Ir para conteúdo

1999: Pedagoga diz que Chaves é melhor que Castelo Rá-Tim-Bum

Antonio Felipe

Recommended Posts

Postado

Eu estava vasculhando as revistas Veja da biblioteca do meu colégio e eis que encontro uma edição de 1999(5 de maio). Nela, achei uma matéria onde a escritora e pedagoga Ruth Rocha avalia a programação infantil da TV da época. A matéria tem duas páginas e uma entrevista com ela. Eis que encontro o trecho:

Veja - O que há de bom na TV para as crianças?

Ruth - O melhor programa infantil é o Chaves, do SBT. Pode ser pobre, feio, mas quem escreve aquilo é inteligente. Chaves é circense. As crianças se identificam com os diálogos, com os trocadilhos, com as cenas de pastelão e com o personagem-título, que se comporta exatamente como elas. É uma atração simples e divertida, que não faz mal a ninguém. Considero-o melhor que o Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. O Castelo é consistente, tem ótimos atores e atrizes e, no deserto da TV brasileira, é uma maravilha. Mas é um pouco over, exagerado.

Depois, ela explica que o Castelo tem muita correria, cor, ruído, grito...que faz com que as crianças tenham dificuldade em assimilar o que ocorre na tela.

Tem também uma foto do Chaves, provavelmente da década de 80, onde o Chaves usa calça branca e está um pouco gordo e tem a Chiquinha.

Os educadores, então, garantem: Chaves é um programa excelente para as crianças :D

Postado
:o , dificil isso, geralmente esse pessoal fala que a Cultura é a melhor para as crianças assistirem
Reverendo Majo Jojo
Postado

Ruth Rocha: meus primeiros livros de redação foram escritos por ela :D

Postado

Sensacional! Bem comentado!

Postado

Ótimo!!

Pelo menos a imagem do Chaves no Brasil não é ruim.

Postado

Ruth - O melhor programa infantil é o Chaves, do SBT. Pode ser pobre, feio, mas quem escreve aquilo é inteligente. Chaves é circense. As crianças se identificam com os diálogos, com os trocadilhos, com as cenas de pastelão e com o personagem-título, que se comporta exatamente como elas. É uma atração simples e divertida, que não faz mal a ninguém. Considero-o melhor que o Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. O Castelo é consistente, tem ótimos atores e atrizes e, no deserto da TV brasileira, é uma maravilha. Mas é um pouco over, exagerado.

Essa aí tem uma noção do tempo...

E o interessante é que essa não foi a intenção de Chespirito ao criar o Chaves, mesmo com o personagem principal. Em episódios como o dos Chifrinhos de Nozes, Mal entendido, O cãozinho Satanás e os Penetras (com a Dona Florinda querendo fazer uma festa particular com o Professor), a questão fica bem mais adulta.

E no Castelo Rá-tim-bum, depois de muita confusão, tudo acaba bem, diferente do Chaves, em que alguns episódios acabam em pancadaria e confusão. Não é a toa que episódios como O radinho, Espíritos Zombeteiros, Atropelamento com Linguiças, Pichorra e Inseptos v.2 não passam mais. Para o SBT, Chaves é uma série infantil, e assim será, mesmo que de vez em quando escape um ou outro episódio fora desse padrão.

Postado

Circense...? :P:blink:

PS: Antônio Felipe, você não tem a tal foto da década de 80?

Postado
Eu estava vasculhando as revistas Veja da biblioteca do meu colégio e eis que encontro uma edição de 1999(5 de maio). Nela, achei uma matéria onde a escritora e pedagoga Ruth Rocha avalia a programação infantil da TV da época. A matéria tem duas páginas e uma entrevista com ela. Eis que encontro o trecho:

Veja - O que há de bom na TV para as crianças?

Depois, ela explica que o Castelo tem muita correria, cor, ruído, grito...que faz com que as crianças tenham dificuldade em assimilar o que ocorre na tela.

Tem também uma foto do Chaves, provavelmente da década de 80, onde o Chaves usa calça branca e está um pouco gordo e tem a Chiquinha.

Os educadores, então, garantem: Chaves é um programa excelente para as crianças :D

os educadores?? é UMA opinião de uma pedagoga.

acho os dois programas ótimos e não existe nenhuma espécie de competição entre eles, a cultura é aliada

Postado

Ela tem toda a razão, até que enfim um ser que sabe realmente o que faz.

Postado

Nos primeiros anos as series era voltada para os adultos mais depois quem assistia mais era as crianças

Porisso que Chespirito foi diminuindo a Pancadaria,piadas mais adultos etc

Postado

Eu lembro dessa matéria!

Li no consultório da minha dentista e arranquei a foto apenas! :P

A foto é bem manjada. É uma em que o Chaves está do lado da Chiquinha, creio que da década de 90, pois o Chespirito já tá bem acabado!

A foto foi depois constantemente reutilizada pela revista Veja! Inclusive em uma entrevista com o Bolaños em uma reportagem sobre o México!

Postado

Chaves é melhor mesmo, mas qm nunca assistiu Castelo ra tim bum??

Barril do Chavinho
Postado

"Eu já sabia!".... :P

Postado

Castelo Rá-Tim-Bum era bom demais, e reprisa tanto quanto o Chaves. Estes dias vi o episódio em que o Etevaldo aparece por lá... que nostalgia! Ainda bem que a Cultura tem o mínimo do bom senso. ;)

Como programa infantil prefiro o "Castelo", mas como o humorístico, Chaves e Chapolin.

Postado

Chaves é o melhor programa infantil,adulto e humorístico do planeta! B)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. HOMESSA
      411

DUBLAGEM

2. Professor Inventivo
      5350

Exibições de Chaves no SBT

3. Doutor Chimoltrúfio
      217

Televisa lança Canal de Chaves no YT para os Estados Unidos

4. Cleberson
      7

Voltei a ter um Blog sobre TV

5. Doutor Chimoltrúfio
      751

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...