Jump to content
Sign in to follow this  
Helenaldo

Site está divulgando nome e CPF de várias pessoas

Recommended Posts

Maylene

Soube disso agora. :o

Melhor eu nem ter curiosidade pra acessar lá.

Tudo indica que corremos riscos de termos nossas informações roubadas. E atualmente nós precisamos fazer muitos registros importantes somente pela internet. :mellow:

SâmaraCH

Também cometi o erro de digitar meu nome lá e apareceu o meu CPF, mas não digitei o nome de mais ninguém da minha família. Isso é muito perigoso! Também fico me perguntando como eles conseguem o CPF da gente, estranho isso. Difícil viver nesse mundo viu! Tem que tomar bastante cuidado!

Victor235
Se bem que no próprio Google é possível encontrar alguns documentos.

Por exemplo, uma vez um amigo meu estava ocupado e pediu para eu inscrever ele num evento da faculdade, pedia CPF, informação que ele não havia me passado

Acabei encontrando facilmente a informação no Google e efetuei a inscrição.

Chapolin

Não sei se o meu tá lá, eu entrei no site mais não escrevi nada lá.

Espero que acabem imediatamente com esse site.

Se bem que no próprio Google é possível encontrar alguns documentos.

Por exemplo, uma vez um amigo meu estava ocupado e pediu para eu inscrever ele num evento da faculdade, pedia CPF, informação que ele não havia me passado

Acabei encontrando facilmente a informação no Google e efetuei a inscrição.

Eu já tinha ouvido falar sobre isso.

BrendoCH

Eu verifiquei as notícias do Site Polêmico e Eu tenho uma Boa Notícia: O SITE ESTÁ FORA DO AR!!! :feliz::feliz::feliz:

Sr Garabito

Verdade, verifiquei e esta mesmo fora do ar.

GustavoCH

Saiu até no TECMUNDO:

NOTÍCIAS
Fraude: site divulga CPF de milhões de brasileiros sem autorização:

Números de CPF de cidadãos brasileiros não são considerados “informações confidenciais”, mas qualquer pessoa ou empresa só pode usá-los ou divulgá-los com expressa autorização dos portadores e para fins muito específicos. Contudo, um site fraudulento chamado NomesBrasil.com esteve até ontem no ar divulgando CPFs de milhões de pessoas de forma ilegal.

Para conseguir o número do documento de praticamente qualquer brasileiro, você só precisava informar o nome completo da forma como ele é escrito nos documentos oficiais. Em instantes, o site retornava a busca com algumas alternativas, muitas delas traziam CPFs reais, inclusive com a situação cadastral consultada na Receita Federal. Ou seja, o criminoso que quisesse utilizar o CPF de qualquer pessoa poderia até mesmo escolher apenas quem está com o “nome limpo” na Receita.

Perigos

É interessante notar que apenas um número de CPF e um nome raramente podem servir para fraudar ou lesar o dono dos dados de forma significativa. Contudo, se o criminoso se desse ao trabalho de investigar na web um pouco mais sobre a vida do seu “laranja”, ele poderia encontrar facilmente fotos, data de nascimento, nome dos pais e outros detalhes em redes sociais como oFacebook.

Com tudo isso em mãos, uma pessoa mal-intencionada poderia registrar domínios na web, abrir empresas fictícias ou gerar dívidas milionárias com compras online e contratação de serviços como telefonia e internet. Isso acontece porque muitas empresas pedem esse tipo de dado dos seus clientes, mas nunca confirmam se a pessoa é realmente quem ela diz ser.

Como esses dados foram parar nesse site?

Até o momento, há duas hipóteses sendo consideradas para o funcionamento do site. Uma delas especula que ele estaria utilizando um banco de dados vazado da Receita Federal ou de uma grande empresa que mantém cadastros de clientes.

A segunda e mais lógica é a suspeita de que o site tenha alguma espécie de “bot” que consegue calcular os CPFs a partir dos nomes e de outras informações dos usuários presentes na web. Isso seria possível porque a própria Receita emite os números através de uma sequência lógica, que leva em consideração o nome, estado onde nasceu, onde foi registrado o documento e data de nascimento. Contudo, por enquanto, não há confirmações sobre nenhuma dessas possibilidades.

Fora do ar

O site estava disponível até ontem, e a hospedagem era cedida pelo GoDaddy, uma empresa norte-americana que tem representação no Brasil. Caso a companhia não tivesse uma sede aqui, seria muito mais demorado para a justiça brasileira retirar a plataforma do ar.

Falando nisso, o site só saiu do ar porque o Ministério da Justiça enviou uma notificação ao GoDaddy para que o endereço fosse bloqueado. Em comunicado ao G1, a empresa disse que agiria de acordo com o manda a lei brasileira, e atendeu ao pedido prontamente.

Contudo, falta o Ministério Público fazer uma denúncia do site para que um processo jurídico gere uma investigação para encontrar e punir os responsáveis. O Marco Civil da Internet, além de outras seções da lei brasileira, consideram ilegal a prática do vazamento de dados pessoais.

Luciano Junior ✅

Ufa, ainda bem! :ufa: Mais segurança na hora de digitar dados galera. :joinha:

GustavoCH

Mais uma noticia:

NOTÍCIAS

Dono do "NomesBrasil.com" tem mais quatro sites fraudulentos semelhantes:

Durante esta semana, o site NomesBrasil.com, que permitia consultar CPFs e situações cadastrais de milhões de brasileiros, gerou muita polêmica na web e acabou saindo do ar na última quinta-feira (07/05). Agora, foi descoberto que o mesmo administrador desse site tem ainda mais quatro outras páginas fraudulentas similares na web.

Uma delas, o “CNPJBrasil.com” permite consultar o CPNJ de empresas brasileiras através de seus nomes. Depois e encontrar um resultado, qualquer pessoa pode conferir o CNPJ, nome fantasia, razão social, data de abertura, natureza jurídica, principal atividade econômica e até o status da companhia.

O segundo site, o SimplesNacional.net, traz uma listagem com todas as empresas brasileiras cadastradas nessa modalidade tributária, focada em pequenos e médios negócios. Há ainda mais dois sites, o UnitedKingdomCompanies.com e CompaniesNY.com, que permitem consultar informações similares sobre empresas britânicas e do estado norte-americano de Nova York.

As relações entre esses cinco sites foi descoberta a partir de uma análise do código da página do NomesBrasil.com, que trazia a ID do AdSense, o sistema de anúncios online da Google. Essa mesma ID está disponível nos quatro outros sites que ainda estão ativos.

Fora do ar

O Ministério da Justiça notificou a GoDaddy, empresa que estava hospedando o NomesBrasil.com, para que o site fosse retirado do ar. No mesmo dia, a companhia removeu o site da internet, mas ainda não há notícias sobre a possível identificação dos responsáveis. O Ministério diz que a multa por transgredir partes do Código de Devesa do Consumidor e do Marco Civil da Internet pode chegar a R$ 7,2 milhões nessa situação.

Caso os responsáveis por esses sites não tenham usados identidades falsas, é muito possível que investigadores já saibam quem são eles. Para realizar um cadastro no AdSense, por exemplo, a Google requer endereços, telefones, nomes e contas bancárias válidas e verificáveis. Por isso, a polícia já tem pelo menos alguns rastros para seguir.

Até o momento desta publicação, todos os quatro sites restantes do dono do NomesBrasil.com continuvam no ar.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/79647-dono-nomesbrasil-tem-quatro-sites-fraudulentos-semelhantes.htm

Danton 2013

Gente, que situação hein :closedeyes:

JoelJunior15

Será que essas coisas só acontecem no Brasil? Situação mais do que delicada... E pra completar, parece que existem porções de sites no mesmo estilo. :o

Victor235

E do mesmo cara... Que ainda usa os sites para ganhar dinheiro com o Adsense.

Dan da Silva

Não me achei nesse site... meu nome é tão comum que até um cachorro tem :P