palmeiras x Mirassol

QUINTA RODADA

30 e 31 de janeiro

. Palmeiras x Ituano

. Santos x Barueri

. São Paulo x Rio Claro

. Sertãozinho x Corinthians

SEXTA RODADA

2 de fevereiro (sábado de Carnaval)

. Corinthians x Mirassol

. Paulista x Santos

. Noroeste x Palmeiras

. Ponte Preta x São Paulo

SÉTIMA RODADA

6 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas)

. São Paulo x São Caetano

. Barueri x Corinthians

. Santos x Marília

. Palmeiras x Guaratinguetá

OITAVA RODADA

9 e 10 de fevereiro

. São Paulo x Santos

. Palmeiras x Guarani

. Ituano x Corinthians

NONA RODADA

16 e 17 de fevereiro

. Corinthians x Bragantino

. Juventus x Palmeiras

. Marília x São Paulo

. Rio Preto x Santos

DÉCIMA RODADA

20 e 21 de fevereiro

. Corinthians x Portuguesa

. Santos x Guarani

. São Paulo x Paulista

. Rio Claro x Palmeiras

DÉCIMA PRIMEIRA RODADA

23 e 24 de fevereiro

. São Paulo x Noroeste

. Palmeiras x Rio Preto

. Ponte Preta x Corinthians

. Santos x Ituano

DÉCIMA SEGUNDA RODADA

1 e 2 de março

. Corinthians x Palmeiras

. Mirassol x São Paulo

. Sertãozinho x Santos

DÉCIMA TERCEIRA RODADA

8 e 9 de março

. Portuguesa x São Paulo

. Corinthians x Guaratinguetá

. Santos x Noroeste

. Bragantino x Palmeiras

DÉCIMA QUARTA RODADA

12 e 13 de março

. Palmeiras x Ponte Preta

. São Paulo x Barueri

. Santos x Mirassol

. Rio Preto x Corinthians

DÉCIMA QUINTA RODADA

15 e 16 de março

. Palmeiras x São Paulo

. Corinthians x Juventus

. São Caetano x Santos

DÉCIMA SEXTA RODADA

22 e 23 de março

. Corinthians x Rio Claro

. Guarani x São Paulo

. Paulista x Palmeiras

. Guaratinguetá x Santos

DÉCIMA SÉTIMA RODADA

26 e 27 de março

. Santos x Corinthians

. Palmeiras x Portuguesa

. São Paulo x Sertãozinho

DÉCIMA OITAVA RODADA

29 e 30 de março

. Corinthians x Marília

. Palmeiras x São Caetano

. Bragantino x São Paulo

. Rio Claro x Santos

DÉCIMA NONA RODADA

5 e 6 de abril

. Barueri x Palmeiras

. São Paulo x Juventus

. Santos x Ponte Preta

. Noroeste x Corinthians

SEMIFINAIS

Dias 12, 13, 19 e 20 de abril

. Dois jogos entre o primeiro e o quarto colocado da primeira fase - CONFRONTO 1

. Dois jogos entre o segundo e o terceiro colocado da primeira fase - CONFRONTO 2

FINAL

Dias 27 de abril e 4 de maio

. Dois jogos entre os vencedores do CONFRONTO 1 e do CONFRONTO 2

--

Perguntas :

. Pra quê fazer pontos corridos entre todos os times, ainda mais pontos corridos com turno único, para no final das contas decidir tudo no mata-mata ?

. Pra quê tantos clubes ? 20 clubes não é um exagero ?

. O Palmeiras vai poder jogar contra o São Paulo no Parque Antarctica ?

. Se Palmeiras e São Paulo forem finalistas ou semifinalistas, o Palmeiras poderá mandar um jogo no Parque Antarctica ?

. Se Corinthians e São Paulo forem finalistas ou semifinalistas, o Corinthians poderá mandar algum jogo no Pacaembu ?

. A Portuguesa ou o Barueri se chegarem as semifinais ou mesmo na final poderão mandar seus jogos no Canindé e na Arena ? A mesma pergunta vale para os times de fora da capital.

. Bom lembrar que os 4 melhores colocados do interior disputarão paralelamente a fase final do Paulista quem é o melhor time do interior. Outra invenção da Federação com a qual eu não concordo.

--

CAMPEONATO PAULISTA - SÉRIE A2 - 2008

. Ferroviária

. Comercial

. Botafogo

. Portuguesa Santista

. Inter de Limeira

. América

. São Bento

. Mogi Mirim

. Santo André

. Atlético Sorocaba

. Olímpia

. Rio Branco

. São José

. Taquaritinga

. XV de Jaú

. União São João

. Bandeirante

. Oeste

. Monte Azul

. Grêmio Cataduvense

--

CAMPEONATO PAULISTA - SÉRIE A3 - 2008

. XV de Piracicaba

. São Bernardo

. São Carlos

. Taubaté

. Nacional

. Francana

. Flamengo de Guarulhos

. Força

. Linense

. União Agrícola Barbarense

. Votoraty

. Penapolense

. Independente

. Itapirense

. Oeste Paulista

. Osvaldo Cruz

. União Mogi

. Palmeiras B

. Santacruzense

. SEV Hortolândia

Vou torcer para o São Bernardo subir para a A2 e confesso que seria legal se o Palmeiras fosse campeão paulista, o time já tá na fila há muito tempo.

Postado
CAMPEONATO PAULISTA - 2008

Perguntas :

. Pra quê fazer pontos corridos entre todos os times, ainda mais pontos corridos com turno único, para no final das contas decidir tudo no mata-mata ?

. Pra quê tantos clubes ? 20 clubes não é um exagero ?

. O Palmeiras vai poder jogar contra o São Paulo no Parque Antarctica ?

. Se Palmeiras e São Paulo forem finalistas ou semifinalistas, o Palmeiras poderá mandar um jogo no Parque Antarctica ?

. Se Corinthians e São Paulo forem finalistas ou semifinalistas, o Corinthians poderá mandar algum jogo no Pacaembu ?

. A Portuguesa ou o Barueri se chegarem as semifinais ou mesmo na final poderão mandar seus jogos no Canindé e na Arena ? A mesma pergunta vale para os times de fora da capital.

. Bom lembrar que os 4 melhores colocados do interior disputarão paralelamente a fase final do Paulista quem é o melhor time do interior. Outra invenção da Federação com a qual eu não concordo.

1- O Campeonato Brasileiro até 2002 era assim, é o mesmo regulamento.

2- Sim, é um exagero, concordo com você. Na minha opinião, 16 clubes era mais que suficiente.

3- Claro que vai, é a casa dele, se o Santos manda clássicos na Vila Belmiro que é menor que o Palestra, porque o Palmeiras não poderá mandar seus jogos em seu estádio?

4- A diretoria brigará por isso, o Palestra tem capacidade oficial de 32.650 pessoas, portanto, é um estádio de boa capacidade.

5- Essa eu não sei, provavelmente poderá, já que o Pacaembu tem capacidade superior a 40 mil pessoas.

6- O Canindé e a Arena não possuem a capacidade necessária para abrigar jogos finais, provavelmente mandarão seus jogos em outros estádios. Quanto as outras equipes do Interior, creio que quem tiver um estádio com capacidade superior a 25.000 pessoas, poderá mandar, pelo menos, as semifinais.

7- É uma disputa legal e tradicional, desde os primórdios do Campeonato Paulista se disputa esta "honra".

Postado
. Pra quê fazer pontos corridos entre todos os times, ainda mais pontos corridos com turno único, para no final das contas decidir tudo no mata-mata ?

ué, E.R, vc não defendia turno e returno com mata-mata no final no Campeonato Brasileiro?

pra mim essa é a melhor fórmula... turno único e semi-finais... qdo era em grupos, os grandes eram cabeças-de-chave e acabavam não jogando entre si...

Vou torcer para o São Bernardo subir para a A2 e confesso que seria legal se o Palmeiras fosse campeão paulista, o time já tá na fila há muito tempo.

e olha q se continuar nesse rumo (se a torcida não atrapalhar o Caio Júnior), tem grandes chances de ganhar mesmo... tô falando sério!

Postado
  • Autor
. Pra quê fazer pontos corridos entre todos os times, ainda mais pontos corridos com turno único, para no final das contas decidir tudo no mata-mata ?

ué, E.R, vc não defendia turno e returno com mata-mata no final no Campeonato Brasileiro?

Eu defendo 18 clubes no Brasileiro - Série A, com turno e returno e depois semifinais e finais. Agora campeonato com pontos corridos de turno único, tenha dó. Nesse sentido a fórmula de disputa do Campeonato Carioca é muito mais interessante que a do Campeonato Paulista.

Postado
Eu defendo 18 clubes no Brasileiro - Série A, com turno e returno e depois semifinais e finais. Agora campeonato com pontos corridos de turno único, tenha dó. Nesse sentido a fórmula de disputa do Campeonato Carioca é muito mais interessante que a do Campeonato Paulista.

Sim, mas só funciona no Rio, onde existe a Taça Guanabara e a Copa Rio.

Em São Paulo eu acho que não funcionaria, pois não existe essa cultura de comemorar título do primeiro turno e título do segundo.

Postado
Eu defendo 18 clubes no Brasileiro - Série A, com turno e returno e depois semifinais e finais. Agora campeonato com pontos corridos de turno único, tenha dó. Nesse sentido a fórmula de disputa do Campeonato Carioca é muito mais interessante que a do Campeonato Paulista.

por ser turno único é q pode ter finais... com turno e returno é q não tem pq ser tudo decidido no mata-mata...

Postado

Edu, na Série A-2 falta o São José, vice campeão em 89 ;)

Sobre a fórmula, acho bom turno único para Paulistão e Brasileirão, com semi-finais, mas sem essa palhaçada de o time com melhor campanha ter a vantagem de dois empates, pq isso é a maior palhaçada ;)

Postado

Palhaçada é o time fazer melhor campanha e não ter vantagem alguma na fase final...

Por mim, fase final seria com jogo único, com mando de quem tem melhor campanha, e ainda jogando pelo empate.

Postado

Mirassol e Sertãozinho vai ser um jogão :assobiando:

Postado

O campeonato paulista está visivelmente inchado... pra que um torneio de pré-temporada com 19 rodadas e depois ainda final?

Acho que o esquema de grupos era melhor, embora os grandes não jogassem entre si, se enfrentavam na hora do mata-mata.

Postado

Bom seria se fosse adotado o esquema do Gauchão:

18 clubes, em dois grupos de 9. Os primeiros colocados de cada grupo passam á semifinal. O segundo e o terceiro de cada grupo jogam a segunda fase, onde o vencedor de cada jogo enfrenta um semifinalista.

Postado

Ah, por favor, o regulamento do campeonato gaúcho é ridículo...

. Em toda rodada folgam 2 times, pois o número de times de cada grupo é ímpar.

. Um grupo é mais forte, e o outro mais fraco, pois a distribuição dos grupos não é feita corretamente. Tanto que a chave do Campeão da Série A leva também o campeão da Série B, o terceiro da série A... Já a segunda chave leva o segundo do Série A, o segundo da B, o quarto da A, etc, até o último não rebaixado da A.

. A segunda fase não tem os primeiros colocados de cada grupo, que vão direto para a terceira fase.

. Cada fase tem um regulamento. Na segunda, tem decisão por pênaltis, e é um jogo só. Na fase final, é jogo de ida e volta, e vale o retrospecto da fase anterior como desempate, com sorteio em caso de empate em todos os critérios.

Em suma, muuuuito melhor o regulamento do Paulistão.

Postado

Eu acho que o Paulistão é um campeonato muito cansativo, fica jogando 19 rodadas - que é o mesmo que 1 turno do Brasileirão - só com esses timecos como Mirassol, Sertãozinho e Rio Claro. O que vale mesmo é os clássicos....

Eu acho que para melhora, devriam cair 6 neste ano e só subir 2, para que no ano que vem tenham 16 times, fazendo 2 grupos de 8 com 2 turnos, assim cada time faz 14 jogos, daí o 1 do A pega o 2 do B e vice-versa...

PS: Horroroso mesmo o regulamento do Gaúchão...

Postado
Palhaçada é o time fazer melhor campanha e não ter vantagem alguma na fase final...

Por mim, fase final seria com jogo único, com mando de quem tem melhor campanha, e ainda jogando pelo empate.

Concordo com vc.

Oq adianta ficar em primeiro e pegar o quarto e ambos terem a mesma vantagem?

O time q ser Lider merece uma vantagem sobre o quarto sim. (Eo mesmo vale para o segundo q vai pega o terceiro)

Mas na Final acho q tem q zerar tudo.

Postado

Sou sãopaulino, mas não vou assistir mais essa porcaria de campeonato...

A partir de 2008 só vou assistir

. Camp. Brasileiro,

. Libertadores,

. Mundial de Clubes,

. Camp. Carioca (o melhor estadual do Brasil)

Esses Torneios sim tem alegria nos estádios... tem festa! estádios lotados...

o paulistão mesmo num vale mais nada.. federação imunda, guerras entre torcidas rídiculas...

Se eu fosse a diretoria do São Paulo, nem disputaria... colocaria o time C

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    De acordo com o jornalista Allan Simon, o SBT além de exibir Brasil x Japão na segunda-feira, também vai exibir Costa do Marfim x Noruega na terça-feira pela Copa do Mundo, então não teremos Chaves n SBT na segunda-feira e, provavelmente, também não teremos Chaves na terça-feira.
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de marujita em Exibições Internacionais
    Sábado 27 de junio: El Chavo ✔️ Episodio 185 (1978): La venta de churros pt.1 ✔️ Episodio 186 (1978): La venta de churros pt.2 ✔️ Episodio 187 (1978): La venta de churros pt.3 ✔️ Episodio 222 (1978 R.1977): Vacaciones en Acapulco pt.1 ✔️ Episodio 223 (1978 R.1977): Vacaciones en Acapulco pt.2 ✔️ Episodio 224 (1979 R.1977): Vacaciones en Acapulco pt.3 Como se puede ver en la captura de la segunda parte de los Churros, anunciaron mediante un texto la saga de Acapulco. La saga de los Churros también fue anunciada de la misma forma durante La Rosa de Guadalupe. Creo que América es uno de los pocos canales que anuncia la exhibición de un episodio específico, actualmente creo que el único.
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Exibições Internacionais
    Chaves: Univision - Sábado, 27 de junho de 2026 Horário de Brasília 15:00 - Abre a torneira! - parte 1 (1977) 15:30 - Pintando a vila, segunda parte (1977)
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Remédios das Dores da Angústia em Venda da Esquina
    Vi a série "Brasil 70 : A Saga do Tri" (2026) da Netflix. Tem como pontos positivos alguns atores do elenco, como Rodrigo Santoro (que faz o João Saldanha), o Lucas Agrícola (que faz o Pelé) e o Gui Ferraz (que faz o Jairzinho), e também a ambientação dos estádios no México, porém tem erros graves no roteiro como de querer forçar uma amizade entre Pelé e João Saldanha que nunca existiu na vida real, cenas forçadas como dos jogadores fugindo da polícia (algo que nunca aconteceu) e a forma como o Pelé é retratado (como uma pessoa insegura, que o Pelé nunca foi).
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    SEGUNDA FASE (jogos definidos) DOMINGO (28 de junho de 2026) 16:00 África do Sul x Canadá SEGUNDA (29 de junho de 2026) 14:00 Brasil x Japão 17:30 Alemanha x Paraguai 22:00 Holanda x Marrocos TERÇA (30 de junho de 2026) 14:00 Costa do Marfim x Noruega 18:00 França x Suécia 22:00 México x Equador QUARTA (1 de julho de 2026) 13:00 Inglaterra x República Democrática do Congo 17:00 Bélgica x Senegal 21:00 Estados Unidos x Bósnia QUINTA (2 de julho de 2026) 16:00 Espanha x Áustria 20:00 Portugal x Croácia SEXTA (3 de julho de 2026) 0:00 Suíça x Argélia 15:00 Egito x Austrália 19:00 Argentina x Cabo Verde 22:30 Colômbia x Gana

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.