Ir para conteúdo

Quem lembrou de CH


Andy

Recommended Posts

Cidade do Piauí recebe pela primeira vez transmissão de TV e seriado Chaves é pioneiro (05/12/1993)

An%C3%BAncio+TV+chega+a+cidade+do+Piau%C

Quem poderia apostar que a cidadezinha de Lagoa do Barro, no sertão do Piauí, entraria para a história publicitária do SBT? Incrível, mas é isso mesmo. É dessa cidade que vem um dos anúncios mais criativos envolvendo o Chaves e o SBT juntos. E é essa história que vamos conhecer a partir de agora.

A história mostra que a TV chegou de fato aos lares brasileiros em 18 de setembro de 1950, com a inauguração da TV Tupi. Mas essa era a realidade para os grandes centros. A televisão demorou para chegar no interior do país, em especial em regiões mais afastadas. Lagoa do Barro, especialmente, ainda mais tarde. Na cidadezinha que só se emancipou politicamente de São João do Piauí em 29/04/1992, a TV chegaria somente no dia 18 de novembro de 1993.

E a agência W/Brazil teve uma sacada incrível para fazer uso disso a favor do SBT. Aproveitando o fator curiosidade e o fato do povo ter sintonizado no seriado mexicano Chaves para comemorar o “feito” (fato este revelado pelo Jornal O Estado de São Paulo), a campanha se esbalda em boas sacadas. A primeira logo na chamada principal: “Para eles, o SBT vai ser sempre o primeiro”, brincando com os slogans desse período na emissora, que sempre reforçavam a imagem do SBT como 2º colocado absoluto.

No texto que acompanha o anúncio a descrição do evento para a cidade de menos de 5 mil habitantes, que parou para assistir televisão, sendo que o aparelho ficou improvisado na janela da Escola José Magalhães Ferreira. Todos arregalaram os olhos vendo os adultos vestidos de criança no seriado de Bolaños. Destaque ainda para um menino corajoso que dizia não ter medo da novidade naquela sexta-feira tão histórica, que até choveu durante 30 minutos naquela cidadezinha do sertão piauiense que era assolada por uma das piores secas de todos os tempos.

A cidade vivia do rádio, que pegava mal pra caramba. Cinema não tinha, claro. Padre visitava a cidade a cada 3 meses e um médico uma vez por semana. Era um pedacinho no meio do nada, literalmente. O roceiro Joaquim Dias, com 50 anos na época, empolgado, dizia: “Agora vamos ver se há a roubalheira em Brasília mesmo como vieram me contar”. A sessão começou às 18 horas, com o Chaves e seguiu no SBT com o Aqui Agora. Depois, mudaram para o Jornal Nacional e a novela Fera Ferida, da Globo. Foram 3 horas de programação e assim foi durante algum tempo. Mas porque esse horário fixo? Simples: a cidade não tinha energia elétrica. A TV se sustentava de energia solar e para aumentar a “sessão de TV” era preciso de mais baterias para sustentar essa energia. Vida nada fácil.

76642_331793480253034_450924334_n.jpg

O Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, ficou impressionado com o anúncio e resolveu bater e bater forte no SBT, através de seu editor de TV, Arthur Santos Reis. “Como exemplo de ingresso da pequena cidade na modernidade, não poderia ser mais patético. Tudo isto poderia ser apenas mais uma das curiosidades do Brasil, mas traz embutido um aspecto mais sério. Poderia ser um bom motivo para o SBT se envergonhar de sua programação medíocre, mas isto vem a confirmar a falência do sistema nacional de televisão educativas”. Cá entre nós, bater no Chaves para fazer um discurso retumbante em prol das TV’s educativas mais fortes, não é uma das estratégias mais inteligentes. Afinal, ninguém vai assistir só programas educativos na TV. Muito menos em Lagoa do Barro, que tinha até mesmo tempo e horário restrito para ver televisão naquela época.

E não foi só o SBT que pegou onda no caso Lagoa do Barro. A Philco (veja abaixo) também usou de uma forma bastante criativa o fato histórico na cidade, já que a televisão utilizada era dessa marca, com direito à “manchete”: “Imagina a cara deles a hora que chegar o videocassete”. O anúncio, inclusive, ganhou o Prêmio de Criatividade e Publicidade 1993, promovido pela Folha de São Paulo. Diria que houve empate técnico entre os dois anúncios. O que acham?

4959216.jpg

Esse talvez tenha sido o primeiro anúncio do SBT tendo como norte o seriado Chaves. Apesar de ter estreado na grade em 1984 e ter se ganhado “status” desde então como uma atração importante, foi no início da década de 90 que Chaves se firmou como um fenômeno de solidez e de “graça eterna”. Foi uma bela e justa homenagem do povo de Lagoa do Barro e do SBT ao Chaves. Quem diria que um programa de origem mexicana seria pioneiro em um longínquo lugarejo nordestino. E a pergunta que não quer calar: onde estarão essas pessoas que rodeavam a televisão e apareceram nesse anúncio? Ficaram na história. Da cidade e do SBT.

fonte: http://www.sbtpedia.com.br/2013/05/cartas-e-cartazes-n-48-cidade-do-piaui.html

Link para o comentário
  • Respostas 3.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Usagi White

    381

  • Victor235

    285

  • Clark Kent

    275

  • Homessa

    268

Usuários que mais postaram nesse tópico

kk, resolvi assistir o "Barraco de Fidelidade', o cara comparou a mulher com o Senhor Barriga.

Coitado do Barril do Paletó. ¬¬

Link para o comentário

kk, resolvi assistir o "Barraco de Fidelidade', o cara comparou a mulher com o Senhor Barriga.

Coitado do Barril do Paletó. ¬¬

Pior que a mulher parece mesmo. :lol:

Link para o comentário

É impressão minha ou o pessoal do fórum tá ''resolvendo'' muito assistir o Teste de Fidelidade... :assobiando:

Link para o comentário

Centro de Tijuana: vendedores apostam em clube, Chaves e luta livre para faturar

Thiago de Castro
Enviado especial a Tijuana, no México

O centro de uma cidade pode mostrar a alma dela. Em Tijuana, capital da Baixa California, que se prepara para receber o Atlético nesta semana, é o que acontece: uma amostra forte da cultura mexicana.

São várias opções de bares e restaurantes. Muitos apostam no clube da cidade, o Tijuana, para atrair a freguesia, com faixas informando que transmitem jogos ao vivo. No cardápio, claro, iguarias típicas do México, como quesadillas e burritos, e bebidas como tequila e cervejas locais.

Há ainda tendas de comerciantes populares. Eles apostam na forte cultura mexicana para vender seus produtos para turistas. Bonecos dos personagens do seriado Chaves são encontrados. Além deles, máscaras e personagens de Luta Livre, modalidade bastante popular no país.

“Atenção, para fotografar é necessário comprar um boneco”, brinca uma vendedora com a reportagem. O clima é bastante amigável no local.

Há ainda a venda de trajes típicos mexicanos, como cintos, botas, coletes e chapéus. Alguns dos produtos são personalizados com o símbolo do Tijuana.

20130519225706764599u.jpg

Personagens do seriado Chaves vendem bastante nas tendas do comércio tijuanense


fonte: http://www.superesportes.com.br/app/1,9/2013/05/20/noticia_atletico_mg,250970/centro-de-tijuana-vendedores-apostam-em-clube-chaves-e-luta-livre-para-faturar.shtml

  • Curtir 1
Link para o comentário

É impressão minha ou o pessoal do fórum tá ''resolvendo'' muito assistir o Teste de Fidelidade... :assobiando:

No meu caso, eu apenas estava trocando de canal, passei pela Rede TV e vi isso. :assobiando:

Link para o comentário

No último vídeo do Porta dos Fundos teve uma referência a Chaves, só que eles confundiram o Seu Madroga com o Seu Furtado.

É bem no finalzinho, 3:10.

Link para o comentário
Essa música chama "Piripaque do Chaves" (não é aquela do clipe da dança, é outra música com o mesmo nome) e coloca frases como "ela senta na pica" em meio a referências CH:


Link para o comentário

Quando que essas pessoas vão aprender a fazer música de verdade? Ainda por cima têm que meter o Chaves no meio dessas baixarias.

Que vergonha meu Deus, que vergonha...

  • Curtir 1
Link para o comentário

Tatá Werneck: Já invadi hotel atrás do Chaves

Tatá Werneck, a periguete Valdirene de ‘Amor à Vida’, não faz o estilo das “divas” globais. “Eu sempre quis ir para a Globo, mas nunca achei que me enquadrava no padrão de qualidade. Olho para a Paolla Oliveira, que é linda e anda em câmera lenta, e eu assim…”, diz ela.

25_tata_nova280_leodias.jpg


Do que você gosta e ninguém nem imagina?
A coisa que eu mais gosto na vida é o programa do ‘Chaves’. Já tentei invadir hotel e tudo. No último encontro do Quico no Brasil, eu fui, paguei R$ 100 para tirar foto com ele, chorei. Já invadi o almoço dele com o Seu Barriga, sentei à mesa, almocei com ele sem ele nem saber quem eu era. Sou fã, tenho livro, boneco, dormia com a roupa do Chaves… Isso tem três anos, não é de quando eu era criança, não. Sou bem bagaceira.

Entrevista completa: http://blogs.odia.ig.com.br/leodias/2013/05/25/tata-werneck-ja-invadi-hotel-atras-do-chaves/

Link para o comentário

Eu também vou ver,mas no site em vídeo quando conseguir.:)

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      518

      YOUTUBE

    2. E.R
      329

      MULHERES

    3. Melchior CH
      42

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    4. E.R
      26

      Pessoas que só você acha parecidas

    5. E.R
      138

      Final Fantasy

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...