Ir para conteúdo

VOCÊ TEM QUE SABER - Nº 3

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.
Antes de mais nada, quero agradecer a todos por terem acompanhado as edições desse especial. Não foi em vão os comentários de todos vocês, pois o meu objetivo era apenas postar uma brincadeira, porém com um bom conteúdo, para gerar as melhores discussões.


Mas, como prevejo que não serão todas as edições que terão repercussão, quero informar que essa será a última edição do "Você tem que saber" aqui no fórum. Não acho válido publicar algo que ficará apenas sendo um "tópico". Portanto todas edições serão publicadas no Vizinhança do Chaves, pertencentes a minha coluna: Mesa Quadrada.


E, como prometido, aí vai mais uma edição do "Você tem que saber"


--


Chaves Copyright 1971... Por que não?


sem-tc3adtulo2.png?w=650


Cá estou novamente para mais uma edição do "Você tem que saber". Diferentemente das demais, ela não será rodeada por tantas teorias, chegando a ter menos piadas, um alívio para aqueles que não enxergam humor nenhum na minha pessoa. Será mencionado alguns detalhes sobre o programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Mas, por favor, não mandem nenhuma carta pra mim! Sem mais delongas, vamos ao que interessa: Chaves em 1971.


Tanto da parte da Televisa quanto a de Chespirito, El Chavo del Ocho, como um quadro da primeira versão do programa "Chespirito" (1970-1973), foi criado em 1971, sendo o esquete da estreia a história que, provavelmente, esteja entre as mais conhecidas pelos CHmaníacos: aquela em que o pobre menino está em um parque junto com um vendedor de balões.


Sim, famosa apenas com essa descrição, sem nenhuma foto e muito menos um vídeo.


Tá, então poderíamos dizer que o primeiro episódio do Chaves em Desenho Animado, intitulado "Os balões", traz, em versão animada, esse primeiro "episódio" do Chaves? Em partes, sim!


Algo que só passou a ser mais utilizado nas temporadas posteriores do desenho, já dava as caras no primeiro episódio: falo da utilização de outros cenários que não sejam a vila. No caso do episódio "Os balões", podemos nos deparar justamente com um parque, como podem conferir na imagem abaixo:


sem-tc3adtulo-1.png?w=312


Vamos ver: a história envolve balões, parte dela se passa em um parque... Então é mesmo uma versão animada do primeiro "episódio" do Chaves, não é?! Como disse, em partes, somente em partes. Pra falar a verdade, talvez seja apenas uma coincidência, e sendo isso ou não, o primeiro episódio de Chaves em Desenho é muito mais uma versão animada de "Estourando balões" (1973), pertencente à série El Chavo del Ocho (1973-1980).


Então esse esquete de 1971 continua não tendo nenhum registro? Sim, mas indícios de que Chespirito já estava, planejado ou não, criando aos poucos a série Chaves podem ser conferidos, como é notado na primeira imagem desse post. Vamos ver:


Tá, tá, tá, tá, tá:


O personagem Professor Girafales, criado em 1970 e interpretado pelo ator Rubén Aguirre, compõe a famosa "Mesa Quadrada", programa que responde da maneira mais absurda várias perguntas "mandadas" pelos telespectadores. Ainda fazem parte os personagens Ramón Valdés Tirado Alanís (Ramón Valdés), Doutor Chespirito Chapatín (Roberto Gómez Bolaños) e "La Mococha Pechocha" (Maria Antonieta de las Nieves).


Professor Rubén Aguirre Girafales, que era para se limitar apenas a esse programa, acabou virando personagem de Chaves. Ou seja, a figura mais antiga da série.


Pois é, pois é, pois é:


E, aparentemente, podemos nos deparar, também, com a segunda figura mais antiga da série: trata-se de um "protótipo" da personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, mostrada, sobretudo, nos especiais de fim de ano do programa. Poderíamos afirmar que aquela menina da imagem acima é mesmo a Chiquinha só por esse motivo: que ela é interpretada pela mesma atriz da baixinha com óculos de Chaves.


Pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi:


E podemos conferir mais um indício: o segundo personagem da primeira imagem desse post. Para quem nunca viu, ele chora exatamente igual a ninguém menos que o Chaves. Mas aí não dá para dizer que ele é o menino do barril, afinal em nada se parece com o mesmo. O que eu ressalto aqui são as primeiras características da série Chaves, apenas isso.


Enfim...


E o que se conclui com isso tudo? Ora, que a mente de Chespirito o enganou MAIS UMA VEZ.


Não estou querendo dizer que o esquete "Vendedor de balões" (1971) não exista, já que isso possa ser algo tão marcante para Chespirito, embora a data em que foi exibido seja um "absurdo": 20 de junho. Mas a afirmação de que Chaves foi criado nesse ano não pode ser encarada como uma afirmação, afinal a série foi criada em 1972, como pode ser conferido na revista mexicana Tele-Guía. Todos esses indícios citados podem, sim, terem confundido a cabeça do mestre.


Mas, voltando ao Chaves Desenho, lá aparece "Copyright 1971 - ...", não? Sim, porque algumas ideias da série Chaves surgiram em 1971, e por que não o próprio personagem? Mas, lembrem-se, o ano de "verdade" foi em 1972.


--


VOCÊ NÃO TEM QUE SABER!


Quem veio primeiro: Cente ou Chaves?


v8pr.png


Como o "Você não tem que saber" é estruturado com muitas piadas, esse, sim, estará bem relacionado com o tema principal.


Roberto Gómez Bolaños se confunde todo ao falar que Chaves foi criado em 1971, mas o que nem ele mesmo sabe é que foi o Cente que surgiu nesse ano. Sim, o amigo do menino do barril não é apenas imaginário, é muito mais do que isso: esse personagem é o próprio Chaves antes de ser criado!


Assim como o Dr. Chapatin guarda em seu saquinho todas as "coisas erradas" do programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", Cente não passa de um "conglomerado" de ideias que não foram usadas no "Chaves original". Segundo o órfãozinho, ele tem a mesma aparência que a sua, mas percebam que nem ele mesmo sabe o nome do seu amigo.


Claro, porque inicialmente Chespirito queria colocar algum nome no garoto apaixonado por sanduíches de presunto, e esses nomes são justamente os já conhecidos pelos fãs: Espiriquitiberto (isso me lembra alguém, não sei...) e Chafuntifórnio. E, é claro, um tinha que ter a inicial CH, pelo menos...


Mas não foi esse último mencionado que acabou sendo o nome de Chaves, na verdade Chespirito simplesmente decidiu não colocar nenhum nome no personagem. E, no final das contas, ao invés de ter ficado apenas um mistério na série, acabou surgindo outro. Só o mestre mesmo para fazer isso.

Postado

Seja bem-vindo ao VdC, Guilherme.

Espero que o pessoal do fórum continue comentando seus textos bem escritos lá no blog :joia:.

Postado

Own, nem tinha visto o tópico HUAHUAHUA Enfim, mais uma vez venho te elogiar, pois ficou muito bom. :D

E o Victor não deixa ninguém escapar /vamp

Postado

Só agora pude ler seu texto com calma, e reitero sem dúvidas, sua excelente maneira de escrever. Parabéns. ;)

Postado
E o Victor não deixa ninguém escapar /vamp
Na verdade o Guilherme participou do blog há tempos. Escrevia fanfics.

Sei que ele escreve muito bem e o convidei para voltar a equipe, mas falei para ele que não há problemas em continuar postando seus textos nos fóruns.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Raphael
  2. Doutor Delgadinho
    Doutor Delgadinho respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Lupita Ferrer, que também protagonizou a versão venezuelana dos anos 80 de Cristal, ,também da RCTV, e que deu origem ao remake homônimo de 2006 do SBT, e também anteriormente ao clássico "O Privilégio de Amar (1998). O papel dela seria equivalente ao da Luciana Duval (Helena Rojo), e Vitória da Silva Ascânio(Bete Coelho). Editado: Eu me lembrei agora que teve também aquele remake de 2010, com a Victoria Ruffo e a Maite Perroni, chamado "Triunfo do Amor". Eu pessoalmente detestei essa versão porque acho que nela descaracterizaram uma das vilãs mais bem construídas da teledramaturgia mexicana, que é a Ana Joaquina Velarde (Marga Lopez). Tentaram emplacar a Daniela Romo como uma nova Catalina Creel, o que pra mim ficou extremamente forçado, além de terem destruído o final extremamente poético de 98, em que a vilã começa a ter delírios com as chamas do inferno na cadeia, depois de ter passado a novela quase toda mencionando elas para julgar os outros personagens e usar o nome de Deus em vão.
  3. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de marujita em Exibições Internacionais
    Exibição de domingo, 2 de novembro de 2025 Chaves (Canal 6) 21h00 - O defunto será maior? (1976)
  4. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    "Topázio" também era venezuelana, mas foi feita pela RCTV, enquanto a "Esmeralda" original é da Venevisión. Me pergunto se tem algum problema judicial que impeça a reprise ou a comercialização de Topázio, já que a RCTV não existe mais, porque ela cairia bem em algum streaming. E, como curiosidade, a primeira Esmeralda de 1970 era a vilã de Rosalinda (esqueci o nome dela).
  5. Jaciinto

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.