Ir para conteúdo

Você é a favor do Dia da Consciência Negra?

DucadorCH

Recommended Posts

Postado

Sou contra. É apenas mais um dia para a gentalha fazer festa. :P

Digo...

Ah eu não gosto muito de feriados não, porque feriados só servem pros pais perderem dinheiro, tipo era pra eu ter aula ontem (dia 20) e hj (dia 21), não tive, era pra eu ir pro projeto de talentos ontem e hj, tbm não fui e nem irei.

Fora que é tudo igual, branco, preto, vermelho, intão que tenha feriado pros brancos e depois um feriado pros mistos.

;)

Postado
Seria a favor se fosse feriado aqui. Como não é...

[2]

Bem eu acho que sou contra, os negros lutaram tanto pra acabar com o preconceito, e fazem esse dia que nada mais é um preconceito ja que só se comemora a luta do quilombo dos Palmares.

Sou contra qualquer tipo de Precoceito, Racial, Físco, e da preferência sexual da pessoa, até pq tem gente que pode ser bonita por fora, mais por dentro não tem nenhuma dessas qualidades dessas pessoas que eles tanto insistem em fazer discriminação e distratar. E Por mais que falem que não, o preconceito existe sim, duma forma disfarçada mais existe, e o Brasil ainda é um país muito preconceituoso, mesmo com mais da metade da população sendo negra. Isso é uma pena, tanto para o imbecil que comete esses preconceitos, que nada mais é que uma pessoa fútil e ignorante, mais para a pessoa que sofre esse preconceito.

Postado
Preconceito onde?

[2]

Será que é difícir entender que Dia da Consciência Negra não é o dia "Negros são melhores que os brancos"?

Não adianta fazer de conta que não existiram no passado coisas absurdas que foram feitas contra os negros, como a escravidão e marginalização. E os resultados disso refletem até hoje. Dados da wiki:

. Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

. O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

O propósito da data a meu ver é refletir sobre essa exclusão racial e buscar meios de diminuir isso.

Postado
O que deveria ser feito o tempo todo, não num dia feriado que trás muito prejuízo em algumas localidades.

Uma data específica ajuda. Coloca muito mais em evidência a discussão.

Postado (editado)
Ah eu não gosto muito de feriados não, porque feriados só servem pros pais perderem dinheiro, tipo era pra eu ter aula ontem (dia 20) e hj (dia 21), não tive, era pra eu ir pro projeto de talentos ontem e hj, tbm não fui e nem irei.

Na verdade seus pais não perderam esse dinheiro, Willian. Toda escola é obrigada a ter 200 dias letivos no ano a partir de uma série. Se não houvesse o feriado você só terminaria o ano dois dias antes.

:joinha:

Preconceito onde?

[2]

Primeiro, o que vocês entendem como preconceito?

Eu interpreto o preconceito racial (que é o caso) como julgar um indivíduo apenas pela sua cor, sem levar em consideração a sua índole, seus princípios, seus pensamentos, etc.

E nesse caso, o feriado diferencia e pré-conceitua os negros apenas por sua cor. Considero preconceito, sim!

Se todos somos iguais, pra que diferenciar?

Editado por Don Juan Thiago
Postado
Preconceito onde?

[2]

Eu interpreto o preconceito racial (que é o caso) como julgar um indivíduo apenas pela sua cor, sem levar em consideração a sua índole, seus princípios, seus pensamentos, etc.

E nesse caso, o feriado diferencia e pré-conceitua os negros apenas por sua cor. Considero preconceito, sim!

Na verdade seus pais não perderam esse dinheiro, Willian. Toda escola é obrigada a ter 200 dias letivos no ano a partir de uma série. Se não houvesse o feriado você só terminaria o ano dois dias antes.

Preconceito onde?

[2]

Assino embaixo do que vc falou, se todos somos iguais não precisaria desse feriado.

Postado

Preconceito onde?

[2]

Preconceito onde?

[2]

Quer dizer que a história do negro e do brando são iguais no Brasil?

Somos iguais no direito e nos deveres de cada um. Devem ser respeitadas todas as diferenças, e não falo de diferenças físicas.

Preconceito

s. m.,

conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério;

superstição;

prejuízo;

erro

Um cara ser negro e outro branco é fato e não prejulgamento.

Nãosão iguais a história, mais se eles lutam tanto contra o preconceito, deveriam conviver iguais com os brancos, se não deveriamos ter dia do branco. Aliais outra coisa que considero preconceito é essa história de primeiro coisa tal negra, e dai legal significa que ta diminuindo preconceito mais não precisa toda hora falar que é primeiro prefeito, presidente ou qualquer tipo de coisa em funções.

Postado
Quer dizer que a história do negro e do brando são iguais no Brasil?

Somos iguais no direito e nos deveres de cada um. Devem ser respeitadas todas as diferenças, e não falo de diferenças físicas.

Preconceito

s. m.,

conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério;

superstição;

prejuízo;

erro

Um cara ser negro e outro branco é fato e não prejulgamento.

Ok! Então cadê o dia da consciência branca? O da consciência indígena? O da consciência nipônica? O da consciência cafusa? Mulata? Parda?

E o que você entende pelo "fundamento sério" do verbete? Acha mesmo que cor da pele é fundamento sério?

Postado

Esse feriado acabou só causando polemica.

Pq se voce for ver, o feriado pode ter 2 sentidos em relaçoes aos negros, e um deles pode fazer com q se sinta ofendido.

Na minha escola foi feita uma palestra em relaçao a isso. Um fato que foi levantado, é o fato do branco naum ter um feriado para ele ( pra mim, sem comentarios...) . Outros aspectos foram o de que significaria o feriado para os negros.

Enfim, foi uma tremenda confusão. Rolou até briga.

Postado

Esse feriado é todo errado. O certo seria existir o Dia da Igualdade Racial. Aí sim o debate poderia começar corretamente..

Postado

A idéia da semana da consciência negra é justamente tentar inserir o negro de maneira igualitária na sociedade. Coisa que até hoje não ocorre.

Seria um dia preconceituoso se tivesse como objetivo colocar os negros acima das demais raças. Não é essa a idéia.

Aliás, é justamente por isso que sou contra a idéia de cotas nas universidades. Cotas sim denotam preconceito, já que o vestibular é justamente um processo que seleciona por capacidade / preparo, independente de cor ou o que quer que seja. Cota é tapar o sol com a peneira. Tira do governo sua real responsabilidade...

Nãosão iguais a história, mais se eles lutam tanto contra o preconceito, deveriam conviver iguais com os brancos, se não deveriamos ter dia do branco. Aliais outra coisa que considero preconceito é essa história de primeiro coisa tal negra, e dai legal significa que ta diminuindo preconceito mais não precisa toda hora falar que é primeiro prefeito, presidente ou qualquer tipo de coisa em funções.

Qual seria o objetivo de um dia da consciência branca?

Quanto à história de primeiro presidente, prefeito ou o que quer que seja negro, só comprova o quanto eles foram discriminados até hoje. Basta ver que o Brasil, por exemplo, em mais de um século nunca teve um presidente negro, ou mesmo uma presidenta. É preciso enfatizar isso sim, para que se tenha uma noção do que houve em todo esse tempo.

Ok! Então cadê o dia da consciência branca? O da consciência indígena? O da consciência nipônica? O da consciência cafusa? Mulata? Parda?

Dia do índio tem. Só não é feriado... Mas o da consciência negra aqui também não é. :P

Insisto, para que consciência branca? Só se for para nos conscientizarmos dos erros cometidos no passado contra outras raças... Para mim seria o mesmo que realizar uma parada hetero. Ou seja, não vejo um objetivo...

Esse feriado é todo errado. O certo seria existir o Dia da Igualdade Racial. Aí sim o debate poderia começar corretamente..

Isso sim é uma idéia boa. =]

Postado

O que é isso de Dia da Consciência Branca? Devemos nos conscientizar pelo quê sobre os brancos?

Sobre os negros, sim. Eles foram trazidos na forma de mercadorias, viraram escravos, foram "salvos" pela Inglaterra (lembram-se daquelas leis que proibiram o tráfico?), mas os ingleses queriam o mercado consumidor para sua Revolução Industrial. Então, chegou a Lei Áurea, após outras risasas (Lei dos Sexagenários, o escravo velhinho estava livre...convalescendo, mas livre), deixaram os negros ao deus-dará.

No entanto, cotas e feriados não são a melhor alternativa, pois os descendentes continuarão a ser tratados como "coitadinhos".

Postado

Totalmente contra. Branco fazer racismo contra negro é crime... E negro praticar racismo contra o branco não é... Isso só demonstra que o Negro tenta ser superior ao Branco...

Postado

Dia do índio tem. Só não é feriado... Mas o da consciência negra aqui também não é. :P

Insisto, para que consciência branca? Só se for para nos conscientizarmos dos erros cometidos no passado contra outras raças... Para mim seria o mesmo que realizar uma parada hetero. Ou seja, não vejo um objetivo...

Ok! E as atitudes tomadas na África pelos próprios negros que escravizavam os derrotados das outras tribos? Apesar de acontecimento "cultural" e "tradicional", isso é uma afronta, não?

O dia da Consciência Negra visa integrar e enaltecer o trabalho do negro e a importância deles na sociedade ou visa corrigir nossa herança escravocrata apenas com um feriado no ano?

Postado

A primeira opção.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...