Ir para conteúdo

Rivalidade gaúcha

Featured Replies

Postado

esta é uma das rivalidades mais interessantes do Brasil...

qual é o maior clube, Grêmio ou Inter? historicamente, o Grêmio parece levar vantagem, mas as conquistas recentes do Internacional acirraram a disputa...

PONTOS A FAVOR DO INTER:

. 3 Campeonatos Brasileiros contra 2

. mais Campeonatos Gaúchos

. mais vitórias no confronto direto

. nunca rebaixado no Brasileiro, contra 2 rebaixamentos do rival

PONTOS A FAVOR DO GRÊMIO:

. 2 Libertadores contra 1

. 4 Copas do Brasil contra 1

. maior torcida

e ambos tem 1 Mundial e um bom estádio...

queria q tanto os gaúchos quanto os demais opinassem no tópico... :joinha:

Postado

Até 2005 o Grêmio, mesmo na segunda divisão, históricamente era amplamente superior ao Inter em todos os aspectos.

Depois da conquista da Libertadores e do Mundial e da gestão brilhante do Fernando Carvalho os dois clubes ficaram do mesmo escalão.

Históricamente acho que há um empate técnico, pegando a partir de 1970 quando o futebol começou a ser disputado de verdade, temos o seguinte:

A década de 70 e a década atual representam a superioridade do Internacional. Já anos 80 e 90 foram do Grêmio

Anos 70:

Internacional

- 3 vezes campeão Brasileiro (75, 76 e 79 invicto)

- 7 vezes campeão Gaúcho (70, 71, 72, 74, 75, 76 e 78)

- Campeão da Copa Porto Alegre* (72)

*(era basicamente era o principal duelo entre Grêmio e Inter)

Sem contar o timão que era base de quase toda a seleção brasileira...

Grêmio

- 2 vezes campeão Gaúcho (77 e 79)

- Campeão da Copa Porto Alegre (71)

Anos 80:

Grêmio

- Campeão do Mundo (83)

- Campeão da Libertadores (83)

- Vice-campeão Libertadores (84)

- Campeão Brasileiro (81)

- Campeão da Copa do Brasil (89)

- 6 vezes campeão Gaúcho (80, 85, 86, 87, 88 e 89)

Internacional

- Vice-campeão Libertadores (81)

- 4 vezes campeão gaúcho (81, 82, 83, 84)

Anos 90:

Grêmio

- Campeão da Libertadores (95)

- Vice-campeão Mundial (95)

- Campeão Brasileiro (96)

- 2 vezes campeão da Copa do Brasil (94 e 97)

- 5 vezes campeão Gaúcho (90, 93, 95, 96 e 99)

Internacional

- Campeão Copa do Brasil (92)

- 4 vezes campeão Gaúcho (91, 92, 94 e 97)

Anos 00:

Internacional

- Campeão Mundial (06)

- Campeão Libertadores (06)

- 4 vezes campeão Gaúcho (02, 03, 04 e 05)

Grêmio

- Campeão Copa do Brasil (01)

- Vice-campeão Libertadores (07)

- 2 vezes campeão gaúcho (06 e 07)

--------------------------------------------------------

Essa superioridade nos anos 80 e 90 mostram de certa forma porque atualmente a torcida do Grêmio é maior e mais jovem. O Internacional tem muito mais torcedores de idade do que o Grêmio, justamente pq na sua época o Inter conquistava mais títulos.

Isso funciona da seguinte maneira, o Internacional agora de momento tem atraído muito mais torcedores com os títulos internacionais, percebo isso no meu colégio, onde várias patricinhas por exemplo passaram a vestir a camisa do clube depois do mundial.

-------------------------------------------------------

Quanto aos estádios o Beira-Rio pode ter melhor estrutura que o Olímpico, mas eu acho o Olímpico muito melhor para ver o jogo, o Beira-Rio depois da reforma vai ficar legal, e o Grêmio vai ter sua arena.

Conclusão: Eu acho que nem um nem outro é maior, o Grêmio tem mais torcida, só isso. De resto os dois são iguais... E atualmente eu não acho o Inter tão superior ao Grêmio, pode ter mais time, dinheiro, plantel... Mas os últimos gre-nais perdeu todos ^^

Postado
Atualmente o Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol, é o terceiro melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol, que congrega os times sul-americanos. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense possui a maior torcida de futebol no Rio Grande do Sul, segundo a pesquisa Top of Mind realizada anualmente no Estado, possui a sexta maior torcida do Brasil e a maior torcida da região sul do país, segundo pesquisa realizada pelo instituto DataFolha[4] em Agosto de 2007. Foi no Grêmio onde se formou para o futebol Ronaldinho Gaúcho, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, jogando pelo Barcelona, seu atual clube.

O Grêmio Nisso é melhor q o Inter?!

O Inter Revelou o Pato, só q por enquanto ele ainda naum foi eleito o melhor, mais naum demora e ele será o melhor!!

Postado

Pato é um peladeiro inventado pela imprensa... la no milan perde gol feito e faz uns que até a minha bisavó faria

Postado
Até 2005 o Grêmio, mesmo na segunda divisão, históricamente era amplamente superior ao Inter em todos os aspectos.

Depois da conquista da Libertadores e do Mundial e da gestão brilhante do Fernando Carvalho os dois clubes ficaram do mesmo escalão.

Históricamente acho que há um empate técnico, pegando a partir de 1970 quando o futebol começou a ser disputado de verdade, temos o seguinte:

A década de 70 e a década atual representam a superioridade do Internacional. Já anos 80 e 90 foram do Grêmio

Anos 70:

Internacional

- 3 vezes campeão Brasileiro (75, 76 e 79 invicto)

- 7 vezes campeão Gaúcho (70, 71, 72, 74, 75, 76 e 78)

- Campeão da Copa Porto Alegre* (72)

*(era basicamente era o principal duelo entre Grêmio e Inter)

Sem contar o timão que era base de quase toda a seleção brasileira...

Grêmio

- 2 vezes campeão Gaúcho (77 e 79)

- Campeão da Copa Porto Alegre (71)

Anos 80:

Grêmio

- Campeão do Mundo (83)

- Campeão da Libertadores (83)

- Vice-campeão Libertadores (84)

- Campeão Brasileiro (81)

- Campeão da Copa do Brasil (89)

- 6 vezes campeão Gaúcho (80, 85, 86, 87, 88 e 89)

Internacional

- Vice-campeão Libertadores (81)

- 4 vezes campeão gaúcho (81, 82, 83, 84)

Anos 90:

Grêmio

- Campeão da Libertadores (95)

- Vice-campeão Mundial (95)

- Campeão Brasileiro (96)

- 2 vezes campeão da Copa do Brasil (94 e 97)

- 5 vezes campeão Gaúcho (90, 93, 95, 96 e 99)

Internacional

- Campeão Copa do Brasil (92)

- 4 vezes campeão Gaúcho (91, 92, 94 e 97)

Anos 00:

Internacional

- Campeão Mundial (06)

- Campeão Libertadores (06)

- 4 vezes campeão Gaúcho (02, 03, 04 e 05)

Grêmio

- Vice-campeão Libertadores (07)

- 2 vezes campeão gaúcho (06 e 07)

--------------------------------------------------------

Essa superioridade nos anos 80 e 90 mostram de certa forma porque atualmente a torcida do Grêmio é maior e mais jovem. O Internacional tem muito mais torcedores de idade do que o Grêmio, justamente pq na sua época o Inter conquistava mais títulos.

Isso funciona da seguinte maneira, o Internacional agora de momento tem atraído muito mais torcedores com os títulos internacionais, percebo isso no meu colégio, onde várias patricinhas por exemplo passaram a vestir a camisa do clube depois do mundial.

Quanto aos estádios o Beira-Rio pode ter melhor estrutura que o Olímpico, mas eu acho o Olímpico muito melhor para ver o jogo, o Beira-Rio depois da reforma vai ficar legal, e o Grêmio vai ter sua arena.

Conclusão: Eu acho que nem um nem outro é maior, o Grêmio tem mais torcida, só isso. De resto os dois são iguais... E atualmente eu não acho o Inter tão superior ao Grêmio, pode ter mais time, dinheiro, plantel... Mas os últimos gre-nais perdeu todos ^^

kagiva, tu esqueceu do título da Copa do Brasil de 2001 contra o corinthians...

Grêmio é muito mais que inter...

inter cagão!

Postado

Só sei que o Grêmio tem mais torcida e nos últimos Jogos Grenais ganhou todos,e como o Kagiva falou,não acho tanta diferença do Time do Grêmio para o do Inter,pois até agora nós não perdemos nenhuma,e o Inter já conseguiu perder pro Juventude.

Postado

Eu creio, que no Brasil, não exista rivalidade maior entre dois times como a nossa...vai além de todos os limites imagináveis. Ou se é gremista ou se é colorado. Só no interior mesmo é que os demais times têm alguma torcida. Exemplos: Caxias do Sul, onde a cidade é dividida entre Caxias e Juventude, e Pelotas, onde o Brasil, Ypiranga e Pelotas dividem a torcida, onde se é "anti-grenal".

Postado

Os dois grandes clubes gaúchos são absolutamente do mesmo tamanho. Questão de mais títulos, rebaixamento e maior torcida é esporádico, o futebol é dinâmico e as coisas mudam muito rapidamente. O futebol vive de fases, uma hora um clube está melhor, outra hora o outro.

Os gaúchos podem se orgulhar dos seus dois grandes clubes, que estão entre os maiores do mundo. E tanto um quanto outro terão grande futuro pela frente, pois ambos investem com muita força nas categorias de base e estrutura, o Grêmio terá um estádio novo e o Internacional irá reformar o seu.

Uma pena é a rivalidade cega, um odeia o outro, sempre querendo se comparar com o outro, o meu tem mais títulos, etc. Dizem que isso é saudável, mas eu não gosto, prefiria que se respeitassem um ao outro.

Postado
  • Autor
Eu creio, que no Brasil, não exista rivalidade maior entre dois times como a nossa...vai além de todos os limites imagináveis. Ou se é gremista ou se é colorado.

e no fim do ano passado qdo vcs se uniram contra o rebaixamento do Corinthians? :P

Postado

Eu falo no âmbito social: no trabalho, na escola, nas ruas, no bar, na família...sempre há uma certa cisão por causa do time.

Postado
e no fim do ano passado qdo vcs se uniram contra o rebaixamento do Corinthians? :P

Ah, mas por uma causa nobre como essa vale tudo. :)

Postado
Eu creio, que no Brasil, não exista rivalidade maior entre dois times como a nossa...vai além de todos os limites imagináveis. Ou se é gremista ou se é colorado.

Foi uma Otima União!!!

Somos Gratos aos Dois!!

Postado
Eu falo no âmbito social: no trabalho, na escola, nas ruas, no bar, na família...sempre há uma certa cisão por causa do time.

com certeza!

Postado
Uma pena é a rivalidade cega, um odeia o outro, sempre querendo se comparar com o outro, o meu tem mais títulos, etc. Dizem que isso é saudável, mas eu não gosto, prefiria que se respeitassem um ao outro.

Eu acharia muito legal se duas torcidas pudessem entrar pelo mesmo portão e sentar espalhadas no estádio... Mas isto é muito surreal...

Ah, mas por uma causa nobre como essa vale tudo. :)

Concordo plenamente, era Grêmio, Inter e todo o Brasil unido contra o Corinthians uahuahuauh!

Postado
  • Autor

agora vai aparecer um corintiano aqui se orgulhando de ser odiado, como se fosse inveja de algo... :P

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    A última partida entre Benfica e Casa Pia terminou empatado em 2 x 2, porém, esse fato me chamou a atenção (2:57): https://www.youtube.com/watch?v=p9t1gfFcak4
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    E aparentemente também teria sido o mesmo quem decidiu tirá-lo:
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: MS - Terça-feira, 18 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Silêncio no estúdio! / Goteiras (1974) OBS: Episódio exibido incompleto. 11:17 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Terça-feira, 18 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Doutor Chapatin / O bolo que deu bolo (1977) 11:23 - Onde estão os passarinhos? (1977) OBS: Episódio exibido incompleto. 11:37 - Doutor Chapatin e o contrabando / Com essas pulgas não se brinca de pula-pula! (1978) 11:59 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV SIM ( ES) - Terça-feira, 18 de novembro de 2025 13:25 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:25 - A troca de radiografias / O fotógrafo (1976) 13:47 - História de bruxas (1976) OBS: Episódio exibido incompleto. Créditos: netosouza do Fórum Chaves.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Potes da Copa do Mundo 2026 : No pote 2, o Brasil poderia enfrentar : Áustria ou Japão ou Marrocos ou Irã ou Croácia ou Senegal ou Austrália ou Suíça ou Coreia do Sul. No pote 3, o Brasil poderia enfrentar : Panamá ou Arábia Saudita ou Noruega ou Argélia ou Qatar ou Escócia ou Tunísia ou Uzbequistão ou Costa do Marfim ou África do Sul ou Egito. No pote 4, o Brasil poderia enfrentar : Haiti ou Cabo Verde ou Jordânia ou Curação ou Gana ou seleção da Europa ou seleção da repescagem . -------- Não vou ficar em cima do muro, não quero mais do mesmo (adversários de Copas recentes e quero revanches). Por mim, ficaria : . Pote 2 : Áustria ou Japão ou Marrocos ou Irã. . Pote 3 : Panamá ou Arábia Saudita ou Noruega ou Qatar ou Tunísia ou Uzbequistão. . Pote 4 : Haiti ou Cabo Verde ou Jordânia ou Curação.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Salvador ele não é, mas foi o Rinaldi que teve a ideia inclusive de colocar Chapolin no horário noturno. Enquanto isso, o Lissoni dizia que as séries CH eram queima filme. É torcer para as séries CH continuarem no ar, que a Daniela exerça sua liderança ali e não dê bola para a gentalha (diretores e pessoas poderosas do SBT que não gostam de CH).

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.