Ir para conteúdo

ITAIPU [Brasil terá que pagar muito mais por energia elétrica]

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
CAROLINA JULIANO - UOL

6aq3d4p.gif

. A relação com o Brasil e a revisão dos contratos de Itaipu foi citada pelo novo presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

fernando_lugo-43c9935afd.jpg

Os paraguaios reclamam do preço que o Brasil paga pela energia elétrica que eles têm direito em Itaipu, mas que, por não ser necessária para o abastecimento do país, não utilizam e vendem ao Brasil.

A relevância que Fernando Lugo têm dado à questão de Itaipu preocupa Brasília, que teme um aumento do preço da energia elétrica que compra do Paraguai. O Brasil começou a ficar atento a esta questão depois que Fernando Lugo declarou que vai "exigir o aumento do preço da energia que o Paraguai vende ao Brasil".

Fernando Lugo sustenta que o montante de US$ 300 milhões que o Brasil paga ao Paraguai anualmente é "irrisório" e tem declarado que o "justo" seria pagar entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões, de acordo com o preço de mercado da energia. "Quando não existe um preço justo entre um país mais poderoso e outro mais fraco, predomina o conflito", disse.

Conhecendo o presidente Lula como eu conheço (só lembrar do que aconteceu na Bolívia de Evo Morales) , o valor a ser pago aos paraguaios quadruplicará e quem vai pagar a conta, somos nós, consumidores, com aumento ainda maior da carga de juros, sem contar os aumentos na conta de luz e nos impostos. O Paraguai está certo em lutar por seus direitos e quem vai pagar o pato é o consumidor brasileiro.
Postado

Nós que financiamos a construção da usina, agora eles querem cobrar mais, cada um aproveita do vizinho "rico" como pode...

Eles têm direito a 50% da energia, mas só usam 4%. Que se industrializem pra não ter que vender o grande excedente!

Postado

Eu temia a vitória do Fernando Lugo. Agora, eu temo pelo que o Lula fará. Depois de abrir as pernas pro Evil Morales e pro Chávez, não será surpresa se ele vai nos deixar sem luz, em favor dos paraguaios.

Postado

Diplomacia é para os fracos. Pelo jeito, o Lula vai ceder essa também... :closedeyes:

Não discordo do Lugo, assim como o Evo, ele tem que lutar pelos direitos do país dele.

;)

Postado

Eu não consigo ser contra o imperialismo dos EUA no mundo e ao mesmo ser a favor do brasileiro sobre parte da América do Sul. Os governos da Bolívia e Paraguai estão fazendo aquilo que todos deviam fazer: ter peito para combater relações econômicas desiguais.

No começo achava que o Lula seria assim, mas o máximo que ele faz é soltar piadinhas para o Bush. Como essa última, em que ele disse que ligou pro Bush pedindo aos EUA que resolvam a crise econômica por lá, para não prejudicar "nosso" "crescimento".

Postado

Eu achei um erro flexibilizar com a Bolívia, mas eu duvido que o governo venha a ceder com o Paraguai, até pq o Tratado de Itaipu é longo, e o Paraguai sabe que se for a um organismo internacional, vai perder. É direito dos paraguaios querer vender seus produtos mais caros, e direito do Brasil de se apegar ao Tratado. Eu acho mais favorável para ambos esperar extinguir o prazo do Tratado de Itaipu, e depois negociarem.

O Paraguai não tem força política e econômica para quebrar o Tratado, por isso nem estou preocupado. Até pq a Argentina vai botar pé firme tbm, e a Cristina já disse isso. E o próprio Lula.

A Miriam Leitão explicou muito a situação e suas possibilidades de andamento. O Brasil capitalizou sua parte e a do Paraguai, e a obra foi feita com empréstimos. Contudo, logo depois veio a crise do petróleo e os juros aumentaram exponencialmente, logo a obra duplicou de preço. A empresa que administra Itaipu vem conseguindo pagar o empréstimo, que será quitado apenas em 2023. A energia é dividida por dois, metade para cada. Mas o Paraguai não tem potencial para utilizar toda sua remessa, e revende o excedente para o Brasil por um preço que é justo. O problema é que eles querem vender por mais, mas graças a Netuno que o próprio Tratado de Itaipu tem previsto algumas datas para reuniões bilaterais, onde são debatidos esses problemas.

Não sejam apressados, viu? O Brasil tem a seu favor o Tratado. O caso da Bolívia era outro. Na Bolívia, era um assunto da Petrobras com a Bolívia. No Tratado de Itaipu o negócio é entre dois Estados, muito diferente. E a própria Bolívia não está conseguindo administrar os blocos de extração, e vem pedindo ajuda à Petrobras....

Postado

A impressão que dá é que o Paraguai quer perder mais uma.... :militar:

Postado

I la vai essa briga de Energia Elétrica e o Governo Aumentar e a gente ter que pagar absurdos na Energia.

Postado

fodeu!

os subsidios vão subir uns 300%

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Martes 25 de noviembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 220 (1978): El sastrecillo valiente pt.1 El Chavo Episodio 38 (1974): Sonámbulos pt.2 Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 134 (1976): La bella durmiente era un señor muy feo pt.2 El Chavo Episodio 189 (1978): Los yeseros pt.2 La coincidencia de hoy: Todos los episodios son partes de sagas y 3 de los 4 son una segunda parte
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Tomara que a HBO convide Carlos Seidl ou Marco Moreira para dublar o Ramon Valdés nessa série.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    O ator Creo Kellab foi expulso do reality show "A Fazenda 17", por agredir o participante Fabiano Moraes.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.