Ir para conteúdo

Reforma ortográfica na língua portuguesa

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
Novas letras – há a incorporação do "k", do "w" e do "y" ao alfabeto. O número de letras passa de 23 para 26.

Trema – deixa de existir. A grafia passa a ser: linguiça e frequente.

Acentos diferenciais – serão suprimidos acentos como o de “pára”, do verbo parar.

Acentos agudos de ditongos – somem os acentos de palavras como “idéia”, que vira “ideia”.

Acento circunflexo – somem os acentos de “vôo” ou de “crêem”.

Hífen – palavras começadas por “r” ou “s” não levarão mais hífen, como em anti-semita (ficará “antissemita”) ou em contra-regra (ficará contrarregra).

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,...RTOGRAFICA.html

escrever "ideia" ou "heroico", sem acento, vai ser mto estranho... eu tb gostava do hífen...

o q vcs acham?
Postado

Pô... Agora, que eu sei que PÁRA com acento é do verbo PARAR, vão tirar...? :boxe2:

Postado

Pois é, tem algumas palavras como :

. idéia

. heróico

. vôo

Palavras essas que vão ser difíceis de se acostumar a escrever de outra maneira. ;)

Postado

Quem diria, o Lula sancionando reforma ortográfica (!!!). Só faltou acabar com o plural.

Postado

Não vou me adaptar, continuarei escrevendo da forma antiga

Postado

Acho inútil uma coisa dessas, não acho interessante padronizar a língua, cada uma é fruto dos costumes e da cultura de cada povo. Aposto que ingleses e americanos não concordariam, nem os portugueses gostaram muito.

Vou continuar escrevendo como escrevo e acho que isso não se desenvolve não.

Postado

Essa reforma ortográfica, na mina opinião, só vai complicar nossa forma de escrever.

Quando começar a valer, porém teremos que nos acostumar com a nova forma escrita de certas palavras e é provavel que no futuro consideraremos essa nova forma melhor que a atual.

Postado

Também acho errado fazer essa reforma na ortográfia.

Tem palavras que você acostuma a escrever com acento ou hífen, e agora tudo vai mudar. Vai ficar muito estranho mesmo!

Postado
só no brasil mesmo hehe.

Mas pelo o que eu vi ontem, no Jornal Nacional, é em todos os países em que se fala português.

--

Resumindo...

Uma reforma mais que desnecessária.

Postado
  • Autor

eu acho bom... o caso é q vcs gostam de reclamar de tudo... :P

já usamos as letras "k", "w" e "y"... tá mais do q certo elas fazerem parte do nosso alfabeto...

acentos agudos de ditongos são completamente inúteis... vc continua falando "heroico" do mesmo jeito... não é nem "héroico" e nem "heroicô"...

em Portugal as mudanças serão maiores... vejam:

NOTÍCIAS
Os estudos lingüísticos que basearam o acordo indicam que os portugueses terão mais modificações do que os brasileiros. O dicionário português terá de trocar 1,42% das palavras, enquanto no Brasil apenas 0,43% sofrerão mudanças.

Para os portugueses, caem as letras não pronunciadas, como o "c" em acto, direcção e selecção, e o "p" em excepto. A nova norma acaba com o acento no "a" que diferencia o pretérito perfeito do presente (em Portugal, escreve-se passámos, no passado, e passamos, no presente). Algumas diferenças vão continuar. Em Portugal, polémica e génesis manterão o acento agudo --o Brasil continuará escrevendo com o circunflexo.

Os portugueses manterão o "c" em facto --fato em Portugal é roupa-- e vão tirar o "p" que no país não é pronunciado na palavra recepção.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educaca...05u402774.shtml

essa reforma será mto boa para a cultura e para o comércio:

NOTÍCIAS
Veja trechos da entrevista com o professor Domíco Proença, escritor e titular da cadeira 28 da ABL:

Quais são as vantagens da mudança da ortografia?

Eu vejo vantagens em vários espaços. No espaço cultural porque possibilita um intercâmbio maior e muito conhecimento nos oito países que têm a língua como idioma oficial.

Por outro lado, no âmbito comercial, há uma agilização do mercado livereiro e de periódicos. O que vai ampliar em muito o público leitor e facilitar o conhecimento da literatura, artes e ciências através de uma grafia comum que todos conhecem e com redução de custo.

Além disso, entre as vantagens, a alfabetização fica também facilitada e então há uma vantagem pedagógica. E uma vantagem lingüística que a possibilidade dos oito países chegarem a um acordo sobre uma política do idioma comum a todos.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,...M+PORTUGAL.html

se vcs pegarem livros antigos para ler, verão q há mtas palavras q já mudaram... e hoje ninguém critica, pelo contrário, mta regra absoleta deixou de existir...

mudanças para melhor! :D

Postado

eu acho bom... o caso é q vcs gostam de reclamar de tudo... :P

já usamos as letras "k", "w" e "y"... tá mais do q certo elas fazerem parte do nosso alfabeto...

acentos agudos de ditongos são completamente inúteis... vc continua falando "heroico" do mesmo jeito... não é nem "héroico" e nem "heroicô"...

em Portugal as mudanças serão maiores... vejam:

NOTÍCIAS
Os estudos lingüísticos que basearam o acordo indicam que os portugueses terão mais modificações do que os brasileiros. O dicionário português terá de trocar 1,42% das palavras, enquanto no Brasil apenas 0,43% sofrerão mudanças.

Para os portugueses, caem as letras não pronunciadas, como o "c" em acto, direcção e selecção, e o "p" em excepto. A nova norma acaba com o acento no "a" que diferencia o pretérito perfeito do presente (em Portugal, escreve-se passámos, no passado, e passamos, no presente). Algumas diferenças vão continuar. Em Portugal, polémica e génesis manterão o acento agudo --o Brasil continuará escrevendo com o circunflexo.

Os portugueses manterão o "c" em facto --fato em Portugal é roupa-- e vão tirar o "p" que no país não é pronunciado na palavra recepção.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educaca...05u402774.shtml

essa reforma será mto boa para a cultura e para o comércio:

NOTÍCIAS
Veja trechos da entrevista com o professor Domíco Proença, escritor e titular da cadeira 28 da ABL:

Quais são as vantagens da mudança da ortografia?

Eu vejo vantagens em vários espaços. No espaço cultural porque possibilita um intercâmbio maior e muito conhecimento nos oito países que têm a língua como idioma oficial.

Por outro lado, no âmbito comercial, há uma agilização do mercado livereiro e de periódicos. O que vai ampliar em muito o público leitor e facilitar o conhecimento da literatura, artes e ciências através de uma grafia comum que todos conhecem e com redução de custo.

Além disso, entre as vantagens, a alfabetização fica também facilitada e então há uma vantagem pedagógica. E uma vantagem lingüística que a possibilidade dos oito países chegarem a um acordo sobre uma política do idioma comum a todos.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,...M+PORTUGAL.html

se vcs pegarem livros antigos para ler, verão q há mtas palavras q já mudaram... e hoje ninguém critica, pelo contrário, mta regra absoleta deixou de existir...

mudanças para melhor! :D

Com esta ultima parte eu concordo. Abaixo, um texto escrito antes da 1ª reforma ortográfica, onde é explicado as mudanças que viriam a ocorrer com esta e uma introdução, para ser comparado com a forma escrita hoje, com a qual estamos acostumados.

HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO

Pesquisa e edição: DIRCEU CHIRIVINO | chirivino@correiodopovo.com.br

No dia 6 de julho de 1908 não houve edição do Correio do Povo. Na época, o jornal não circulava às segundas-feiras

LÍNGUA PORTUGUESA

O primeiro projeto de reforma ortográfica no Brasil (texto abaixo) foi elaborado em 1907, sob a liderança de Medeiros e Albuquerque e proposto pela Academia Brasileira de Letras, presidida por Machado de Assis. Essa reforma acabou por se consolidar em 1912.

Um ano antes, Portugal editava a sua revisão. Em 1931, foi celebrado entre Brasil e Portugal o primeiro acordo para a unificação da ortografia. Seguiram-se os acordos de 1943 e de 1971 e o protocolo de intenções para o Acordo Ortográfico de 1986. Neste ano de 2008, uma nova reforma deverá ser publicada. A língua portuguesa é falada por cerca de 215 milhões de pessoas no Brasil, em Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e em cerca de 18 outros países.

seculoimagens1bl0.jpg

Correio do Povo, 3 de setembro de 1907

Fonte: Jornal Correio do Povo de 06/07/2008

Postado

E não pode ser "herôico"? :rolleyes:

Para mim o acento nesses casos servia justamente para distinguir se o som é de "ó" ou de "ô". Confesso que a palavra sem o acento me soa como "herôico".

Uma pena também que tirem o trema. Também era ótimo para distinguir o u mudo do u com som.

Postado
  • Autor
E não pode ser "herôico"? :rolleyes:

Para mim o acento nesses casos servia justamente para distinguir se o som é de "ó" ou de "ô". Confesso que a palavra sem o acento me soa como "herôico".

mas aí todas as palavras teriam q ter acento... "reforma" deveria ser escrita como "refórma" para não confundir com "refôrma"?

"São Paulo" tb não tem leva acento agudo... nem por isso vc diz "São Pâulo"... :P

Uma pena também que tirem o trema. Também era ótimo para distinguir o u mudo do u com som.

sim, esse era útil...

Postado

ainda bem que o colégio obrigou a gente de estudar isso no início do ano

• 1 mês depois...
Postado

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL854481-9654,00-CONCURSOS+DEVEM+COBRAR+NOVAS+REGRAS+ORTOGRAFICAS+A+PARTIR+DE.html

Caramba ! Os concursos públicos já vão cobrar que as pessoas escrevam de acordo com essas novas regras ortográficas. :o Aqui no Brasil, algumas coisas acontecem muito rápido.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Audiências consolidadas de domingo, 02/11/2025: Clube do Chaves - 3.3 A reestreia do Clube do Chaves marcou 3.3 de média com pico de 4.5, e foi a sétima maior audiência do dia no SBT, atrás do Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel (7.9), Roda a Roda (7.3), Domingo Legal II (7.1), Domingo Legal III (6.7), Domingo Legal (6.5) e Tele Sena (4.2).
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Nova Mutum (MT) - Segunda-feira, 03 de novembro de 2025 11:04 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:04 - No escurinho do parque... / O mau das fotografias é que saem tremidas! (1977) OBS 1: 2mins e 13segs finais do episódio não exibidos. OBS 2: Episódio terminado abruptamente e sem vinheta de encerramento às 11h22. 11:26 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:26 - A mansão dos duendes (1975) 11:46 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Sinop (MT) - Segunda-feira, 03 de novembro de 2025 11:04 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:05 - A herança (1977) 11:28 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Segunda-feira, 03 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Pedintes em família (1975) 11:20 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: MS - Segunda-feira, 03 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - ? (197?) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Alterosa ( MG) - Segunda-feira, 03 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Os loucos mais perigosos estão fora do manicômio (1978) 11:19 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Segunda-feira, 03 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - ? (197?)
  3. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Domingo 2 de noviembre: Teleamazonas Nacional (incluído Guayaquil) Chapulín Colorado Episodio 199 (1978): Aristócratas vemos, rateros no sabemos Episodio 200 (1978): Don Chapulín de La Mancha El Chavo Episodio 175 (1977): Los dibujos de los niños Episodio 176 (1977): El platillo volador
  4. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de marujita em Exibições Internacionais
    Domingo 2 de noviembre: Chapulín Colorado Episodio 84 (1975): Los antiguos piratas del Caribe sólo de vez en cuando desviaban a Cuba pt.2 Episodio 85 (1975): Cuando los gemelos no son buenos cuates El Chavo Episodio 243 (1977): Satanás Episodio 244 (1977): Clases de higiene Episodio 245 (1977): La fuente de los deseos
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Gabriel CH em Games

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.