Ir para conteúdo

Tv Cultura Fez especial de 40 anos

José Antonio

Recommended Posts

Postado

tv-cultura-logo.png

Há 40 anos, no dia 16 de junho de 1969, entrava no ar a TV Cultura de São Paulo, primeira emissora da Fundação Padre Anchieta. Começava entre os paulistas a televisão educativa, com a missão de disseminar cultura e informação, e contribuir para o fortalecimento da cidadania. Para comemorar a data, a Cultura leva ao ar, a partir de segunda-feira (15/6), programas que marcaram época.

Entre 15 de junho e 5 de julho, a Cultura exibe conteúdo retrospectivo em diversos programas, incluindo Metrópolis, Provocações, Zoom, Jornal da Cultura, Entrelinhas e Vitrine. Além disso, na terça-feira (16/6), as atrações infanto-juvenis que consagraram o canal e lhe renderam inúmeros prêmios, como Bambalalão, X-Tudo, Revistinha, Confissões de Adolescente e Vila Sésamo (gravado na década de 70), serão relembrados em mais de 10 horas de programação – das 8h às 19h15 – dedicadas às crianças e seus pais, que cresceram assistindo ao canal.

bambalc3a3othumb5b15d.jpg

Na mesma data, o Jornal da Cultura começa a exibir um quadro de memória jornalística, com matérias que foram ao ar no mesmo dia, em algum ano das últimas quatro décadas.

Consagrados musicais da emissora também ganham espaço nessa retrospectiva. Na quarta-feira (17), às 22h10, o Ensaio apresenta um compilado com edições antológicas de três décadas do programa (1970, 1990 e 2000), incluindo a época em que a atração era chamada de MPB Especial. Histórias e canções de grandes nomes, como Elis Regina, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Os Paralamas do Sucesso, podem ser revistas, sob o comando de Fernando Faro. E para o domingo, 5 de julho, o Viola, Minha Viola também prepara um especial, com destaques da atração comandada por Inezita Barroso desde 1980.

inezita20barrosothumb5b.jpg

A partir do dia 6 de julho, até 2 de agosto, a faixa das 20h às 21h será ocupada pelo Festival 40 Anos. Neste período serão levados ao ar 28 programas - na íntegra ou trechos – gravados nos últimos anos, nas áreas de dramaturgia, musicais, cultura, infantis, jornalismo e educação, e dedicados aos diversos públicos.

Mas as novidades não param por aí. A TV Cultura também ganha novas vinhetas com o slogan Cultura 40 Anos, a TV que Faz Bem, além de programetes relembrando atrações e personalidades que ajudaram a escrever a história da emissora, intitulados A História da TV Passa por Aqui, que serão exibidos no decorrer da programação.

ensaio2020joao20gilbert.jpg

Nas Rádios Cultura FM e Cultura Brasil a festa continua com uma série de programetes, de até dois minutos de duração, sobre as atrações jornalísticas, musicais e culturais de maior sucesso da TV.

Postado

Tomara que passe 'Castelo Rá-tim-bum'! Ah! E também 'O Pequeno Urso'. Cresci assistindo... (como se eu já fosse grandee...) :legal_tv:

Postado

Aqui está a Chamada da programação especial:

<embed src='http://www.videolog.tv/ajax/codigoPlayer.php?id_video=448195&relacionados=S&default=S〈=PT_BR&cor_fundo=000000&swf=1&width=424&height=318' width='424' height='318' type='application/x-shockwave-flash' allowFullScreen='true' AllowScriptAccess='always'></embed> <p style='display:none'><a href='http://www.videolog.tv/video.php?id=448195'>Tv Cultura - Chamada de Programação especial 40 Anos</a></p>

Postado

Bem loko hein?

Não posso perder!!

Postado

Ótimo , vamos ver se não esqueço

Postado

Poxa. Tinha que ser bem na terça. Eu tenho escola das 7h00 até as 12h20, e depois das 17h00 as 19h00 tenho Crisma. Vou perder um tantão de coisa. :(

Postado

Então o último episódio do "Doug", previsto pra passar dia 16, vai ficar pra quarta-feira. Hoje passou o penúltimo.

Postado

É como dizem, quem não viu vai ver, e quem já viu vai ver denovo!

Quem não viu?

Postado

Programação de hoje (Terça-Feira)

08h00 - Catavento

08h30 - Bambalalão

09h00 - Glub Glub

09h30 - Rá Tim Bum

10h00 - Um banho de aventura

10h45 - Senta que lá vem história

11h00 - X- Tudo

11h30 - Mundo da Lua

12h00 - O menino, a favela e as tampas de panela

12h20 - Pé na Rua

12h45 - O Professor

13h15 - Revistinha

13h45 - Turma da Cultura

14h45 - Movix

15h15 - RG Cidade Negra

16h15 - Confissões de Adolescente

17h30 - Bambaleão e Silvana

17h45 - Vila Sesamo (1972)

18h45 - De Fininho

19h15 - Pé na Rua

Fiquem atentos ;)

Postado
Tomara que passe 'Castelo Rá-tim-bum'! Ah! E também 'O Pequeno Urso'. Cresci assistindo... (como se eu já fosse grandee...) :legal_tv:

mas Castelo Rá-Tim-Bum nunca parou de passar x_x

E vão passar os programas que marcaram a emissora e não os desenhos. ^^

ah, aqui em Brasília nem vai ter... tem TV Brasil no lugar da Cultura...

Postado

eu tinha programado o pc pra gravar , mas aqui no parana a afiliada da TV Cultura , ficou passando o governador falando porcaria a manhã toda ¬¬

Postado

Dei uma espiada hoje no programa "Revistinha", datado de 1989, e que era apresentado pela Luciene Adami, que no ano seguinte faria sucesso como a Guta de "Pantanal". Lembro-me também de "O Professor". Era apresentado por um japa legal pacas. Via diariamente!

Postado

Hey Hoje eu vi!

Nem pensava q iria dar aquela hora,pois eu tó acustumada a ver Doug naquele Horario,aí deu,mas eu fiquei vendo e achei da Hora.

Queria q meu pai estivesse aqui pra ver,ele chegou aqui a gorinha,nem faz 10 minutos.

Brnochavesmaníaco
Postado

Sou meio suspeito pra falar, são raras as vezes nas quais eu assisto a TV Cultura.

Postado

Legal, nem tava sabendo, a cultura faz parte da nossa infância, por falar nisso faz muito tempo que não vejo a rede cultura..... Parabéns a Rede Cultura pelos 40 anos!!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Roberto Macêdo
      189

Bolão CH - 2ª Edição (Maio/2025)

2. O Pirata Alma Negra
      1544

Exibições de Chapolin no SBT

3. Eu acho...
      189

4. O Pirata Alma Negra
      189

5. E.R
      226

MasterChef Brasil

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...