Ir para conteúdo

ITAIPU [Brasil terá que pagar muito mais por energia elétrica]

E.R

Recommended Posts

Postado
NOTÍCIAS
CAROLINA JULIANO - UOL

6aq3d4p.gif

. A relação com o Brasil e a revisão dos contratos de Itaipu foi citada pelo novo presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

fernando_lugo-43c9935afd.jpg

Os paraguaios reclamam do preço que o Brasil paga pela energia elétrica que eles têm direito em Itaipu, mas que, por não ser necessária para o abastecimento do país, não utilizam e vendem ao Brasil.

A relevância que Fernando Lugo têm dado à questão de Itaipu preocupa Brasília, que teme um aumento do preço da energia elétrica que compra do Paraguai. O Brasil começou a ficar atento a esta questão depois que Fernando Lugo declarou que vai "exigir o aumento do preço da energia que o Paraguai vende ao Brasil".

Fernando Lugo sustenta que o montante de US$ 300 milhões que o Brasil paga ao Paraguai anualmente é "irrisório" e tem declarado que o "justo" seria pagar entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões, de acordo com o preço de mercado da energia. "Quando não existe um preço justo entre um país mais poderoso e outro mais fraco, predomina o conflito", disse.

Conhecendo o presidente Lula como eu conheço (só lembrar do que aconteceu na Bolívia de Evo Morales) , o valor a ser pago aos paraguaios quadruplicará e quem vai pagar a conta, somos nós, consumidores, com aumento ainda maior da carga de juros, sem contar os aumentos na conta de luz e nos impostos. O Paraguai está certo em lutar por seus direitos e quem vai pagar o pato é o consumidor brasileiro.
Postado

Nós que financiamos a construção da usina, agora eles querem cobrar mais, cada um aproveita do vizinho "rico" como pode...

Eles têm direito a 50% da energia, mas só usam 4%. Que se industrializem pra não ter que vender o grande excedente!

Postado

Eu temia a vitória do Fernando Lugo. Agora, eu temo pelo que o Lula fará. Depois de abrir as pernas pro Evil Morales e pro Chávez, não será surpresa se ele vai nos deixar sem luz, em favor dos paraguaios.

Postado

Diplomacia é para os fracos. Pelo jeito, o Lula vai ceder essa também... :closedeyes:

Não discordo do Lugo, assim como o Evo, ele tem que lutar pelos direitos do país dele.

;)

Reverendo Majo Jojo
Postado

Eu não consigo ser contra o imperialismo dos EUA no mundo e ao mesmo ser a favor do brasileiro sobre parte da América do Sul. Os governos da Bolívia e Paraguai estão fazendo aquilo que todos deviam fazer: ter peito para combater relações econômicas desiguais.

No começo achava que o Lula seria assim, mas o máximo que ele faz é soltar piadinhas para o Bush. Como essa última, em que ele disse que ligou pro Bush pedindo aos EUA que resolvam a crise econômica por lá, para não prejudicar "nosso" "crescimento".

Postado

Eu achei um erro flexibilizar com a Bolívia, mas eu duvido que o governo venha a ceder com o Paraguai, até pq o Tratado de Itaipu é longo, e o Paraguai sabe que se for a um organismo internacional, vai perder. É direito dos paraguaios querer vender seus produtos mais caros, e direito do Brasil de se apegar ao Tratado. Eu acho mais favorável para ambos esperar extinguir o prazo do Tratado de Itaipu, e depois negociarem.

O Paraguai não tem força política e econômica para quebrar o Tratado, por isso nem estou preocupado. Até pq a Argentina vai botar pé firme tbm, e a Cristina já disse isso. E o próprio Lula.

A Miriam Leitão explicou muito a situação e suas possibilidades de andamento. O Brasil capitalizou sua parte e a do Paraguai, e a obra foi feita com empréstimos. Contudo, logo depois veio a crise do petróleo e os juros aumentaram exponencialmente, logo a obra duplicou de preço. A empresa que administra Itaipu vem conseguindo pagar o empréstimo, que será quitado apenas em 2023. A energia é dividida por dois, metade para cada. Mas o Paraguai não tem potencial para utilizar toda sua remessa, e revende o excedente para o Brasil por um preço que é justo. O problema é que eles querem vender por mais, mas graças a Netuno que o próprio Tratado de Itaipu tem previsto algumas datas para reuniões bilaterais, onde são debatidos esses problemas.

Não sejam apressados, viu? O Brasil tem a seu favor o Tratado. O caso da Bolívia era outro. Na Bolívia, era um assunto da Petrobras com a Bolívia. No Tratado de Itaipu o negócio é entre dois Estados, muito diferente. E a própria Bolívia não está conseguindo administrar os blocos de extração, e vem pedindo ajuda à Petrobras....

Postado

A impressão que dá é que o Paraguai quer perder mais uma.... :militar:

Postado

I la vai essa briga de Energia Elétrica e o Governo Aumentar e a gente ter que pagar absurdos na Energia.

Postado

fodeu!

os subsidios vão subir uns 300%

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Lucas Fernando
      28

Lista de episódios de Chaves e Chapolin registrados pelo SBT

2. E.R
      58

Campeonato Brasileiro 2025 - Série A

3. Medeiros CH
      35

Sbt volta com exibições regionais de Chapolin a partir de 26/05/2025 ás 11h00

4. Marcelo J.
      35

5. Cleberson
      35

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...