Ir para conteúdo

Probleminha de saúde...

Featured Replies

Postado

Pois é, em 2008 descobri que tinha diabetes. Os sintomas apareceram no fim de 2007 (em peleno vestibular). Em janeiro fiz um exame de sangue, que comprovou: hiperglicemia. Consultei-me com endocrinologista, que me deu a notícia: minha diabetes era do tipo 1, a Mellitus, também conhecida por Diabetes Juvenil. Ainda estou em tratamento; graças à insulina e à dieta quase zero em açúcar, estou diminuindo meus índices de glicose no sangue. Às vezes preciso comer algum doce, os índices abaixam demais, gerando hipoglicemia.

Estou melhorando, mas como é do tipo 1, não tão cedo voltarei a me empanturrar de doces e outras guloseimas açucaradas.

Digo que tenho sorte, já que ser diabético agora é bem mais fácil que há um tempo. Hoje se investe mais em produtos Diet (sem açúcar, não confundir com "light = menos gordura", os produtos Diet são para diabéticos, os light são para hipertensos, obesos etc.), há chocolates, ovos de páscoa, até doce de leite sem açúcar.

Associações e organizações como a ADJ (uma ONG, Associação do Diabetes Juvenil) ajudam muito na recuperação. Palestras, apoio nutricional, até um bazar cheio de guloseimas desaçucaradas está disponível aos freqüentadores.

Abaixo, uma explicação sobre o que é Diabetes Mellitus (ou Juvenil):

O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tireóide.

A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.) Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.

A maioria das pessoas com DM1 desenvolve grandes quantidades de auto-anticorpos, que circulam na corrente sanguínea algum tempo antes da doença ser diagnosticada. Os anticorpos são proteínas geradas no organismo para destruir germes ou vírus. Auto-anticorpos são anticorpos com “mau comportamento”, ou seja, eles atacam os próprios tecidos do corpo de uma pessoa. Nos casos de DM1, os auto-anticorpos podem atacar as células que a produzem.

Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o DM1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. Mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Pode ser algo próprio do organismo, ou uma causa externa, como por exemplo, uma perda emocional. Ou também alguma agressão por determinados tipos de vírus como o cocsaquie. Outro dado é que, no geral, é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.

Sintomas:

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:

• Vontade de urinar diversas vezes;

• Fome freqüente;

• Sede constante;

• Perda de peso;

• Fraqueza;

• Fadiga;

• Nervosismo;

• Mudanças de humor;

• Náusea;

• Vômito

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Postado

Tenho certeza que você vai superar e dominar esse mal ;)

Postado

Eu tbm tenho certeza que vc vai melhorar, boa sorte e melhoras

Postado

Tenho certeza que você vai se superar,eu e a minha mãe também tava com a Glicose altíssima ano passado,tenho que diminuir senão eu também fico com Diabetes.

Postado

Força pra você, espero que consiga controlar a doença e ter uma vida normal o máximo possível ;)

Postado

Que bom que pelo menos,como vc disse, hje em dia esta mais facil controlar isso!

Espero que voce tenha uma vida normal e se recupere o mais rapido possivel

E verdade que um dos sintomas eh a fadiga? :P

Postado

Caramba, só de ler isso me dá frio na barriga :mellow:

Estou torcendo por você, pega com Deus que tudo vai dar certo. É uma pena que a diabete ainda não tem cura :(

Postado

Melhoras pra vc! Como todo mundo ai em cima, tb torço pelo seu bem estar ;)

Eu fiz minha monografia sobre plantas medicinais e me parece que tem algumas espécies que ajudam a controlar a diabete ou os incomodos dela.. Vou dar uma olhada e te falo, se te interessar.. esteja a vontade!

:joinha:

Postado

Quase todos da familia do meu pai tem diabetes (inclusive ele) as chances de eu ter são muito grandes,acho que quando se enfrenta algo de frente e se tem foça de vontade a gente pode conseguir tudo,acho que se eu tiver diabetes ou outra doença um dia o que eu sempre tentarei ter é animo e froça de vontade que são aquilo que movem o mundo.

Que voce aprenda com esse novo estagio da sua vida e tenha certeza q ele so lhe fara crescer.

Postado
  • Autor

Agradeço a força de todos!!

Zenon, pra você ver se tem ou se é predisposto, o melhor a fazer é um exame de sangue, além de ver se está com um dos sintomas característicos. Como sua família tem, é bom desde já maneirar nos doces e no açúcar. Meu caso é esquisito, minha família nunca teve diabetes!

Vlw por todos!!

Postado

Tem todo meu apoio!

Pq eu tmb estou com o açúcar altíssimo, ácido úrico tmb altíssimo e estou com 1/3 do rim direito sem funcionar.

Então, sei mais ou menos como se sente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Estava muito bom pra ser verdade...
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Brasília - Sexta-feira, 02 de janeiro de 2026 13:14 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:14 - Buffalo Bill (1976) 13:36 - Vinheta: Chapolin (2024) estamos apresentando 13:36 - Vinheta: Chapolin (2024) voltamos a apresentar 13:36 - Cyrano de Bergerac (1978) 13:58 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Sexta-feira, 02 de janeiro de 2026 13:38 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:38 - O boxeador ferido / O extrato de energia vital (1977) 13:58 - Encerramento: Chapolin (2024)
  3. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Tem um trecho de uma gravação um pouco antiga(tipo do ano passado) com que é corte do SBT MS?
  4. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    E com os mesmíssimos episódios com o final cortado
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Não há nenhuma forma disponível de acompanhar as exibições da série na afiliada, mas se sabe que ela continua transmitindo regularmente.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.