Ir para conteúdo

O campeonato brasileiro deveria ser mata-mata, ou ponto corridos?

Featured Replies

Postado

Pra mim, o calendário deveria ser assim:

1º semestre:

Campeonato Brasileiro (mata-mata)

Copa Libertadores da América

Copa Sul-americana

2º semestre:

Copa do Brasil (com 64 equipes e os grandes entrando na 2ª fase)

Campeonatos Regionais

Postado

se for pra copiar alguma coisa da europa, que copie o planejamento, a modernidade das estruturas dos clubes, e não uma formula de campeonato

sem mais

• 1 ano depois...
Postado

Mata-mata.

Pontos corridos é uma mer**.

Postado

Eu sou à favor de pontos corridos, traz + emoção pro campeonato. ;)

Postado

Pontos corridos sim traz mais emoção, nesse ano cinco times disputavam o título faltando acho que seis ou cinco rodadas.

Mata-mata premia a incompetência. O time faz a melhor campanha, daí pega um dia ruim ou um erro de arbitragem e vai tudo pro ralo. Nos pontos corridos, você pode ir mal um jogo, ser roubado em outro, mas tem um monte de outos jogos para se recuperar.

Nesse ano o título foi decido só na última rodada. E mesmo que tivesse sido antes, a briga pela Libertadores e para fugir do rebaixamwento até o fim.

se for pra copiar alguma coisa da europa, que copie o planejamento, a modernidade das estruturas dos clubes, e não uma formula de campeonato

sem mais

Exatamente, e que sistema melhor para dar modernidade e estrutura para os clubes? Clube europeu se estrutura e é moderno graças a esse sistema, que recompensa a competência. Argumentos pró-mata-mata não resistem.

Antigamente tinham aqueles quadrangulares, hexagonais, repescagens (sem contar AS VIRADAS DE MESA). Equipes sem o mínimo de organização, que pra treinar diariamente serviam, acabavam ganhando um jogo no final do ano e ficavam com o título. Olha que bonito! Que modernidade, né?

Postado

Olha, já são a maioria dos estaduais, mais a Libertadores, Sul-Americana e a Copa do Brasil, todos eles já são em mata-mata, o Campeonato Brasileiro é um campeonato que tem que ser de pontos-corridos, essa formula já funciona e todos podem ver por aí, mata-mata é um droga para campeonatos nacionais, vejam em 2002 o Santos classificando na ultima rodada em oitavo e ainda sendo campeão, bem injusto, Pontos corridos é o que há!

E viva os pontos-corridos!!! :D

Outro fato que não funciona quando se tem mata-mata é que os times que não se classificam ficam de 3 a 4 meses sem jogar, o que hoje é praticamente impossível se imaginar, é completamente inviável ficar esse tempo todo sem receita, aí iria quebrar qualquer time, mais do que já estão.

Postado
vejam em 2002 o Santos classificando na ultima rodada em oitavo e ainda sendo campeão, bem injusto, Pontos corridos é o que há!

Futebol não precisa ser justo. Ganha que for competente.

Postado
vejam em 2002 o Santos classificando na ultima rodada em oitavo e ainda sendo campeão, bem injusto, Pontos corridos é o que há!

Futebol não precisa ser justo. Ganha que for competente.

Ou seja, quem for mais competente ao término de 38 rodadas é o campeão! :lol:

Não adianta, os mata-matas jamais voltaram para o campeonato nacional, pode até ser legal pelas finais, isso eu concordo, tem uma baita emoção, porém nos pontos-corridos também houve muita emoção esse ano, no jogo São Paulo e Portuguesa eu quase morri do coração - no bom sentido :D -, de tão emocionante que foi, imagina então como não foi no jogo contra o Goáis, contra o Botafogo, Figueirense, e como deve ter sido para o torcedor gremista na vitória apertada contra o Ipatinga, no empate não poderia ter acontecido contra o Figueirense, enfim, foi muita emoção, até a ultima rodada tinhamos times brigando por todas as partes da tabela, do titulo, passando pela Libertadores, Sul-Americana e escapar do rebaixamento. Pura emoção...

Postado

Ah, não tem emoção nenhuma pontos corridos.

Meu time disparo esse ano, e ninguem consegiu ultrapassar. Seria mais legal se 8 classificassem, e o primeiro pegava o oitavo, como era antes.

Não vejo graça em justiça, não. (No futebol, é claro :P)

Esse ano, meu time no campeonato ABC, liderou os 3 turnos, vencendo todos os jogos (perdemos só 2, e 1 foi de W.O), nossa vantagem era de 11 pontos se não me engano, chegamos na final no primeiro jogo vencemos por 3 á 1, podiamos perder até de 2 á 0, e tomamos 5 á 1. Fomos vice-campeão. :P

Postado
Meu time disparo esse ano, e ninguem consegiu ultrapassar. Seria mais legal se 8 classificassem, e o primeiro pegava o oitavo, como era antes.

Queria se você ia achar legal se o teu time pegasse o Juventude e fosse eliminado, ficando mais um ano na Série B... :rolleyes:

Pontos corridos premiam o melhor. Como premiou o teu time na Série B, e o meu na Série A. Premiam o mais competente também (ou você acha que teve algum time mais competente que o teu na Série B?).

Mata-mata dá muito mais emoção, mas já temos torneios de sobra nesse formato. É legal pra torneios de tiro curto. Para torneios longos como o Brasileirão, pontos corridos é o que há de melhor.

Postado

eu tenho uma nova opinião! vejam se concordam:

o Campeonato Brasileiro deve ser em pontos corridos (continuo achando isso)... mas se a diferença do 1º pro 2º colocado for menor do q 6 pontos, deve ser realizada uma final... :D

vejam este ano... a diferença do São Paulo pro Grêmio foi mínima... e aí, qquer detalhe fazer a diferença... como erros de arbitragem, suspensões de jogadores em jogos decisivos, etc... por exemplo, o Inter jogou contra o Grêmio como se fosse uma final, mas contra o São Paulo colocou time reserva...

por isso, acho q deve ter uma final nestes casos, até para haver maior justiça! pontos corridos tb pode ser injusto... mas claro q se for como em 2006 e 2007, quando o São Paulo abriu uma vantagem mto grande, aí não deve ter jogo final...

Postado

Queria se você ia achar legal se o teu time pegasse o Juventude e fosse eliminado, ficando mais um ano na Série B... :rolleyes:

Pontos corridos premiam o melhor. Como premiou o teu time na Série B, e o meu na Série A. Premiam o mais competente também (ou você acha que teve algum time mais competente que o teu na Série B?).

Mata-mata dá muito mais emoção, mas já temos torneios de sobra nesse formato. É legal pra torneios de tiro curto. Para torneios longos como o Brasileirão, pontos corridos é o que há de melhor.

Ah, eu concordo. Se meu time pegasse o Juventude e perdesse, azar ué...o time deve ser competente durante todo o campeonato. Se perder, perdeu oras. Que nem meu time, jogamos jogamos jogamos e ganhamos tudo, na hora do vamos ver tomamos um sapeco, e perdemos o titulo.

Postado

E um time que faz 85 pontos não é competente o campeonato todo? Muito mais que o Juventude, que fez só 56.

Nesse caso o time premiado não seria o que foi competente o campeonato todo, e sim o que só foi competente no final.

Como disse o Foo, uma final entre Grêmio x São Paulo até seria um caso a se pensar. Mas pensar em disputar uma fase final com times como Goiás e Botafogo, que foram incompetentes na maior parte do campeonato, não dá!

Postado

Devia ter primeiro turno e segundo turno (o número de jogos na primeira fase seria o mesmo) + duas finais (o time com melhor campanha nos 2 turnos jogaria a final em casa).

* Se o mesmo time ganhasse os dois turnos, seria campeão direto, sem necessidade dos jogos finais.

Nesse campeonato, por exemplo, a final seria entre Grêmio e São Paulo.

E, como falei, reduziria de 20 para 16 clubes e de 3 ao invés de 4 rebaixados.

Os 3 rebaixados seriam os clubes com pior campanha no somatório dos dois turnos.

O campeão do primeiro turno e o campeão do segundo turno garantiriam vaga direta para a Libertadores. A terceira vaga e a quarta vaga ficariam com o segundo colocado do primeiro turno e com o segundo colocado do segundo turno (se tivesse alguma coincidência, exemplo : o mesmo time ser segundo nos 2 turnos, a vaga ficaria com o clube com melhor campanha nos 2 turnos depois dos clubes que já garantiram a vaga na Libertadores e por aí vai) .

Teríamos final no 1o turno (briga pela vaga na final e na Libertadores) , final no 2o turno, além de duas decisões. Seria um campeonato cheio de finais e todos os jogos valeriam, pois haveria a ameaça de rebaixamento para todos.

Postado

Bom, sendo pontos corridos, mas colocando a final entre o campeão do primeiro turno e do segundo turno até poderia ser uma boa opção, porque daí premiaria duas equipes competentes, sem dar chances para times que ficaram em 8º por exemplo, ser o campeão. Quanto aos rebaixados, eu acho que o 17º poderia enfrentar o quarto da série B, com jogos de ida e volta, o perdedor iria - ou permaneceria - na segundona.

E acho que poderia nesse caso que o Edu citou, os campeões dos turnos ganharem a vaga na Libertadores, mas as outras duas vagas ao invés de serem aos segundos colocados de cada turno, poderia ir para os times de melhor pontuação na classificação agregada - tirando, logicamente, os times campeões do turno e returno.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Jaciinto
  2. Doutor Delgadinho
    Doutor Delgadinho respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    O fato de a novela vir com um selo de edição especial — tal como o segundo horário de reprises aberto na Globo — sugere que a trama terá uma edição bastante compacta e que vão passar o facão sem dó nem piedade. Suspeito que isso seja estratégico para testar tramas que não são exibidas há mais de 20 anos, de forma que, caso não façam sucesso, a edição siga apenas o ritmo já planejado, sem peso na consciência e sem dar motivos para os fãs reclamarem.
  3. Usagi White
    Usagi White respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Creio que só muda mesmo o tipo da pedra na qual dá nome a protagonista, mas ambas são cegas, conseguem enxergar no final e ficam com o mocinho. Essa novela do Fábio Jr, se chama "Antonio Alves : Taxista" e pasme, ela é baseada num texto argentino. Uns anos depois, pegaram parte da espinha dorsal desse argumento para por na novela "Mundo de Feras" - mas era só um emaranhado de outros conceitos de novelas anteriores, mas enfim. Sim, sim. Essa novela do Hector Bonilla é "Viviana - em busca do amor". Recentemente o SBT passou um remake dessa história chamada "Contigo Sim". As novelas que o SBT passava nos anos 80/90 mexicanas ou não tinham esse apelo de atraírem mais mulheres mais velhas, talvez terem esse estilo mais parecido com tramas nos anos 60, pouco apelativas e...sabem, o puro suco da dramaturgia antiga, com mocinhas muito boazinhas e vilãs extremamente más. Algo que as pessoas conseguem ainda ver em novelas do Walcyr Carrasco. Vale lembrar que "Esmeralda" e "Cristal" ERAM novelas venezuelanas, que depois a Televisa conseguiu os direitos. Porém, no caso de Topázio, dizem que foi uma copia, inspiração, só que sem ter conseguido direitos que só mais tarde obtiveram. Vamos dar um desconto. Esmeralda é super popular, mas essa versão (de 1997 mas que passo aqui nos anos 2000) nunca havia sido reprisada, apesar do sucesso, pois o SBT decidiu priorizar a versão BR de 2004.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Corinthians 2 x 0 Grêmio
  5. Aether
    Não tem como editar o meu post e trocar o link do vídeo pelo do @E.R? O bisonho que havia upado durante a madrugada apagou o vídeo, triste... E parabéns pra @marujita e @Eu acho... por terem gravado esse trecho em ótima qualidade!!!

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.