Ir para conteúdo

Feliz Dias das Bruxas!

CHarrit0!

Halloween  

23 votos

1. 1. Você comemoraria esse dia?

• Sim
      9
    • Não
      8
    • Às vezes
      6

Recommended Posts

Postado

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.jpg

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.

Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Postado

As vezes sim, tipo ano passado meu amigo fez uma festa na casa dele, junto com a familia dele e me convidou, tava muito legal, e as fantasias era da hora, ja esse ano vou comemorar em casa, desacansando depois de uma cansativa semana de Escola, onde professores tão exagerando em trabalhos e matérias.

Postado

O bom de se comemorar essa data é assitindo a um filme de terror a noite. Vou ver se vejo algum hoje.

Postado

Feliz dia das bruxas a vocês também meus amigos mortais =)

muitos doces e travessuras a todos

Postado

Eu acho legal. Hoje vou me reunir com uma turma de amigos e assistir filme de terror comendo batatinha frita e pipoca!

Depois vamos jogar Resident Evil 4 e mais alguns jogos!!

Postado

Eu não comemoro. Por quê deveria fazê-lo?

Postado

Purcino é um bombom de alho :P

Postado

E o senhor não chega muito perto disso, né? :rolleyes:

Postado

Não comemoro.

Para mim seria um dia normal, se aqui na minha cidade não fosse feriado por ser o dia da reforma.

Postado
O bom de se comemorar essa data é assitindo a um filme de terror a noite. Vou ver se vejo algum hoje.

Pois é, pensei que o SBT fosse passar algum filme de terror hoje, mas vão exibir "Os irmão Griim", mesmo assim vou ver...

Respondendo ao tópico, nunca comemorei muito essa data.

Postado

Não é uma coisa que se diga "Minha nossa como esse rapaz comemora", mas eu coloco um filme de terror e/ou entro no Assustador.

Postado

quando era pequeno meu irmão fazia uma festinha á noite

Postado

http://br.noticias.yahoo.com/s/081031/48/gju97h.html

Halloween que nada, hoje é dia do Saci

0,,6332488,00.jpg

Para alguns, hoje é dia de Halloween, mas para outros as bruxas não estão com nada. Desde 2005, o governo brasileiro tenta oficializar o dia 31 de outubro como "Dia do Saci". O projeto, elaborado por Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP), tem o objetivo de resgatar as figuras do folclore nacional.

A mobilização contra o Dia das Bruxas, de tradição dos Estados Unidos, fez com que a ONG Sociedade de Observadores de Saci (SoSaci) fizesse um abaixo-assinado para que a data tenha caráter oficial.

Além de uma data só para ele, o Saci também disputa a vaga como mascote da Copa do Mundo de 2014. Seu concorrente é o Pelezinho, personagem criado por Maurício de Souza em 1976.

Mas como pode o Saci, com uma perna só, ser mascote de um campeonato de futebol? Sobre isso, um membro da Sosaci disse ao jornal Folha de S. Paulo que o Brasil já teve ídolos do futebol com problemas nas pernas, como o Garrincha, e que o Saci, apesar de só ter uma perna, pode fazer "muitas coisas que outros não conseguem com duas".

Postado

Comemorar Dia das Bruxas é igual a comemorar o 4 de Julho...

Postado

Nunca comemorei com festa, mas no prédio que eu morava, sempre nesse dia um monte de gente pegava umas 3 sacolinhas de mercado, juntava em grupos pequenos, e saia pedindo pelas casas. O estranho é que em todas as vezes, as pessoas nas casas tavam cheia de doces pra entregar. A maioria usava fantaia, alguns iam sem mesmo, na cara de pau. Aí era só passar perguntando "Doces ou Travessuras". Ninguém falava travessura, mas mesmo assim era bem legal. Bons tempos.

Hoje em dia, 31 de outubro passa como outro dia qualquer.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Helenaldo
      86

Campeonato Brasileiro 2025 - Série A

2. marujita
      803

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

3. E.R
      434

Amistosos e notícias da seleção brasileira

4. Eu acho...
      12

Venevisión (Venezuela) - Chaves e Chapolin

5. Doutor Chimoltrúfio
      803

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...